Valor | Relações Bilaterais Portugal-Alemanha
NA VANGUARDA DA ROBÓTICA
Sérgio Chora Country Manager
A KUKA é uma empresa alemã centenária, líder em soluções inteligentes de robótica e automação. Sérgio Chora, engenheiro e country manager em Portugal, salienta a diversidade de soluções de robótica e a sua aplicabilidade, com destaque para o futuro e para as novidades da área.
O
que levou à implementação da KUKA em Portugal? Quais as características deste mercado que se destacam? A história da KUKA remonta a 1898, quando Johann Josef Keller e Jakob Knappich iniciaram uma fábrica de gás acetileno na cidade alemã de Augsburg. Desde então, a empresa é sinónimo de ideias e inovações "made in Germany". A KUKA está presente na Península Ibérica desde 1974 e instalou-se em Portugal em 1996, sobretudo devido à AutoEuropa (VW-FORD) ter arrancado a produção dos seus carros, utilizando 100 por cento de robots KUKA. A empresa continuou durante vários anos a dedicar-se quase em exclusivo à AutoEuropa e apenas em meados da década de 2000 começou a trabalhar o restante mercado nacional. Desde então temos tido um crescimento sustentado na indústria em geral e, atualmente, já contamos com um parque de robots instalados superior a 1200 unidades, abrangendo de forma transversal todos os
32
setores industriais em Portugal, desde alimentar, plásticos, metal, moldes... A KUKA é líder mundial em soluções de robótica e automação. Em Portugal, como caracterizaria a aposta das indústrias nestas tecnologias de ponta? Se olharmos para a indústria automóvel, sejam OEM’s ou fornecedores destes, em Portugal temos um nível de automação à base de robótica bastante aceitável para o que é a média global. Onde Portugal está mais atrás neste tipo de soluções é na indústria em geral, onde os dados da IFR (International Federation of Robotics) nos indicam que estamos não só abaixo da média da Europa, mas também ficamos aquém da média mundial do número de robots instalados por cada 10 mil trabalhadores. Nesse sentido, temos ainda um percurso importante a fazer, mas, por outro lado, dá um grande potencial de crescimento à KUKA enquanto fornecedora deste tipo de soluções.
A indústria 4.0 é o futuro (e o presente) de muitas empresas. Como se posiciona a KUKA face a esta questão? A KUKA fornece ferramentas de trabalho do mais inovador que existe à escala global. Se um empresário se focar simplesmente na produção que vai ganhar, na superfície que vai ocupar, no custo da instalação, nos custos de mão de obra ou no financiamento do seu projeto, ele vai ignorar aspetos tão importantes como os custos da qualidade, melhoria nas condições de trabalho dos seus colaboradores e a própria satisfação ao se verem aptos a operar este tipo de instalações. Algo que também é muito importante é a melhoria na qualidade do produto entregue ao mercado, já que a automação exige a aplicação de melhorias nos processos a montante da aplicação robótica que, sem dúvida, será uma dor de cabeça em uma fase inicial, mas torna-o capaz de aumentar a qualidade do produto, bem como a produtividade.