
3 minute read
SkinDerm: cuidados personalizados para a pele
A SkinDerm é uma clínica de Dermatologia avançada, que personaliza os tratamentos que indica aos seus pacientes. Para o médico dermatologista e diretor clínico deste espaço, João Goes Pignatelli, os portugueses dão cada vez mais atenção à sua pele. Dotada de equipamentos de última geração para resolução de problema de saúde ou estéticos, a SkinDerm aposta na constante formação para se manter na vanguarda desta área médica.
Daniela Orrico (Chefe do Front Office e Assistente Administrativa)
Advertisement
João Goes Pignatelli (Diretor Clínico e Médico Dermatologista)
Adriana Simões (Assistente Clínica e Esteticista)
Qual a importância de um tratamento personalizado para o cuidado da pele? Como não existem duas pessoas iguais, não existem duas peles iguais, pelo que um tratamento absolutamente personalizado é fundamental para o cuidado da pele. Esta personalização do tratamento começa na melhor forma de higienização da pele de cada i n d i v í d u o, q u e c r e m e s d e Dermocosmética pode e deve aplicar. Continua com que tratamentos pelos diferentes tipos de Laser ou outros aparelhos pode realizar com segurança, para cada tipo de pele. E por fim, adequar os tratamentos injetáveis à pele, movimentos, proporção e harmonia de cada paciente.
Quais os tratamentos mais procurados? Existem algumas novidades que gostasse de realçar? Em relação aos tratamentos mais procurados, notamos que há uma diminuição da procura pelos tratamentos por Laser ou outras fontes de luz, e um aumento da procura dos tratamentos com injetáveis. O mais procurado é, sem dúvida, a aplicação de Toxina Botulínica. As tendências mais recentes nesta área são a procura pelos Bioestimuladores e o tratamento de algumas áreas anatómicas específicas, como a mandíbula e mento, que eu diria ser a moda deste ano.
A Dermatologia avançada é sempre acompanhada de tecnologias de vanguarda. Como se posiciona a SkinDerm, relativamente às tecnologias e equipamentos de que dispõe, para assegurar o melhor resultado a quem procura a clínica? Logo na abertura da clínica, em novembro de 2020, tentámos ter disponível um leque bastante abrangente de equipamentos, desde os mais convencionais, como o Laser CO2 e a Radiofrequência, que são tratamentos com muitos anos de existência, aos mais recentes, como o Laser de Picosegundos, o HIFU e o EMS. Fazemos um esforço grande para estarmos atualizados, o que implica que, de uma forma inteligente, seletiva e racional, continuaremos a adquirir aparelhos que representem uma maisvalia para os doentes, em termos de novos tratamentos.
Como foi possível continuar a trabalhar durante o período pandémico e, sobretudo, a acompanhar os doentes que estavam a meio dos seus tratamentos? Durante o período pandémico, nunca deixámos de trabalhar. Adotámos todas as normas emanadas pela DGS para o funcionamento de clínicas e hospitais. Aumentámos o tempo de duração de cada consulta, para permitir a higienização do gabinete entre consultas e evitar o cruzamento entre doentes. Introduzimos a teleconsulta, sobretudo para aqueles doentes que estavam a meio dos seus tratamentos, para manter a vigilância das terapêuticas, dos possíveis efeitos acessórios e dos resultados. No leque de doentes que optaram por teleconsulta também existiam alguns que, por estarem em teletrabalho, não podiam sair do domicílio.
Que análise faz da forma como os portugueses cuidam da sua pele? Já lhe é prestada a devida atenção? Eu diria que, progressivamente, os portugueses vão tendo mais cuidado e atenção à sua pele.
Quais as tendências de futuro neste setor da Saúde? E como irá a SkinDerm adaptar-se a elas? Neste setor da Saúde - a Dermatologia - como na sociedade em geral, as tendências de futuro são as mesmas. Vai ocorrer um aprofundamento da digitalização e, mais tarde ou mais cedo, será utilizada a inteligência artificial, sobretudo nas áreas de exames e diagnóstico. Irão surgir novos fármacos biológicos para o tratamento da Psoríase, da Dermatite Atópica e de outras doenças inflamatórias da pele. Na área da Estética, continuarão a aparecer novos produtos, mas sobretudo surgirão novas técnicas e formas de utilização dos produtos já existentes e dos novos que, entretanto, aparecerem. Para nos mantermos atualizados, teremos de fazer o que sempre fizemos - estarmos dispostos a aprender todos os dias.
