Consultoria empresarial
O “ABRAÇO DA GESTÃO” ÀS EMPRESAS NACIONAIS Há 20 anos a apoiar o crescimento das empresas, a PROGEST tem como missão “ajudar os seus clientes a prosperar”, oferecendo uma vasta gama de serviços empresariais. Contabilidade e Fiscalidade, Gestão Financeira, projetos de investimento e formação profissional são as quatro áreas de atuação da empresa. Desde startups a grandes multinacionais, a consultora bracarense conta com mais de duas centenas de clientes que confiam nas suas soluções de gestão empresarial e na elaboração e acompanhamento de candidaturas a programas de incentivos ao investimento. António Araújo, administrador da PROGEST, alerta para a necessidade do apoio à gestão nas empresas portuguesas.
António Araújo, administrador (ao centro) e equipa Com sede em Braga e escritórios em Lisboa e Póvoa de Lanhoso, a PROGEST celebra este ano o seu 20º aniversário e tem como principal foco o crescimento empresarial, por via da sua já larga experiência na gestão de empresas. Ética e transparência, credibilidade, atenção individual e criação de valor fazem parte da sua essência e são premissas que ajudam os seus clientes a impulsionar os seus negócios, confiando nas suas soluções de gestão empresarial.
Q
ue balanço faz destas duas décadas de mercado da PROGEST?
O percurso da PROGEST nasceu de uma opção pessoal. Enquanto estudava, trabalhava num gabinete de contabilidade e, desde logo, percebi as carências e necessidades das empresas a nível do apoio à gestão. A PROGEST pretende, assim, levar a consultoria e a gestão financeira às empresas que não a têm. Nos últimos 20 anos, essa necessidade não mudou muito. Isto tem a ver, em parte, com o desconhecimento, mas, sobretudo, com o ego dos empresários, que acham que gerir uma empresa é ser operacional. Na realidade, para se gerir uma empresa e transformá-la num negócio lucrativo e capaz de resistir a tempos difíceis, é precisa uma ciência de gestão. Se eu tiver a capacidade de me rodear de colaboradores que me aportam valor, isso faz de mim um empresário inteligente. Contudo, isso ainda não funciona muito na nossa cultura, porque parece que é quase uma vergonha contratar serviços de gestão.
36
Que tipo de serviços oferece a PROGEST aos seus clientes? Em primeiro lugar, fazemos sempre um diagnóstico à empresa e ao cliente e percebemos se faz sentido aquilo que nos está a pedir ou se, em contrapartida, é necessário um outro tipo de serviço. Muitas vezes, os empresários estão descontentes com os contabilistas, mas o que lhes falta é gestão. Os papéis do contabilista e do gestor são distintos. O contabilista pode dar conselhos muito válidos, mas não consegue fazer uma gestão efetiva da empresa. A implementação do sistema de gestão é, por isso, um sistema de gestão interno adequado às necessidades específicas da sua empresa. Isto é, tem um foco muito mais de terreno e mais operacional.