Revista 40 anos Odonto

Page 1


SUMÁRIO “

Expediente

REVISTA COMEMORATIVA DOS 40 ANOS DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA “DR. MÁRIO LEITE BRAGA” (FOPP) UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE) COORDENADORA DO CURSO Professora Mestre Cláudia de Oliveira Lima Coelho 16º CONGRESSO REGIONAL DE ODONTOLOGIA DA UNOESTE Professora Mestre Arlete Gomes Santos Parizi Presidente da Comissão Professor doutor José Maria Bertão Secretário Financeiro

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.”

03

22

06

24

10

26

14

28

18

30

COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

A implantação do curso de Odontologia foi um grande desafio dos anos iniciais da Unoeste.

REITORIA DA UNOESTE Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima Reitora Ana Cristina de Oliveira Lima Vice-reitora Maria Regina de Oliveira Lima Pró-reitora Administrativa Augusto Cesar de Oliveira Lima Diretor Administrativo José Eduardo Creste Pró-reitor Acadêmico Adilson Eduardo Guelfi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima Pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária PRODUÇÃO Fernanda Lussari Projeto gráfico e editoração Gabriela Oliveira Textos Débora Costa André Capa e fotografias Arquivo Unoeste Aline Blasechi Renata Rodrigues Revisão Débora André MTb 49.050 Jornalista Responsável Tiragem: 5 mil Gráfica Idealiza Impressão Campus I Rua José Bongiovani, 700 Cidade Universitária CEP 19050-920 Presidente Prudente - SP Telefone secretaria: 18 3229-1052

Sêneca

LINHA DO TEMPO

O Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia foi fundado no dia 16 de setembro de 1974, data escolhida para sua denominação.

O SUCESSO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS

“Esse rápido ingresso no mercado de trabalho foi graças à formação sólida que recebi, deixando-me totalmente preparado”.

SAUDADES DAQUELE TEMPO

Passados meses, anos e até décadas, os alunos da Faculdade de Odontologia da Unoeste se reencontram.

INFRAESTRUTURA: TECNOLOGIA QUE ENSINA

A competitividade e as inúmeras exigências do mercado de trabalho requerem profissionais com perfil diferenciado.

INOVAÇÃO ACADÊMICA UNE O ALUNO E O MERCADO

Nesses 40 anos de fundação do curso, passaram pelas salas de aulas, laboratórios e clínicas da universidade mais de 4,5 mil alunos.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA GERA NOVOS CONHECIMENTOS

A pesquisa é uma importante ferramenta para o aprofundamento do conhecimento e novas descobertas.

APRENDIZADO QUE AJUDA O PRÓXIMO

Na comemoração do seu Jubileu de Rubi, a Faculdade de Odontologia “Mário Leite Braga” da Unoeste possui grandes motivos para celebrar a sua fundação.

POR QUE ESCOLHI ESTUDAR ODONTO NA UNOESTE

“Sempre me identifiquei com o curso de Odontologia e foi na Unoeste que enxerguei um conjunto de fatores positivos que podem contribuir para a minha formação”.

PROFISSIONAIS EM FAMÍLIA

O casal Floriano, docente desta graduação, e Quitéria foram os primeiros que tornaram-se dentistas. Depois, os filhos espelharam-se nos pais.


COMPROMISSO COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE O

curso de Odontologia sempre foi a ‘menina dos meus olhos’. Minha fonte de inspiração foi o desejo de contribuir e proporcionar um projeto educacional inovador, frutífero e socialmente sólido. Me recordo que, há 40 anos, a universidade era uma das poucas instituições que ofertavam essa graduação no Brasil. Não posso me esquecer de falar sobre a inauguração da primeira Clínica de Odontologia. Muito bem estruturada por professores que até hoje integram o corpo docente do curso, além do ensino prático, oferece tratamento odontológico gratuito de qualidade.” Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, reitora da Unoeste

Cláudia de Oliveira Lima Coelho ۰ Diretora desde 2006 “Quando penso nos 40 anos do curso de Odontologia, me certifico da sua importância na história da Unoeste e na vida daqueles que aqui se formaram. Formamos profissionais comprometidos com o bem-estar da população, capazes de atuar na melhoria da saúde bucal”. Eliane Cristina Gava Pizi ۰ Coordenadora desde 2006 “O curso teve grande avanço no desenvolvimento de pesquisas científicas, o que tem gerado muitas publicações nacionais e internacionais. O estudante é motivado a desenvolver uma Odontologia baseada em evidências científicas, aprimorando seu senso crítico e reflexivo”.

A

implantação do curso de Odontologia foi um grande desafio dos anos iniciais da Unoeste, pois sua estrutura demandou grandes investimentos. Tijolo a tijolo, equipamento por equipamento, foram dando forma ao curso que mudou o cenário da saúde bucal de nossa região. Hoje, após 40 anos de sua trajetória evolutiva, somos referência de qualidade em Ensino, Pesquisa, Extensão e continuamos fazendo a diferença no atendimento gratuito à comunidade carente. Parabéns a todos que ajudaram a escrever essa história de sucesso”. Agripino de Oliveira Lima Filho, chanceler da Unoeste

Mário Leite Braga (in memorian) Diretor 1974 | 1990 Segundo diretor e hoje empresta seu nome à Fopp. Foi o responsável pela implantação do curso de Odontologia da Unoeste, um dos primeiros cursos particulares do Estado de São Paulo.

Adilson de Oliveira ۰ Diretor 1990 | 1999 “No período em que atuei, o ensino da Odontologia passava por grandes transformações, por isso percebemos a necessidade de repensar a grade curricular do curso para que a teoria fosse aliada à prática e também estreitamos os laços da universidade com os familiares dos nossos alunos”.

Pedro Angelo Cintra ۰ Diretor 1999 | 2003 “Nessa gestão, implantamos novas disciplinas, que buscavam a excelência na evolução da profissão nos aspectos humanísticos, educativos e sociais”.

José Maria Bertão ۰ Diretor 2003 | 2006 “Introduzimos aulas paralelas de português com leitura e interpretação de textos para melhorar a escrita dos nossos alunos. Nesse período também obtivemos conceito 4 pelo MEC”.

03


DÉCADA DE 70 >>

DÉCADA DE 80 >>

DÉCADA DE 90 >>


<< ANOS

2000

<< 2014

<< NOVA

CLÍNICA


1977 (14 de março) Ato da inauguração da Clínica de Odontologia, pelo seu patrono, conselheiro Dr. João Paulo do Valle Mendes. O ambiente foi fundado para atender às necessidades da graduação e disponibilizar atendimentos gratuitos à comunidade de Presidente Prudente e região.

1974 Conselheiro Dr. Benedito de Paula Bittencourt quando proferiu a primeira aula inaugural da Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente (Fopp) da Unoeste. Dr. Élio Formosinho Ribeiro foi o primeiro diretor técnico da Fopp.

1977 Início do funcionamento do Laboratório de Citopatologia e Anatomia Patológica da Faculdade de Odontologia. Na foto acima, professor José Maria Bertão.

1978 Grupo de alunos da 1ª turma: Arlete Santos Gomes Parizi, Aparecido Pisolato, Edson Calixto Fonseca e Augusto Cesar de Oliveira Lima.

>>

06

1974 O Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia foi fundado no dia 16 de setembro desse ano, data escolhida para sua denominação.

1977

1978

Professores Agripino de Oliveira Lima e Mário Leite Braga receberam autoridades na clínica recéminaugurada.

Formandos da 1ª turma da Faculdade de Odontologia da Unoeste.

1978

1980

A Fopp implantou cursos de especializações em Odontologia, com duração de um ano.

Turma de formandos graduados em 1980 durante atividade teórica em sala de aula.

>>

>>


1981

1980 Na década de 80, grandes equipes de futsal participavam de competições universitárias.

1982 As duas clínicas da Faculdade de Odontologia contabilizavam o atendimento de 33.564 pacientes adultos e 4.943 crianças inscritas para o tratamento dentário nos diferentes setores nos períodos da manhã e noite.

1982 Acadêmicos durante curso de acupuntura na 2ª Jornada Odontológica Internacional de Presidente Prudente.

>>

>>

No curso de Odontologia, docentes e alunos jogavam juntos na mesma equipe.

1982 Conselheiro Dr. Benedito de Paula Bittencourt e outras autoridades conheceram o Laboratório de Dentística.

1982

1982

A faculdade já oferecia estrutura de ensino diferenciada com laboratórios de Microscopia, Dentística, bem como minianfiteatro para aulas práticas e demonstrativas.

Realização da 2ª Jornada Odontológica Internacional de Presidente Prudente e 3º Encontro de Protéticos Dentários do Estado de São Paulo.

1987 Atividade de acadêmicos de Odonto no Laboratório de Patologia.

1988 6ª Olimpíadas Unoeste contava com participações de universidades como FEI, Objetivo, Mauá e Mackenzie.

>>

LINHA DO TEMPO


1990 1989 Odontologia disponibilizou o curso de aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptiva.

1991 Implantação dos cursos de pósgraduação nas especializações em Prótese Dental, Endodontia e Ortodontia.

Unoeste sediou Jornada Brasileira de Estomatologia. Evento que discutiu assuntos relacionados à patologia da boca e foi sediado pela primeira vez em uma universidade particular do país.

1993 Reforma geral dos consultórios odontológicos na Clínica de Odontologia da universidade.

1999

>>

08

>>

1993 Turma de 1993 durante aula prática no Laboratório de Dentística.

2001

1999 Odontológos durante atendimento a crianças da Apae.

1991 Mais de 8 mil pacientes receberam assistência odontológica gratuita pelos alunos dos 3º e 4º anos da Faculdade de Odontologia “Dr. Mário Leite Braga”.

Graduação em parceria com a Associação dos Professores de Odontologia de Presidente Prudente promoveu o curso “Dentística – como obter excelência”, voltado para docentes e acadêmicos.

>>

Odontologia participou do projeto de extensão “Arco-íris”, que aconteceu na cidade de Arco-íris à 128 km de Presidente Prudente. A iniciativa prestou orientações sobre medidas preventivas contra o câncer bucal.


2003 Participação no “Ação Global” e em várias edições do “Interação” da TV Fronteira. Lançamento dos cursos de especialização e aperfeiçoamento nas áreas de Implantodontia, Periodontia, Endodontia.

2009 Curso de Odontologia da Unoeste foi o primeiro do país a adquirir refletores LED (Light Emitting Diode) para maior potência de luminosidade e contraste nos procedimentos realizados na Clínica de Odontologia.

2006

2008

Implantação do Protocolo de Biossegurança da Faculdade de Odontologia de Presidente Prudente, que padroniza procedimentos para o controle de infecções em Odontologia.

Em visita para renovação do reconhecimento de curso, Odontologia obteve conceito 4 pelo MEC nas três dimensões avaliadas, sendo o conceito máximo 5.

2009 Grandes investimentos fazem parte dessa graduação. Na foto, equipamentos novos chegaram em carreta fechada.

2011 Com uma área de mil metros quadrados, a Clínica de Odontologia já atendeu cerca de 120 mil pacientes. Fundada em 1976, já formou 36 turmas, totalizando 4.625 dentistas. Entre 1998 e 2011, foram contabilizados 333.545 atendimentos.

>>

2012 A Fopp mantém o Banco de Dentes Humanos (BDH) desde 2007. Em 2012, teve o cadastro aprovado no Conep do Biobanco da Unoeste.

>>

2010 Odontologia está entre os cursos estrelados pelo Guia do Estudante, como parte do Prêmio Melhores Universidades, repetindo esse resultado nos anos 2012 e 2013.

2014 A diretora Cláudia de Oliveira Lima Coelho recebeu o presidente do CRO do Estado de São Paulo, Cláudio Yukio Miyake na nova ala da clínica odontológica.

>>

LINHA DO TEMPO


O SUCESSO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE ODONTOLOGIA

Cristhiane Olívia Ferreira do Amaral

A

ex-aluna Cristhiane Olívia Ferreira do Amaral é da turma de 1992. “A universidade foi e é muito importante para a minha vida, pois além de estudar, sigo a carreira docente nessa instituição. Tenho muito orgulho de pertencer à família Unoeste. É com convicção que afirmo: a graduação que eu cursei me ofereceu uma excelente formação prática e teórica, capacitando-me para trabalhar prontamente no mercado de trabalho”. Mestre em Pesquisa pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e doutoranda em Clínica Odontológica com área de concentração em odontopediatria, Cristhiane já fez aperfeiçoamento em Odontologia Hospitalar e Pacientes com Necessidades Especiais. Ela possui também especialização em Odontopedriatria e capacitação em atendimento a pacientes com necessidades especiais. “Ministro aulas e sou coordenadora de pesquisa na graduação na Unoeste. Trabalho como funcionária pública, atendendo pacientes com necessidades especiais no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de Presidente Prudente e possuo consultório particular. Para mim, o sucesso profissional não está simplesmente na conduta das técnicas, mas sim na percepção altruísta da alma”.

10

Esse rápido ingresso no mercado de trabalho foi graças à formação sólida que recebi, deixando-me totalmente preparado e apto a buscar novos horizontes”. Éder da Silva Dolens | 2012


F

Rosário Casalenuovo Junior

ormado em 1985, Rosario Casalenuovo Junior possui mestrado e especializações nas áreas de Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Dor Orofacial e Disfunção de ATM. Atualmente, o egresso possui uma clínica na cidade de Cuiabá (MT), com uma filial em Brasília (DF) e atende na capital paulista. “A formação que recebi na Unoeste me tornou um profissional prático com base teórica. Como resultado, tive capacidade de sair para o mundo e me adaptar a qualquer situação e lugar. Outro aspecto que a universidade contribuiu para a minha vida foi nas relações humanas, em que aprendi a sentir que o meu colega de trabalho não é um concorrente, mas sim um parceiro de lutas pelo desenvolvimento e crescimento da profissão. A postura ética passada pelos professores e também pelo ambiente no relacionamento profissional é um dos pontos altos desta instituição, o que dá total segurança de deixar o meu filho estudar o mesmo curso que eu nesta instituição”.

L

arissa Maria Assad Cavalcante é egressa da turma de 2000 e atua como pesquisadora e professora universitária. “Percebo que as minhas escolhas e o meu esforço me tornam uma profissional realizada e feliz”. Para ela, a Unoeste foi fundamental na sua formação, pois a dedicação dos professores inspirou a sua escolha pela vida acadêmica.

Larissa Maria Assad Cavalcante

Especialista em Dentística Restauradora, possui um currículo com várias titulações: mestre em Clínica Odontológica na área de Dentística pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Fop/Unicamp), onde é doutora na mesma área, além do pós-doutorado na Universidade de Manchester, Inglaterra, no Biomaterials Reserch Group (Grupo de Pesquisa Biomateriais). Atualmente, Larissa é professora adjunta de dentística da Universidade Federal Fluminense e na Universidade Salgado de Oliveira, em Niterói (RJ), também é diretora científica da empresa Dr. Veit Produtos Odontológicos. Sobre as recordações da época acadêmica, a egressa se lembra de duas docentes que marcaram esse período e influenciaram as suas escolhas. “O meu interesse por essa área começou depois das experiências que tive de apresentações em congressos e jornadas da graduação, por meio do incentivo das professoras Arlete Gomes Santos Parizi e Rosalinda Tanuri Venturim”.

A

driano Cesar Trevisi Zanelato formou-se em 1989. Para ele, a maior relevância da Unoeste na sua carreira foi os exemplos de profissionalismo e amor pela Odontologia dos docentes durante a sua graduação. Ortodontista e coordenador de cursos de especialização na área em Cuiabá (MT) e Cacoal (RO), o egresso também possui uma clínica em Lucas do Rio Verde (MT). “O que mais me marcou na vida acadêmica foi o convívio sadio, familiar e a vontade dos professores em oferecer um ensino de qualidade. Espelhei-me nesses bons exemplos e, por isso, hoje sou mestre em Ortodontia e especialista em Radiologia. Amo a minha profissão! Todo o meu trabalho é feito com muito comprometimento e carinho pelos meus alunos e pacientes”.

Adriano Cesar Trevisi Zanelato 11


Adriele de Paula Neves

Fábio Luis Bunemer Guerra

F

F

Adriele é mestranda em Periodontia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba (SP). “A partir do embasamento recebido no curso de Odontologia da Unoeste foi possível dar continuidade a minha formação. Considero-me uma profissional diferenciada, pois procuro aperfeiçoar e especializar minha conduta clínica e acadêmica. Acompanhando as inovações nessas áreas, poderei disponibilizar um tratamento cada vez melhor para os meus pacientes”.

Após a conclusão acadêmica, Guerra se tornou mestre em Odontologia pela Universidade Camilo Castelo Branco. Atuante nas áreas de Implante Dentário, de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, o profissional possui uma clínica particular e coordena o curso de especialização em Implante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), de São José do Rio Preto (SP) e de Presidente Prudente. Nas mesmas entidades, também é responsável pelas atualizações em Cirurgia Avançada em Implantodontia e Cirurgia Oral Menor. A partir dos estudos na Unoeste, ele se tornou membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, da Academia Internacional de Cirurgia Oral e Maxilo-Facial e da Academia Brasileira de Osseointegração.

Paulo Roberto Goldoni

Walter Tom

ormada em 2012, Adriele de Paula Neves diz que a Unoeste foi a grande responsável pela sua formação e também lhe estimulou a estar sempre atualizada na área da Odontologia. Atualmente, a egressa se dedica exclusivamente aos estudos. “Escolhi seguir a área acadêmica por conta da excelente relação que mantinha com os meus mestres. Sem dúvida, isso foi o que mais motivou a minha decisão em atuar nesse segmento e na carreira clínica”.

D

ábio Luis Bunemer Guerra, egresso da turma de 1985, acredita ser um profissional diferenciado, pois ama o que faz, principalmente no que diz respeito à cirurgia.

A

outor e mestre na área de Periodontia, Paulo Roberto Goldoni formou-se na turma de 1983. Dedicado e apaixonado pelo que faz, revela que todas as suas realizações profissionais ocorreram graças à Unoeste, que lhe proporcionou um aprendizado ímpar e possibilitou um convívio harmonioso entre os professores e a direção do curso.

Unoeste ofereceu o alicerce para a carreira de Walter Tom. Graduado em 1985, é mestre em DTM e Dor Orofacial pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em Prótese e Periodontia pela Universidade de São Paulo (USP) e habilitado em implantes orais desde 1989, atua na sua clínica particular.

Goldoni atua no seu consultório particular, ministra aulas em cursos de pós-graduação e possui uma experiência internacional de 12 anos. “Fiquei esse período em Portugal, onde convivi com profissionais de todos os níveis. Tenho orgulho de dizer que os nossos dentistas e alunos que convivo diariamente são mais qualificados, criativos e estão em constante atualização”. A sua rotina de cursos e palestras em órgãos e universidades demonstra que a Odontologia é uma área que evolui muito rapidamente. “As técnicas e os equipamentos tornam a área um campo competitivo, mas cheio de pessoas talentosas. Sendo assim, vejo que a Unoeste possui um papel muito importante na formação dessa mão de obra, bem como no desenvolvimento da área.”

“Sobre a minha época de faculdade tenho ótimas recordações. A segurança que os docentes me passavam no desenvolvimento das atividades práticas foram fundamentais para o meu aprendizado. Trago esses ensinamentos até hoje”. Para Tom, a universidade contribuiu significativamente para a formação do seu perfil. “Na Unoeste aprendi que temos que buscar uma atualização constante nos aspectos técnico e científico. Anualmente faço diversas ações de aperfeiçoamento, participei de vários continuing education no exterior. São essas ações que me deixam em perfeita sintonia com as tecnologias aplicadas na Odontologia. Só assim posso oferecer um tratamento de ponta para os meus pacientes”.

12


“ João Roberto Ferreira da Rosa

C

asado com a colega de sala Maria Laura, o egresso da turma de 1983, João Roberto Ferreira da Rosa diz que a Unoeste foi o ponto de partida para uma vida de intensa dedicação à profissão. “As boas condições que a universidade me ofereceu significaram confiança para a minha atuação como dentista desde o primeiro mês de formado. Com ensino prático, os docentes sempre foram muito dedicados e mesmo sendo uma instituição jovem na minha época, nunca deixou a desejar e sempre esteve no mesmo patamar de cursos antigos e consagrados na época”.

Cursar Odontologia na Unoeste foi fundamental para a minha carreira. Após a conclusão da graduação, prestei provas de reconhecimento da profissão na Austrália, sendo aprovado graças ao embasamento diferenciado que adquiri nessa instituição”. Rafael de Oliveira Cardoso Maia | 2002

Antes de ingressar no ensino superior, Rosa já buscava na Unoeste qualificação profissional. É que em 1981, ele fez na instituição o curso de Técnico em Prótese Dental (TPD). “Sem dúvida, a minha vida foi dedicada aos estudos prático e teórico”. Especialista e pioneiro na implantação de cursos na área de prótese e implantes, ele se considera com um perfil diferenciado, pois acredita que a educação continuada é a melhor ferramenta de se manter atualizado.

Maria Giuliana Pinheiro Lopes

E

gressa da turma de 1995, a endodontista Maria Giuliana Pinheiro Lopes fala que a Unoeste ofereceu toda a base para se tornar a profissional que é hoje. “Os professores sempre se mostraram muito idôneos, qualificados e íntegros. A estrutura das clínicas e dos laboratórios sempre foi de excelência. Não posso me esquecer do ambiente amigável e descontraído entre os meus colegas de sala, onde nos mantínhamos unidos até mesmo na época das provas”. Hoje, Giuliana Lopes presta consultoria e viabiliza negócios odontológicos para importadoras como Oraltech, Biodinâmica Indústria e a Bm4. “Nessas organizações sou palestrante e dou treinamentos para equipes internas e dentais. Minha função é gerar conteúdo de mídia digital e escrita. Possuo um perfil que se adapta as situações, sendo que já fui balconista em congressos e a palestrante do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp)”. Pela diversidade de nichos que atua, a egressa se considera diferenciada. “Criei uma profissão inovadora, que necessita que eu tenha sempre a informação à frente, além de um bom network”.

13


Passados meses, anos e até décadas, os alunos da Faculdade de Odontologia da Unoeste “Mario Leite Braga” sentem a necessidade de reencontrar os colegas de sala e de profissão. Sendo assim, os laços criados na época universitária são reforçados e lembrados com muita alegria nos tradicionais Encontro de Egressos. Nesses momentos, os dentistas olham para trás e enxergam a trajetória que fizeram ao longo da carreira. É nessas horas também, que todos trocam experiências e recordam de como a formação que obtiveram foi importante e contribuiu para que alcançassem os patamares em que estão.

E

SAUDADES DAQUELE TEMPO

gresso da primeira turma de Odontologia da Unoeste, Augusto Cesar de Oliveira Lima lecionou no curso durante 11 anos. “Logo após a conclusão da graduação fiz mestrado entre os anos de 1979 e 1981 e doutorado de 1982 a 1986, ambos foram realizados na Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araçatuba (SP). A partir do exemplo dos professores que me deram aula, visualizei a importância da educação continuada e, por isso, segui os mesmos passos deles”.

M

aria Regina de Oliveira Lima estudou na 3ª turma do curso de Odontologia da Unoeste. “Naquela época, a graduação estava entre as dez melhores da América Latina. Esse status se deu por conta de vários aspectos”. Para a egressa e ex-professora do curso, aqueles que recebem a formação odontológica na universidade tornam-se profissionais diferenciados. “A instituição se consolidou ao longo desses 40 anos e isso é possível constatar por meio das histórias de sucesso de ex-alunos dentro e fora do Brasil”.

A cada cinco anos, a 1ª turma promove reencontros. A última confraternização ocorreu no Terra Parque Eco Resort em Presidente Prudente, no dia 31 de agosto de 2013. Comemorado com alegria e muita amizade, cada encontro é uma oportunidade para relembrar os tempos bons da faculdade. Você conhece alguém dessa turma? Confira mais detalhes e outras fotos no facebook/Odonto Unoeste

14

1978


Felicidade também não faltou no reencontro da turma de 1979. O ponto de encontro do pessoal foi o Rancho Alegre e contou com a presença da reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima e de suas duas filhas, Maria Regina e Ana Cristina, egressas e ex-professoras do curso. Veja no álbum outros momentos da festa do dia 8 de setembro de 2012.

1979

A turma de 1983 também é animada. Antes de comemorar no Terra Parque Eco Resort, visitaram a Unoeste e observaram as mudanças na infraestrutura do curso e da universidade, no dia 5 de outubro de 2013. Durante a visita, a sensação foi de voltar no tempo e os egressos se sentiram como se ainda fossem universitários. As brincadeiras dessa turma venceram as barreiras do tempo.

1983 15


Experiência I no mercado com foco na pesquisa

novadores, experientes e com sede de ensinar. Esse é o perfil dos professores da Odontologia da Unoeste, que preparam os acadêmicos nos aspectos teóricos, práticos, afetivo e social. Dos 63 docentes da graduação, 63,5% são mestres, 20,63% são doutores e 14,28% são especialistas. Essa estatística, atrelada ao suporte físico da universidade, é refletida nos relatos dos egressos que não sentem dificuldades para ingressar no mercado. Os profissionais que lecionam no curso são antenados às necessidades do mercado, porque estão inseridos nele, atuando em órgãos públicos ou privados. Toda essa bagagem faz a diferença, pois durante as aulas eles repassam aos acadêmicos uma visão privilegiada, que possibilita aos jovens enxergarem segmentos distintos de atuação.

.01

Um olhar sob o passado Jay Rodrigues Neves Junior

L

ecionando desde o ano de 1975, ele se recorda que “como sempre, o começo foi um pouco difícil, mas o curso evoluiu com o passar do tempo e conquistou o status de um dos melhores do Brasil. Recordo-me da inauguração da Clínica de Odontologia que foi uma grande conquista e motivo de orgulho. Presidente Prudente ganhou com a criação desse ambiente que era inédito na região naquela época e se tornou real, graças ao empenho do professor Agripino e da Dona Ana”.

Arlete Santos Gomes Parizi

Lembro-me como se fosse hoje: há 40 anos era aluna da 1ª turma de Odontologia da Unoeste. Quantas expectativas e sonhos. Corpo docente em formação e instalações tornando-se reais. Em 1978, chegou o grande dia da formatura. Numa mistura de ansie-

16

dade e alegria, conclui a graduação e iniciei minha carreira como dentista e também como docente desse curso”.

Edson Calixto Fonseca

Ninguém se torna um grande pianista, se não gostar de tocar piano. Essa regra é universal e vale para todas as profissões. Na prática odontológica, esse preceito é fundamental, pois, na nossa atuação, tratamos o paciente com procedimentos práticos e, para que sejam feitos corretamente, é preciso conhecimento e satisfação pessoal. Esses dois requisitos eu possuo graças à formação que recebi no curso de Odontologia da Unoeste”. Edson Calixto Fonseca formou-se em 1978 e permanece até hoje na universidade. Após a conclusão da graduação, iniciou a carreira como dentista e docente. “Todas as atividades científicas que participei na minha época de faculdade contribuíram para essas conquistas. Sinto muito orgulho em lecionar aqui”.


Olhar para o futuro Fabiana Gouveia Straioto

Rosana Leal Prado

P

M

ara Fabiana Gouveia Straioto, que possui o título de doutora pela Universidade Estadual de Campinas (SP), a qualificação constante é fundamental. A professora, que leciona na Faculdade de Odontologia desde 2010, considera que a principal função do professor é apontar ao aluno comportamentos que agreguem valores ao seu desenvolvimento profissional nas esferas técnica profissional, humana e ética.

Ligia Moraes Teixeira

estre em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na fase final de conclusão do doutorado em Odontologia Preventiva e Social, Rosana Leal Prado ingressou no corpo docente do curso de Odontologia da Unoeste no ano 2008. Para ela, a pessoalidade proporcionada pela prática docente permite viver junto aos alunos um caminho crescente na busca de uma formação de excelência, que os transformam em cidadãos comprometidos com a sociedade e a Odontologia.

Graziela Garrido Mori Panucci

L

igia Moraes Teixeira é egressa da turma de 2007 do curso de Odontologia da Unoeste e desde 2011 leciona na graduação. A jovem professora acredita que o seu objetivo é instigar o saber, conduzindo o aluno para que ele adquira o conhecimento teórico e a habilidade prática de maneira atualizada e embasada, por meio de aulas, treinamentos e experiências em laboratórios e clínicas.

D

outora pela Universidade de São Paulo, Graziela Garrido Mori Panucci vislumbra a educação continuada como uma ferramenta que propicia uma educação mais completa aos seus acadêmicos e, consequentemente, um melhor atendimento aos pacientes.

Legendas .01 Corpo docente tem experiência de mercado, além de ser focado em pesquisa científica.

.02 Equipe multifuncional oferece todo o suporte para as aulas práticas e atendimento clínico, com a coordenação de laboratórios e clínicas de Terezinha Fátima de Souza.

.03 Pratas da casa, Edson Calixto Fonseca e Arlete Santos Gomes Parizi. .04 Professores que atuam na graduação.

.02

.03

.04 17



TECNOLOGIA QUE ENSINA

A

INFRA ESTRU TURA

competitividade e as inúmeras exigências do mercado de trabalho requerem profissionais com perfil diferenciado. Por meio de uma estrutura de excelência, a Faculdade de Odontologia da Unoeste “Dr. Mário Leite Braga” oferece aos seus acadêmicos plenas condições de aprendizado prático, com experiências, observações e atividades, que, sob a orientação de um corpo docente titulado, representa um modelo realístico do exercício profissional. Com ambientes amparados por uma tecnologia de ponta, os universitários têm a oportunidade de assimilar todos os conhecimentos apresentados em sala de aula. Além disso, muitos desses espaços possibilitam à comunidade externa acesso à saúde odontológica de qualidade e gratuita. Com um complexo formado por cinco unidades, a Clínica de Odontologia propicia aos alunos vivências que fazem a diferença e preparam os futuros dentistas para a atuação profissional. Estruturados com o que há de mais moderno, esses locais possuem 97 conjuntos odontológicos com suporte de apoio para atendimento aos pacientes e Clínica de Radiologia equipada com o que há de melhor no setor. As atividades práticas de ensino realizadas nas Clínicas de Odontologia dispõem de um suporte incontestável como Laboratório de Prótese Clínica e Laboratorial, recursos materiais, manutenção, documentação, recepção e Central de Esterilização Odontológica, além de vínculo com o Banco de Dentes Humanos (BDH). Essa instituição sem fins lucrativos registrada no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) tem por objetivo suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisa ou atividades didáticas. Desde o ingresso no curso de Odontologia, os universitários usufruem de laboratórios completos, sofisticados e atualizados. Esses espaços contemplam experiências pré-clínicas e atendem disciplinas básicas da grade curricular como Anatomia Humana, Biologia Celular e Geral, Bioquímica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Histologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia, Patologia, Habilidades Odontológicas 1, 2 e 3, Análises Clínicas, Anatomia Patológica e Citopatologia. Para que os alunos tenham segurança e responsabilidade nos atendimentos aos pacientes das Clínicas de Odontologia, eles prepassam por um processo de aprendizado desde o embasamento teórico até a prática clínica em manequins que reproduzem as condições da cavidade oral nos laboratórios de Habilidades Odontológicas. Esses ambientes consolidados como importantes ferramentas de apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Odontologia da Unoeste são providos de 40 equipamentos modulares com pontas para motores de alta e baixa rotação, seringa de ar, refletores, mochos, equipamentos de apoio, computadores e sistema de microcâmera, simulam situações que o universitário poderá vivenciar na sua rotina profissional. Toda a tecnologia adquirida para esses ambientes, os configuram como importantes cenários de ensinamento prático e teórico. Ao longo desses 40 anos, a universidade não poupou esforços para oferecer uma estrutura diferenciada com modernos equipamentos para o desenvolvimento de habilidades técnicas, cognitivas e comportamentais integradas a um ensino de qualidade, que atendem todas as necessidades para a formação de dentistas competentes e inovadores, com grande potencial de destaque no mercado de trabalho.

19


.01

.02

.03

CLÍNICAS DE ODONTOLOGIA DA UNOESTE

F

.04 20

ormação qualificada para o exercício da profissão de maneira ética e humanizada. Com esse propósito, o curso de Odontologia da Unoeste construiu a clínica da graduação que se tornou referência para a universidade e para a comunidade externa, que vê nesse espaço acesso ao tratamento odontológico gratuito. Construída em 1976, a Clínica de Odontologia foi desenvolvida para atender às necessidades práticas da graduação. Utilizado a partir da primeira turma do curso, o ambiente recebe pessoas de todas as faixas etárias provenientes de Presidente Prudente e de cidades da região. Mais de 120 mil pacientes já passaram por esse local, que com instalações modernas se tornou referência em atendimentos odontológicos. É na Clínica de Odontologia que os acadêmicos, sob a supervisão docente, têm contato com diversos públicos e áreas de atuação, o que propicia o pleno desenvolvimento e aprimoramento das habilidades profissionais de maneira humanizada. Todas as dependências da clínica são fundamentais para o aprendizado dos universitários. A maioria dos serviços prestados é gratuito, exceto para os casos de próteses dentárias. Entretanto, esses


.05

.06

valores são bem abaixo do mercado e acessíveis à todos. Por semana, a Clínica de Odontologia recebe mais de mil pacientes, somando cerca de 45 mil atendimentos por ano, abrangendo todas as especialidades da Odontologia. Para que todos os procedimentos sejam realizados, o ambiente conta com equipamentos de última geração como conjuntos odontológicos com refletores led, divididos por estruturas de granito e blindex, periféricos como bombas a vácuo, aparelhos para profilaxia, amalgadores, fotopolimerizadores e clareadores. Aparelhos de raios-X analógicos e de alta frequência com sistema de digitalização de imagens e impressoras para radiografias panorâmicas e periapicais também compõem essa estrutura inovadora. Cumprindo sua função social e contemplando a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, a Clínica de Odontologia utiliza a tecnologia como ferramenta de educação superior. Compromissada em oferecer uma formação de excelência aos seus acadêmicos, a graduação tem a clínica como um local que forma muito mais do que dentistas, pois transforma os seus alunos em pessoas qualificadas, que sabem tratar de maneira humana e ética todos os públicos, independentemente de idade, classe social, raça ou cor.

.07

Legendas .01 Lousa Interativa favorece o diálogo entre docente e estudante em aulas expositivas.

.02 Diversos laboratórios das ciências básicas fazem parte da rotina de estudos. .03 Clínica de Odontologia permite o desenvolvimento das habilidades profissionais, além do atendimento à população.

.04 Clínica de Radiologia conta com aparelho de raio-X panorâmico. .05 Acessibilidade propicia o atendimento a pacientes com necessidades especiais.

.06

Atendimento de pacientes na clínica são discutidos posteriormente em seminários integradores entre alunos e professores.

.07 Laboratório com recursos modernos para treinamento de habilidades profissionais.

21


INOVAÇÃO ACADÊMICA UNE O ALUNO E O MERCADO

A Faculdade de Odontologia da Unoeste é uma das faculdades particulares mais tradicionais e antigas do país. Passados 40 anos de fundação, o curso também se renovou. Hoje, temos professores novos e veteranos, que por meio de um projeto pedagógico inovador trazem aos alunos os mais ricos e atuais conhecimentos. Toda essa evolução pela qual a graduação passou, permite o oferecimento de uma Odontologia com uma infraestrutura fantástica, corpo docente titulado e experiente, além de um ensino didático e dinâmico”. José Eduardo Creste Pró-reitor Acadêmico da Unoeste

22


Prática que aprimora

N

esses 40 anos de fundação do curso, passaram pelas salas de aula, laboratórios e clínicas da universidade, mais de 4,5 mil alunos, que hoje se tornaram excelentes cirurgiões dentistas, sendo que muitos estão entre os expoentes da Odontologia brasileira. Ao longo dos anos, a Faculdade de Odontologia (Fopp) da Unoeste conquistou prestígio entre as instituições de ensino superior do Brasil e tornou-se referência, pois oferece um embasamento diferenciado, fundamentado na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. Com o apoio das pró-reitorias Acadêmica, de Extensão e Ação Comunitária e de Pesquisa e Pós-graduação, direção, coordenação e corpo docente, a Fopp oportuniza aos alunos um aprendizado comprometido com as bases científicas e com a responsabilidade social. Em cumprimento às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), resolução nº 2, de 18 de junho de 2007, que obriga os cursos com mais de quatro mil horas a serem integralizados em 10 semestres, a graduação em Odontologia da universidade passou de 4 para 5 anos. Antes dessa medida, eram requeridas 5620 horas e após a mudança, a carga horária foi para 5880. Uma formação humanizada, com alicerce teórico e prático. Assim é o ensino de Odontologia na Unoeste. As Clínicas de Odontologia, estruturadas com equipamentos de tecnologia de ponta, propiciam aos acadêmicos a oportunidade de sedimentar os conhecimentos transmitidos pelos docentes em salas de aula e laboratórios, bem como permitem o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício da profissão. Outra característica marcante da graduação é o incentivo ao desenvolvimento de estudos científicos, que trazem aos alunos vivências enriquecedoras. Estrelado três vezes pelo Guia do Estudante, da editora Abril, nos anos de 2010, 2012 e 2013, o curso de Odontologia dispõe de um corpo docente de excelência. Nesses 40 anos, a Odontologia da Unoeste se sente realizada por constatar que os profissionais que formou ao longo desse tempo estão trabalhando em consultórios particulares ou conveniados, no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de prefeituras e equipes de saúde da família, em hospitais atendendo pacientes traumatizados buco-maxilo-faciais, com necessidades especiais e internados em UTIs, nas diversas regiões do Brasil ou também pelo mundo. A universidade sente-se prestigiada em saber que onde quer que estão, esses ex-alunos falam com orgulho do ensino de Odontologia recebido na Unoeste!

.01

.02

Legendas .01 Alunos e docentes fazem avaliações constantes das práticas odontológicas. .02 Planejamento e acompanhamento docente favorece a evolução dos acadêmicos.

“As instituições de ensino superior na área odontológica têm um papel fundamental na formação dos seus profissionais, pois seus efeitos e resultados serão aplicados diretamente no que diz respeito à saúde da população. Ao chegar a marca dos 40 anos de fundação, a Faculdade de Odontologia da Unoeste comprova a seriedade e a credibilidade. Quero parabenizar a todos que contribuíram e se dedicaram no fortalecimento e reconhecimento dessa instituição”. Cláudio Yukio Miyake | Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (CRO-SP) 23


R

econhecendo que a pesquisa é uma importante ferramenta para aprofundar o conhecimento, o curso de Odontologia da Unoeste tem em sua trajetória um número considerável de projetos de iniciação científica. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2012 e 2014 foram desenvolvidos cerca de 60 estudos que envolveram aproximadamente 120 acadêmicos. Outro fator que comprova a intensa realização de projetos pela graduação é a participação no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), promovido pela universidade. Na última edição do evento foram apresentados 23 trabalhos e con-

tabilizada a participação de 25 alunos e 30 professores. Muitos projetos idealizados pelo curso são destaques na Odontologia brasileira, pois revelam resultados que demonstram esforço e qualidade técnica. Todo esse empenho recebe o seu devido mérito, que vai desde incentivos financeiros por meio de instituições que fomentam a pesquisa como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a premiações e publicações em eventos representativos do setor e em veículos da área científica como a Revista Qualis A1.

PRODUÇÃO CIENTÍFICA GERA NOVOS CONHECIMENTOS .01

“A Odontologia da Unoeste demonstra competência com boa produção científica e os resultados desses trabalhos são divulgados em eventos que confirmam o empenho e a qualidade técnica dos professores e alunos. Por conta de um corpo docente altamente qualificado, formado em sua maior parte por mestres e doutores é ativa a execução da pesquisa institucional, o que reforça o comprometimento da universidade com o melhor ensino nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão”. Adilson Guelfi, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste 24


Formação Continuada

C

onsciente do seu papel na formação completa do dentista, a Faculdade de Odontologia da Unoeste atua nos níveis de graduação e pós-graduação lato sensu. Cadastrados na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da universidade, atualmente, são disponibilizadas as especializações em Ortodontia e Endodontia. Para 2015, existe a implantação de dois novos cursos em Periodontia, Dentística e Odontopediatria. Existe ainda uma inovação que deve ser concretizada até 2015, que é o oferecimento do mestrado em Odontologia. A professora doutora Graziela Garrido Mori Panucci é a responsável por esse curso stricto sensu . “Disponibilizar essa formação é de suma relevância, pois ampliará as possibilidades de pesquisa da graduação e aprimoramento do ensino em nossa universidade. Outro aspecto positivo é que utilizando ferramentas como publicações internacionais, esse mestrado colaborará com o crescimento da Odontologia na Unoeste. Não posso deixar de dizer que, com a concretização dessa meta, a Faculdade de Odontologia da Unoeste reafirmará sua excelência, ganhando destaque como centro de referência de Ensino, Pesquisa e Extensão também nessa área”.

.04

.02

.05

.03

Legendas .01 Parte prática da pós realizada na clínica. .02 Na parte teórica da aula de pós-graduação alunos tiram dúvidas. .03 Alunos e docentes têm artigo premiado e publicado na Revista APCD. .04 Alunas receberam bolsa inédita da Fapesp. .05 Aula de pós-graduação em Ortodontia.

A educação continuada da Unoeste está presente nas três vertentes da tríade da universidade que é o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Nessa última, o curso de Odontologia disponibiliza aos seus acadêmicos, egressos e profissionais de Odontologia cursos de extensão que são vinculados à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Aquisição de novas habilidades e conhecimentos de áreas distintas são metas traçadas tanto pelos estudantes quanto por aqueles que já atuam no mercado. Sendo assim, a graduação oferta atualmente os cursos de Capacitação Protético em Implantes Osseointegrados e a Instrumentação Rotatória em Endodontia. 25


.01

APRENDIZADO QUE AJUDA O PRÓXIMO

A Faculdade de Odontologia se apresenta comprometida com a transformação social, no sentido de formar profissionais cidadãos, superando as desigualdades sociais com projetos importantes para nossa região, realizando também ações como tratamento odontológico em âmbito hospitalar para pessoas com necessidades especiais e o cuidado com a saúde bucal das comunidades dos assentamentos”. Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima Pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária

26


Conhecimento aplicado ao bem comum

N

a comemoração do seu Jubileu de Rubi, a Faculdade de Odontologia “Mário Leite Braga” da Unoeste possui grandes motivos para celebrar a sua fundação. Além de formar milhares de dentistas, a graduação pôde nesses 40 anos beneficiar um grande número de pessoas que necessitam de assistência odontológica gratuita de qualidade. Em complementação ao sólido embasamento teórico, os alunos adquirem um aprendizado prático diferenciado. Essas vivências são adquiridas de maneiras distintas por meio de espaços projetados com o que há de mais moderno e também em projetos extensionistas cadastrados na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e concretizados em hospitais ou ações comunitárias. Fundada em 1974, para atender as necessidades da primeira turma de Odontologia da universidade, a clínica já recebeu mais de 120 mil pacientes. Todo o conhecimento gerado nas suas unidades foi primordial na formação de 5 mil dentistas que, desde cedo, exerceram a sua função social e o compromisso com a saúde bucal de um público carente, compreendido entre todas as faixas etárias, independentemente de sexo, raça ou cor. Sempre sob o acompanhamento docente, os universitários dispõem de ferramentas tecnológicas para a realização de diversos procedimentos como cirurgia, prótese dentística, periodontia, odontogeriatria e estomatologia. Sensibilizar para educar. Com esse lema, o projeto de extensão “Atendimento a pacientes com necessidades especiais no Hospital Regional” oportuniza a prática da Odontologia hospitalar e disponibiliza tratamento odontológico para essa clientela. Por meio dessa ação, os futuros dentistas desenvolvem uma prática especializada, que valoriza o trabalho em equipe multidisciplinar, agregando valores para a formação ética, moral e humanística. Nos bairros de Presidente Prudente e região, o curso de Odontologia também está presente. Nas escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), os alunos organizam diversas atividades de promoção à saúde bucal dos adultos e crianças. Além disso, nas Caravanas da Saúde, os universitários mantêm contato com um grande número de pessoas e aproveitam a oportunidade para o fornecimento de importantes orientações sobre assuntos distintos como a prevenção do câncer bucal. Essas ações com a comunidade somados ao trabalho conjunto com o poder público elevaram os índices de saúde bucal do município. Presidente Prudente está na quarta melhor posição entre as cidades brasileiras com 300 mil habitantes. Essa posição resultou na conquista do prêmio Brasil Sorridente realizado pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Ministério da Saúde. O professor mestre Edson Calixto Fonseca é o atual coordenador de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde.

.02

.03

.04

Legendas .01 Projeto Odonto Bebê realizado nas UBS. .02 Acadêmicos orientam crianças nas escolas. .03 Acadêmicos durante atendimento na Caravana da Saúde. .04 José Luiz Santos Parizi reforça a equipe da docência nas ações extensionistas do curso.

As atividades de extensão da graduação disponibilizam uma formação que contempla os aspectos técnicos da profissão e atrelam a esse perfil uma consciência ética, moral e cidadã. A Odonto está comprometida com a sociedade e, principalmente, com as pessoas carentes. 27


“Sempre me identifiquei com o curso de Odontologia e foi na Unoeste que enxerguei um conjunto de fatores positivos que podem contribuir para a minha formação. Aqui recebo uma ampla carga de conhecimento, que atrelada às experiências laboratoriais e clínicas, permite um contato direto com a profissão”.

Nathália Zanelato Cavalleri

POR QUE ESCOLHI ESTUDAR ODONTO NA UNOESTE? “

Larissa Menegucci Jacomini 28

Escolhi estudar Odontologia na Unoeste depois de pesquisar no site da instituição. Comparei as informações com as de outras universidades, o que me levou a optar por aqui. Conheço pessoas de outras faculdades, o que me dá a certeza de que a minha graduação está em um patamar de excelência. Com a participação ativa da coordenação nas reuniões da Associação Brasileira de Ensino Odontológico (Abeno), o curso se encontra muito avançado em relação às diretrizes curriculares. Participei de duas destas reuniões e poucas faculdades privadas tinham a presença de representantes estudantis para debater sobre o ensino odontológico no Brasil. Em relação as pesquisas científicas, a quantidade de estudos e publicações crescem com um padrão cada vez melhor, por causa do incentivo que recebemos dos docentes, comprovando que Odontologia não é somente no consultório. Outra característica que acho muito importante é o planejamento, em que somos colocados em situações problemas, onde o principal não é gerar uma resposta definitiva, e sim desenvolver várias hipóteses”. Depois que se graduar, Larissa Menegucci Jacomini pretende se especializar na Unoeste em Endodontia.


Tomás Druzian

A Odontologia sempre me despertou interesse e por incentivo do meu irmão, que também é dentista, pesquisei sobre graduações de qualidade, excelência e que poderiam me oferecer a melhor formação possível. O curso de Odontologia da Unoeste se enquadrou em todos esses requisitos e aqui tenho a oportunidade de aprender com os melhores profissionais da área. Os professores sempre nos ensinam o que há de melhor e mais atual na Odontologia, além das atividades extracurriculares que estreitam o contato com profissionais de todo o Brasil”. Inicialmente, Tomás Druzian pretende atuar como clínico geral e depois se especializar em ortodontia e endodontia. Está nos seus planos também fazer mestrado. “Da Odontologia da Unoeste, levo todo o respeito e compromisso que os professores, funcionários, coordenadores e diretores têm para com os seus alunos, qualidades estas que pretendo ter com os meus pacientes”.

Luiz Henrique Menini Rigoleto “Uma relação próxima entre alunos e professores, que gera grande motivação, por meio de uma estrutura completa para uma sólida formação. Esse é o meu olhar para o curso de Odontologia da Unoeste, que nesses 40 anos se tornou uma graduação tradicional em uma instituição conceituada”.

Gianini Scaliz Jardim

Antes de iniciar a trajetória acadêmica, acompanhei a rotina da minha irmã que também escolheu a Odontologia da Unoeste. Sem dúvida, isso contribuiu para minha escolha por estudar no mesmo curso. Mantenho contato com ótimos professores, que por meio de uma relação harmoniosa me passam muita sabedoria e também com ambientes bem equipados.Mesmo antes de me formar, já tenho a sensação de estar preparada, pois a faculdade me qualifica nos sentidos teórico, científico e prático”. Gianini Scaliz Jardim manifesta interesse pelas áreas de estética e de prótese e diz que tem boas expectativas em relação ao futuro.

Débora Paula Neves

O curso de Odontologia da Unoeste possui um corpo docente exemplar e uma estrutura física que possibilita uma formação excelente. Posso contar com uma biblioteca que tem o que há de mais atual na área odontológica e uma clínica que traz vivências enriquecedoras. Sem dúvida, a universidade é essencial para a minha carreira profissional”. Débora Paula Neves pretende se especializar em prótese fixa ou dentística restauradora. Para ela, a atualização constante pode fazer a diferença. “Em breve poderei mostrar um pouco da minha essência e profissionalismo adquiridos na graduação. As minhas expectativas são grandes e a fé é maior ainda!”

29


.02

Família Gonçalves

P PROFISSIONAIS EM FAMÍLIA

.01

ara a família Gonçalves, a Unoeste está presente há três gerações. O curso de Odontologia da universidade entrou na família inicialmente por Márcio de Carvalho Leitão que se formou em 1989 e depois pelos seus sobrinhos Alex, Alexandre e Alessandro, graduados em 2002, 2006 e 2009. “Sempre ficamos fascinados com a dedicação e o entusiasmo do nosso tio no exercício da sua profissão e, por isso, resolvemos seguir os seus passos. Todo o embasamento que recebemos na universidade nos tornou qualificados e seguros para atuarmos no mercado de trabalho”, explica Alex. Elizabete Rinaldi de Carvalho Leitão é a mãe dos irmãos dentistas. “Há mais de três décadas a Unoeste faz parte da nossa vida. Minha mãe se formou aqui em .03 Educação Artística, eu estudei Letras e Pedagogia e outro irmão se graduou em Ciência da Computação”, resume Elizabete.

Família Ielo

O curso de Odontologia da Unoeste ajudou na construção da nossa clínica odontológica e, muito mais do que isso, contribuiu na formação da nossa família”. Desde 1981, a graduação se faz presente na família Ielo. O casal Floriano, docente desta graduação, e Quitéria foram os primeiros que tornaram-se dentistas. Depois, os filhos Nara e Otávio, espelharam-se nos pais e se formaram em 2008 e 2014. “Quando eles resolveram estudar Odontologia, cumprimos nosso papel de pais e, sabendo da qualidade do ensino na universidade, indicamos de olhos fechados a Unoeste para essa formação. Hoje é muito gratificante trabalhar no mesmo local que os nossos filhos, pois acompanhamos de perto o crescimento de cada um. Sabemos também que eles darão prosseguimento ao trabalho que iniciamos no passado, o que é muito gratificante e nos enche de orgulho”, descreve Quitéria. Nara e Otávio admiram os pais e se identificam com a Odontologia. “Vimos de perto, o quanto eles batalharam para construir a nossa clínica e percebemos também que eles receberam uma excelente formação na Unoeste, o que nos levou a escolher aqui para nos qualificar da mesma forma”, conta Nara.

30

.04

Família Patara

Trabalhar com as minhas filhas é muito gratificante, tenho a oportunidade de trocar com elas diversas experiências”. Para a matriarca da família Patara, Noeli Sanches Leite Patara, a Odontologia é muito mais do que uma profissão, está inserida no seu lar. Graduada em 1994, ela apoiou desde o início Tatiany, que se formou em 2012, e Thaís que está no 2º termo de Odontologia. “Esse curso na Unoeste tem uma estrutura física e pedagógica excelente, pois, além da graduação, podemos nos atualizar com as pós-graduações”, revela Tatiany, que tem a sua família como referência. “Quando me tornei dentista, senti-me realizada, especialmente por estudar na mesma instituição em que minha mãe se graduou”, finaliza Tatiany.


.05

Família Rotta

“ .06

Família Faria

N

a família Faria, a Odontologia está no sangue. A matriarca Sandra Irene Barbeiro Faria formou-se na graduação da Unoeste em 1992 e os filhos Élcio Mario Faria Junior, Elton Mario Faria e Renata Cristina Faria Coquemala concluíram o curso na mesma instituição nos anos de 2002, 2004 e 2005. O pai dos três jovens dentistas também atua na mesma profissão, só que a sua formação foi obtida na cidade de Lins. Para Sandra, é uma satisfação muito grande trabalhar em família, juntos todos trocam conhecimentos que não se restringem ao ambiente profissional. “A Unoeste foi fundamental na nossa formação. Assim que os meus filhos resolveram seguir os mesmos passos dos pais, oferecemos todo o apoio, já prevíamos de que juntos, formaríamos uma equipe de sucesso”, observa Sandra. Elcio Junior foi o primeiro filho que se graduou na Unoeste. Casado com a dentista Michelle Mazzuchelli Faria, ele divide as tarefas em família com as aulas que leciona nessa graduação na Unoeste. “Acompanhei desde pequeno a satisfação dos meus pais diante da Odontologia, o que me deixou convicto de que exerceria essa profissão, conta Élcio Junior. Sobre a qualificação recebida na universidade, Elton diz que o curso tem uma estrutura sensacional, que deu plenas condições para uma carreira promissora.

A maior responsabilidade dos pais, além de amar os filhos, é o de proporcionar uma íntegra formação pessoal e profissional. Nesse último aspecto, o curso de Odontologia da Unoeste foi imprescindível”, declara Luiz Orbolato Rotta. Na família Rotta, a Odontologia é exercida pelo casal, Luiz e Maria Angela, graduados em 1982, e pelos filhos, André e Isabela, que se formaram em 2012 e 2013. “Apoiamos desde o início a decisão de estudarem essa graduação na Unoeste, foi aqui que adquirimos grande parte do nosso embasamento. É muito bom trabalhar em família, nossos filhos se doam de forma integral para as suas atividades”, diz Luiz. Para ele, a universidade marcou o seu crescimento profissional, após dois anos de formado foi convidado para lecionar no curso de Odontologia da universidade. André e Isabela sempre se identificaram com a área da saúde, em especial, a Odontologia. “Nossos pais nunca nos forçaram a seguir essa área. Essa foi uma escolha nossa, pelo fato de gostarmos e querermos conhecer mais sobre essa profissão maravilhosa. A nosso ver, a Odontologia da Unoeste está entre as melhores, principalmente, porque nos forneceu todos os meios de aprendizagem desde teorias até práticas, com clínicas, laboratórios e excelentes professores”, enfatizam André e Isabela.

Legendas .01 Floriano Augusto de Paula Ferreira Ielo, Quitéria Vasconcelos Ielo, Otávio Augusto Vasconcelos Ielo e Nara Maria Vasconcelos Ielo.

.02 Alessandro Luiz Gonçalves, Alex Luiz Gonçalves e Alexandre Luiz Gonçalves.

.03 Márcio de Carvalho Leitão. .04 Noeli Sanches Leite Patara, Thaís Leite Patara e Tatiany Leite Patara. .05 André Negraes Rotta, Isabela Negraes Rotta, Maria Angela Ozores Passos Negraes e Luiz Orbolato Rotta.

.06 Renata Cristina Faria Coquemala, Elton Mario Faria, Sandra Irene Barbeiro Faria e Élcio Mario Faria Junior.



Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.