Huberto Rohden - Tao Te Ching

Page 19

POEMA 3

AGIR PELA NÃO-INTERFERÊNCIA

Não exaltes os homens eminentes. Para que não surja rivalidade entre o povo. Não exibas os tesouros raros, Para que o povo não os ambicione. Não despertes as cobiças, Para que as almas não sejam profanadas. O governo do sábio não desperta paixões, Mas procura manter o povo na sobriedade, E dar-lhe as coisas necessárias. Não lhe oferece erudição, Mas dá-lhe cultura do coração. O sábio governa pelo não-agir. E tudo permanece em ordem.

Explicação filosófica: É importante manter a distância entre o governo e o povo. A democracia meramente horizontal é autodestruidora. Deve haver, na democracia, um princípio de hierarquia, de desnível; do contrário, o nivelamento entre governante e governados degenera em entropia paralisante – como um lago que não move uma turbina, porque lhe falta o desnível ectrópico da cachoeira. Sendo que o governo meramente democrático é o regime de ego para ego, sem nenhuma referência ao Eu, toda a democracia, sendo liberdade sem autoridade, acaba fatalmente num caos centrífugo, por falta de um princípio de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.