Jornal da Unisc 140

Page 3

Junho

2014

Divulgação

CIÊNCIAS CONTÁBEIS REALIZA VISITA TÉCNICA EM SÃO PAULO

Visitas técnicas são realizadas anualmente pelo curso cios e a importância que a Bolsa de Valores tem para o Brasil e para o mundo. Em Santos, conhecemos as operações realizadas, tanto exportações como importações dos mais variados produtos”, salienta. “A fábrica da Volkswagen foi simplesmente incrível. É impressionante ver aquelas máquinas funcionando de forma perfeita, auto-

Curso de Gastronomia visita Antônio Prado e Porto Alegre Divulgação

Grupo da Unisc conheceu empresas do ramo alimentício O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia promoveu com os seus acadêmicos, no mês de maio, duas visitas técnicas a empresas do ramo alimentício. Os estudantes da disciplina Habilidades de Panificação visitaram duas empresas na cidade de Antônio Prado, no dia 9 de maio. Pela manhã, o grupo esteve na Farinha Nordeste, onde tiveram a oportunidade de acompanhar as atividades do setor de produção. À tarde, conheceram a Matzupel Indústria Alimentícia, especializada em produtos congelados, como pizzas, lasanhas, massas caseiras e outros. A atividade foi acompanhada pela organizadora da viagem e professora da disciplina, Daniela Zubaran, e pela coordenadora do curso, professora Régia Eichenberg. Já no dia 13, os alunos da disciplina Habilidades Básicas na Cozinha, acompanhados pelos professores Daniela Zubaran e Everton Simon, realizaram uma viagem a Porto Alegre. Na capital gaúcha, o grupo visitou o Mercado Público, prédio histórico da cidade com aproximadamente 100 lojas, as quais comercializam produtos variados, e a Ceasa, estabelecimento responsável pelo abastecimento de hortigranjeiros no Rio Grande do Sul. Nessa visita, os acadêmicos conheceram o mercado atacadista e assistiram à comercialização de frutas e de hortaliças.

matizada e pontual. Recomendo aos alunos que tiverem essa oportunidade para que não percam, pois aprendemos muito”, destaca. O curso de Ciências Contábeis realiza anualmente visitas técnicas a empresas de outros estados. Em anos anteriores, já foram organizadas viagens ao Rio de Janeiro, a Buenos Aires e a Curitiba.

Aplicativo avalia a qualidade de redes locais Um projeto que vem sendo desenvolvido na Unisc há seis meses, foi oficialmente lançado no dia 5 de maio, durante o 32º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC). O trabalho, patrocinado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, consiste num aplicativo mobile para Android de avaliação da qualidade das redes locais. O sistema foi apresentado pelo estudante do curso de Ciência da Computação, Matias Schimuneck. No evento, os participantes tiveram oportunidade de baixar o app para testá-lo e, assim, sugerir melhorias. Agora, o grupo de trabalho pretende refinar o aplicativo Android, criar versões para IOS e laptop e desenvolver o coletor para que a comunidade possa utilizá-lo. O SBRC ocorreu em Florianópolis, de 5 a 9 de maio. Trata-se do mais importante evento científico nacional sobre redes de computadores e sistemas distribuídos. O congresso é organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computador.

Estudante de EaD tem artigo publicado em revista Divulgação

No período de 10 a 16 de maio, 57 alunos do curso de Ciências Contábeis da Unisc Santa Cruz do Sul, Sobradinho e Montenegro participaram de uma viagem de estudos a São Paulo. Acompanhando os acadêmicos estiveram os professores Ricardo André Machado, Clari Schuh, Jaqueline Silveira e Vania Stiebbe. A programação contou com visitas técnicas a empresas como Bovespa, KPMG, Volkswagen, Porto de Santos e Sabesp, além da participação nas gravações do Programa do Jô, da Rede Globo. A aluna Ana Paula Koskodan define essa experiência como algo único, pois conheceu novas culturas, lugares e realidades diferentes. “Todas as visitas foram interessantes; na Bovespa, por exemplo, vimos o ambiente dos negó-

3

Ensino

Logística Reversa Com o objetivo de minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados pela Instituição, bem como reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental, decorrentes do ciclo de vida dos produtos, o Setor de Materiais da Unisc, juntamente com a Área Ambiental da Coordenação do Campus e a Assessoria de Comunicação e Marketing, instituiu o projeto Logística Reversa para as canetas de quadro branco. Essa ação vem ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. O projeto, em parceria com a Mercur, empresa fornecedora das canetas, preconiza descartar corretamente os marcadores; despertar para a reflexão sobre a questão ambiental, relacionada ao uso e ao descarte de materiais; estimular o consumo consciente; e reaproveitar os materiais, uma vez que os marcadores coletados serão armazenados na Mercur, desmontados e destinados para a reciclagem. Desse modo, os colaboradores devem devolver as canetas usadas para descarte no momento em que retirarem canetas novas no Almoxarifado do Setor de Materiais. Também serão disponibilizados recipientes de coletas nos departamentos, assim como no Setor de Materiais.

Vinicius Gadis Ribeiro

Vinicius Gadis Ribeiro, aluno da 2ª edição do curso de pós-graduação em Gestão por Processos de Negócios, modalidade EaD, da Unisc, teve um artigo publicado na revista Strategic Design Research Journal, do Mestrado em Design da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O trabalho intitulado O emprego de técnicas de mineração de dados para definição de estratégias em processos de divulgação científica em periódicos de design foi orientado pelo professor Rodrigo

Atkinson, da Unisc. “Busquei realizar a revisão sistemática em artigos da área de Design, com indícios de que tipo de artigo teria maior chance de ser aceito para publicação na revista de mais elevado estrato sobre Design, no sentido de obter parâmetros para direcionar os processos de publicação em periódicos para atender a tais indícios”, explica Ribeiro. Segundo ele, a revisão sistemática tem diversas definições, mas basicamente trata de empregar técnicas de trabalho com massas de dados – as mais comuns são técnicas estatísticas. “No trabalho, empreguei técnicas baseadas em ferramentas de mineração de dados, como o Tanagra, além do Excel. Um dos achados foi a importância de parcerias de trabalhos de pesquisa com instituições internacionais”, conta o aluno. O artigo está disponível no link http://revistas.unisinos. br/index.php/sdrj.

Professor de Comunicação lança livro de poemas O segundo livro de poemas do professor Demétrio de Azeredo Soster, chefe do Departamento de Comunicação Social da Unisc, foi lançado no dia 13 de junho, no Espaço Camarim, em Santa Cruz do Sul. A sessão de autógrafos do Livro de Razão, da editora Insular, foi aberta ao público. No ano passado, o docente, que em comunicação organizou nove livros técnicos, lançou Tempo Horizontal, pela Edunisc, sua estreia em literatura. Livro de Razão tem 88 páginas e formato 12x19 centímetros. Apoiaram o lançamento da obra o Espaço Camarim, a 3.0 Comunicação e Marketing e a Prefeitura de Santa Cruz do Sul.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.