3º trimestre de 2012

Page 16

prevenção

16

O

Quando a voz é ferramenta, cuidar é essencial

corpo humano é capaz de realizar maravilhas. Umas delas é a voz. Instrumento da fala e do canto, ela comunica e emociona. Mas como se processa o som que é emitido pelas pessoas? De acordo com a otorrinolaringologista Adriana Sassi Nunes de Souza, de Lajeado, a voz é produzida pelo trato vocal a partir de um som básico gerado na laringe. “A laringe é um tubo alongado localizado no pescoço, no interior do qual ficam as pregas vocais”, explica. Conforme a especialista, o movimento das superfícies das pregas vocais causado pela passagem do ar vindo dos pulmões é o responsável por produzi-la. Adriana conta que, na produção da voz, a laringe funciona somente como parte integrada. Os pulmões são sua principal fonte de energia (o ar expirado). As estruturas de ressonância (cavidades nasais e seios da face) e de articulação (boca, língua, dentes), embora não sejam essenciais para a produção da voz, modificam a produção da laringe. “A voz não seria reconhecida pelo ouvinte, se ela não fosse ampliada e modificada nessas estruturas”, declara. E são essas particularidades que fazem os ouvintes reconhecerem, sem precisar ver, o radialista Carlos Diehl, mais conhecido como Carlos Renato. Nesse caso, quando a voz é instrumento de trabalho, cuidar dela é um hábito necessário e fundamental. A atenção é

simples, mas pode significar a diferença entre poder ou não exercer sua função. Com 26 anos de trabalho na área, o apresentador valoriza os cuidados que aprendeu a adotar para sua vida. “É essencial porque dependo da minha voz quando estou na frente do microfone”, completa. Carlos Renato apresenta no rádio programas que fazem sucesso em Santa Cruz e parte do Vale do Rio Pardo. Além de talento em se comunicar com os ouvintes, precauções especiais fazem parte de sua receita para ter sempre um melhor desempenho no serviço. “Não tenho vícios, o que já ajuda bastante”, destaca. O radialista não fuma e consome bebidas alcoólicas moderadamente. Aliás, quando o assunto é beber, evita os extremos líquidos quentes ou frios - para ajudar a preservar a voz. Os exemplos que o próprio locutor lista incluem café e água, que são as bebidas mais consumidas por ele durante o dia. Ainda fazem parte dos cuidados o uso moderado da voz, segundo lembra o radialista. Ele revela ficar atento ao tom, sem precisar falar alto de maneira desnecessária. Especialmente no estúdio da rádio. “Na frente do microfone, procuro usar a intensidade mínima possível da voz, de maneira bem controlada mesmo para não prejudicar. Não falo alto e muito menos grito”, explica. O apresentador tem outro trabalho: na assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. No setor, ele tem uma função já definida:

mestre de cerimônia em eventos. Ou seja, mesmo fora dos microfones da rádio, sua voz segue em destaque para trabalhar. “Imagina se for comandar um cerimonial rouco ou pior: não conseguir fazer por estar sem voz. Tenho que cuidar sempre”, justifica. Para fechar a série de dicas, o profissional cita o uso de gengibre. Desde a Antiguidade, a planta medicinal é utilizada na fabricação de xaropes para combater a dor de garganta. Sua ação antisséptica deve ser a responsável por essa fama, tanto que muitos locutores e cantores confirmam que entre os cuidados para a voz está o hábito de mastigar lentamente um pedaço de gengibre. Mas o radialista somente consome gengibre horas antes de entrar no ar por saber que mascar a planta e em seguida cantar ou falar (fazer uso da voz em geral) é contraindicado. Isso por que o gengibre possui também propriedades anestésicas. Dessa forma, o indivíduo não terá total controle na emissão vocal e poderão ocorrer abusos vocais. Sobre as diversas receitas de soluções caseiras que envolvem o gengibre, a otorrinolaringologista Adriana de Souza destaca que até o momento não existe estudo controlado e científico da eficácia dessas substâncias sobre a voz. “O gengibre pode causar uma leve irritação no revestimento da laringe. O edema (inchaço) que decorre dessa irritação pode modificar a voz, dando ao indivíduo a impressão de melhora. É sempre mais sensato examinar antes de tratar”, alerta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.