Manual do uso consciente do plano de saúde Unimed

Page 1


Seja Bem-Vindo

Aproveite Melhor! O SEU PLANO DE SAÚDE

UNIMED MANAUS

O presente manual foi elaborado com o objetivo de facilitar o dia a dia dos nossos clientes, tanto no que se refere à utilização dos serviços de assistência médica, quanto para trazer dicas para melhoria de sua saúde. O seu plano de saúde Unimed Manaus é um produto regulamentado pela Lei 9.656/98. Isso significa que você e seus dependentes tem acesso a todas as coberturas prevista no ROL (lista) de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), orgão que normatiza e fiscaliza as operadoras de plano de saúde suplementar no Brasil. Então, leia este manual atentamente, guarde-o para futuras consultas, e sempre que tiver necessidade. Para mais informações, sugestões ou críticas, use nossos canais de comunicação.

Pessoas em situações não-urgentes devem se encaminhar para uma consulta eletiva, ou seja, não é um atendimento de urgência e pode ser agendado nos consultórios médicos. A consulta médica é feita com a intenção de realizar o melhor diagnóstico e para prevenção. Para tornar esse processo mais preciso fale com clareza todos os seus sintomas, tenha em mãos exames e receitas médicas anteriores, além da lista de medicamentos em uso. Isso permite ao médico examiná-lo de forma mais completa, analisando o seu histórico. Passo a passo para o atendimento

Com seu plano de Saúde Unimed você pode contar com:

1)Consulte o seu Guia Médico e escolha o médico da especialidade que necessita; 2)Ligue e marque a consulta; 3)Compareça ao consultório médico no horário marcado, levando o seu Cartão de Identificação e o seu documento de identidade; 4)Lembre - se de levar seus exames recentemente realizados; 5)Seja pontual, se não puder comparecer, avise com antecedência mínima de 24 horas.

Mais de 1.000 médicos cooperados Mais de 55 especialidades médicas Mais de 1.000 funcionários capacitados Mais de 800 consultórios, 91 hospitais e clínicas credenciadas.

ATENÇÃO: Além disso, leve ao consultório médico somente as pessoas que serão atendidas, e se necessário, o seu cuidador/responsável. Assim, você evita exposição desnecessária a outras doenças.

A UNIMED MANAUS: A Unimed Manaus foi fundada em 5 de agosto de 1979. Criada por médicos e nascida do desejo de melhores condições para a prática da medicina, tem por objetivo assegurar nível de excelência para o maior número possível de pessoas.

1

NA CONSULTA MÉDICA

2


ta os

e os m r-

s-

eu

Aproveite Melhor!

Aproveite Melhor!

O SEU PLANO DE SAÚDE

O SEU PLANO DE SAÚDE

EXAMES

EXAMES

Exame clínico - É realizado por profissionais de saúde com o objetivo de diagnosticar ou afastar a possibilidade de uma doença ou qualquer anormalidade para possíveis intervenções e prevenção do agravamento do seu estado de saúde. Realizado durante uma consulta, o exame físico pode utilizar aparelhos como estetoscópio e termômetro, entre outros, para melhor avaliar um órgão ou sistema na busca de mudanças anatômicas ou funcionais (alterações no corpo ou no funcionamento de algum órgão) que são resultantes da doença. Além disso, serve para a confirmação do bom funcionamento do organismo.

Exames complementares -Feitos em clínicas e laboratórios, os exames complementares são aqueles solicitados pelo médico para confirmar uma hipótese diagnóstica, bem como para acompanhar um tratamento que vem sendo realizado. Desta forma, cabe ao médico verificar o quanto antes o resultado para interpretá-los, sempre baseado no histórico do paciente. Ao realizar exames, retire-os no prazo estipulado e leve-os ao seu médico para a continuidade de seu tratamento. Quanto mais tempo transcorrer entre a data do exame e o retorno à consulta, menos precisa será a avaliação médica. Os exames realizados em Pronto Socorro e durante uma internação hospitalar também são seus, portanto, você deve retirá-los ao final do atendimento, antes de deixar o pronto-socorro ou hospital.

ATENÇÃO: Um bom exame clínico pode dispensar outros exames complementares, conforme critério do profissional médico.

de

ATENÇÃO: Estes exames fazem parte de seu histórico de saúde e devem ser levados ao seu médico que dará continuidade ao tratamento. Portanto, guarde-os bem para evitar realizar os mesmos exames em curto espaço de tempo, leve-os a cada consulta que for tratar da mesma patologia, assim você estará agilizando o diagnóstico médico e também contribuindo com seu plano de saúde.

o

3

4


Procedimentos Passo a passo: 1)Escolha no Guia Médico, um estabelecimento para realizar os exames solicitados (se necessário, peça uma indicação para o médico). 2)Caso trate-se de exames especializados tais como: ultrassonografia; tomografia; ressonâncias magnéticas; dirija-se à Central de Serviços , localizada da Av. Constantino Nery, para autorização prévia destes exames. 3)Ligue para o estabelecimento onde vai ser realizado o exame para saber se é preciso marcar hora e se há procedimentos que devem ser realizados antes do exame (por exemplo: fazer jejum,colher a primeira urina do dia etc.). E se é necessário prévia autorização da Unimed Manaus. O Pronto Socorro é destinado aos atendimentos de urgência e emergência, de acordo as situações abaixo: O que é emergência? É a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo portanto, tratamento médico imediato. O que é urgência? É a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

5

Observações

O Pronto Socorro não deve ser utilizado para a realização de tratamentos, muito menos na atuação preventiva. Ele deve ser utilizado em reais situações de urgência ou emergência, pois tem objetivo de tirar o paciente da situação de risco à sua saúde. O uso do pronto atendimento, como alternativa ao agendamento de consultas eletivas não é o procedimento médico mais indicado, pois além de ser mais caro para a operadora e, consequentemente para o usuário, também sobrecarrega a área de emergência, dificulta a execução da sua verdadeira finalidade e gera insatisfação dos clientes que realmente necessitam. A espera por um atendimento nesse ambiente pode expor você e seus dependentes a doenças típicas de ambientes hospitalares. ATENÇÃO: Em casos de urgência e emergência na área de abrangência da Unimed Manaus, fique atento onde procurar atendimento de acordo com a idade: •Beneficiários com idade entre 0 à 14 anos, deverão dirigir-se ao Pronto Socorro Infantil localizado na Avenida Constantino Nery, n° 1.678 - São Geraldo; •Beneficiários acima de 14 anos, deverão dirigir-se ao Hospital Parque das Laranjeiras, localizado Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul; •Beneficiárias com urgências obstétricas poderão dirigir-se ao Hospital Maternidade Unimed, localizado na Avenida Constantino Nery, n° 1.678 - São Geraldo; •Beneficiários com cobertura Nacional nos casos de urgência e emergência deverão dirigir a Unimed local para receber orientação quanto a rede credenciada.

6


Seu cartão Unimed SEU CARTÃO DE INDENTIFICAÇÃO

17 dicas importantes sobre como usar bem seu plano de saúde

CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO O cartão de identificação Unimed é o seu principal documento quando você precisar de serviços médicos-hospitalares e consultas. Ele é pessoal e intransferível. Para ser atendido nos consultórios, Pronto Socorro e autorizações de exames na Central de Serviços, leve sempre o seu cartão de identificação Unimed e seu documento de identidade. Cuide bem do seu cartão. Ele é sua garantia de atendimento. ATENÇÃO: Se houver perda ou extravio de um dos Cartões de Identificação de sua família contate imediatamente o RH de sua empresa e solicite a 2ª via. O prazo para entrega é de até 10 (dez) dias úteis, podendo variar de acordo com a localidade e a modalidade de entrega utilizada.

1) Consultas médicas - Seja pontual. E se não puder comparecer, avise com antecedência mínima de 24 horas. Assim fica mais fácil e rápido para todos agendarem uma consulta. 2) Se você não tem certeza sobre qual especialista consultar, procure um clínico geral. Assim você não atrasa o seu diagnóstico e não perde tempo com consultas desnecessárias. 3) Toda vez que você for fazer uma consulta ou exame, tenha em mãos o cartão de identificação do seu plano e o documento de identidade. 4) Nas consultas, procure sempre esclarecer todas as suas dúvidas sobre saúde, fique atento ao prazo da consulta de retorno. 5) Marque consulta corretamente, procure um clínico geral ou clínica médica somente quando você não souber o que tem. Quando o problema já foi identificado, o correto é procurar diretamente um especialista.

7

8


6) Se você tem um exame recente, leve-o com você e mostre ao seu médico. Isso contribui para descobrir com mais rapidez o seu diagnóstico, acelera seu tratamento e evita custos com novos exames. Todos os exames são propriedade do paciente, guarde-os bem, pois poderá precisar deles em outras consultas. Caso seu médico lhe encaminhe para outro especialista, leve-os para que ele possa avaliá-los. 7) Caso você queira consultar outro profissional da mesma especialidade, leve os exames que lhe foram solicitados anteriormente. Assim você não precisará refazer os exames, preservando a sua saúde e a saúde financeira do seu plano. 8) Faça valer o que está sendo pago. Não faça exames médicos e deixe-os nos laboratórios. Pesquisa recente mostra que 30% dos pacientes que fazem exames não vão retirá-los e 28% não voltam ao médico para apresentá-los e dar continuidade ao tratamento. Além de estar desperdiçando recursos, você pode estar colocando a sua saúde em risco ao não voltar ao médico com os resultados dos exames. 9) Evite mudar de um médico para outro, sem necessidade, pois além de ouvir diagnósticos que poderão confundi-lo, você estará desperdiçando o seu tempo e do médico, elevando também os custos, que contarão nos índices de utilização do seu plano. 10) Procure um Pronto Socorro somente nas urgências e emergências. Nunca utilize o Pronto Atendimento (PA) para realizar consultas de rotina. Procure um médico para acompanhar seu tratamento. Suspeitando de alguma doença, não adie sua ida ao médico. Essa atitude pode evitar a complicação do seu caso e, ainda, a também a necessidade de utilização de procedimentos mais complexos.

9

11) Nunca assine guias em branco. Solicitação de assinatura em guias em branco não é um procedimento da Unimed. 12) Não consulte vários médicos pelo mesmo motivo. Escolha um de sua confiança, para que ele tenha seu histórico e o oriente. Em um momento de fragilidade, nada melhor do que um médico de confiança. 13) Nunca ceda seu cartão de identificação ou de dependente a terceiros. Ele é de uso pessoal, intransferível, e seu empréstimo está sujeito a penalidades legais. 14) Evite ir ao consultório médico com vários filhos, a não ser que todos estejam realmente doentes, pois o atendimento de todos gerará consulta adicionais, elevando desnecessariamente os custos do plano, além de estarem expostos a possíveis contaminações. 15) Pratique medicina preventiva e não curativa : Lembra-se daquela ida ao Pronto Socorro por causa de uma antiga dor de estômago? Isso é medicina curativa. Faça consultas de rotina com um especialista para fazer tratamento adequado e resolverá de vez seu problema. 16) O plano é de responsabilidade de todos, e o uso indevido resulta em mais custos para a empresa e para você. Isso não quer dizer deixar de ir ao médico. O que nós todos temos que fazer é evitar abusos e fiscalizar. Assim, você e sua família vão poder contar com o plano sempre que precisarem.

10


10 dicas para melhorar a sua saúde física e mental 17) Outra coisa importante é não deixar de formalizar suas críticas, pois quanto mais trabalharmos juntos, melhor o seu plano de saúde Unimed vai funcionar. E você ficará cada vez mais satisfeito. Utilize nossos canais de atendimento. Telefone: (92) 3212-2000 E-mail: sab@unimedmanaus.com.br

1) Procure, na medida do possível, evitar vícios tais como: o fumo, exageros nas bebidas alcoólicas, refrigerantes, frituras, excesso de sal e açúcar. 2) Pratique exercícios físicos no mínimo 5 dias por semana, 1 hora ao dia, tais como: caminhada, corrida, ciclismo, musculação, dança, hidroginástica entre outras. 3)Realize atividades ao ar livre e beba bastante água para manter o bom funcionamento do seu corpo. 4) Pratique atividades que lhe dêem prazer como o canto, a leitura, a pintura, coleções, o cultivo da fé, etc. 5) Observe seus hábitos alimentares, tanto na qualidade como na quantidade. Você sabe: nós somos o que comemos. Adote uma alimentação balanceada, pois uma alimentação inadequada se traduz em doenças. 6) Cultive o diálogo com as outras pessoas, fazendo prevalecer sempre o bom humor, a convivência e a tolerância. Sentimentos negativos funcionam como veneno para o nosso organismo. 7) Procure sempre gostar do que você faz e do ambiente onde trabalha. 8) Mantenha o equilíbrio entre as várias tarefas diárias para não gerar estresse. 9) Automedicação – não tome nenhuma medicação sem consultar seu médico.

11

10) Recomendações Médicas – Todas as recomendações feitas pelo médico devem ser seguidas à risca. Medicamentos devem ser ingeridos na dose e nos horários certos.


Seus Direitos VOCÊ TEM O DIREITO DE: •Ser tratado com dignidade, respeito, justiça e profissionalismo; •Receber dos profissionais de saúde, hospitais e laboratórios referenciados ou não - referenciados, informações sobre o seu tratamento ou procedimento, a fim de consenti-los ou recusá-los; •Receber informações de profissionais de saúde sobre a sua medicação, incluindo possíveis efeitos colaterais; •Receber informações sobre as opções de tratamento e, se houver dúvida, consultar outro profissional; •O paciente pode ter acesso às informações do prontuário e relatórios médicos; •Obter resultados e laudos de exames; •Ter acesso a informações corretas e precisas sobre o seu contrato de plano de saúde e a legislação que o regulamenta, pelo seu corretor, empregador, sua associação ou entidade de classe ou da sua operadora pelos canais de atendimento; •Receber esclarecimentos sobre a não cobertura e quaisquer limitações ou exclusões em seu plano; •Ter acesso às informações sobre a rede referenciada qualificada e os serviços garantidos nela; •Receber informação da rede referenciada qualificada, no ato do atendimento, sobre quais serviços/procedimentos que foram realizados e serão cobrados do seu plano de saúde; •Obter informações sobre co-pagamentos e taxas que são de sua responsabilidade; •Ser informado pelo profissional de saúde, quando for utilizar um tratamento ou procedimento experimental, não coberto pelo seu plano em seu atendimento; •Formalizar reclamações ou denúncias, pelos canais de atendimento ao segurado

13

Seus Direitos VOCÊ TEM O DIREITO DE: •Receber explicações de seu plano de saúde, sobre procedimentos autorizados e não autorizados; •Receber o cartão de identificação; •Solicitar a operadora as informações a cerca de prestadores não localizados na rede credenciada.

14


Ficha Técnica

Seus Deveres VOCÊ TEM O DEVER DE:

ELABORAÇÃO DO MATERIAL

•Tratar os profissionais de saúde, os funcionários dos estabelecimentos hospitalares e os do seu plano com ética, dignidade e respeito; •Pagar a mensalidade na data de vencimento, a fim de evitar a sua exclusão ou cancelamento do plano; •Ler o contrato com atenção e solicitar esclarecimento sobre os tópicos que não entender com seu corretor, empregador, sua associação, entidade de classe ou sua operadora; •Confirmar com a operadora do seu plano se o seu contrato prevê a cobertura do tratamento indicado pelo profissional de saúde. Para isso, use os canais de atendimento; •Certificar-se de que os procedimentos estão devidamente autorizados antes da realização do seu tratamento; •Confirmar, antes de qualquer atendimento, se o prestador de serviço é referenciado; •Fornecer informações corretas, completas e verdadeiras sobre o seu e stado de saúde, para os médicos e outros profissionais de saúde responsáveis pelo seu tratamento, bem como ao seu plano; •Informar seu médico imediatamente quando você tem problemas ou sintomas inesperados; •Informar aos profissionais de saúde quando você não compreender o tratamento indicado e como tratar da sua doença; •Comunicar à operadora do seu plano de saúde situações que possam indicar fraudes ou que possam prejudicar o seu plano; •Não emprestar o cartão de identificação a outras pessoas. Isso é considerado fraude e incorre em penalidades previstas em Lei; •Como titular do plano, todos os direitos e obrigações devem ser repassados aos seus dependentes que constam de seu plano.

15

Texto: Dalkiene Cassemiro Direção de Arte e Diagramação: Roberto Santos Revisão Final: George Silva, Érico Caboclo e Israel Conte

16


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.