Triptico urbilca PORTUGUÉS

Page 1

Beneficiários Todos os agentes do sector da construção e urbanismo, incluindo:

Contato

> Técnicos que intervêm no processo da construção e urbanismo, pertencentes a gabinetes de arquitetura, engenharias, etc.

> Responsáveis e técnicos operacionais de empresas da indústria da construção, e da urbanização: promotoras, construtoras, fabricantes de

O projeto UrbiLCA tem uma duração de 2 anos (2013-14) e está integrado no Programa de Cooperação Territorial, Espaço Sudoeste Europeu SUDOE Interreg IV B, cofinanciado através dos fundos FEDER da União Europeia.

O CIRCE coordena um consórcio em que participam 4 parceiros pertencentes a diferentes regiões do sudoeste Europeu: Catalunha, Aragão, Região Centro de Portugal, e Aquitânia.

SUDOE Interreg IV B

Programa de Cooperaçao Territorial

P U R R O B J

I

E L T C O A

w w w . u r b i l c a - s u d o e . e u

produtos e materiais de construção. Coordenador: > Professionais com intervenção na gestão de edifícios e áreas urbanas: instaladores e técnicos de manutenção de redes e serviços.

CIRCE Centro de Investigación de Recursos y Consumos Energéticos www.fcirce.es Contato: Ignacio Zabalza, izabal@unizar.es Participantes:

> Responsáveis e operacionais das administrações públicas, especialmente Câmaras Municipais e outras Entidades Locais, envolvidas na planificação e gestão urbana.

> Universidades e Centros de investigação especializados em temas de urbanismo e sustentabilidade.

Cátedra UNESCO de Ciclo de Vida y Cambio Climático (ESCi-UPF) www.unescochair.esci.es Contato: Marina Isasa, marina.isasa@esci.upf.edu NOBATEK. Centre de Ressources Technologiques www.nobatek.com Contato: Lucie Duclos, lduclos@nobatek.com LNEG. Laboratório Nacional de Energia e Geologia, IP www.lneg.pt Contato: Paulo Partidário, paulo.partidario@lneg.pt

Todos podem beneficiar da informação que virá a ser gerada, das atividades de formação e das iniciativas de colaboração da Rede Temática de Cooperação sobre ACV na Construção.

Avaliação de Impactes no Ciclo de Vida e Melhoria da Eficiência Energética em Áreas Urbanas

Número de Expediente: SOE4/P4/E824

Registe-se gratuitamente na Rede Temática de Cooperação SUDOE sobre ACV na Construção para poder participar, e aceder à informação completa do projeto:

w w w. u r b i l c a - s u d o e . e u

UE/EU - FEDER/ERDF


Objetivos O objetivo final do projeto é promover a poupança de energía

Principais resultados

e de matérias primas, e a redução de impactes ambientais, resultantes da gestão de áreas urbanas durante a sua construção, operação e manutenção, assim como a promoção

> Consolidação e ampliação da Rede Temática de Coope-

Entre os objetivos do projeto, serão de destacar:

ração SUDOE sobre ACV na Construção, criada no projeto

do uso da avaliação do ciclo de vida como técnica de avaliação no planeamento de novas áreas e reabilitação das áreas existentes.

Os resultados a obter permitirão avaliar o nível de sustentabilidade para tipologias distintas de áreas urbanas em todas as fases da vida útil respetiva: design, construção, utilização,

> A modelização do impacte energético e ambiental de áreas

EnerBuiLCA, e capitalização dos projetos aprovados no

urbanas no território SUDOE, e avaliação quantitativa das

Programa SUDOE 2007-13 no âmbito do desenvolvimento

opções de melhoria.

urbano e da construção sustententável.

> A promoção do uso de MTDs no design, construção, exploração

> Desenvolvimento e validação de uma metodologia quanti-

e fim de vida dos edifícios e infraestruturas associadas às áreas

tativa inovadora para análise e avaliação dos impactes

urbanas.

energéticos e emissões de gases com efeito de estufa

manutenção, demolição ou desconstrução, e deposição final.

associados a infraestruturas, atividades e serviços em

Estabelecer-se-ão igualmente recomendações para a melhoria

> O estabelecimento de critérios básicos para o eco-design de

do quadro regulamentar relativamente à eficiência energética

novas áreas urbanas e para a eco-reabilitação de áreas

e ao impacte ambiental em áreas urbanas.

urbanas existentes.

áreas urbanas no território SUDOE que tenha em consideração o seu ciclo de vida completo. > Capitalização da Ferramenta Informática EnerBuiLCA para aplicação em áreas urbanas, de modo a que permita aos utilizadores não especializados desenvolver um

Área urbana (UrbiLCA) Conjunto de edificios de distintos tipos (EnerBuiLCA)

Infraestructuras e Serviços Fornecimento de água e energia Recolha e tratamento de resíduos (RCD e RSU), e de águas residuais Ruas, estradas y parqueamentos Movilidade Zonas verdes Instalaçoes energéticas individuais/centralizadas/área urbana Iluminaçao pública

autodiagnóstico do impacte do ciclo de vida de uma BBDD impactes Valores (utilizador/ aprox. por defeito)

urbanização, selecionando os equipamentos e infraestruturas de menor impacte, e obtendo como resultado a sua pegada energética e de carbono. Integrado na ferramenta, desenvolver-se-á um módulo para criar cenários e propostas de melhoria, que ajudará o utilizador a identificar e propor as MTDs numa urbanização.

MJ-Eq

> Aplicação da Ferramenta Informática num conjunto de áreas urbanas representativas do território SUDOE, obtendo-se

kg CO2-Eq

a modelização do impacte atual dos núcleos urbanos na área SUDOE e propondo-se as soluções técnicas para a sua mitigação acompanhadas de avaliação quantitativa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.