Livro da Casa de Cultura Mário Quintana

Page 1

C A S A

D E

C U LT U R A



É

com muita honra que o convidamos a contar a história da Casa de

Cultura Mario Quintana e da Cinemateca, de Porto Alegre, com a gente. Este projeto prevê transformar esse fragmento da memória da cultura gaúcha em livro. A publicação, composta por textos e fotografias, buscará resgatar toda a trajetória do espaço, desde sua construção até o momento presente, registrando as diversas atividades e influências geradas a partir do local. Também será resgatada, através de texto, a história da Cinemateca dentro da estrutura da Casa de Cultura Mario Quintana.


S

da cidade morou quase toda sua vida na capital gaúcha, mais

“Quem faz um poema abre uma janela. Respira, tu que estás numa cela abafada, esse ar que entra por ela. Por isso é que os poemas têm ritmo — para que possas profundamente respirar. Quem faz um poema salva um afogado.”

precisamente no prédio da fundação que leva o seu nome, até a

[80 anos de poesia, 2008, Editora Globo]

em dúvida um dos maiores poetas brasileiros. Mario Quintana

nasceu no ano de 1906 na cidade de Alegrete, RS, e com 20 anos mudou-se para Porto Alegre. Na capital, trabalhou como jornalista e tradutor, escrevendo para jornais e editoras como Correio do Povo e Globo. Ao todo, publicou mais de 20 livros, além de antologias e poemas. Traduziu mais de 130 obras da literatura universal, de autores como Marcel Proust, Virginia Woolf e Giovanni Papini. Influenciado pelo clima

data de sua morte em maio de 1994.



A

Casa de Cultura Mario Quintana é um prédio brasileiro e centro cultural. Parte integrante da cultura gaúcha, é um espaço destinado a diversas atividades e eventos culturais. Ampliando o olhar e a valorização das artes dentro do Rio Grande do Sul, o centro é também uma homenagem a um dos maiores poetas brasileiros, Mario Quintana. A história de construção da Casa está interligada ao desenvolvimento da capital Porto Alegre. Desde sua edificação, passando pelas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970 durante o funcionamento do HotelMajestic, até passar à condição de centro cultural na década de 1990, até os dias de hoje, muitas histórias e eventos culturais passaram por ali. Atualmente, a Casa de Cultura Mario Quintana abriga diversos espaços voltados para o cinema, a música, artes visuais, dança, teatro e literatura, além de realizar mensalmente oficinas e eventos que relacionam as diversas áreas da cultura. Acomoda inúmeros espaços culturais com distinções específicas para variados usos.


Objetivos específicos • Registrar a história e importância cultural da Casa de Cultura Mario Quintana para toda a população gaúcha e também brasileira; • Difundir a história da Casa como fonte disseminadora de diversas expressões e influências culturais ao longo dos tempos; • Estimular o contato da população com a arte e a cultura e com a trajetória da Casa de Cultura Mario Quintana; • Produzir um registro que permita resgatar a história e as diversas atividades culturais difundidas pela Casa; • Reunir informações pertinentes ao estudo das artes ligadas à Casa de Cultura, assim como da história e do patrimônio cultural presente na cidade de Porto Alegre; • Difundir o conhecimento sobre a Casa de Cultura Mario Quintana, proporcionando seu acesso também com a tradução para o inglês.


Autores LEONARDO CALDAS VARGAS - Curador Jornalista diplomado, trabalhou em diversos veículos de Santa Catarina e Porto Alegre. Leonardo já atuou no ramo da assessoria de comunicação e de assessoria para cinema. No Grupo RBS, foi rádio-escuta, produtor de telejornais, editor e diretor, onde ganhou diversos prêmios internos pelo resultado das reportagens que participou. Em 2009, ganhou o terceiro lugar no XXVI

Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, na categoria Documentário. Na área literária, foi organizador e editor do livro "10 Copas 'É Demais!!!'", de Pedro Ernesto Denardin. E hoje está escrevendo o livro “Larry, o Cerebral”. Atualmente é o assessor de imprensa da Presidência da Assembleia Legislativa do RS.

Com participação textual de: Liana Koslowsky Silva, Günter Weimer, Voltaire Schilling, Pedro Simon, Zorávia Bettiol, Elena Quintana, Armindo Trevisan, Joel Gorski, Flávio Kiefer, Jessé Oliveira, Victor Hugo Alves da Silva, Eduardo Vital, Ruy Carlos Ostermann e Jorge Appel.


Fotografias

Dulce Helfer

JosĂŠ Abraham

Gilberto Perin

( F O T O S A N T I G A S E AT U A I S )

(ARQUIVO)

( F O T O S AT U A I S )


Especificações técnicas Tiragem: 3 mil exemplares; Formato: 25 x 35 cm; Capa dura; 400 páginas; Idioma: português/inglês.


Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana A Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), entidade sem fins lucrativos fundada no dia 21 de dezembro de 1984, é possivelmente a única entidade do gênero que nasceu antes da criação e da abertura de uma instituição cultural. Ela surgiu graças à iniciativa de um grupo de porto-alegrenses comprometido com o fazer cultural que encontrou apoio de integrantes do poder público. Esta união permitiu, em 1990, a entrega ao público do complexo cultural instalado no original edifício do número 736 da Rua da Praia, onde funcionara o Hotel Majestic. A efetivação do projeto ocorreu com a aprovação da Lei Estadual nº 7803, em 8 de julho de 1983. Já era então evidente a urgência da restauração do velho e abandonado prédio projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederpahn e construído a partir de 1916. Para isso, a Associação buscou suporte financeiro obtido através da captação de recursos governamentais e privados. Iniciativa de mecenato coletivo, a AACCMQ é a instituição legalmente constituída que possibilita a realização das atividades artísticas e culturais da Casa. Cabe a ela encaminhar projetos culturais que permitem a indispensável captação de recursos monetários e patrocínios. Seu atual quadro diretor é integrado por Liana Beatriz Ferreira Zogbi (presidente), Flavio Antônio Camargo Porcello (vice), José Eduardo da Silva Vital (1º tesoureiro), Fernanda Irigaray Brasil (2ª tesoureira), Nicea Irigaray Brasil (1ª secretária) e Matheus Cunha Silveira (2º secretário).


Editora Um Cultural Há dez anos, a Um Cultural reúne as características de uma empresa capaz de gerir recursos com responsabilidade e realizar projetos culturais significativos: transparência, criatividade, seriedade, credibilidade e maturidade. E adoramos o que fazemos, seja de qual segmento for. Contamos com uma equipe versátil e em constante movimento, capaz de atuar com competência em diversas áreas. A Um Cultural é uma produtora e editora que se reinventa e busca conectar pessoas, desejos, saberes. Queremos proporcionar encontros. Somos semeadores, a ligação entre as pessoas e as soluções.

Mais de

20

publicações no currículo


Motivação Institucional Impacto positivo para a marca gerado pelo sentimento de orgulho e pertencimento dos moradores;

Associação da marca a um projeto de resgate histórico e cultural.

Solidificação da marca da empresa;

Melhora no relacionamento com o público;

Valorização da imagem institucional e aceitação dela junto ao público;

Exposição da marca da empresa na mídia.


C ontrapartidas Patrocínio Master

Patrocínio

Co-patrocínio

• Cota de 50 exemplares do livro; • Aplicação do logotipo em folders; • Aplicação do logotipo em cartazes; • Aplicação do logotipo em banner do evento de lançamento do livro; • Aplicação do logotipo no fundo de palco do evento de lançamento do livro; • Citação da marca do patrocinador master em 10 posts nas redes sociais; • Possibilidade de ações de marketing do patrocinador no local do evento de lançamento do livro; • Envio de convite à representante da empresa para a cerimônia de lançamento do livro; • Menção ao patrocinador master na cerimônia de lançamento do livro.

• Cota de 30 exemplares do livro; • Aplicação do logotipo em folders; • Aplicação do logotipo em cartazes; • Aplicação do logotipo em banner do evento de lançamento do livro; • Aplicação do logotipo no fundo de palco do evento de lançamento do livro; • Citação da marca do patrocinador em 6 posts nas redes sociais; • Envio de convite à representante da empresa para a cerimônia de lançamento do livro; • Menção ao patrocinador na cerimônia de lançamento do livro.

• Cota de 20 exemplares do livro; • Aplicação do logotipo em folders; • Aplicação do logotipo em cartazes; • Aplicação do logotipo em banner do evento de lançamento do livro; • Aplicação do logotipo no fundo de palco do evento de lançamento do livro; • Citação da marca do patrocinador em 4 posts nas redes sociais; • Envio de convite à representante da empresa para a cerimônia de lançamento do livro; • Menção ao co-patrocinador na cerimônia de lançamento do livro.


Incentivo Fiscal Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto está enquadrado no Artigo 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet), que garante o abatimento de 100% do Imposto de Renda, no limite de 4% para pessoas jurídicas.

Patrocínio Direto Outra possibilidade para o marketing cultural é o investimento sem a utilização dos incentivos fiscais, de forma direta.


Contato

Um GestĂŁo e Projetos Culturais LTDA. Vivian Henkel vivianhenkel@umcultural.com.br (51) 3066-6229 Rua General Neto, 40, sala 32 Centro | Novo Hamburgo/RS CEP 93510-010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.