TLCI - Newsletter Abril 2024

Page 1

Edição Abril 2024

Cláudia Carvalho

Sede em Braga

Novos espaços inaugurados!

MEO Store Awards

Loja Póvoa de Lanhoso distinguida!

Desafio

Desenterra os teus tesouros tecnológicos e ajuda-nos a completar o Museu de Telemóveis! No novo espaço comum do escritório nasceu um museu com verdadeiros tesouros tecnológicos.

A nossa história como empresa também se conta através destes equipamentos. Por isso, precisamos da tua ajuda para tornar esta viagem no tempo ainda mais rica! O objetivo é mostrares que és um verdadeiro colecionador de relíquias. Desenterra os teus baús e caixas empoeiradas e encontra os teus telemóveis antigos! Estamos à procura de qualquer modelo, desde os tijolos dos anos 80, até aos flip phones dos anos 90. Quanto mais antigo e raro, melhor!

Como participar?

1. Reúne telemóveis antigos que estejas disposto a doar para o Museu (não precisam de estar a funcionar);

2. Entrega-os na receção em Dume ou envia para a sede A/C Gestão de Pessoas;

3. Para valorizar a tua participação, podes contar-nos histórias associadas ao(s) equipamento(s) enviado(s).

Critérios para Escolha do Vencedor:

• Número de Equipamentos Doados.

• Raridade e antiguidade do telemóvel: Quanto mais antigo e raro for o telemóvel, mais pontos poderá receber.

• Estado de Conservação: Telemóveis em bom estado de conservação, mesmo que antigos, serão mais valorizados.

• História Associada: A história por trás de cada telemóvel é importante. Se os participantes incluírem uma história interessante, única ou engraçada sobre o telemóvel, a participação será valorizada.

• Originalidade da contribuição: Se alguém doar um telemóvel particularmente único ou incomum, isso poderá dar pontos extra.

• Seriação: Por cada telemóvel oferecido é atribuído 1 ponto. Nas restantes categorias, cada equipamento pode ser pontuado com 1, 2 ou 3 pontos.

O vencedor ganha um voucher, no valor de 50€, para compra de produtos tecnológicos.

Viagem Agentes 2024 4 Fator T 8 MEO Store Awards 11 Novas instalações da sede 12 Formação de Executivos 14 Formação Competências Digitais 16 TLCI Solidária 17 Desordeiros 18 Paulo Pinho Recomenda 19 Admissões 19 ÍNDICE 3 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

Viagem de Agentes 2024 À descoberta do México

Em 2023, tivemos o prazer de levar os nossos melhores Agentes a uma viagem inesquecível ao Dubai. Este ano, a aventura continuou, com destino à Riviera Maya, no México, como forma de reconhecimento pelo notável empenho, dedicação e compromisso demonstrados.

Nesta viagem ficamos alojados no Barceló Maya Colonial e tivemos a oportunidade de explorar a Islã Mujeres, a Islã Chichen Itza, os Cenotes e até visitar a comunidade Maya.

A valorização do sucesso dos nossos agentes é um elemento fundamental da cultura da TLCI, e é com este espírito que continuaremos a trabalhar.

Parabéns!

4
5 Newsletter TLCI | Abril 2024 |
6
7 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

A Cláudia Carvalho está na TLCI há 6 anos. Por cá, tem-se mostrado pronta para diferentes desafios: começou como backoffice e atualmente é, com determinação, que encara a função de Gestora de Agentes na zona norte. Mas, o mais surpreendente é que a sua carreira profissional começou como militar. Um Fator T sobre o qual quisemos saber mais…

O que te levou a integrar o exército?

O exército foi uma porta para mudar de vida. Sou natural de uma freguesia de Ponte de Lima, a minha mãe agricultora, e se não saísse daquele meio, provavelmente não teria a independência que tenho hoje. Para além disso, sempre foi algo que me cativou pelo orgulho que seria representar o Exercício Português. E claro que ser algo ainda tão masculino, me deu ainda mais motivação, pelo facto de conseguir algo fora do vulgar.

Quais os aspetos que mais e menos valorizas na vida miliar?

Os aspetos que mais valorizo na vida militar são, sem dúvida, a disciplina, rigor e respeito que esta profissão te incute. Atualmente, creio que são valores que estão muito em falta na nossa sociedade, principalmente na mais jovem. Acho que não há nada que menos valorize, simplesmente tem coisas, por vezes, ainda muito à tropa antiga, que nos dias de hoje não fazem muito sentido.

De que forma consideras que esta experiência te moldou como pessoa?

8

Creio que sou bem mais forte neste momento. Seja física ou emocionalmente.

O exército faz-te testar limites. Quando tu achas que não consegues mais ficas surpreendida com o resultado. Até porque, como mulher e teimosa que sou não dava o braço a torcer facilmente, e se os outros conseguiam, eu também conseguiria.

Quais foram os maiores desafios que enfrentaste como militar?

Creio que o meu maior desafio fisicamente foi numa noite em que passamos numa floresta na Lituânia. Dormi dentro de um saco-cama debaixo de uma árvore, de manhã com tanto frio que fez, o saco-cama estava praticamente congelado (creio que não dormi grande coisa ou simplesmente não dormi). É uma noite que não vou esquecer pelo esforço físico e até psicológico. Depois tens sempre aquela parte em que eu sou muito direta, e a minha cara muito transparente, e como em todos os lugares, há algumas pessoas que não gostam muito disso.

De que forma é que a missão na Lituânia te impactou?

Tem sempre um impacto muito forte, porque quando fui para a Lituânia, deveu-se à anexação da Crimeia à Rússia. Isso faz-te pensar na guerra real, foi o início de tudo o que a Ucrânia está a viver atualmente.

A guerra não está assim tão longe como se pensa, caso exista algum ataque contra algum país da NATO, Portugal vai ter de enviar a ajuda devida, e isso pode significar o início da guerra indireta em Portugal, porque portugueses terão de ser enviados.

Agora que sou mãe, isso tem um impacto ainda maior.

9 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

Como consideras que a tua experiência militar te influencia como profissional? Respeito hierárquico, quando já foste militar, isso é algo que está muito presente.

As empresas são como a tropa, existe uma cadeia de comando, e posto isto, não é preciso dizer mais nada, já sabes quem manda. Desenrasque, a tropa manda desenrascar. Se não dá de uma forma, dá de outra, mas tem de dar!

Conta-nos uma história ou hábito que aches curioso e único nos militares. Não posso dizer que exista algum hábito particular nos militares, porque, no fundo, são pessoas disponíveis a defender-nos a todos. Mas existe algo que, indiscutivelmente, os militares têm, quer seja para o bom ou para o mau: camaradagem.

Quando entrei para a tropa, existia um camarada mais “friorento” e contrariamente à ordem que nos deram, todos nós vestimos mais 1 camisola para ele estar melhor, porque achávamos que ninguém nos ia apanhar. Como era de prever, fomos apanhados em menos de 5 minutos!

Resultado: Passamos a noite inteira até às 6h da manhã a entrar de hora a hora num tanque cheio de água choca até o instrutor deixar de nos ver na água, ou seja, cabeça debaixo de água. (vestidos e equipados com capacete, colete, mochila e arma).

Creio que ele acabou por ter mais frio, mas são estas prachadelas que te levam a testar os teus limites e que acabam por unir ainda mais os militares.

Sem dúvida, que a vida militar foi uma experiência única e inesquecível, e que deixa muita saudade.

10

Encontro de lojas MEO

MEO Store Awards

É com enorme orgulho que partilhamos que a Loja da Póvoa de Lanhoso foi considerada a melhor loja MEO a nível nacional na venda de MEO Energia.

A entrega do prémio aconteceu no evento MEO STORE AWARDS, que reúne todos os parceiros de retalho MEO e premeia as melhores lojas.

Parabéns à Diana e Vera pela excelência que demonstraram na venda deste produto!

11 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

A nossa sede em Braga conta com novos espaços!

Em abril, ficou concluída a remodelação dos novos espaços do escritório de Dume, que incluem: uma meeting box, sala de reuniões, copa, zona de lazer, sala de formação e nova área de trabalho para os Serviços Partilhados (Financeiro, Gestão de Pessoas, Qualidade e Segurança no Trabalho).

Trata-se de um espaço multifuncional, que poderá servir para diferentes fins: convívio, reuniões e workshops, formação, entre outros.

Este projeto, idealizado com o bem-estar e a produtividade das equipas em mente, visa criar um ambiente de trabalho moderno, inspirador e propício à colaboração, numa lógica contínua de promover as melhores condições de trabalho.

Fica a conhecer estes novos espaços!

12
13 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

Círculo de Formação

Formação de Executivos

Maximizar a capacidade negocial para potenciar resultados! É com grande satisfação que anunciamos que a Manuela Fernandes e o Francisco Silva concluíram com sucesso o programa executivo Toolkit de Negociação, na prestigiada escola de negócios Porto Business School. Estamos confiantes de que as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a formação serão de grande valor para eles e para a empresa. É nossa missão continuar a proporcionar formação de excelência a outros executivos da empresa, por acreditarmos que aumenta a nossa capacidade negocial e potencia resultados.

14

Confere os testemunhos dos participantes:

A formação Toolkit de Negociação fezme ver o processo negocial como uma competência transversal ao nosso dia a dia, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.

Se adicionarmos à nossa experiência as aprendizagens fornecidas pela formação, tornamo-nos mais eficazes e mais autoconfiantes, melhorando os resultados profissionais.

Ao participar nesta formação desenvolvi competências na negociação, como comunicação mais eficaz e conhecimento de como preparar cada negócio, ou seja, qual a estratégia a usar, quais as dimensões negociais que devo considerar, que cenários vou apresentar, como antecipar acordos mutuamente vantajosos, quais as objeções e qual o interesse do outro ao negociar com a TLCI.

A formação Toolkit de Negociação proporciona uma compreensão das fases do processo negocial fazendo com que as negociações sejam mais bem preparadas. Essas habilidades não só aumentam a eficácia, mas também promovem a confiança pessoal, possibilitando a obtenção de resultados mais favoráveis.

Sinto que esta foi uma experiência de formação muito enriquecedora, em termos de conhecimentos, networking e crescimento pessoal.

“Este curso trouxe-me um relembrar de habilidades práticas essenciais para o sucesso em negociações, sejam elas comerciais e mesmo pessoais.

Através dessas técnicas aprendi a identificar interesses, criar valor e fechar negócios mutuamente benéficos para ambas as partes. Efetuamos simulações onde desenvolvemos confiança e capacidade de enfrentar uma variedade de situações de negociação com sucesso. Este curso veio aprimorar as minhas habilidades de negociação! Gostei muito e aconselho! :)”

15 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

Círculo de Formação

Competências Digitais

No âmbito do programa Formação Mais Digital, que pretende aumentar as competências digitais dos trabalhadores em Portugal, a TLCI desenvolveu um Ciclo de Formação, com o apoio da Associação Empresarial de Braga, em áreas como o Excel e a Cibersegurança. Este ciclo, que iniciou em final de fevereiro e terminou a 8 de abril, envolveu cerca de 35 formandos que, em conjunto, totalizaram um volume de formação de 750 horas de formação. Um agradecimento especial a todos os participantes.

16

meses, 12 instituições

A operação Nariz Vermelho é uma causa à qual procuramos sempre associar-nos!

Vem aí a 16ª edição do Dia do Nariz Vermelho! Todos podemos contribuir para receitar alegria junto das crianças hospitalizadas.

O que é o Dia do Nariz Vermelho (DNV)? É uma iniciativa de sensibilização e de angariação de fundos, a favor da Operação Nariz Vermelho. É um dia especial em que é celebrada a importância que um sorriso pode ter na vida de uma criança. Assim convidamos-vos a ajudar os Doutores Palhaços a transformar momentos na vida de mais de 47000 crianças hospitalizadas nos 19 hospitais do país que visitam semanalmente.

Um ano a dar. Um dia a receber!

Esta iniciativa decorre nas semanas antecedentes/ subsequentes a 1 de junho e tem como objetivo envolver os colaboradores numa causa social e estimular o trabalho de equipa.

Como participar? Os próximos passos são muito simples!

1º Passar a Palavra – Sensibilizar, envolver e motivar toda as pessoas à nossa volta para esta missão.

2º Ajudar – Fazer uma compra solidária (100% das receitas revertem para a Missão da Operação Nariz Vermelho).

https://narizvermelho.pt/lojinha/

3º Celebrar – Acima de tudo: diversão! Reunir colegas, amigos ou família e espalhar a alegria no local de trabalho, em casa ou na rua, assim como os Doutores Palhaços o fazem todos os dias junto de milhares crianças que visitam semanalmente

Mete o nariz por esta causa, contamos contigo!

TLCI Solidária
12
17 Newsletter TLCI | Abril 2024 |

Desordeiros conquistam o Trilho da

Fenda da Calcedónia!

De forma espontânea, reuniu-se um grupo de aventureiros da empresa, que se autointitulou de “Desordeiros”.

Decidiram enfrentar um desafio único: conquistar o Trilho da Fenda da Calcedónia no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Motivados pela paixão pela natureza e pelo espírito de aventura, os Desordeiros embarcaram num caminho de 10 km, percorrendo paisagens deslumbrantes e desafiando os seus limites físicos e mentais.

Para os Desordeiros, esta experiência foi mais do que uma simples caminhada. Foi uma oportunidade de fortalecer laços de companheiros, trabalhar em equipa e superar desafios juntos.

A conquista do Trilho da Fenda da Calcedónia serviu como um lembrete de que, com determinação e trabalho em equipa, podemos alcançar grandes feitos.

Um convite para a aventura:

Os Desordeiros convidam todos os colegas a juntarem-se a próximos desafios ou a criarem as suas próprias aventuras noutras zonas geográficas. O mundo está cheio de lugares incríveis para explorar e experiências memoráveis para viver.

A próxima caminhada já tem destino marcadoPR14 Trilho das Brandas de Sistelo. Desbrava o mundo connosco. Preenche este breve formulário para te adicionarmos ao grupo do Whatsapp: https://forms.gle/ywk1GzfPkm3cDs1n7

18

O Paulo Pinho recomenda

O que é o IRS Jovem?

O nosso Diretor Financeiro, Paulo Pinho, vem lembrar que desde 1 de abril até 30 de junho está aberto o prazo para entrega da declaração de IRS.

Alerta ainda a quem tem entre os 18 e os 26 anos e concluiu um ciclo de estudos equivalente, no mínimo, ao ensino secundário que pode beneficiar do IRS Jovem, cujo objetivo é desagravar o pagamento do imposto sobre os rendimentos de quem está em início de carreira.

Para saberes mais, o Paulo sugere a visualização do seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3kn_ cWCjnHw

Nova admissão!

Edson Silva Loja Vasco da Gama
19 Newsletter TLCI | Abril 2024 |
Acompanha-nos em: tlci.pt | Instagram | Facebook | LinkedIn | YouTube
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.