Laura Wottrich - Dissertação 2009

Page 196

194

família, cujo trânsito na esfera pública, comando e protagonismo no lar são significativos. Contudo, as codificações sobre vida/afetiva e sexualidade apresentadas pela trama parecem distantes de suas realidades. Realmente, enquanto em algumas dimensões da experiência percebe-se avanços importantes para a mulher na velhice – inserção no mercado de trabalho, trânsito na esfera pública, novas possibilidades de lazer e criação de outros ambientes de sociabilidade – a vida afetiva e principalmente a sexualidade ainda são negados à mulher idosa. A liberação da velhice é exercida em esferas tradicionalmente femininas para as mulheres de sua geração, como o cuidado dos netos, criação de amizades/vínculos de sociabilidade e amparo à família. A repressão à sexualidade vivida durante suas vidas se acentua na velhice: em uma sociedade que valoriza a beleza e a juventude, o corpo feminino velho parece não oferecer atrativos. A despeito dos avanços na construção de uma imagem menos estigmatizada, as representações dominantes sobre a sexualidade e vida afetiva na velhice são muito arraigadas e atuantes (NEGREIROS, 2004). Por outra via, a vida afetiva e a sexualidade na velhice foi o que Passione apresentou de mais opositivo em seus capítulos. Através de Gemma, Clô, Brígida e seus pares, foram problematizados temas como desejo sexual, sexo sem compromisso, possibilidade de amor e envolvimento afetivo, casamento e traição na velhice. Sobre o desfecho de Gemma e Antero, que se reencontraram e ficaram juntos no final da trama, as receptoras, à exceção de Tarsila, tiveram leituras opositivas. Célia, Maria, Dani e Vânia gostaram da união do casal. Para elas, é algo que acontece na vida real. O fato de se tratar de um amor antigo, de muitos anos que pôde então ser concretizado, parece ser algo relevante na aceitação dessas representações. Como bem explicou Dani: Achei legal porque no começo da novela eles ficaram, ela deixou ele no altar e não quis mais. Ele conheceu outra pessoa, casou, teve filho e acabou vindo pro Brasil. E ela veio a passeio e acabou ficando, acabaram se encontrando, e ele tentou voltar, e ela não queria porque ele era... ela não queria de jeito nenhum, né. Foi, foi, que ele acabou dobrando ela. Ele disse que era um amor tão antigo, um amor... que eu acho que um amor assim não morre, ele vai e e um dia as pessoa se encontram. As pedra rolaram tanto que já tavam os dois idosos e se encontraram, ficaram felizes para sempre (Dani).

Já Tarsila não gostou de Gemma e Antero terem terminado a trama juntos: “Pode ser bem sincera? Eu não achei graça nenhuma, nenhuma” (Tarsila). Para ela, o romance não deveria ter acontecido porque gerou o divórcio de Brígida e Antero:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.