Patrícia Milano Pérsigo - Dissertação 2009

Page 32

22

plano para atingir determinada posição. Já na estratégia como perspectiva seu foco não está apenas numa posição escolhida, mas na forma de ver o mundo. Ainda assim é interessante compreender a estratégia como um conceito, já que [...] todas as estratégias são abstrações que existem apenas na cabeça das partes interessadas. [...] cada estratégia é uma invenção, uma criação da imaginação de alguém, seja concebida com a intenção de regular o comportamento antes que ocorra a ação, seja referida como padrão para descrever um comportamento que já ocorreu (MINTZBERG et al., 2006, p. 27).

Porter (1999) fala em estratégia como uma posição exclusiva e valiosa e que para sua obtenção envolve uma série de diferentes atividades. “Se houvesse uma única posição ideal, não haveria necessidade de estratégia. [...] A essência do posicionamento estratégico consiste em escolher atividades diferentes daquelas dos rivais” (PORTER, 1999, p. 63). Os autores consultados (MINTZBERG et al., 2006; PORTER, 1999; PÉREZ, 2008) recomendam que a estratégia e seu conceito sejam construídos a cada trabalho, para que suas especificidades sejam atendidas. Outro aspecto que merece atenção é o mercado em que as organizações estão inseridas na atualidade. A noção de estratégia de Porter (1999) considera como ponto principal a observação de cenários e a determinação de forças e ameaças para aí, então, elaborar a estratégia. No entanto, já algum tempo atrás Mintzberg (1973) destacava a importância de a estratégia ser entendida como algo dinâmico, já que forças e fraquezas, oportunidades e ameaças são relativas ao momento em que se vive. Por isso é importante considerar a estratégia a partir da noção de evolução. Na contemporaneidade se pode falar na existência de estratégias digitais, sendo entendidas como: O centro de um processo de planejamento dinâmico que exige contínuas reestruturações, em que não se pretende criar estratégias rígidas, e sim um ambiente favorável as mudanças, com poucas conexões ao processo tradicional centrado na técnica e que valoriza a criatividade e a intuição (SAAD, 2003, p. 48).

Nesse sentido, é pertinente compreender que a formulação da estratégia digital está a cargo da organização como um todo, já que esta se comunica através de canais amplos e abertos possibilitados pela própria tecnologia que permeia seus processos (SAAD, 2003). No contexto midiatizado, em que a informação se propaga em alta velocidade e de forma global, Saad (2003) destaca que este seria um momento muito mais de aprendizado do que de conhecimento em relação ao futuro. Ou seja, algumas estratégias serão fruto da configuração mercadológica de determinado momento; então falar na elaboração da estratégia quer dizer


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.