Patrícia Milano Pérsigo - Dissertação 2009

Page 29

19

Segundo Bueno (2009, p. 55) podemos entendê-la como a “arte de definir e aplicar recursos com o intuito de atingir objetivos previamente estabelecidos. O termo origina-se do jargão militar e tem a ver com a palavra stratego, que em grego, significa ‘um general’.” A teoria de Sun Tzu estava embasada na capacidade de dissimular determinada situação e assim capturar o inimigo. Seus ensinamentos se aplicam a qualquer tipo de conflito, auxiliando os indivíduos frente aos seus opositores, o amante com sua amada ou ainda uma empresa com seus concorrentes. Uma questão enfatizada em sua obra é que, para Sun Tzu, vencer a “guerra” não é meramente uma questão de emergência, mas sim de conhecimento. O bom estrategista para vencer uma batalha, faz antes muitos cálculos no seu templo, pois sabe que eles são a chave que o conduzirá a vitória. É calculando e analisando que o estrategista vence previamente a guerra na simulação feita no templo. Portanto, fazer muitos cálculos conduz à vitória, e poucos, à derrota. Quando examino a questão dessa forma o resultado torna-se evidente (SUN TZU, 2007, p. 30).

Sun Tzu (2007) quer elucidar que a estratégia não segue manuais. Na verdade, ela se torna plausível a partir de combinações ilimitadas que dão origem a uma série de manobras. Isto é, longe de seguir passos predeterminados o estrategista necessita prever cenários, conhecer seus inimigos, autoconhecer-se, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos e ter firmeza na decisão. Tanto a decisão apressada quanto a decisão lenta são cruciais para o sucesso ou fracasso de uma batalha. Não há mais do que cinco notas fundamentais, mas, combinadas, produzem mais sons do que é possível ouvir; não há mais que cinco cores primárias, mas, combinadas produzem mais sombras e matizes do que é possível ver; não há mais que cinco sabores, mas, combinados, produzem mais gosto do que é possível saborear. Da mesma forma, para ganhar vantagem estratégica na batalha, não há mais que as operações ‘diretas’ e ‘indiretas’, mas suas combinações são ilimitadas dando origem a uma série de manobras. Essas forças interagem, um método sempre conduz ao outro (SUN TZU, 2007, p. 56).

Em seus ensinamentos também se pode observar a presença da comunicação como base da estratégia de batalha. Por exemplo, o valor dos sinais visuais, sonoros, a decodificação de condutas e mensagens, o rumor e o perigo de desvincular a palavra da ação. Até os dias atuais suas lições ainda são lembradas e utilizadas em diversos campos sociais; no entanto, as concepções de estratégia evoluem e acompanham a configuração de cada época. Após um longo período de muitas guerras, mortes e prejuízos financeiros e estruturais a sociedade parte para um outro entendimento de estratégia, buscando até mesmo evitar os


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.