Revista Conhecer - Universidade Corporativa

Page 11

S

olução para a escassez de mão de obra especializada, a educação corporativa é encarada como uma estratégia de negócio pelas grandes empresas. Existem no Brasil cerca de 300 instituições de ensino corporativo, segundo dados da Associação Brasileira de Educação Corporativa. A maioria desses programas é desenvolvida por empresas privadas. De acordo com a Pesquisa Nacional Práticas e Resultados da Educação Corporativa 2009, elaborada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 81,5% das escolas existentes no Brasil são mantidas pelo setor privado. Das instituições de ensino, 5,5% pertencem a empresas de economia mista. E 13% foram criadas por companhias exclusivamente públicas. Mais do que qualificar seus funcionários, os métodos treinam para atender às necessidades da companhia naquele determinado momento. “A universidade é um conjunto de ações que visam preparar o funcionário de forma continuada. Tem o objetivo de prepará-lo para desempenhar melhor seu trabalho seguindo a estratégia do banco”, conta a gerente-executiva de Educação Corporativa do Banco do Brasil, Martha Mangueira. A empresa pública possui uma das mais antigas iniciativas na área. O programa foi criado em 1965 pelos próprios funcionários e se transformou em Universidade Corporativa em 2002. Somente em 2010 foram oferecidos 604 mil treinamentos.

// Alinhamento Estratégico Independentemente do tipo de capital da idealizadora, as instituições de educação corporativa têm um objetivo bem definido: melhorar o desempenho dos funcionários com um ganho de escala e com custos reduzidos. O conceito inclui além dos centros de treinamento, a aplicação em situações reais do trabalho. “O conceito de universidade corporativa veio para garantir o alinhamento estratégico e a rapidez no atendimento às demandas de capacitação apontadas pelo plano de negócios. Aproveitamos todo o conhecimento básico, teórico e um pouco do prático que ele tinha e o direcionamos para as atividades da Petrobras”, explica o gerente-geral da Universidade Petrobras, Ricardo Salomão. Uma diretriz adotada por algumas empresas é garantir que os capacitadores e instrutores sejam funcionários da própria empresa. Além da economia de recursos, segundo a superintendente de Desenvolvimento e Educação da Eletronorte, Eden Brasília de Assunção Damasceno, essa opção garante que os próprios instrutores estejam permanentemente se reciclando. “Estamos investindo muito na instrutoria interna para transferência do conhecimento. Os recursos são melhores direcionados com a utilização de instrutores do próprio sistema”, afirma a superintendente.

Pesquisa mostra que 81,5% das escolas existentes no Brasil são mantidas pelo setor privado

// 113 horas de dedicação Com um quadro de pessoal bem vasto, são 110 mil funcionários em todo o país, o Banco do Brasil conseguiu não só disseminar a cultura entre seus empregados

Junho de 2011

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.