Política da Secretaria de Estado da Educação de Educação Escolar Indígena

Page 39

POLÍTICA DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

tarias Municipais de Educação, universidades, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras. Cabe lembrar que a Educação Escolar Indígena conta com a colaboração, parceria e articulação junto às demais instituições afetas aos interesses das populações indígenas.

Obs.: também poderão compor as reuniões de trabalho representantes indígenas que não sejam do quadro do magistério, considerando seu trabalho relevante junto à comunidade escolar indígena à qual pertence. Também poderão ser convidadas a participar dos encontros, tanto nas Regionais quanto na Secretaria de Estado da Educação (SED), outras instituições que venham a contribuir nos debates propostos em pauta como: Secre-

FUNCIONAMENTO tes que se fizerem necessários para contemplar o bom funcionamento do NEI/SED. Uma vez constituído o NEI/SED, as estruturas Regionais de Educação (GERED e COREF) que atendem às unidades escolares indígenas constituirão e organizarão os seus Núcleos, chamando a compor, além de representantes das escolas indígenas de sua circunscrição, outros servidores(as) de seu corpo técnico, além de demais instituições parceiras e atuantes nos territórios indígenas. É importante que estes espaços promovam, a partir de sua instituição, a articulação entre as Supervisões Escolares. Da mesma forma, o NEI deverá manter um grupo com encontros regulares para organizar formações, promover consulta junto aos representantes das escolas indígenas, elaborar materiais que subsidiem estas escolas, bem como acompanhar o seu funcionamento, e, sobretudo, atuando na garantia dos direitos indígenas referentes à criação de seus modelos próprios de pensar a educação e a escola.

Os encontros do Núcleo de Educação Indígena (NEI)/SED serão agendados com aviso prévio de 15 (quinze) dias, com local, forma de locomoção e pauta já definidos. As reuniões no NEI no órgão central ocorrerão duas vezes por ano, ou uma por semestre. Nas Gerências Regionais de Educação (GERED) e na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis (COREF), as reuniões ocorrerão de forma ordinária bimestralmente, com possibilidade de haver reuniões extraordinárias, nesse caso, com a presença obrigatória dos representantes indígenas. As demandas apresentadas, bem como os pontos de pauta para as reuniões do NEI/SED serão encaminhados a partir dos encontros regionais, podendo ser incluídas também outras demandas advindas da SED. As representações indígenas que compõem o NEI/SED serão importantes referências para suas comunidades, pois terão a responsabilidade de articular os temas, demandas e deba-

39

GOVERNO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.