Afolha Edição 349

Page 3

ALVORADA, 21 A 27 DE JUNHO DE 2012

3

PANORAMA ARTIGO

Por Célio Pezza

APOSENTADORIA E FUTEBOL No dia 5 de junho, a presidenta Dilma sancionou a Lei 12.663, conhecida como Lei Geral da Copa, entregando aos todos poderosos da FIFA o controle do Brasil durante a Copa do Mundo.

trabalharam a vida toda e não ganham este valor ou que nem conseguem se aposentar por inúmeros motivos. Quando o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, explicou que estes atletas nos deram muitas alegrias e agora terão condições para ter uma velhice decente, ele se esqueceu de todos os excluídos do sistema previdenciário, que não têm a mesma oportunidade de ter uma velhice decente simplesmente porque trabalharam a vida toda, mas não jogaram futebol nestas copas do mundo. Temos também que considerar que estes benefícios, por jurisprudência, deverão ser estendidos aos jogadores das copas de 1994 e 2002, quando estes alcançarem a idade da aposentadoria. É o cúmulo da falta de seriedade e justiça para com o povo brasileiro. Não que eu tenha algo contra os jogadores, mas acredito que, se algum órgão tivesse que proporcionar este tipo de premiação, os mais indicados seriam a Confederação Brasileira de Futebol ou a própria FIFA, mas nunca o governo brasileiro com dinheiro público. Enfim, este é o país do futebol, onde grandes políticos discutem futebol como um assunto de Estado e onde existe a famosa Lei de Gerson, que prega o conceito de "levar vantagem em tudo", tão comum nos casos de corrupção espalhados pelo país.

Nosso país não resolve seus problemas de corrupção mesmo que tenha sido filmada e comprovada, como é o caso do mensalão; aqui faltam escolas, saúde, segurança, saneamento básico, mas sobra dinheiro para estádios e outras obras não prioritárias. Perguntem para qualquer um dos milhares de necessitados, que andam pelas portas dos hospitais sem atendimento, se eles preferem estádios suntuosos ou leitos simples e um atendimento básico. Isto sem entrar no mérito dos superfaturamentos, que infelizmente, já fazem parte do nosso dia a dia. No artigo 37 desta Lei Geral da Copa existe mais uma lambança feita com nosso dinheiro. Este artigo concede a todos os jogadores titulares e reservas das seleções brasileiras campeãs das copas de 1958, 1962 e 1970 um prêmio em dinheiro de R$100.000,00 para cada jogador, pago de imediato, pelo Ministério do Esporte, e mais uma aposentadoria mensal especial no valor do teto máximo que, hoje, gira em torno de R$3.800,00, a ser paga pelo INSS. Caso algum jogador já tenha falecido, o benefício vai para seu sucessor. Isto é um tremendo tapa na cara de todos os brasileiros que

A FOLHA 16 ANOS

COMEMORAÇÃO

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

COMO HAVIAMOS ANUNCIADOS A PARTIR DESTA SEMANA, DURANTE QUATRO EDIÇOES, VAMOS TRAZER UMA SÉRIE DE CURIOSIDADES E ASSUNTOS DA CIDADE E DO JORNAL QUE FORAM NOTICIAS NESTES 16 ANOS DE CIRCULAÇÃO DE NOSSO PERIODICO. ENTÃO PARA COMEÇAR.

O famigerado aviso "Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela" (Art. 331 do Código Penal - Decreto Lei 2848/40), comum, principalmente, em órgãos que oferecem serviços da Saúde está com dias contados.

Pingou e Respingou...

Acesse: www.celiopezza.com

dos, é até hoje o único responsável pela nossa diagramação. Seu talento já mereceu elogios de parte de nossos leitores e anunciantes, e até dos concorrentes. O que nos deixa muito orgulhosos e nos dá a certeza de que acertamos na escolha.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

O nosso colunista RUBINHO escreve sua coluna desde a nossa primeira edição, e que o mesmo só deixou uma edição de fora, quando do falecimento de sua mãe. Rubinho é o nosso colunista N° 1, fato que foi motivo de uma justa homenagem especial na festa de 10 anos do jornal.

Que Everson Machado Kila, o Machado como é conhecido por to-

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Carlos Dias, o popular Carlinhos Fotografo, incansável e sempre disposto a fazer o melhor. Sua perda foi um grande choque não só para toda a nossa equipe como também pra sua legião de amigos desde os mais simples até as maiores autoridades da cidade. Seu talento era tão visível que ele chegou a ser titular de duas páginas do jornal, onde podia exercer aquilo que ele mais gostava de fazer,fotografar.

Devido a proximidade de mais um pleito municipal, vale destacar que também fizeram parte da nossa equipe de colaboradores o vereador Prof. Borba, que é pré-candidato a prefeito na eleição de 2012. Borba foi colunista antes de se eleger para o primeiro mandato de vereador em 1996. O ex-vereador PRETO foi outro grande colaborador do jornal e abrilhantou durante muito tempo as nossas páginas através de sua coluna de opinião.

Saudades, é isso que nos deixaram dois fantásticos colaboradores já falecidos. O saudoso vereador Mario Ferreira. Mario foi o grande incentivador quando da ideia de fundar o jornal, e seu apoio tanto moral e financeiro foram fundamentais e o alicerce para hoje estarmos comemorando os nossos 16 anos de fundação. Polêmico, audacioso, corajoso nas suas convicções e sem papas na língua suas colunas sempre causavam impacto quando publicadas.

FATO DA SEMANA...

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

CHARGE

... PRECISAMOS DE MAIS DIGNIDADE E RESPEITO A corrupção é um terrível flagelo para o país, pois consome os recursos públicos que são destinados à educação, saúde pública e segurança pública, e são desviados para outros fins. Eis a razão de muitos políticos estarem bem de vida, apresentando patrimônio incompatível com o que ganham como governador, senador, prefeito, deputado federal, deputado estadual, vereador etc. embora saibamos que não são todos. Mas a realidade atual é essa. Infelizmente.

ACORDA NAÇÃO BRASILEIRA ... Até quando seremos enganados ou até mesmo manipulados pelos poucos que chegam ao Poder Político em nosso Pais, na época de Eleições a história é sempre a mesma, fala-se de Saúde, Educação, Trabalho e muitas promessas, mas quando chegam lá, a memória dos privilegiados sofre um processo de amnésia, ou porque não dizer todas as falácias anteriores ficam no Limbo do esquecimento. E os anos se passam e a história vai se repetindo, e os mesmos vão se eternizando no Poder, até quando o Povo suportará, até quando teremos que receber em nossas residências um bombardeio de mentiras e falsas promessas, de uns poucos que só pensam em levar a melhor sempre independentemente do sofrimento da grande maioria.

A comissão de juristas que prepara o novo Código Penal propôs ao Senado, por maioria dos votos, a revogação do crime.

Vergonha!

Ética!

Esta semana o Brasil foi surpreendido com a imagem de Lula e Maluf dando as mãos, em aliança para prefeitura de São Paulo. A ética prevaleceu em Luiza Erondina, que abriu mão de concorrer a vice-prefeita por não concordar com o pacto.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.