aParte XXI - v. 4

Page 57

Sotigui Kouyaté dizia que “só conhecemos as pessoas da pessoa no encontro com outras pessoas. Naquilo que está fora de nós e que nos mostra quem podemos ser”. E ainda: “a inteligência, nos meus países, é medida a partir da quantidade de vezes que a pessoa sai de seu quintal. Quanto mais ela sai, achamos que mais inteligente fica. Está claro. A inteligência é medida pela troca com o outro. Por uma porta fechada nada passa. Por uma porta aberta tudo pode entrar e sair.” Uma das primeiras pessoas que Sotigui conheceu ao começar a viver em Paris era psicanalista. Quando ela disse a ele sua profissão, Sotigui perguntou o que faz um psicanalista. A moça contou-lhe que uma ou mais vezes por semana as pessoas pagavam para que ela os atendesse e explicou sua ação profissional, ao que ele respondeu sem nenhuma ironia, pois estava realmente descobrindo um novo mundo: “ah, aqui vocês pagam pra se escutar. E é só por uma ou duas horas por semana? Lá de onde eu venho, não. A gente se escuta o tempo todo.”

Isso acho que Freud não explicou. 6. Para onde vai esse teatro? Não sei. Mas certamente está na perseguição de alguma escuta e de alguma proximidade com as coisas. Na Cena 2 do Terceiro Ato de Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, em uma sala do castelo, Hamlet aconselha a dois ou três atores: Hamlet: Repeti o trecho, por favor, como eu o pronunciei, com naturalidade; mas se o dizeis afetadamente, como muitos atores fazem, admito até que o pregoeiro público vá bradar pelas ruas as minhas linhas. Não gesticuleis, tampouco, assim, serrando o ar com as mãos; usai de moderação, pois na própria torrente, tempestade ou direi mesmo torvelinho da paixão, deveis adquirir e empregar um controle que lhe dê alguma medida. Oh, ofende-me até a alma ouvir rasgar uma paixão em farrapos, em verdadeiros molambos, e ferir os ouvidos da plateia que, na maior parte, não é capaz senão de apreciar pantomimas e barulho. Eu mandaria chicotear tal camarada [...].

57

Juliana Jardim

Pensar a Desdramatização a partir de uma Aliança

Tive uma das minhas maiores surpresas, que sempre pede muito silêncio ao ser lembrada, no dia em que Sotigui me esclareceu dúvidas que eu tinha sobre ele ter duas mães. Eu via, em Uagadugu em 2003, que a mãe que ele chamava de mãe não era sua mãe de sangue. E outras velhas que conhecemos de sua família eram chamadas “tias”, “primas” e não “mães”. Ele me contou que lá todos têm duas mães. A mãe que o pariu morrera. E aquela que eu conhecera era também sua mãe. Perguntei: “Madrinha”? Ele disse: “Madrinha não. Mãe. Mãe mesmo”. E me explicou que quando se nasce, a família escolhe outra mãe que é considerada realmente mãe, tanto quanto a que te pariu. “Essa mãe”, disse ele, “é escolhida pra te proteger da sua mãe, porque sua mãe pode te fazer mal”. Fiquei a pensar como esse modo de existir pode tornar a vida mais leve.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.