PLANO DE MARKETING ESTRATÉGICO PARA O TURISMO DO ALGARVE 2015-2018

Page 14

Caracterização do Algarve Em termos de oferta e de acordo com o INE, o Algarve assegurava em 2013 cerca de 21,2% dos estabelecimentos hoteleiros classificados do país, 31,5% da capacidade de alojamento (quartos) e 35,8% em camas. A região ocupa o primeiro lugar, no ano de 2013, em termos de proveitos, com 31,8% do total de proveitos por aposento e 31,1% do total dos proveitos globais. O Algarve apresenta nos seus estabelecimentos de alojamento classificado um Índice de Amplitude Sazonal de 4,6 (hóspedes) e 5,9 (dormidas), o que significa que por cada dormida nos três meses de menor procura são registados 4,6 hóspedes e 5,9 dormidas nos 3 meses de maior procura, demonstrativo da sazonalidade turística global da atividade no destino.

Quando avaliado este mesmo indicador em termos dos passageiros processados no Aeroporto de Faro verificamos que o Índice de Amplitude Sazonal foi em 2013 de 4,8, valor muito semelhante ao dos hóspedes. Relativamente à taxa de sazonalidade verifica-se que, no ano de 2013, esta foi de 46,7% nas dormidas em estabelecimentos de alojamento classificado, de 43,0% ao nível dos hóspedes e de 41,6% nos passageiros processados no Aeroporto de Faro. Através desta taxa relacionamos os três indicadores em análise nos meses de maior procura com os correspondentes totais para todo o ano. A taxa de sazonalidade permite assim obter uma medida da intensidade da sazonalidade por referência ao fluxo de procura anual.

PLANO DE MARKETING ESTRATÉGICO Diagnóstico da atividade turística da região

14


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.