Guia do Património Cultural do Algarve

Page 48

92

faro

Igreja Matriz de São Pedro Construída na segunda metade do século XVI, a Igreja de São Pedro possui um interessante pórtico de estilo renascentista, emoldurado por dois pares de colunas jónicas, e um nicho concheado ladeado por pilastras com a imagem de São Pedro no interior. Trata-se de uma igreja de três naves e cabeceira composta por capela-mor e duas capelas laterais abobadadas. A capela-mor tem um retábulo da década de 80 do século XVII, provavelmente um dos primeiros exemplares do Barroco no Algarve. O destaque vai contudo para a Capela do Santíssimo, que apresenta um magnífico retábulo barroco do período joanino e onde é possível apreciar um esplêndido relevo da última ceia. Importante é também a pintura da descida da cruz situada na sacristia, da autoria de Diogo Teixeira, considerada como o melhor exemplo da pintura maneirista no Algarve. Merecem ainda referência a Capela de Nossa Senhora da Vitória, que possui um interessante retábulo rococó, os azulejos da Capela das Almas e o conjunto de esculturas dos séculos XVII e XVIII que preenchem os diversos altares da igreja. Classificada Imóvel de Interesse Público Aberta ao público Horário: das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h00 Contacto: Tel. 289 805 473 (Paróquia de S. Pedro)

faro

Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo A construção desta igreja começou em 1713 e ficou concluída em 1719. O projecto inicial coube a um arquitecto carmelita e seguiu o estilo da arquitectura chã. Após o terramoto de 1755 sofreu uma remodelação que incluiu a reconstrução da fachada e da capela-mor segundo o estilo tardo-barroco. Na ornamentação interior da igreja, o destaque vai indiscutivelmente para os altares de talha dourada. Alusão especial ao retábulo da capela-mor, por ser uma verdadeira obra-prima executada pelo mestre Manuel Martins em 1736-37, tendo sido o primeiro exemplar do estilo joanino no Algarve. Os restantes retábulos são igualmente do século XVIII, demarcando-se o da Capela de São José, que constitui um bom exemplo da talha rococó no Algarve.

As imagens dos diversos altares da igreja, quase todas da autoria dos mestres responsáveis pelos altares, também não passam despercebidas. Sobressaem aqui, pela sua excelente qualidade, as imagens de Santa Teresa de Ávila (retábulo de Santa Teresa) e de São José (retábulo de São José). Igualmente interessante é o órgão barroco visível no coro alto, peça recentemente restaurada. Por fim, merece referência a Capela dos Ossos. Situada no quintal anexo à igreja, constitui um motivo de interesse para muitos turistas que visitam a cidade. Classificada Imóvel de Interesse Público Aberta ao público (entrada paga) Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às17h00 Contacto: Tel. 289 824 490

93


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.