
3 minute read
5.4. Ophtalvit-A Chelonia
Este camaleão da Namíbia (Chamaeleo namaquensis) tem a capacidade de beber gotas de orvalho da superfície do seu corpo.
Sabia que
Advertisement
nos desertos ocorrem grandes flutuações de temperatura ao longo do dia? Essa diferença pode chegar a mais de 40°C, quando durante o dia o sol aquece o ar acima do solo a temperaturas em torno de 50°C, e à noite cai quase a zero. Isso é devido à baixa humidade e praticamente nenhuma água neste ambiente, que emite calor mais lentamente do que rocha ou areia. A única chance de os animais reporem água são as gotas do orvalho da manhã, formadas pela condensação da humidade acumulada no deserto à noite. Os animais que vivem ali são mais ativos no início da manhã e no final da tarde.
Ophtalvit-A Chelonia, um bálsamo de lavanda e eufrásia desenvolvido para o cuidado da pele e dos olhos de répteis, é um produto inovador da marca Tropical que utiliza as propriedades bem documentadas de duas plantas medicinais: a eufrásia e a lavanda de folhas estreitas. A pequena eufrásia é um tesouro de valiosas substâncias biologicamente ativas. Inclui, entre outros, ácidos fenólicos, taninos e aucubina. As suas substâncias ativas possuem propriedades antiinflamatórias e bacteriostáticas, além de selar os vasos sanguíneos, evitando sangramento retiniano. A eufrásia foi usada na medicina popular desde

os primórdios da história e hoje esta erva é um ingrediente de muitos cosméticos e produtos médicos destinados ao cuidado de olhos com vários problemas. As substâncias ativas da lavanda, por outro lado, têm efeito antiinflamatório e também aceleram a regeneração da epiderme. A combinação de extratos dessas duas plantas em Ophtalvit-A Chelonia resultou num bálsamo de alta qualidade para o cuidado dos olhos de répteis, especialmente quando as suas estruturas delicadas são irritadas por poeira, areia ou correntes de ar. O Ophtalvit-A Chelonia também é usado no cuidado de abrações e feridas.

As tartarugas de pescoço estriado da china (Mauremys sinensis), apesar de ser um grande nadador, adora tomar sol. Isso deve ser levado em consideração ao organizar a parte do terra.

Sabia que
algumas plantas crescem sem solo? O seu sistema radicular foi regredido ou modificado de outra forma, permitindo-lhes crescer bem acima da superfície da terra em climas húmidos, crescendo em outras plantas, como arbustos e árvores. Não são parasitas, porque são capazes de se alimentar por meio da fotossíntese. Obtêm água do ar húmido ou da chuva, e compostos de nitrogénio também são obtidos do ar e detritos, invertebrados mortos ou excrementos. As epífitas, como é chamado este grupo de plantas, são perfeitas para decorar um terrário tropical. Os mais populares são tillandsias e muitas espécies de samambaias e orquídeas. Uma dessas orquídeas epífitas é a famosa baunilha – Vanilla planifolia.


A maioria das bromélias são plantas epífitas que crescem em outras plantas. O seu sistema radicular está mal ou muito mal desenvolvido. A água da chuva acumula-se nas rosetas, nas depressões, na base das folhas, que então armazenam. Muitos desses micro-reservatórios de plantas são usados por anfíbios para reproduzir.


Se tiver dúvidas sobre alimentação e cuidados de répteis, entre em contato com nosso especialista em: tropical@tropical.pl
Morada da sua loja:
TROPICAL Tadeusz Ogrodnik ul. Opolska 25, PL 41-500 Chorzów www.tropical.pl