2 minute read

4.6. Alimentos naturais para répteis

Muitas vezes, um grande problema na alimentação de répteis carnívoros é a disponibilidade limitada de alimentos para animais (vivos ou congelados). Em tal situação, é essencial ter em casa um alimento conveniente para armazenar e fácil de dosear que foi obtido por secagem ou liofilização de animais para alimentação.

NOME COMPOSIÇÃO PROPRIEDADES

Advertisement

Dried Fish

peixe seco – valor nutricional do peixe fresco – sabor fantástico

Crickets

grilos secos (Acheta domesticus) – valor nutricional dos insetos frescos – a quitina regula a digestão

MealWorms

larvas secas do bicho-de-farinha (Tenebrio molitor) – alimento natural com alto teor energético para répteis – uma fonte de proteína facilmente digerível

FD BloodWorms larvas liofilizadas de Chironomus

River Shrimps camarões de rio secos

Gammarus camarões de água doce secos – valor nutricional das larvas frescas de Chironomus – uma fonte de proteína facilmente digerível – alimentos livres de patógenos (a liofilização destrói patógenos perigosos)

– valor nutricional dos camarões frescos – sabor fantástico – a quitina regula a digestão

– alimento natural para répteis – uma fonte de micro e macroelementos – a quitina regula a digestão – o beta-caroteno tem um efeito positivo no sistema imunológico e em muitos processos fisiológicos em animais

Sabia que

o sexo da grande maioria das espécies de répteis é determinado por fatores externos, como a temperatura? Se um ovo choca macho ou fêmea não depende do genótipo do animal e do conjunto de cromossomos que ele recebeu por fertilização dos seus pais, mas da faixa de temperatura em que o ovo se desenvolve. Existem mecanismos com um ponto limite (onde um sexo é formado numa faixa extrema de temperatura e o outro na outra faixa) e dois pontos limite (onde nas duas faixas extremas, a inferior e a superior, nasce um sexo, e os valores intermediários entre eles determinam o sexo oposto).

A lagartixa Tokay (Gekko gecko) é uma das espécies mais populares de lagartixas, embora devido ao seu temperamento "quente" não deva ser recomendado para iniciantes.

O varano-de-Salvadori (Varanus salvadorii) às vezes também é chamado dragão crocodilo por causa de seus dentes grandes e afiados.

Sabia que

o Phrynosoma cornutum que vive no meio do deserto é um lagarto que pode esguichar sangue pelo canto do olho para assustar e cegar temporariamente o predador? Existem 17 espécies no género Phrynosoma, mas nem todos têm essa estratégia defensiva. A grande maioria da sua dieta são formigas, o que é uma das dificuldades na criação de terrários. A Phrynosoma pode comer até várias centenas deles por dia. Além disso, esses répteis têm a capacidade de coletar orvalho no seus corpos espinhosos, cujas gotas fluem por uma rede de sulcos e cavidades entre as escamas diretamente para a boca do lagarto.

Jacaré-paguá (Paleosuchus palpebrosus).

Lagarto-de-chifre-do-Texas (Phrynosoma cornutum).

This article is from: