Tribuna 55

Page 3

Belém, 2 a 8 de outubro de 2010

A CIDADE

3

SERVIÇO APURAÇÃO VOTO EM TRÂNSITO PONTOS DE TRANSMISSÃO SERÁ EM SETE SEÇÕES VÃO AUMENTAR NO ESTADO Até 15 de agosto, último dia de solicitação do Voto em Trânsito, sete seções foram criadas para atender a modalidade. Em Belém, no 1º turno, 2.751 pessoas devem votar. Já no 2º, a estimativa é de 2.539 eleitores,

LEIA RÁPIDO

TRE VAI USAR 16 MIL URNAS ELETRÔNICAS NO ESTADO As urnas eletrônicas foram encaminhadas para o interior em agosto. No total, 16 mil urnas (modelo 2009) seguiram para as diversas regiões do estado. Na capital, serão utilizados 3.400 equipamentos de votação, modelo 2004.

A GOVERNADORA ANA JÚLIA CAREPA VAI VOTAR ÀS 11 HORAS NA ESCOLA JOSÉ VERÍSSIMO, QUE FICA NA RUA PRESIDENTE PERNANBUCO, ENTRE CONSELHEIRO FURTADO E TAMOIOS.

somando um total de 5.289, que representam 3,36 % do total de requisições. O voto em trânsito só vale para quem estiver nas capitais brasileiras. Caso a pessoa esteja em outro município, terá que justificar o voto.

Nas últimas eleições de 2008, o TRE do Pará tinha 275 no interior. Este ano, saltou para 357. Somente na capital, os técnicos do Tribunal atuarão em 57 pontos, a maioria escolas, utilizando

para isso as chamadas infovias. Metrobel, Ipconect e Navega Pará (parceria Seduc) são meios de comunicação entre os pontos de transmissão e a sede do TRE. Na Região Metropolitana de Belém,

são 85 os pontos de transmissão de dados. A transmissão das informações das urnas no interior ficará sob a responsabilidade de técnicos contratados, temporariamente.

TRIBUNAL NÃO USARÁ MOTO NO TRANSPORTE

CAPANEMA ESTREIA SISTEMA DE BIOMÉTRIA

Se em 2008, nas últimas eleições municipais, em Belém, os disquetes chegaram ao Hangar por meio de serviço de motoqueiros, este ano foi investido em tecnologia, e os dados das votações em toda a Região Metropolitana de Belém chegarão de maneira rápida e segura, via internet, através de uma Rede Virtual Privada criada pelo TRE para interligar 86 locais de votação ao Tribunal. Em 57 escolas da rede estadual de ensino de Belém e Ananindeua, os computadores das próprias escolas serão utilizados, graças a uma solução baseada em pen drive criada pelos TREs do Pará e Tocantins, que permite a transmissão segura de qualquer computador ligado à Internet, sem que seja gravada qualquer informação no computador. No interior, o TRE aumentou a quantidade de pontos de transmissão e os votos chegarão via satélite de 385 pontos localizados em áreas distantes do cartório eleitoral em até 48 horas, dando mais agilidade à apuração.

Em Capanema, cidade em que ocorrerá a votação biométrica dentre as 60 em todo o país, o TRE fez o recadastramento dos 41.894 eleitores daquela cidade. Um total de 189 urnas será administrado pela 25ª zona eleitoral em 54 locais de votação. São 179 seções eleitorais em Capanema. O sistema biométrico é considerado um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral brasileira. A tecnologia já foi utilizada nas eleições de 2008. Antes das próximas eleições, a urna eletrônica com leitor biométrico foi testada nos municípios de Colorado do Oeste (RO), Fátima do Sul (MS) e São João Batista (SC). Com o recadastramento para identificação biométrica, o Brasil vai criar um dos mais avançados e precisos bancos de dados sobre eleitores do mundo. O sistema fará o país ter não só a votação mais informatizada, como também a mais segura.

SEÇÕES ESPECIAIS SERÃO 33 NA CAPITAL O Tribunal programou a instalação de 596 locais de votação em todo estado, 33 somente na capital, para portadores de necessidades especiais, atendendo à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Nº 21.0008/2002, o. A maioria está localizada em escolas. Contudo, são seções eleitorais onde vota qualquer eleitor, mas possui recurso físico para melhor deslocamento, maior acessibilidade e comodidade do cidadão.

TÉCNICO DO TRE FAZ A ÚLTIMA REVISÃO DE URNA ELETRÔNICA

DOMINGO É DIA DE EXERCER A CIDADANIA No próximo domingo, 3, como um órgão revisor das os eleitores vão às urnas votar decisões da Câmara dos Depara presidente da República, putados. governador do Estado, depuNo Pará, a eleição define a tado federal e estadual e dois relação de 41 deputados estasenadores. duais, dois senadores da ReMuitas pessoas acreditam pública, 17 deputados federais estar fazendo uma boa opção e ainda o governador e vice. para o País, mas na verdade Espera-se uma renovação nem sabem qual a real função de apenas 30% na Assembleia de cada cargo político. Saiba Legislativa. A mudança aguaragora o que o seu dada entre os recandidato ao Se- O eleitor precisa presentantes na nado pode e deve avaliar bem os Câmara Federal fazer pelo Estacandidatos e deve ser em torno do. de 20%. Ao lado da Câ- fazer a escolha O Pa rá posmara dos Depucom base em sui hoje apenas tados, o Senado Mário propostas e no oC osenador compõe o Conu t o ( P S DB) chamado voto com mandato até gresso Nacional, formando o Po201 4 . Fer n a nconsciente der Legislativo. do Flexa Ribeiro Cada Estado tem direito a três (PSDB) e José Nery, que assusenadores, com mandato de 8 miram as suplências de Ducioanos cada, responsáveis por mar Costa (PTB) e Ana Júlia elaborar leis, discutir e votar Carepa (PT), respectivamente, projetos de lei de iniciativa do concluem a representação em Presidente da República e dos janeiro de 2011. tribunais superiores. O melhor conselho ainda é O Senado Federal funciona pelo voto consciente.

PRESOS PROVISÓRIOS VOTARÃO EM MARITUBA Esta será a primeira vez que presos provisórios irão participar de eleições, de acordo com a Resolução 23.219/2010. A medida foi viabilizada por meio de uma celebração entre a Corregedoria Regional Eleitoral com a Superintendência do Sistema Penal e a Delegacia Geral. Em março deste ano, o contingente de presos provisórios era de 4.500 em todo o estado, mas pelo levantamento feito em conjunto pelo Tribunal e Susipe, somente 53 presos provisórios tiveram interesse em votar e para eles foram providenciados documentos de identidade e título eleitoral. A única seção será instalada na Penitenciária de Marituba 2.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.