Edição número 1897 - 14 de novembro de 2013

Page 11

TRIBUNAINDEPENDENTE

AÍLTON VILLANOVA ailton.villanova@gmail.com

MACEIÓ - QUINTA-FEIRA, 14 DE NOVEMBRO DE 2013

CIDADES

11

Presídio de Maceió tem mais vagas que detentos Unidade de segurança máxima é uma das poucas de Alagoas sem superlotação

U

Promoção muito especial

M

uito antes de ingressar no seminário arquidiocesano, o padre Ezechias Rigoleto já possuía o espírito ecumênico. Para ele, nunca existiu esse papo de diferença entre religões. Afinal, todas elas - exageros, radicalismos e frescuras à parte -, levam à Deus. Bem dizer, o velho sacerdote tinha tudo para ser santo (e por que não? Não estão querendo canonizar um advogado?). Seu melhor amigo era, justamente, o rabino Moses, seu vizinho, por sinal. Um dia, padre Ezechias recebeu um chamado para ministrar uma extrema-unção na zona rural, e como não podia deixar o confessionário vazio, apelou para a compreensão e colaboração do amigo, no sentido de que ele lhe quebrasse o galho, ficando no seu lugar, até que retornasse: - Moses, você também é um sacerdote do mesmo Deus que o meu e acredito que não haverá problema algum. - Mas eu nunca ouví uma confissão católica, Ezechias! - Não tem problema, meu caro. Eu ensino como proceder. Basta só você ficar ao meu lado, reparando como eu faço.... O rabino sentou-se de banda do padre e ficou observando atentamente, enquanto este tomava as confissões. Chegou lá uma madame, com carinha de santa: - Padre, eu cometi adultério? - Quantas vezes? - Três, padre. - Reze duas ave-marias, coloque cinco cruzeiros (a moeda da época) na caixa de coleta e não peque mais. Agora, vá! Mais duas ou três confissões e o rabino declarou-se capaz de substituir o padre. Alguns momentos depois, entra uma madame toda cheirosa e reboculosa. - Padre, eu cometi adultério! - confidenciou ela ao rabino. - Quantas vezes, filha? - Só uma vez, padre! - Então, volte lá e faça mais duas vezes, porque esta semana estamos com uma promoção especial, de três adultérios por cinco cruzeiros!

Completamente desentendido

No finado Bar do Xará, dois dos seus maiores habituês bebiam numa mesa de canto. E tome papo! Em dado momento, um deles perguntou pro outro: - Ô Beroraldo, você poderia me informar, por acaso, como é feita a bomba atômica? Beroaldo respondeu com outra indagação: - Osquépio, por acaso você sabe por que o cocô do cabrito é feito daquelas bolinhas? - Isso eu não sei. - Tá vendo? Ô cara, se você num entende de merda, como é que quer entender de bomba atômica?

ma inspeção ao Presídio de Segurança Máxima da capital foi realizada ontem pelo juiz José Braga Neto, coordenador do mutirão carcerário em Alagoas, e autoridades do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lideradas pelo juiz Reno Viana. A unidade recebe presos que têm a integridade física ameaçada em outras penitenciárias, ou tiveram mal comportamento. A realidade do presídio é distinta da maioria das unidades alagoanas: lá não há superlotação. Com capacidade para 192 homens, o local abriga atualmente 147 presos. A reclamação dos detentos, porém, é em relação à alimentação, considerada insuficiente. Reno Viana informou aos reeducandos a finalidade da inspeção e do mutirão carcerário como um todo, dando oportunidade para que os presidiários se manifestassem. Muitos reclamaram da qualidade e da quantidade de alimento fornecida. Segundo Braga Neto, diferente de outras unidades, no Presídio de Segurança Máxima não é permitida a entrada de comida levada por parentes. Portanto, a alimentação providenciada pela administração penitenciária precisa suprir todas as necessidades dos detentos. Braga Neto assegurou que se a situação não for resolvida, liberará a

ASCOM / TJ

Presos reclamam da alimentação insuficiente e da demora do andamento de processos e julgamentos

entrada de alimentos dos familiares. Sobre as alegações dos presos relativas à demora no andamento dos processos e dos julgamentos, Reno Viana afirmou que as reclamações estão ligadas ao motivo pelo qual o CNJ convocou o mutirão em Alagoas, que é a quantidade de presos provisórios. “Realmente há necessidade de que esses casos sejam reanalisados”. Viana garantiu que, com o mutirão, a progressão de regime ou a liberdade provisória será concedida a todos que tiverem direito aos be-

Matadouro em Capela é interditado Acordo judicial previa regularização do local, mas prefeitura descumpriu DIVULGAÇÃO

Depois de uma bruta farra lá pras bandas de Rio Largo, o distinto Conislândio Abreu resolveu voltar pra casa guiando o seu próprio carango, apesar de encontrar-se pra lá de biritado. No meio do caminho, foi parado por um guarda, que montava numa moto: - Ei, rapaz! Peraí! Pra onde vai com tanta pressa? Não viu o semáforo fechado? - O semáforo eu ví, seu guarda. O que não ví foi o senhor!

Infração na área

Flamenguista fanático, o Lucibaldo comemorou adoidado a vitória do rubronegro sobre um dos seus mais tradicionais adversários, o Vasco da Gama, numa partida válida pelo campeonato carioca. Essa comemoração ocorreu num bar do Leblon, bairro famoso do Rio, onde, além do Lucibaldo, havia pelo menos uns trinta torcedores do time da Gávea. Lucibaldo chegou em casa biritadão. Mal estacionou o carro na garagem eis que saltou o filho mais novo, o Juninho, que, de olho arregalado e venta acesa, avisou: - Paínho, a maínha caiu lá na área! E Lucibaldo: - Caiu na área? Então é pênalte, meu filho!

Um socorro para a sogra

Um patrão muito legal!

Meio cabreiro, o Leospenildo entrou no gabinete do patrão, e falou: - Doutor Fedegoso, eu gostaria que o senhor me liberasse amanhã... - Por quê, posso saber? - indagou o patrão. - É que minha mulher quer que eu vá buscar a mãe dela, no Recife, pra passar o fim de semana lá em casa. E o patrão: - Não dá. Tem muita coisa pra fazer aqui e eu não vou poder liberá-lo, de jeito nenhum! Leospenildo deu um pulo de alegria: - Obrigador, doutor! Eu sabia que podia contar com o senhor!

Sono sensível demais!

O cara entrou no consultório do médico Euclísio Conceição ostentando olheiras profundas: - Doutor, eu não estou conseguindo dormir! Basta o gato passar pelo corredor que eu me acordo! O médico abriu a gaveta do birô, tirou uma caixa de remédio, deu pro Euclisio e disse: - Leve isto aqui e ponha três gotas no leite. - Bebo o leite antes de dormir, doutor? - Não, não. Esse remédio é para você por no leite do gato.

bem diferente da situação vivida na Suécia, Europa, onde o número de prisioneiros nas cadeias diminuiu tanto que os políticos do país decidiram fechar pelo menos quatro prisões e um centro de detenção preventiva. A informação foi publicada esta semana no jornal britânico The Guardian. Entre 2001 e 2012, houve uma queda de 6% nos números de pessoas detidas. As autoridades locais acreditam que o bom índice tenha sido alcançado com uma exitosa campanha de reabilitação de presos.

INSALUBRIDADE

Infrator muito sincero

Na oficina do Zezildo Avelino o telefone tocou, ele largou o que estava fazendo e correu para atender: - Alorrr? Do outro lado da linha, uma voz aflita falou: - Amigão, por favor me ajude! Minha sogra está querendo saltar, pela janela, do oitavo andar! E o Avelino: - Enganou-se de número, meu chapa. Aqui é da carpintaria! - Eu sei. É que a janela está emperrada... não quer abrir!

nefícios. O mutirão carcerário, promovido pelo CNJ em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, começou em quatro de novembro e segue até o dia seis de dezembro. Ao final, será elaborado um relatório, que guiará o CNJ para que sejam feitas recomendações ao Executivo e ao Judiciário acerca do sistema penitenciário. SUÉCIA Se no Presídio de Segurança Máxima há vagas sobrando, nas demais unidades prisionais de Alagoas há superlotação. A realidade é

Abate era realizado no chão e funcionários não usavam EPIs

Após pedido de fiscalização do Ministério Público do Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE) de Alagoas interditou o matadouro municipal de Capela, na última semana, por apresentar irregularidades que colocam em risco a segurança e a saúde do trabalhador. Segundo o auditor fiscal do Trabalho, Gilberto Vasconcelos, o abate era feito no chão, os empregados não usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como botas e luvas, as instalações sanitárias estavam em péssimo estado de conservação e o piso era escorregadio. O Ministério Público do Trabalho já havia ajuizado ação civil pública para adequação das condições de trabalho e o combate ao trabalho de crianças e adolescentes no local. Em setembro de 2012, o município firmou acordo judicial, comprometendo-se a regularizar a situação,

mas como foi comprovado na fiscalização, o acordo foi descumprido. De acordo com o procurador do Trabalho Matheus Gama Correia, o município de Capela teve várias oportunidades de apresentar soluções para os problemas graves existentes no matadouro. “Na última das audiências, inclusive, como em outras tantas, o prefeito do Município não se fez presente, sem apresentar justificativas para tanto”, acrescentou. O MPT agora requer o pagamento de multa pelo município e pelo prefeito, que são os responsáveis solidários, no valor de R$ 8.400 por cláusula do acordo que foi descumprida. Os valores serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou a entidades locais que atuem na proteção dos direitos difusos e coletivos dos trabalhadores, revertendo para a própria comunidade.

FORÇA-TAREFA

Pilar tem novo delegado após reunião O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, anunciou ontem que o novo delegado de Pilar será Manoel Wanderley, em substituição ao delegado Renivaldo Batista. A mudança faz parte do plano elaborado para implementar ações de combate à criminalidade na cidade. Outra decisão do delegado-geral determinou, em portaria publicada ontem, no Diário Oficial do Estado, que os crimes de homicídio

ocorridos na cidade serão investigados pela Delegacia de Homicídios da Capital. A medida já havia sido anunciada por Cerqueira, na reunião da última segunda-feira, que aconteceu no Fórum do Pilar e contou também com as presenças do juiz local, Sandro Augusto, do promotor Jorge Dória, do comandante da PM, coronel Dimas Cavalcante, e outras autoridades. Um plano articulado en-

tre as polícias Civil e Militar, Ministério Público Estadual e o Poder Judiciário, para combater a violência no Pilar, foi definido durante reunião. O delegado Paulo Cerqueira anunciou também que o Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana será deslocado para a cidade como forma de efetivar as ações de repressão à criminalidade no local. Além disso, equipes do

Tático Integrado de Grupamentos de Resgates Especiais e da Asfixia, realizarão trabalho preventivo na região. O Núcleo de Inteligência da Polícia Civil já começou a trabalhar no município. A Divisão Especial de Investigação e Capturas também faz parte do plano montado, que terá ainda a participação do Grupo Especial de Apoio a Investigações para a agilização dos inquéritos policiais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.