6 minute read

Mundo deve se preparar para surto mais

mortal do que a Covid-19, alerta chefe da OMS

sadores de doenças, a partir da análise do código genético de vírus, bactérias e outros microrganismos. O objetivo é compreender melhor características das infecções, como sintomas, transmissão e riscos para a saúde.

Advertisement

De acordo com a OMS, cientistas e especialistas de saúde pública poderão identificar e rastrear as doenças com base nas informações. A partir disso, a ideia é prevenir e responder a surtos como parte de um sistema mais abrangente de vigilância, além de desenvolver tratamentos e vacinas.

NO RIOCENTRO, MOTOS E ROCK NO 11º SALÃO MOTO BRASIL

OMS lançou rede global para detectar e prevenir ameaças de infecções

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma rede global para prevenir doenças. A Rede Internacional de Vigilância de Patógeno tem como objetivo melhorar sistemas de coleta de amostras, usando dados que possam contribuir para políticas públicas, facilitar o processo de decisão por gestores, além de compartilhar informações de maneira mais ampla entre a comuni- dade científica. A iniciativa foi anunciada no sábado (20), às vésperas da 76ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), que vai até 30 de maio. Em discurso no evento na segunda-feira (22), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, destacou a importância da preparação pelos países para novas emergências sanitárias.

“Permanece a ameaça do surgimento de outra variante que causa novos surtos de doenças e mortes. E a ameaça de outro patógeno emergente com potencial ainda mais mortal permanece. E as pandemias estão longe de ser a única ameaça que enfrentamos. Em um mundo de crises sobrepostas e convergentes, uma arquitetura eficaz para preparação e resposta a emergências de saúde deve abordar emergências de todos os tipos”, afirmou Adhanom.

Rastreio de doenças

A nova rede utiliza como base de dados informações genômicas de agentes cau-

Com a operacionalização da rede, a OMS destaca que os países poderão detectar e responder a ameaças de doenças antes que elas se tornem epidemias ou pandemias.

“O objetivo dessa nova rede é ambicioso, mas também pode desempenhar um papel vital na segurança da saúde: dar a todos os países acesso ao sequenciamento e análise genômica de patógenos como parte de seu sistema de saúde pública”, disse o diretor-geral da OMS. Fonte: CNN

Brasil investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos

Ministério da Saúde destaca que não foram confirmadas infecções humanas pelo vírus influenza H5N1 no país até o momento

O Brasil investiga quatro casos suspeitos de gripe aviária em humanos, de moradores do Espírito Santo, de acordo com o Ministério da Saúde. Outros 38 exames realizados em pessoas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro que tiveram contato com aves doentes apresentaram resultado negativo para o vírus influenza H5N1.

O ministério monitora os casos registrados em aves silvestres no país, notificados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e destaca que não foram confirmados casos em humanos até o momento.

No Espírito Santo, os resultados negativos abrangem 33 amostras de funcio- nários do Parque Fazendinha, onde uma das aves foi encontrada, e outro de uma servidora do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM). Outros quatro exames de moradores do norte do Rio de Janeiro deram negativos. A transmissão do vírus da gripe aviária acontece por meio do contato com aves doentes, vivas ou mortas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que, pelo que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada.

Emergência Na segunda-feira (22), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido aos casos em aves. A medi- da vale por 180 dias e tem objetivo de evitar que o contágio afete a produção de aves de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana.

“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, disse Fávaro. Como funciona a vigilância Quando o Ministério da Agricultura é notificado sobre um caso provável da doença em aves pelo ser- viço veterinário oficial, são iniciadas ações de vigilância epidemiológica na região pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde, coordenadas pelo Ministério da Saúde.

Além das coordenações de vigilância epidemiológica, os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) presentes em todos os estados atuam na busca ativa para identificação e monitoramento das pessoas que tiveram contato com as aves, para garantir que elas sejam testadas, monitoradas e isoladas, em caso de desenvolverem sintomas gripais, de acordo com o Ministério da Saúde.

As amostras coletadas são analisadas pelo Laboratório Centrais de Saúde Pública (LACENs) e depois enviadas para confirmação do resultado pelos laboratórios de referência e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Fonte: CNN

Centro de Monitoramento de Búzios identifica veículo clonado em Manguinhos

Na terça-feira (23), a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Armação dos Búzios, por meio do Centro de Monitoramento, identificou um veículo Fiat/ Palio, cor: preta, ano: 2015 clonado, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, no bairro de Manguinhos.

Imediatamente, o coordenador do PROEIS e do Centro de Monitoramento, Sub Ten Wedson Cedro, realizou uma operação conjunta com a 125ª DP, e obteve êxito em abordar o veículo descrito. O condutor/acusado permaneceu preso e responderá pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, inclusive clonagem de veículo. O carro foi apreendido.

As imagens do Centro de Monitoramento de Búzios têm contribuído de forma ím- par no planejamento tático de operações entre os agentes de Segurança Públicas do município.

A Prefeitura de Búzios, pensando na segurança da população, investe em tecnologia avançada para garantir o bom desempenho e eficiência das equipes dos órgãos de Segurança Pública do município.

O Riocentro, na Zona Oeste do Rio, volta a receber no fim de semana um dos maiores festivais da América Latina para quem é fã das duas rodas, do rock n’roll e de esportes radicais. O Salão Moto Brasil, que recebeu mais de 80 mil visitantes no ano passado, começa nesta sexta-feira e vai até domingo com várias atrações. Durante os três dias, o público poderá conhecer os novos lançamentos dos grandes fabricantes de motocicletas, ver shows de manobras e de rock n’roll.

O 11º Moto Brasil Experience 2023 terá o Globo da Morte e uma área com os principais estúdios de tatuagem cariocas. O público, de todas as idades, terá espaço para recreação das crianças; área de artesãos; food trucks; várias tendas de acessórios e vários shows de rock. A banda Faixa Etária, uma das preferidas pelos roqueiros e motociclistas, se apresenta no sábado, às 20h30m.

Os visitantes poderão circular pelo Riocentro com seus cães de estimação e ainda conferir produtos e informações sobre adoção no já tradicional Espaço Entre Pegadas. E evento também terá a grande final da 7ª edição do Bike & Art Moto Brasil, o principal concurso de customização de motos do país. Onze fabricantes de motos confirmaram presença no Salão, entre eles a Honda, Harley-Davidson, BMW, Kawasaki, Yamaha e Triumph. Uma das atrações é a nova África Twin, da Honda. Na sexta-feira (26), o Salão abre para o público das 15h às 22h. No sábado (27), das 12h às 23h; e, no domingo, das 12h às 21h. O estacionamento é gratuito para motos e triciclos e mais informações, inclusive sobre ingressos, estão no site www.salaomotobrasil.com.br.

Escola Ciléa Barreto realiza atividades de exercício da cidadania

A E. M. Cívico Militar Profª Ciléa Maria Barreto realizou na segunda-feira (22) e terça-feira (23), através do corpo de militares presentes na unidade, atividades diferenciadas buscando o exercício da cidadania com os estudantes. Como proposta, na terça-feira, foi realizada uma palestra sobre Noções Básicas de Combate a Princípios de Incêndios, ministrada pelo Sub Oficial Alves, Brigadista e com demonstração prática de utilização de extintores portáteis.

Ton Porto entra com ação popular contra a FIPAC

Na quarta-feira (24), o pré-candidato a prefeito de Arraial do Cabo, Ton Porto, entrou com ação popular na justiça contra a administração pública.

“Na semana passada, protocolamos um Mandado de Segurança solicitando que a IDAC atualizasse seu portal da transparência, e dessa vez, fizemos o mesmo, só que agora com a FIPAC”, Disse Ton.

O inciso XXXIII do art. 5.º da Constituição da República dispõe que “todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.

“Eu não entendo porque a prefeitura não nos dá essa informação, até parece que estão escondendo algo”, concluiu.