7 minute read

II Semana do Serviço Social no HMRP destaca o papel essencial dos assistentes sociais na saúde de Búzios

Roda de conversa discute desafios e possibilidades para atuação do assistente social no Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) e destaca programação especial em comemoração ao Dia do Assistente Social

O Hospital Municipal Rodolpho Perissé (HMRP) realizou na terça-feira (23) uma enriquecedora roda de conversa com profissionais de saúde e usuários, focada em discutir os desafios e possibilidades para a atuação do assistente social na área da saúde. O evento marcou o início da II Semana do Serviço Social no HMRP, que acontece de 22 a 26 de maio. A próxima atividade da II Semana do Serviço Social no HMRP acontecerá na sexta-feira (26).

Advertisement

O objetivo da iniciativa é reconhecer a essencialidade do assistente social para o Brasil e para o projeto de Reforma Sanitária, que abraça o Sistema Universal de Saúde (SUS). Os assistentes sociais desempenham um papel fundamental ao identificar os determinantes so-

EXPEDIENTE

* COM CERTIFICAÇÃO

Fundado em 26/02/91

O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

CNPJ nº 26.753.088/0001-06

Insc. Munic. 1/0038107 // Insc. Estadual 87.295.559

Presidente: Aloisio Santiago Monteiro

Editoração e impressão: O Franco Grafica e Editora Ltda - ME

Periodicidade: Diário /// Tiragem: 30.000

Redação: Endereço: Rua Casimiro de Abreu, 189

Centro, Cabo Frio - RJ, CEP: 28905-360

E-mail: tribunadosmunicipios@gmail.com

Comercial: (22) 992122715 / Telefone (22) 20411787

DIGITAL NACIONAL

Circulação

Região Metropolitana Belford Roxo; Duque de Caxias; Guapimirim; Itaboraí; Itaguaí; Japeri; Magé; Mesquita; Nilópolis; Niterói; Nova Iguaçu; Paracambi; Queimados; São Gonçalo; São João de Meriti; Seropédica;Tanguá e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Norte e Noroeste Fluminense

Aperibé; Bom Jesus do Itabapoana; Cambuci; Italva; Itaocara; Itaperuna; Laje do Muriaé; Miracema; Natividade; Porciúncula; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá; VarreSai; Campos dos Goytacazes; Carapebus; Cardoso Moreira; Conceição de Macabu; Macaé Quissamã; São Fidélis; São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizou na terça-feira (23), no Cras de Cem Braças, a Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, Eixo1, com o tema: “Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.”.

As Pré-Conferências são realizadas no intuito de reunir representantes do poder público e da sociedade civil, para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas para os próximos anos.

A Conferência Municipal de Assistência Social será realizada em 21 de junho, das 8h às 17h, no Espaço Cultural Zanine.

Enel Rio Patrocina Rei E Rainha Do Mar Em Niter I

ciais, econômicos e culturais que interferem no processo saúde-doença, buscando estratégias que promovam o direito à saúde.

Sabrina Martins, coordenadora de assistência social do HMRP, ressalta a importância desses profissionais: “Nossa equipe de assistentes sociais atua na linha de frente, ouvindo atentamente cada história, colaborando com equipes multidisciplinares e promovendo o bem-estar dos pacientes. São agentes de transformação social, lutando pela equidade, inclusão e justiça social”.

Durante a II Semana do Serviço Social no HMRP, serão realizadas uma série de atividades e alternativas em defesa da democracia, políticas públicas e serviços de saúde equitativos, integrais e universais. A programação especial destaca o comprometimento e dedicação dos assistentes sociais, que desempenham um papel fundamental para o bom funcionamento do hospital e o cuidado integral dos pacientes.

Circuito acontece na Praia de Camboinhas e reunirá competições de natação, corrida e biathlon, além de ações sustentáveis.

A Enel Distribuição Rio está patrocinando a etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar que acontece neste domingo (28), em Niterói, na Praia de Camboinhas. O tradicional evento de águas abertas e esportes de praia traz disputas para atletas de todos os níveis que incluem corrida, provas de natação no mar e biathlon (categoria que combina as duas modalidades), além de competições esportivas para o público infantil. As vagas para participar do circuito já estão esgotadas, com 1.500 atletas confirmados.

A competição de natação é dividida entre as provas Open 500M, Sprint 1K, Classic 2K, e Challenge 5K. Já em corrida e caminhada, a Beach Run terá provas de 2K e 4K. Aos participantes da Beach Biathlon, a etapa oferece a prova com 1 km de natação seguido por 2 km de corrida na areia. Para quem deseja apenas correr ou caminhar, a melhor opção é a Beach Run (2 e 4 km). As provas de natação e corrida voltadas aos atletas mirins são divididas por faixa etária, e apresentam trajetos mais longos para as crianças mais velhas.

de sustentabilidade da Enel. Através do programa Ecoenel, a distribuidora fará a coleta para reciclagem de resíduos produzidos na ocasião, como copos, garrafas plásticas, papel e papelão, e dará orientações sobre o descarte adequado. Todo o material arrecado será convertido em bônus na conta de energia de uma instituição social.

Sobre Circuito Rei e Rainha do Mar Maior festival de águas abertas e esportes de praia do Brasil, o Rei e Rainha do Mar é realizado desde 2009 pela Effect Sport, e tem como patrocinador, além da Enel Distribuição Rio, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é promover uma experiência inesquecível a milhares de atletas, profissionais e amadores, em belos cenários do litoral brasileiro.

Serviço

Data: 28 de maio – domingo

Horário: A partir de 7h

Endereço: Praia de Camboinhas, Niterói

Inscrições: Esgotadas

Classificação: Livre

Sobre a Enel Distribuição Rio

Região dos Lagos Araruama; Armação dos Búzios; Arraial do Cabo; Cabo Frio; Cachoeiras de Macacu; Casimiro de Abreu; Iguaba Grande; Maricá; Rio Bonito; Rio das Ostras; São Pedro da Aldeia; Saquarema e Silva Jardim.

Médio Paraíba Barra do Piraí; Barra Mansa; Itatiaia; Pinheiral; Piraí; Porto Real; Quatis; Resende; Rio Claro; Rio das Flores; Valença e Volta Redonda. Região Centro-Sul Fluminense Areal; Comendador Levy Gasparian; Engenheiro Paulo de Frontin; Mendes; Miguel Pereira; Paraíba do Sul; Paty do Alferes; Sapucaia; Três Rios; Vassouras; Angra dos Reis; Mangaratiba e Paraty.

A retirada dos kits para participar do Circuito acontece em dois pontos. Na sexta-feira (26), a entrega acontece na Decathlon do Leblon, no Rio de Janeiro, das 9h às 20h. No sábado (27), a entrega será na Decathlon Niterói, no Shopping Plaza Niterói, das 10h às 22h.

Evento terá ações de sustentabilidade Conhecido como um “guardião das praias do litoral brasileiro”, o evento também contempla ações

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Juiz Marcos Scalercio é aposentado pelo CNJ em processo por assédio sexual

O juiz Marcos Scalercio, do TRT-2, foi denunciado por alunas, funcionárias e advogadas por assédio sexual e está afastado desde setembro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu na terça-feira (23) aposentar compulsória do juiz Marcos Scalercio, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), acusado de assédio sexual por mais de 20 mulheres, incluindo funcionárias, advogadas e alunas de um cursinho preparatório para concursos públicos.

O colegiado votou de forma unânime com a relatora, a conselheira Salise Sanchotene, que citou um “padrão de comportamento prolongado” por parte de Scalercio. Ele foi denunciado por casos que ocorreram entre 2014 e 2020 e será aposentado com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço. A defesa dele negou todas as acusações.

O processo disciplinar contra Scalercio avaliou três denúncias: o de uma aluna do cursinho Damásio Educacional, onde ele era professor; o de uma funcionária do TRT-2; e o de uma advogada que ele teria conhecido nas redes sociais.

As três vítimas relataram abordagens inapropriadas, como tentativas de beijá-las à força. No processo, o juiz é acusado de retaliação contra as mulheres diante da recusa em aceitar o assédio ou de tentativas de denúncias às instâncias superiores.

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, afirmou que a conduta de Scalercio evidencia o “comportamento machista que invisibiliza as mulheres e, mais do que isso, as silencia pelos constrangimentos que a elas impõem”.

Rio das Ostras realiza Fórum de Planejamento e Orçamento

O Governo do Estado informou, na quarta-feira (24), que vai publicar em Diário Oficial, ainda esta semana, um decreto que assegura que nenhum professor da rede estadual de ensino receba menos do que o piso salarial nacional. Os profissionais das redes estaduais de educação estão em greve desde o último dia 17.

A medida atenderia a uma reivindicação antiga da categoria, já que o piso não era pago desde 2015. Conforme o governo, o decreto irá beneficiar todas as carreiras do magistério que hoje recebem menos do que o valor estipulado por lei.

Ainda nesta semana, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio ratificou o entendimento de que o piso nacional está desindexado da questão do plano de cargos e salários. Esse impacto poderia gerar risco de dano irreversível de R$ 6,3 bilhões aos cofres públicos.

“O governo entende e reconhece a legitimidade dos profissionais da educação em reivindicar melhores salários contudo, desde agosto de 2021, já investiu, quase R$ 1 bilhão em benefícios para os profissionais do magistério fluminense.

Neste período, foram pagos valores referentes ao Fun- deb – com dois abonos correspondentes ao 14º e 15º salários – triênios, progressão de carreira, adicional de qualificação, cotas tecnológicas, auxílios alimentação e transporte, além de 20% de recomposição para todos os servidores”, informou a nota.

Após anunciar a medida, o governo solicitou o encerramento da greve e se comprometeu em manter diálogo constante com a categoria para estudos e novas possibilidades de ajustes salariais.

Nesta terça-feira (23) os professores da rede estadual de educação se reuniram no Circo Voador, na

Lapa, região central do Rio, e decidiram manter a paralisação. De lá, os presentes realizaram uma passeata em direção à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na reivindicação, a categoria pede a implementação do piso nacional do magistério para os docentes e o piso dos funcionários administrativos tendo como referência o salário mínimo nacional. O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) alega que o projeto do governo estadual de incorporar o piso nacional do magistério não contemplava todas as carreiras.