
8 minute read
Prefeitura de Rio das Ostras limpa área de descarte irregular de lixo
Na sexta-feira (24), a Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou a limpeza de um terreno que estava sendo utilizado para descarte irregular de lixo. O local fica na Rua Acerbal Pinto Malheiros, no Chácara Mariléa.
A Secretaria vem fazendo a limpeza do local, mas, ainda assim, o acúmulo de lixo era constante. Após a retirada, foi montada no local uma trincheira para impedir o acesso de caminhões de descarte de lixo ao terreno.
Advertisement
“A população precisa ajudar na limpeza do terreno. Neste local, sempre realizamos a retirada de resíduos, de 15 em 15 dias. Vale destacar que a Secretaria possui a coleta de inservíveis pelo telefone 2764-2025, onde é possível agendar este serviço. Infelizmente tem morador que não respeita. A Prefeitura limpa em um dia e em
MPRJ obtém decisão que obriga o município de Araruama a abrir conta bancária exclusiva e específica em nome da Secretaria de Educação
A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabro Frio obteve, junto ao Juízo da 1ª Vara Cível de Araruama, decisão que obriga o município de Araruama a abrir uma conta bancária exclusiva e específica em nome da Secretaria Municipal de Educação para gestão e ordenação de despesas dos recursos previstos no artigo 212, caput, da Constituição da República, conforme determina expressamente o artigo 69, parágrafo 5º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A decisão também determina que o município transfira os recursos previstos para a conta aberta, e que confira ao titular da Secretaria de Educação, com exclusividade, a gestão e a ordenação de despesas da conta específica. Até então, os recursos da Educação eram geridos pela prefeita e pela tesoureira de Araruama.
Durante o curso do processo, originado pela ação civil pública nº 000144795.2019.8.19.0052, o MPRJ demonstrou que o município infringe, desde 2017, a disposição constitucional, uma vez que a gestora da pasta, o órgão responsável pela educação, não possui qualquer gerência sobre os recursos vinculados ao setor, de acordo com preceito constitucional. O MP também destacou o impedimento de sindicar e fiscalizar a destinação dos recursos “carimbados” quando eles são movimentados na conta única do tesouro municipal, sem qualquer segregação em um cenário de falta de transparência.
“Para que a Secretaria de Educação possa planejar as suas ações e serviços, promovendo sua oferta contínua, deve celebrar negócios jurídicos que demandam pagamentos periódicos – na maioria das vezes com pe- riodicidade mensal – e, para tanto, necessita ter dinheiro em seu fundo para financiamento destes negócios jurídicos. Sem dinheiro à sua disposição, nada pode fazer o secretário de Educação, o qual fica inteiramente submetido ao alvedrio do chefe do Executivo”, sustentou a promotora de Justiça Isabel Horowicz Kallmann, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabro Frio.
No curso da ACP, a Promotoria de Justiça expediu Recomendação ao município de Araruama, na tentativa de sanar extrajudicialmente o imbróglio. No entanto, não houve resposta à Recomendação. O Juízo da 1ª Vara Cível de Araruama também determinou que o município cumpra a decisão independentemente do trânsito em julgado, sob pena de multa diária ao atual chefe do Executivo.
Polo da UFF Rio das Ostras abre mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais
O Polo da Universidade Federal Fluminense - UFF, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, abriu inscrições para a seleção de candidatos ao Curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção e Sistemas Computacionais para o primeiro trimestre do ano letivo de 2023.
As inscrições para as vagas serão realizadas exclusivamente de modo on-line, até 3 de março, por meio do link http://mesc.sites.uff.br/processosseletivos/ .
O curso será oferecido em caráter presencial e tem como alvo os profissionais das áreas de Engenharia de Produção e Ciência da Computação; profissionais de áreas afins, tais como outras Engenharias e Administração, e graduados em outras áreas.
As aulas se iniciam no dia 5 de junho e acontecerão no próprio Polo Rio das Ostras e no Centro Municipal de Qualificação Profissional (CMQP), instalado na Zona Especial de Negócios- Zen, situado no endereço Rua do Engenheiro, lote 9C, quadra F Outras informações podem ser consultadas pelo edital no endereço eletrônico https://www.editais.uff.br/8107 ou no site do MESC: http://mesc.sites. uff.br/processos-seletivos/ .
Teatro Joel Barcelos apresenta leitura dramatizada de Darcy Ribeiro

No domingo (26), o Teatro Municipal Joel Barcelos vai receber a atriz e diretora do Palco Azul, Letícia Perez, para uma apresentação especial sobre a vida do educador Darcy Ribeiro, com o espetáculo “Darcy Ribeiro – Para nossa diversa Nação”, a partir das 18h.
A apresentação consiste em um monólogo de leitura dramatizada, de cerca de uma hora de duração, onde o público vai poder conhecer mais do maior antropólogo, sociólogo e educador de forma divertida e reflexiva.
De acordo com Letícia Perez, esse foi um trabalho árduo de pesquisa, escrita, ensaios e caracterização, mas que gerou frutos. “Em 2020, as Bibliotecas Integradas de Niterói me convidaram a estar presente em eventos online sobre literatura e arte. Em 2021, me convidaram a encenar Zuzu Angel em um desses eventos. No ano seguinte, interpretei Tarsila do Amaral, presencialmente no Solar do Jambeiro em Niterói e, posteriormente, aqui no Teatro Municipal de Rio das Ostras. Com a mesma fórmula, fui convidada a interpretar Darcy Ribeiro. Portanto, mais um trabalho de meses de estudo. Todos estes trabalhos são devidos a datas comemorativas como centenários, e, no caso de Tarsila, referente também à Semana de 22. Todos estão convidados para esta apresentação única. Acredito que vão gostar!”, declarou Letícia.
DARCY RIBEIRO – Darcy Ribeiro foi um sociólogo, antropólogo, educador, escritor e indigenista brasileiro, defensor da causa indígena e da educação pública e de qualidade. Seus estudos publicados em vasta produção bibliográfica são centrais para o entendimento da cultura indígena e da formação do povo brasileiro. Suas ideias de identidade latino-americana influenciaram vários estudiosos latino-americanos posteriores.
outro, verificamos descarte irregular”, ressalta Marcos Oliveira, agente da Secretaria de Meio Ambiente.
Na operação desta sexta-feira, foram recolhidos cinco caminhões de lixo no local. O dono do terreno já foi notificado pela Prefeitura e deverá pagar multa.
O agente Marcos Oliveira também explica que as localidades que serão limpas durante a semana são selecionadas de acordo com a demanda e por agendamento, via telefone. “Nesta semana, já estivemos em Costazul, Recreio e Jardim Marilea. Toda sexta-feira, nossas equipes vão para o Âncora, por exemplo”, completa. CANAL DE MEDEIROS – Na sexta-feira, equipes da Secretaria de Meio Ambiente também realizaram a limpeza do Canal de Medeiros, em Cidade Beira-Mar.
A ação contou com a ajuda de tratores da Prefeitura de Rio das Ostras.
Fundação de Cultura incentiva participação de artistas no Ciclo Mulheres nas Artes
Com o objetivo de promover a pesquisa e produção sociocultural, compartilhando conhecimentos de mulheres artistas, educadoras, gestoras e produtoras que pesquisam e trabalham com artes, cultura e sociedade, o Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura estará realizando, entre os dias 2 de março e 4 de abril, o Ciclo Formativo Mulheres nas Artes, com atividades de formação voltadas para a produção cultural. Para mais informações e inscrições, acesse o link https://labcriacao.com/ De acordo com a presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cristiane Regis, a iniciativa é uma excelente oportunidade. “Esta é uma forma de poder adquirir conhecimento e capacitação para melhorar e agregar valor a seu trabalho”, declarou a presidente.

Nesta segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes serão realizadas uma série de atividades formativas online, com webinários, videoaulas, além de orientação de projetos culturais. Pelas atividades propostas no ciclo, a organização pretende visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres, além de ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e geração de renda.
Entre as atividades estão os webinários, que são abertos, transmitidos ao vivo pelo Youtube do Lab Criação, e contam com a participação de convidadas para debaterem os temas do ciclo. As videoaulas são atividades formativas síncronas, mediante inscrição, com educadoras que possuem pesquisa e atuação nos assuntos tratados.
Para as alunas do Ciclo que possuem projetos em fase de desenvolvimento para inscrição em editais e/ou leis de incentivo, a iniciativa oferece a possibilidade de participação em um Laboratório para desenvolvimento e viabilização de projetos socioculturais. Serão realizados cinco encontros de orientação de projetos socioculturais, conduzidos por educadoras com experiência na elaboração de projetos e em técnicas de gestão, produção e comunicação cultural.
Todas as atividades do Ciclo são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição.
LAB DE CRIAÇÃO - O Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura é uma plataforma virtual que reúne conhecimentos voltados à formação cultural, à criação e ao desenvolvimento de pesquisas e projetos socioculturais.

A cultura é considerada pelas Nações Unidas o 4º pilar do desenvolvimento sustentável e o setor cultural possui grande potencial econômico para geração de trabalho e renda. O desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura é objetivo de políticas públicas e possibilita a geração de trabalho e renda, o que demanda a formação e produção de conhecimentos compartilhados em cultura.
O projeto LAB Criação pretende contribuir com as ações de qualificação técnica, de gestão e produção em arte e cultura, bem como estimular a profissionalização e o fortalecimento da economia da cultura.
Hugo Iurcovich, conhecido por seu nome espiritual Hudryk, lança, pela editora Autografia, no dia 4 de março, em Búzios, Região dos Lagos do Rio de Janeiro, o livro ‘Búzios Espiritualidade– O portal do novo mundo’, onde relata as experiências e percepções vívidas por ele e um grupo de amigos experimentados nas práticas espirituais, como Janis Roze, Amanda Bernal, Luciana Videla, entre outras pessoas de diversas partes do mundo, na Praia das Caravelas, em Búzios. A escritora, vencedora do prêmio Clarice Lispector der Literatura, Antonina Buriti, também participará do lançamento apresentando o livro ‘A jornada do despertar’, que tem um capítulo dedicado a experiência espiritual vivida pela autora no programa Búzios Espiritualidade, no balneário. Nascido em Tucumán, na Argentina, Hugo, estudou engenheira e é empresário por atuação desde muito jovem, morando e trabalhando em Búzios há cerca de 40 anos.

Praia do Peró
A segunda edição no Peró do maior festival de águas abertas e esportes de praia do Brasil, o Rei e Rainha do Mar (RRM) reunirá milhares de atletas num dos mais lindos cenários da Costa Fluminense: a praia que ostenta a Bandeira Azul, selo internacional de qualidade ambiental conquistado pela comunidade local, através dos Amigos do Peró. Outro diferencial desta edição é a Beach & Trail Run 8 Km, que passa pelas trilhas das dunas da Praia do Peró, que tem 7,2 quilômetros de extensão nas áreas do Parque Estadual da Costa do Sol e Área de Preservação Ambiental do Pau Brasil. Os atletas e convidados chegam no dia 4 de março e as provas serão realizadas no domingo (05/3). As inscrições já estão disponíveis no site do evento, que pode ser acessado pelo endereço reierainhadomar.com.br.

RECEITA
Ora O
São Cesário de Nazianzo
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Excluídos
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, afirmou na sexta-feira (24) que 1,55 milhão de beneficiários do Bolsa Família serão excluídos do programa em março. Em entrevista à GloboNews, Wellington Dias disse que o governo identificou que essas pessoas estavam recebendo o benefício de forma irregular. “Vamos tirar mais de 1,5 milhão desse cerca de 5 milhões que estamos focados [em investigar]. Esse 1,5 milhão, temos segurança de que não preenche os requisitos. A partir de março. Recebem de forma irregular”, afirmou o ministro.

Visita
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse na sexta-feira (24), dia em que a invasão russa a seu país completa um ano, que convidou o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para visitar seu país e se reunirem pessoalmente. ”Eu lhe mandei convites para vir à Ucrânia. Realmente espero me encontrar com ele. Gostaria que ele me ajudasse e apoiasse com um plataforma de conversação com a América Latina”, disse Zelensky numa entrevista coletiva em Kiev, em resposta a uma pergunta do correspondente do SBT, Sérgio Utsch. Estou realmente interessado nisso. Estou esperando pelo nosso encontro. Face a face vou me fazer entender melhor”, afirmou.