
3 minute read
Areia Branca: “Capital Sergipana do Forró”
O município situado na base da Serra de Itabaiana, recebeu este nome pela cor do solo da povoação. Parte de seu território foi doado pelo latifundiário José Ferreira Neto, que cedeu uma área de lagoa seca a pessoas carentes. A povoação, fundada por Juviniano Freire de Oliveira e Virgílio Rodrigues do Nascimento, teve início em frente a uma capela que mais tarde se transformaria na Igreja Matriz São João Batista, padroeiro de Areia Branca. Evoluiu a categoria de município de Areia Branca em 11 de novembro de 1963, pela lei estadual 1224, desmembrado de Riachuelo, Laranjeiras e Itabaiana.
FEIRA DE AREIA BRANCA
Advertisement
Realizada aos sábados, a feira é parada obrigatória para quem visita o município do Agreste sergipano
Quem visita a cidade de Areia Branca não pode deixar de visitar a feira da cidade. Ela ocorre há muitos anos sempre aos sábados.
A feira que reúne uma diversidade de produtos alimentícios, atrai gente de cidades circunvizinhas que comercializam seus produtos.
PARQUE NACIONAL DA SERRA DE ITABAIANA

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o local resguarda a Mata Atlântica e Caatinga

O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Areia Branca. Abrange uma área de 7.998,99 hectáres, destas apenas 3,5% são regularizadas. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiver- sidade (ICMBio), o parque resguarda a Mata Atlântica e Caatinga. Além disso, abriga 16 espécies de répteis, 24 anfíbios, 62 mamíferos e 123 aves. A visitação ao parque é de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que recebe não só a comunidade local, mas turistas do mundo todo, estudantes e pesquisadores que exploram o local por meio de 12 trilhas com espaços que se dividem em cachoeiras, poços, riachos e penhascos, conhecidos como Poço das Moças, Gruta da Serra, Via Sacra, Caldeirão e Parque dos Falcões. Além destes, está também o mais conhecido: o alto da Serra, que chega aos seus 659 metros de altitude, sendo considerado o segundo ponto mais alto do estado de Sergipe.
FORRÓDROMO DE AREIA BRANCA

“O Maracanã do forró”
Quem visita Areia Branca, cidade distante 36 km de Aracaju não pode deixar de conhecer o forródromo, que nada mais é que um espaço dedicado exclusivamente ao ritmo mais característico da região Nordeste, o forró.

Este espaço, criado em 1992, garantiu a Areia Branca por muitos anos, o título de “Capital Sergipana do Forró”. Com uma pista de 54 mil metros quadrados, o forródromo da cidade chegou a ser intitulado pelo cantor Dominguinhos na década de 90 como o “Maracanã do forró”, título este em referência ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, que por muitos anos foi considerado o maior campo de futebol do mundo.
O prefeito da cidade, Alan de Agripino vem resgatando não só os festejos juninos com o “São João Pé no Chão”, mas também promovendo cultura e lazer a população do município com atividades culturais e eventos festivos.

São Policarpo

Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
Campanha
O sambista e compositor Germano Mathias morreu aos 88 anos na quarta-feira de cinzas (22), em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Segundo a produtora do sambista, Angélica Tobias, ele estava internado com uma forte pneumonia em um hospital da cidade. Germano Mathias ingressou no mundo do samba em 1955 e, no ano passado, como mostrou o blog do Mauro Ferreira, preparava um álbum intitulado 67 anos de samba-tradição, cujo nome alude ao tempo de carreira do artista associado primordialmente ao samba de São Paulo. Em abril do ano passado, lançou o single “Já foi meu Carnaval”, que apresentava composição de Geovana em parceria com Guilherme Lacerda na voz de Mathias.

Velejador
O velejador e aventureiro sul-africano Richard Kohler realizou, sozinho e a bordo de um caiaque, a travessia entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Salvador. O explorador ingressou em águas soteropolitanas a partir da Baía de Todos-os-Santos, após percorrer mais de 7 mil km vindo da costa sul-africana. Ele aportou na capital baiana no domingo (19), por volta das 15h30.


RECEITA
A campanha eleitoral começou a esquentar na Argentina e em pleno feriado de carnaval o embaixador do país no Brasil, Daniel Scioli, divulgou em redes sociais uma carta na qual afirma que “hoje me sinto com força e energia para trabalhar por meu país”. As especulações sobre seu desejo de disputar novamente a Presidência (em 2015 o embaixador obteve 49% dos votos e foi derrotado por pouco pelo ex-presidente Mauricio Macri) vinham se intensificando e Scioli decidiu abrir o jogo, sempre deixando claro seu respeito pelo presidente Alberto Fernández — que ainda não descartou publicamente a possibilidade de disputar sua reeleição, mas tudo indica que é o mais provável — e sua disposição a ajudar o atual governo.

