
10 minute read
PF deflagra Operação Lesa Pátria no DF contra envolvidos em atos golpistas
Policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão em cinco estados e no DF. Operação serve para identificar participantes dos ataques no dia 8 de janeiro
A Polícia Federal realizou, na manhã de sextafeira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria. A ação tem com o objetivo identificar pessoas que participaram ou financiaram os atos golpistas no dia 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Advertisement
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão expedidos pelo STF, nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de:
• Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
• Golpe de Estado,
• Dano qualificado,
• Associação criminosa,
• Incitação ao crime,
• Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, a Polícia Federal solicita que sejam encaminhadas para o e-mail: denuncia8janeiro@ pf.gov.br.
PF deflagra operação Ouro de Tolo na Baixada Fluminense
Sobrinho de Bolsonaro, Leo Índio é alvo de operação da PF

O sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Leo Índio, segundo o “Metrópoles”, é um dos alvos da Operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal na sextafeira (27).
Índio postou fotos e vídeos mostrando sua participação na invasão ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma delas, ele aparece em cima do prédio do Congresso Nacional com os olhos vermelhos.
Leo era um dos líderes do Partido Liberal (PL) no Senado, mas foi exonerado em julho. Ele estava a meses sem comparecer. Índio ainda tentou se eleger deputado no Distrito Federal nas eleições em outubro, mas, com apenas 1.801 votos, não conseguiu.
Operação
A PF cumpre o total de 11 mandados de prisão preventiva. Cinco pessoas já foram presas nos estados de Minas Gerais (2); Santa Catarina (1); Espírito Santo (1) e Paraná (1). 27 mandados de busca e apreensão, também são realizados. Todos expedidos pelo Supremo Tribunal. A ação também acontece no Rio de Janeiro e Distrito Federal.
O objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Na data, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
As fases anteriores
A primeira fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada no último dia 20, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões. Um dos alvos no Rio fugiu pela janela e, até o momento, segue foragido.
Na segunda etapa, na segunda-feira (23), a PF em Goiás prendeu Antônio Cláudio Alves Ferreira, filmado ao derrubar e destruir o relógio do século 17 feito pelo francês Balthazar Martinot, no Palácio do Planalto.
Operação Ulysses
Há duas semanas, a PF deflagrou a Operação Ulysses, que buscava suspeitos de organizar e financiar o transporte e a hospedagem de bolsonaristas do Norte Fluminense que foram a Brasília para o atentado.
Três pessoas acabaram presas: o subtenente do Corpo de Bombeiros Roberto Henrique de Souza Júnior, Elizângela Cunha Pimentel Braga e o assessor parlamentar Carlos Victor Carvalho.
Ação conjunta prende autores de homicídio de policial militar em Paraty
Policiais Civis da 167ª DP (Paraty) e Policiais militares prenderam dois homens envolvidos na morte de um policial militar, ocorrida em Paraty, na terça-feira (24).
Além deles, outras 10 pessoas foram detidas, todas ligadas à maior facção de tráfico de drogas do estado.
Na manhã de sexta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação
Ouro de Tolo visando desestruturar organização criminosa que oferece e distribui notas falsas e remédios abortivos por meio de páginas nas redes sociais.
Na ação de sexta-feira, os policiais federais cumpriram três mandados de busca de apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ, em três endereços residenciais em Mesquita e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro/RJ.
O caso teve início com a prisão em flagrante de compradores de notas falsas em Mossoró/RN, que auxiliou na descoberta de ramificações interestaduais de comércio deste tipo de material, com sinais de atuação nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.
Nesta segunda quinzena do mês de janeiro, policiais da Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu prenderam três pessoas em flagrante, em Japeri e Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense, pela prática destes mesmos crimes.
Polícia Civil indicia cinco pessoas pela morte de menina esmagada por carro alegórico
A 6ª DP (Cidade Nova) concluiu, na quinta-feira (26), o inquérito que investigava a morte da menina Raquel Antunes da Silva, de 11 anos. Ela foi esmagada por um carro alegórico na rua Frei Caneca, no dia 20 de abril do ano passado, na saída do Sambódromo. Cinco pessoas foram indiciadas por homicídio doloso.
Os indiciados são o presidente da escola de samba Em Cima da Hora, o engenheiro técnico responsável, o coordenador da dispersão encarregado pelo acoplamento e guia do reboque, o motorista reboquista e o presidente da Liga das Escolas de Samba da Série Ouro (Liga RJ).
A investigação apurou que o cavalo mecânico e o carro alegórico da escola de samba deslocavam-se acoplados no sentido destinado à retirada do veículo da dispersão do Sambódromo. O carro chocou-se contra um poste de concreto, esmagando a vítima.
O relatório do inquérito aponta que o veículo apresentava falta de manutenção, oferecendo riscos severos de acidente e incêndio devido à inadequação de sua construção. Foram descumpridas normas técnicas, assim como cometidas irregularidades no que diz respeito ao Código Nacional de Trânsito, entre outras ilegalidades.
Falhas no acoplamento do carro alegórico, na orientação para o deslocamento do veículo, bem como na permanência de crianças sobre o tablado também constam no relatório final. Além disso, foi apontada a ausência de fiscalização por parte da entidade responsável no dia do evento.
As capturas ocorreram entre terça e quinta-feira (26). Houve ainda apreensão de entorpecentes e de armas de fogo.

A partir do crime, com tra- do Corumbê, Graúna e Condado, os agentes localizaram os 12 homens presos nesta semana.
Chamou a atenção dos investigadores o motivo torpe do homicídio, que teria sido motivado por se tratar de um policial militar que realizava muitas prisões. O inquérito está em fase final.
As investigações continuam a fim de localizar e capturar os outros dois autores do crime. balho integrado, foi possível identificar os quatro autores do homicídio. Em diligências nas localidades de Várzea
Guerra do tráfico deixa dois mortos na Vila Kennedy e tiroteio assusta moradores
Vermelho (CV)
Um tiroteio deixou dois mortos na Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio, na madrugada de sexta-feira (27). De acordo com informações de moradores, traficantes rivais teriam tentado invadir a comunidade.
Vídeos mostram a intensa troca de tiros que tomou conta do local e assustou os moradores, além de muitas armas portadas pelos criminosos.
Segundo relatos das redes socias, traficantes da facção Terceiro Comando Puro (TCP) estariam tentando tomar a comunidade, que é dominada pelo Comando
Ainda segundo relatos, os dois mortos na comunidade seriam traficantes. Pelo menos um deles, de acordo com as redes sociais, seria da facção que comanda o tráfico de drogas na comunidade.
A Vila Kennedy é dominada por criminosos da facção Comando Vermelho (CV), a mais antiga do estado, e sofreu um “baque” por integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP). As informações iniciais indicam que a invasão se deu por conta das diversas tentativas do CV de tomar o Morro do Sapo, em Senador Camará.

Os traficantes das diferentes facções trocaram ameaças através das redes sociais horas antes da invasão acontecer. Em uma das mensagens, um diz: “Nós vai na direção do problema, dentro do miolo.. anota aí: VK TCP 2023”.
Os criminosos do TCP teriam adentrado a comunidade pela parte alta do morro, atravessando a Vila Aliança (TCP), usando a área de mata que faz divisa com a Vila Kennedy.
De acordo com a Polícia Militar, dois homens deram entrada no Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, atingidos por disparos de arma de fogo. Ambos não resistiram aos ferimentos.
De acordo com informações colhidas por policiais do 14º BPM (Bangu) na unidade de saúde, as vítimas foram atingidas por criminosos na Comunidade da Vila Kennedy.
Segundo a Civil, diligências estão em andamento para esclarecer as circunstâncias das mortes e identificar a autoria dos crimes. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
Polícia Civil prende dois homens acusados de desbloquear aparelhos telefônicos roubados ou furtados
Policiais civis da 13ª DP (Ipanema) prenderam, na quarta-feira (25), dois locatários de um box do mercado popular da Uruguaiana, no Centro do Rio, que utilizavam o local para desbloquear aparelhos telefônicos roubados ou furtados. A dupla foi autuada em flagrante por receptação qualificada. As investigações foram realizadas pelo Setor de Roubos e Furtos da unidade, após um grande número de aparelhos rastreados, que foram roubados ou furtados em Copacabana, na Zona Sul da cidade, serem localizados no interior do camelódromo. No box, onde os dois foram presos, havia somente um balcão e uma mesa, onde os autores faziam os desbloqueios, sem qualquer estrutura que indicasse que funcionava algum tipo de comércio.
Com os criminosos, foram apreendidos 23 aparelhos telefônicos, um tablet e três notebooks, todos sem comprovação da procedência. Em alguns aparelhos havia uma mensagem na tela indicando que o mesmo havia sido furtado ou roubado e estava bloqueado pelo proprietário. Uma das vítimas foi identificada e compareceu à delegacia, informando que seu aparelho havia sido subtraído no dia 13 de janeiro deste ano. Os aparelhos apreendidos serão periciados e devolvidos aos proprietários.

Em meio às dificuldades financeiras, um comerciante de Indaiatuba (SP) passou por duas horas de apreensão e sufoco, nesta semana, após receber R$ 25 mil em dinheiro pela venda de um carro com objetivo de colocar as contas em dia, mas ver todo valor ir literalmente para o lixo. Isso porque as notas pagas pelo comprador do veículo foram guardadas em um saco plástico que acabou descartado por engano pela faxineira da loja de móveis onde ele trabalha no Jardim Morada do Sol. Um dos integrantes do grupo que “salvou” o comerciante é o amigo de adolescência e gestor de resíduos no aterro da cidade, Rogério Simões Marques, de 50 anos.
Decepção
Recebemos uma mensagem do sr. Edinael, morador de Itaperuna, no norte do Estado do Rio de Janeiro: ‘Estou de passeio em Cabo Frio, mas assustado com a cidade que está muito suja e cheia de buracos nas ruas. Fiquei muito triste com uma beleza da natureza linda e maravilhosa, mas tão desprezada pelas autoridades do momento. Nós não podemos deixar de falar a verdade e cobrar das autoridades. Essa foi a minha opinião. Desculpa, mais não tive como ficar calado. Eu admiro muito essa cidade. Ela é muito bonita. Já estou retornando para minha cidade neste sábado’, finalizou.
‘Minuta do golpe’


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou em entrevista ao jornal O Globo publicada na sexta-feira (27) que diversos membros e interlocutores do governo Jair Bolsonaro tinham, em suas casas, propostas similares à “minuta do golpe” encontrada pela Polícia Federal na casa do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Anderson Torres. Ainda segundo o político, ele mesmo recebeu várias dessas sugestões – mas tomou o “cuidado” de triturar os papéis. O PL é o partido do presidente Jair Bolsonaro. Após o segundo turno, a sigla foi multada em R$ 22,9 milhões pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao tentar questionar, sem qualquer prova, o resultado das eleições presidenciais.
RECEITA
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de azeite de dendê

3 cebolas picadas
6 tomates maduros picados
2 pimentões picados
1 pimenta-malagueta picada
Coentro picado a gosto
1 maço de cheiro-verde
1kg de camarão fresco e limpo
300g de camarão seco
1kg de filé de peixe
200g de castanha de caju
2 vidros de leite de coco
1kg de quiabos picados
1 xícara (chá) de farinha de mandioca (aproxima-

São Tomás D’Aquino
Envie suas críticas, sugestões e reclamações para o e-mail tribunadosmunicipios@ gmail.com e veja-as publicadas na próxima edição.
“Ó Deus, que ilustrais a vossa Igreja com a admirável erudição de S. Tomás, vosso Confessor, e a fecundais pela santidade das suas obras, concedei-nos a graça, Vos pedimos, de penetrar com inteligência no que ele ensinou, e, imitando-o, fazer o que ele fez. Por Nosso Senhor Jesus Cristo”. (Missale Romanum de 1943, festa de São Tomás de Aquino, 7 de março).

Mantenha a amizade de seus amigos. Saiba retribuir com gratidão os benefícios que recebe. Não seja ingrato! Se de alguém recebeu benefícios, não o esqueça, não o expulse da roda de sua amizade. Não fira seus amigos, não magoe aqueles que muitas vezes se sacrificaram, para dar-lhe momentos de alegria. Não negue seu carinho àqueles que se desvelaram para proporcionar lhe felicidade.
Antecipação
O prefeito Alexandre Martins visitou na sexta-feira (27), várias localidades de Búzios com intuito de vistoriar os andamentos dos serviços públicos prestados à população e também conhecer outras solicitações de moradores. O primeiro bairro visitado pelo Gestor, foi a Marina. Lá os moradores solicitaram o patrolamento de algumas ruas. Na ocasião, Alexandre Martins também esteve no bairro da Rasa, vistoriando as obras do Mercado do Pescador e a praia Gorda. Também fez uma rápida visita ao Mangue de Pedra.
A presidente do Peru, Dina Boluarte, pediu ao Congresso na sexta-feira (27) que aprove a antecipação para dezembro de 2023 das eleições presidenciais, que já haviam sido antecipadas para abril de 2024. A medida é uma proposta para resolver a crise que o país vive. Há sete semanas, o Peru é palco de manifestações que pedem a renúncia de Boluarte. Como vice-presidente, ela assumiu a presidência do país após a destituição e prisão de Pedro Castillo, em 7 de dezembro, por ter tentado dissolver o Congresso.

damente)
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o azeite, a cebola, os tomates, os pimentões, a pimenta, o coentro e o cheiro-verde Deixe refogar por 10 minutos e mexa de vez em quando enquanto isso Acrescente o camarão fresco e o camarão seco
Em seguida, junte o peixe e deixe cozinhar por 10 minutos, mexendo de vez em quando
Junte a castanha de caju, o leite de coco, o quiabo e então deixe cozinhar por mais 10 minutos Acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre até que engrosse um pouco Retire do fogo e sirva em seguida.