Tribuna do Norte - 15/04/2011

Page 12

4 | Tribuna do Norte | Natal | Rio Grande do Norte

natal

Sexta-feira | 15 de abril de 2011

[ COPA 2014 ] Será às 16h a assinatura do contrato e ordem de serviço para a construção da Arena das Dunas. MPF ainda não se pronunciou sobre novas mudanças no texto

e-turismo ANTÔNIO ROBERTO ROCHA : antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Forte dos Reis Magos vira “festa” m post em nosso blog e-turismo nesta semana virou polêmica. O tema foi Forte dos Reis Magos e a nota abordava o desejo do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) de fazer um lobby para tentar transferir o abandonado equipamento da Fundação José Augusto para a Secretaria de Turismo do RN, possivelmente com a administração direta da Coohotur. Questão delicada. Alguns webleitores consideraram um absurdo. Outros defendem um novo aproveitamento do Forte dos Reis Magos, até mesmo como palco de eventos culturais, o que traria a reboque, na visão deles, uma manutenção mais eficaz.

U

Não seria o caso, segundo os defensores da nova paternidade, de “carnatalizar” ou criar um “forró com turista” no Forte dos Reis Magos. Nada de banalização. Vale lembrar que as fortalezas de quase todo o Brasil (e o Forte de Copacabana é o maior exemplo) sediam, sim, festas e eventos culturais. No caso de nosso maior ícone histórico-cultural, seria preciso extremo cuidado nesta possível “abertura”, para não ferir o

patrimônio. Mas um ou outro evento poderiam, sim, acontecer por lá. Quebrariam paradigmas (mas não quebrem a estrutura da fortaleza, pelo amor de Deus...). Que bela festa de abertura da BNTM, por exemplo, não rolaria no Forte dos Reis Magos, hein? O discurso preservacionista, mas ao mesmo tempo cúmplice do abandono, pode não ser o melhor caminho para “salvar” o Forte dos Reis Magos.

CORAGEM Depois de algumas críticas à morosidade e à falta de empenho do Governo do Estado, os segmentos que fazem o turismo do Rio Grande do Norte “compraram”, finalmente, a BNTM que se realizará em Natal, de 12 a 15 de maio. O fato se deu logo após o secretário de Turismo do RN e presidente da Emprotur, Ramzi Elali, tirar sutilmente o evento da empresa paulista Promo (só fará a montagem da feira) e trazer o centro de decisões para cá. A decisão irritou a CTI Nordeste, que sempre reina absoluta nas BNTMs. Em âmbito local, porem, Elali está sendo parabenizado pela medida corajosa.

MUTIRÃO A hotelaria está disponibilizando para a BNTM (sem ônus) cerca de mil leitos. Os bugueiros também garantiram 150 carros. Enfim, o evento acabou unindo – e animando o trade turístico potiguar. Cerca de 500 operadores de turismo nacionais e internacionais participarão da BNTM, assim como quase 90 jornalistas. A Tap trará cerca de 20 profissionais de imprensa de Portugal. A Tam será responsável pela vinda de 16 jornalistas de várias cidades da Europa. E 50 jornalistas de todo o Brasil serão convidados pela Secretaria de Turismo do RN, 30 deles com apoio da Tam.

BATE-PAPO Maria Amélia Carvalho » diretora da Aerotur A Aerotur terá charter para Nova Iorque e Miami em julho.Outras operadoras de Natal fazem voos fretados para a Europa e para o Caribe.O mercado emissor do RN comporta tantos voos exclusivos assim? Comporta sim. O número de pessoas viajando aumentou muito nos últimos anos, em função da estabilidade financeira em que vive o país. As classes que antes viajavam uma ou duas vezes ao ano hoje viajam entre três e cinco vezes ao ano. E as outras classes, que antes não viajavam, e as que viajavam uma vez a cada cinco anos, agora viajam pelo menos uma vez ao ano. Isso justifica tantos voos.

A internet,afinal,é ferramenta

ou rival do agente de viagem? Desde o início que defendo a tese de que a internet é ferramenta, e não rival. Somos prestadores de serviços e, como tal, nunca seremos trocados pela internet. As pessoas querem e precisam dos nossos serviços, como efetuar a escolha/reserva de algum voo, a elaboração de um roteiro de viagem e a seleção de um bom hotel, entre outras funções. O consultor de viagens tem hoje na internet uma grande ferramenta de estudos e pesquisas, que aliada ao conhecimento vivenciado in loco nunca será substituída. Isso sem falar no tempo enorme que uma pessoa sem prática ou experiência, e principalmente sem conhecer o(s) destinos(s), leva para montar um plano de viagem, baseado apenas nas informações passadas pela internet. Diante de tudo o que vejo, estudo e viajo ao longo desses meus 25 anos de agência, recomendo que procurem um profissional para elaborar suas viagens e usem a internet para dar formas e cores àquilo que se vai viver e que antes era inatingível.

Constatação

Perda

De José Maria Vilar, superintendente do Banco do Nordeste no RN, corroborando freqüentes comentários desta coluna: “A orla de Natal, infelizmente, é a mais mal cuidada do Nordeste”.

Por falta de promoções do destino Natal em Belo Horizonte, além de rentabilidade bem abaixo da média, a Azul Linhas Aéreas vai suspender o voo diário direto entre Confins e a capital potiguar.

Sua empresa tem filiais em Recife e Fortaleza. Pernambucanos e cearenses também estão viajando muito para o exterior? Absolutamente igual a Natal, obedecendo as proporcionalidades. O que muda, em alguns casos, são os destinos, pois cada estado tem seu perfil de viajante.

FARRA A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde) é a nova responsável pelo São João, Natal em Natal, Réveillon e Carnatal, atribuições anteriormente da Capitania das Artes.

CHARTER Depois de Lisboa, Havana, Punta Cana, Miami e Nova Iorque, o natalense também terá voo charter para Bariloche, a cargo da JSC Turismo, em julho. FEIRAS O RN tem estande institucional, a cargo da Emprotur, em dois importantes eventos de turismo, hoje e amanhã: Brite, no Rio de Janeiro; e Aviestur, em Campos do Jordão (SP).

Governo assina hoje contrato mesmo sem aval do MPF RODRIGO SENA

KAMILO MARINHO

Miguel Josino acredita que MPF entregará parecer final ainda hoje

Procurador Rodrigo Telles ainda não deu aval do MPF para o contrato

Governo do Estado assina hoje, às 16h no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, o contrato e a ordem de serviço para o início da construçãos da Arena das Dunas (estádio que sediará jogos da Copa do Mundo de Futebol em 2014). O contrato será assinado com a empresa Arena das Dunas Concessão e Eventos S.A., uma Sociedade de Propósitos Específicos criada pelo Governo do Estado e a empresa OAS – vencedora da licitação - para a construção. Segundo o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, a assinatura do contrato ocorrerá impendentemente do aval da Ministério Público Federal, que ainda apontou pendências contratuais na redação do texto da licitação. Segundo Josino, há a expectativa de liberação do texto final, por parte de MPF, ainda hoje. “O MPF é um parceiro do Estado nesse processo. Ontem (anteontem), estive reu-

trativa, construção, manutenção e gestão da operação do estádio Arena das Dunas. O documento analisado pelos especialistas José Jorge Gabriel Júnior (Economia) e Lélio Mendes Santana Júnior (Engenheiro Civil), referem-se às alterações na cláusula contratual 21 da minuta do edital publicado no final do ano passado. De acordo com o parecer, foram analisados documentos encaminhados pela Secopa, além da própria recomendação dos Ministérios Público Estadual e Federal. Os peritos não tiveram acesso, porém, aos documentos financeiros do projeto. A análise do relatório econômico-financeiro e a planilha do modelo econômicofinanceiro elaborada pelo Estado durante a confecção do edital, não foram disponibilizadas em meio eletrônico.

O

nido por mais de duas horas com o procurador Rodrigo Telles, discutindo os últimos ajustes. Também falei por duas vezes com os peritos de economia e engenharia que estão analisando as alterações. Acredito que hoje ainda eles estejam liberando a análise final”, explicou o procurador. O Ministério Público Federal em parceria com o Ministério Público Estadual recomendou ao Governo do Estado que realizasse alterações na redação da minuta do edital da Arena das Dunas. Os pontos abordados pelo procurador da República, Rodrigo Telles de Souza, se referem aos vícios contidos no edital de concorrência internacional para a concessão adminis-

PRESENÇAS A solenidade de hoje contará

com a presença da governadora Rosalba Ciarlini; do Gerente Geral de Relacionamento com as Sedes – FIFA, Fábio Starling; do secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo, Demétrio Torres, da prefeita de Natal, Micarla de Sousa; integrantes do Comitê Organizador Local – COL, em Natal; entre outras autoridades. Ontem, a assessoria de imprensa do Governo liberou comunicado ressaltando que com a assinatura de hoje o Estado está se antecipando em 45 dias do prazo final dado pelo Comitê Organizador Local (COL-FIFA) para a assinatura dos documentos. A expectativa é de que a obra em si só seja iniciada após o encerramento do Campeonato Estadual de Futebol, previsto para o próximo dia 8 de maio. Sò a partir dessa data é que será dado início à montagem do canteiro de obras da Construtora OAS como proprietária.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.