Tribuna do Norte - 23/02/2010

Page 23

Terça-feira | 23 de fevereiro de 2010

esportes

Tribuna do Norte | Natal | Rio Grande do Norte |

3

[ FUTEBOL CARIOCA ] Depois de assumir o clube em situação difícil, Joel Santana provou sua vocação de vencedor no Rio de Janeiro. Técnico espera reforços para restante da competição

Apito Final EVERALDO LOPES - elopes@tribunadonorte.com.br

Os patifes bombástica entrevista dada pelo presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do RN, advogado Felipe Augusto Leite à TRIBUNA DO NORTE, publicada na edição de domingo, foi o assunto mais comentado nos círculos esportivos da capital nas últimas 24 horas. Muito mais em Natal do que no interior, já que a metralhadora giratória do advogado dos jogadores. Ele praticamente visou a dirigentes da dupla ABC/América. No máximo, alguns pequenos estilhaços podem ter salpicado nos cartolas interioranos. O adjetivo patife é muito abrangente. Segundo o mestre Aurélio, patife pode ser um sujeito desavergonhado, descarado, insolente, tratante, velhaco e maroto, ou seja, nada que enaltece ninguém. Com boa vontade, patife pode também ser considerado um sujeito tímido, fraco e pusilânime (covarde).

A

Os patifes (2)

Os patifes (3)

O pior, no tiroteio de Felipe Augusto é a generalização. Quando ele diz que, “com as exceções de praxe, a maioria é formada por patifes”, é como se jogasse um prato de farófia num ventilador. Salpicou farófia pra todo lado. Felipe Augusto não disse quais as “exceções de praxe”, até porque generalizou ao frisar que é a grande maioria, e que a qualidade do Tribunal de Justiça Desportiva da FNF está muito baixa, a insegurança jurídica é muito grande.

A Justiça Desportiva da FNF também é duramente atingida, quando afirma que o TJD é uma grande fonte de arrecadação de dinheiro, “que tudo passa pelo enorme jogo de interesses que circula entre os pares e os auditores. De novo, Felipe Augusto refere-se às raríssimas exceções”, tendo citado as exceções (Francisco Honório, Mirocem Ferreira (pai), Raimundo Nonato e José Gomes da Costa, todos ex-auditores, num passado já distante.

Reação

Reação (2)

Não podia ser diferente a revolta dos presidentes do América e ABC, José Maria Figueiredo e Guilherme Dantas. Entrevistados ontem, informaram já terem participado de duas reuniões com os dois departamentos jurídicos, entregues a Hebert Cavalcanti e José Wilson. Está sendo preparada uma interpelação judicial contra o advogado Felipe Augusto, que pode também ser acioado por alguns auditores do TJD.

Um ex-presidente americano, ouvido pela coluna, pediu para não ter seu nome citado, lamentou a publicação da entrevista, achando que os termos chulos utilizados pelo advogado podem ter repercussão muito pior para o próprio entrevistado, na medida em que generaliza as suas acusações, como quem utiliza uma metralhadora giratória. “Ele quis livrar a pele de dois ou três, mas sem citar os nomes, de nada adiantou”, frisa.

Torcida silenciosa Se, com a bola rolando o clássico ABC x Alecrim foi excelente, bastante rico em lances de perigo de gol, o desempenho da torcida abecedista foi frustrante. Em raríssimos momentos, isso mesmo somente nos minutos finais da partida ouviu-se algum estí-

mulo da parte do “Frasqueirão”. Apesar de bem menos numerosa que os torcedores do Alvinegro, a bandinha localizada quase escondidinha ao lado das especiais, os integrantes da “Fera” não pararam um só minuto com sua pequena torcida.

Campanha inédita A atual diretoria do Alecrim FC, mesmo vendo o time alijado da luta pelo turno, pode orgulhar-se da campanha invicta da sua equipe. A não ser em 1968, quando se sagrou campeão invicto, o Verdão jamais havia chegado à 8ª rodada do Estadual,

ainda invicto. Só para seu torcedor ficar sabendo, como o time se portou nos últimos 10 anos. O alecrinense vai ver que o clube nos últimos anos não conseguia manter-se invicto além da 3ª rodada. Vejamos na sequência.

Campanha invicta (2) Em 1999 perdeu para ASSU na 2ª rodada (2x0), em 2000 perdeu na estreia para o São Gonçalo por 3x0, em 2001 caiu na estreia para o C. A. Piranhas por 3x1, em 2002 na 2ª rodada foi goleado pelo Corinthians por 5x1, em 2003 perdeu na 2ª rodada para o ABC por 1x0, em 2004 foi goleado pelo São Gonçalo por

5x1 na 2ª rodada, em 2005 na 2ª rodada perdeu para o ABC por 4x1, em 2006 na 1ª rodada perdeu para ASSU foi derrotado por 1x0, em 21007 na 2ª rodada caiu para o ABC por 2x1, em 2008 perdeu para ASSU por 3x2 na 2ª rodada, e em 2009 novamente perdeu para ASSU por 2x0 também na 2ª rodada.

HELINHO Com os três gols que assinalou domingo, na virada do Potiguar/M sobre o Santa Cruz, Helinho chegou ao 11º lugar entre todos os artilheiros na história dos Campeonatos Estaduais/RN, ficando atrás de Sérgio Alves, que é o 10º com 66 gols.

MANCADA Se os abecedistas já andavam meio enviesados com a arbitragem, depois do lance envolvendo Ivan e o goleiro Ricardo, quando o ponteiro fatalmente faria o 2º gol, o árbitro Lenilson de Lima prejudicou o ABC dando falta do goleiro Wellington. O que é estranho é o clube não ter feito quase nenhuma reclamação do lance. EMPATES RUINS Se, em vez de cinco empates o Alecrim tivesse obtido duas vitórias e sofrido três derrotas, estaria hoje numa situação muito mais confortável, ficando entre os que têm chance de lutar no 1º turno.

JOEL POTIGUAR Se Joel Santana funciona como uma espécie de amuleto para o futebol carioca, o nosso Pedrinho Albuquerque está mostrando que pode seguir os mesmos passos no Corintíans.

Festa pela conquista uniu jogadores e torcedores s jogadores do Botafogo festejaram em churrascaria da zona sul a conquista do bicampeonato da Taça Guanabara. E foram acompanhados por cerca de 500 torcedores que invadiram o local para tirar fotos e cantar músicas de provocação aos adversários, principalmente ao Flamengo, apontado com o grande favorito para a conquista da competição. O capitão Lúcio Flávio fez questão de comparecer com a faixa de bicampeão enquanto outros jogadores levaram a família. O lateral-direita Alessandro não compareceu por ter sido comunicado do falecimento da avó logo após o encerramento da partida. O jogador deixou o estádio imediatamente após receber a notícia através da sua mulher. Muito festejado depois de mais uma conquista, o técnico Joel Santana disse que os jogadores tinham todo o direito de festejar mas que deviam ter consciência de que apenas metade do caminho foi alcançado. “Vai ser um segundo turno complicado porque os outros clubes vão tentar evitar que a gente conquiste também a Taça Rio, mas o Botafogo vai fazer tudo para ganhar o segundo turno e evitar uma decisão extra”. Joel assumiu o Botafogo depois que Estevam Soares foi demitido. Ele encontrou um grupo abatido pela goleada de 6 a 0 mas conseguiu convencer os jogadores de que aquela derrota extravagante foi um acidente e que os jogadores poderiam dar a volta por cima porque tinham condições para isso. “Eles acreditaram no meu trabalho tanto quanto eu acreditei na capacidade deles”, disse Joel que dedicou seu título ao ex-lateral-esquerdo Nilton Santos, um dos símbolos do clube, que está enfrentando graves problemas de saúde. O técnico alvinegro já avisou que não quer ouvir falar em estigma de vice-campeão estadual. “Não vem com esse negócio de vice para cima de mim, pois não cola”, sorriu Joel, que havia colaborado com as provocações quando foi campeão pelo Flamengo, em cima do Botafogo. “A gente não se lembra de coisas do passado, de vice. Vamos viver o presente e o futuro.” Já o atacante Loco Abreu, considerado um dos símbolos da conquista, e artilheiro da equipe na Taça Guanabara com seis gols, dedicou om título ao treinador Zagallo de quem herdou o número 13. “O Zagallo me recebeu e me entregou a camisa. Nada mais justo que eu dedique este título a uma figura tão importante do futebol mundial”.

SATIRO SODRÉ/AE

O

Joel Santana festejou mais um título no futebol carioca. Em 1997 ele foi campeão pelo Botafogo

Andrade saca Angelim e Pacheco continua no time A barração do zagueiro Ronaldo Angelim deve ser a única alteração da equipe do Flamengo para o jogo de estreia na Taça Libertadores, quarta-feira contra o Universidade Católica, no Maracanã. Os erros cometidos pela defesa durante a Taça Guanabara quando o time rubro-negro sofreu 15 gols durante o primeiro turno custaram a vaga do jogador cearense, herói do título brasileiro de 2009. O meia Petkovic que havia demonstrado sua vontade de voltar ao time contra os chilenos, vai continuar no banco de reservas já que o técnico Andrade está satisfeito com o desempenho de Vinicius Pacheco. O meia Kléberson, poupado dos treinamentos de sábado e substituído por Fernando, tem presença garantida contra a equipe do Chile. Andrade disse que vai avaliar o desempenho da equipe diante do Universidade Católica

para saber se deve poupar alguns jogadores na partida de estreia da Taça Rio, sábado, diante do Macaé, em Volta Redonda. Para Andrade, é hora de o clube rubro-negro mostrar que tem um elenco forte porque não existe intenção de priorizar qualquer competição já que o inédito tetracampeonato estadual também é muito importante para o Flamengo. “Se tivéssemos conquistado a Taça Guanabara poderíamos pensar em poupar este ou aquele jogador. Como não ganhamos, temos que ir com força total nos dois torneios”, disse Andrade. Andrade já recebeu relatório de Paulo Henrique, que se transformou no “espião” do técnico Andrade para a disputa da Libertadores. Segundo Paulo Henrique, o Universidade Católica tem um bom toque de bola e joga com um centro-avante fixo na área que exige atenção permanente. MÁRCIA FEITOSA

Depois de marcar gol do título Brasileiro 2009,Angelim foi barrado

Cuca define time para a estreia na Copa do Brasil O Fluminense está praticamente definido para seu jogo de estreia na Copa do Brasil, diante do Confiança, amanhã, as 21h50min no Estádio Lourival Batista, em Aracaju, O técnico Cuca ficou satisfeito com o rendimento da equipe no jogo-treino disputado contra a Portuguesa, na Ilha do Governador, e vencido pelo Tricolor por 5 a 1. Como não poderá contar com Diguinho e Everton que vão cumprir suspensão relativa a punições aplicadas no ano passado, o treinador já decidiu que Diogo será um dos volantes, Marquinho ocupará a lateral esquerda e o meia Willians entrará na armação ao lado de Dario Conca. Como é sergipano, o ex-jogador do Palmeiras está duplamente feliz com a oportunidade. “Será a primeira vez que jogarei na minha terra. E vestindo a camisa de um grande clube como o Fluminense. Não posso decepcionar meus parentes e amigos que irão ao estádio para me ver em ação”, disse Willians. A equipe deverá ser a mesma que iniciou o jogo-treino de sábado quando o Fluminense goleou a Portuguesa por 5 a 1. O atacante Fred que ficou afastado dos treinamentos da semana por causa de uma gastroenterite, treinou normalmente e está confirmado no ataque. O Fluminense vai enfrentar o Confiança com Rafael, Mariano, Gum, Cássio e Marquinho; Diogo, Everton, Willians e Conca; Fred e Alan. Se precisar mudar o esquema durante a partida na capital sergipana, o treinador Cuca pode colocar Digão na vaga de Diogo como aconteceu no último treinamento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.