Tribuna do Norte - 17/08/2011

Page 19

economia

2 | Tribuna do Norte | Natal | Rio Grande do Norte

Negócios &Finanças LUIZ ANTÔNIO FELIPE laf@tribunadonorte.com.br

Concorrência para o RN oje e amanhã ocorrerão os dois leilões de energia - A-3 e de Reserva de 2011 -, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), para atender o mercado a partir de 2014. Estão habilitados 321 empreendimentos. Os projetos somados equivalem à capacidade instalada de 14.083 MW. A matriz eólica é a líder em projetos habilitados, com 240 parques geradores, sendo a maioria (75), no Rio Grande do Norte e 6.052 MW de potência, ao todo. Já a Fiesp promete ir ao STF contra a prorrogação ou qualquer alteração na atual legislação do setor elétrico, permitindo a segunda prorrogação das concessões que vencem a partir de 2015. Os empresários industriais querem a redução do preço da energia no Brasil.

H

ITAIPU A capacidade de geração de energia eólica do Brasil, já mapeada, é igual a 30 Itaipus, o equivalente a 300 mil megawatts (MW) de energia elétrica. O potencial mapeado no país seria equivalente a 143 mil MW, segundo ele. Para efeito de comparação, a usina hidrelétrica de Itaipu tem capacidade de 14 mil MW.

Dificuldades

Premium

A inadimplência do consumidor sobe 2,9% em julho, sobre junho, revela a Serasa Experian. Na comparação com julho de 2010, a elevação foi de 27,7%. No acumulado dos sete primeiros meses de 2011, ante o mesmo período de 2010, o índice subiu 22,5%. Mas, vem perdendo ritmo e desacelerou na relação mensal pela segunda vez consecutiva. Já os cheques sem fundos apresentaram queda de 2%.

Além de lojas exclusivas para mulheres, a rede Riachuelo terá loja premium no ano que vem, segundo o empresário Flávio Rocha. Já estão em andamento as negociações com um grupo de shopping centers voltado para a classe A. Serão lojas com uma série de serviços e atendimento personalizado. De janeiro a junho foram investidos quase R$ 150 milhões em abertura e reforma de lojas.

EMPREGO Além do aumento da inadimplência, a geração de emprego com carteira assinada recuou 22,6% em julho. O Brasil registrou a criação de 140.563 empregos, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número também é inferior ao registrado em junho passado, quando foram geradas 215.393 mil vagas.

Gestão Pública em debate O 2º Seminário 2011 do Projeto Motores do Desenvolvimento do RN, em seu 4º ano, será na próxima segunda feira, a partir das 8h. Este será o 10º Seminário desde o início do Projeto Motores, em 2008, com o tema: Gestão Pública. Confirmaram presença todos os convidados, co-

mo o empresário Jorge Gerdau; o presidente da CNI, Robson Braga; governador de Pernambuco, Eduardo Campos; o professor Falconi (que fará um talk show) e o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago. Inscrições através dos telefones 4006.6120 e 4006.6121.

MUDANÇA A Central do Cidadão do Praia Shopping permanece em reforma. A informação dada pela direção do shopping diz que a data de abertura ainda não foi confirmada. A Central está com seus trabalhos suspensos desde o dia 13 de maio.

1

Depois da Festa do Bode e da Feira do Livro, Mossoró terá a partir de hoje até sábado a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), com 320 estandes.A Potigás estará apresentando novidades do Gás Natural,com foco este ano nos segmentos residencial e automotivo e os projetos da Companhia para a região.O BNB vai oferecer crédito.

2

No XVII Congresso Brasileiro de Sementes,o tema do painel na manhã de hoje é sobre agricultura de baixo carbono,com um debate entre especialistas. Amanhã,pela manhã, acontece o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes.O empresário Ivanilson Araújo tem sido elogiado pelo estande da Santana Sementes,única empresa privada do Nordeste,presente.

3

As fortes chuvas na Paraíba fizeram 27 açudes transbordarem,a maioria dentro da faixa de 100 quilômetros de distância do litoral. Destaque para o Açude de Acauã,que está com 98,5% de sua capacidade e pode voltar a sangrar.No Nordeste,o tempo permanece nublado do Litoral ao Agreste,com chuvas fracas e isoladas.

Quarta-feira | 17 de agosto de 2011

[ EMPREGOS ] Dados divulgados ontem, pelo Ministério do Trabalho, mostram que número de carteiras assinadas em julho, no Estado, foi o menor dos últimos cinco anos

Economia desacelera e cai ritmo de contratações no RN RODRIGO SENA

ANDRIELLE MENDES repórter de Economia

osé Luiz de França, 38, trabalha na construção civil há 19 anos. Quando começou, era difícil aparecer serviço. “Agora, tá melhor. Há muitas oportunidades”, analisa ele, que nasceu em Santo Antônio do Salto da Onça, veio para Natal e teve os passos seguidos pelo filho, Jefferson Luiz Alves, 20. Hoje, os dois trabalham na mesma obra e dividem o canteiro com mais 100 funcionários. “Nunca fiquei sem serviço”, comemora Jefferson. O que pai e filho não sabem é que a construção civil já não contrata no mesmo ritmo. Seguindo movimento registrado em outras áreas da economia, o segmento registrou queda na geração de empregos formais em julho de 2011 no Rio Grande do Norte em comparação com o mesmo período de 2010 e 2009. Mas não foi o único a puxar o freio de mão. A economia potiguar, como um todo, dá sinais de desaceleração. E o número de empregos gerados no mês passado e no ano é prova disso. Se considerado apenas o mês de julho, foram abertos 1.293 postos de trabalho com carteira assinada no estado, considerando todos os setores da economia. Em julho de 2010, foram 3.078. Em julho de 2009, 2.899. O resultado registrado no mês, em 2011, é o pior desde 2005, segundo o Ministério do Trabalho. O desempenho do estado nos primeiros sete meses do ano também ficou abaixo do esperado. Entre janeiro e julho de 2011, o RN gerou 242 empregos formais (incluindo as informações declaradas fora do prazo) - número 46 vezes menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando criou 11.266 postos de trabalho formais. O estado ainda se recupera dos saldos negativos registrados nos primeiros meses do ano, o que explica, em parte, seu mal desempenho: o terceiro pior do Nordeste - tanto em relação ao número de empregos gerados em julho de 2011 quanto aos gerados nos primeiros sete meses do ano. “Estamos em processo de desaceleração sim. Nossa economia está crescendo num ritmo menor”, confirma o economista Aldemir Freire, chefe do IBGE. O estado não repetirá o bom desempenho vivido em 2010, segundo o economista. Ano consi-

J

José Luiz e Jefferson: apesar do momento de retração, empregos garantidos no canteiro de obras EMANUEL AMARAL

Cortadores de cana vão mudar de ramo

Freire estima que desempenho no ano ficará aquém do de 2010

A construção civil deve continuar contratando, mas em ritmo menor”. ALDEMIR FREIRE economista

derado atípico para todos os setores da economia. Mas, segundo Aldemir, o cenário é de recuperação e as perspectivas para o restante do ano são positivas. “A agropecuária vai voltar a contratar, o comércio também, e o setor de serviços. A construção civil também deve continuar contratando, mas num ritmo menor”,

TURISMO A reunião extraordinária do Conselho Curador do Natal Convention & Visitors Bureau acontece hoje, às 9 horas, presidida por Fernando Bezerril. Ações promocionais no mercado internacional, apresentação de resultados e reforma da sede do Natal CVB. O conselho é composto de 14 conselheiros titulares.

PESQUISA O McDonald´s é uma das empresas que mais contratam no país, de acordo com a pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”, conduzida pelo Great Place to Work em parceria com a Revista Época (Editora Globo). Lidera o sub-ranking que avalia as contratações realizadas pelas empresas inscritas na pesquisa nacional. Em segundo lugar está o Itaú, seguido do Bradesco, Magazine Luíza e Ambev.

VAREJO A brasileira Natura é terceira maior empresa do mundo em vendas diretas, a única brasileira a figurar entre as 100 maiores do setor. O levantamento é da revista norte-americana especializada no setor Direct Selling News. A segunda edição do prêmio, referente a 2010, abrange companhias de 14 países (EUA, Japão, Alemanha, Peru, Reino Unido, Coreia do Sul, Suíça, Brasil, China, Índia, Malásia, México, Rússia e Suécia).

BALANÇO O balanço das vendas do Dia dos Pais é positivo. No Grupo Pão de Açúcar o crescimento de venda esperado nas categorias como linha branca, telefonia, cuidados pessoais e eletroportáteis superou as expectativas. O destaque ficou para o setor de informática do Extra, que cresceu 40% em comparação ao mesmo período do ano passado.

tn família TODOS OS DOMINGOS NA TRIBUNA DO NORTE

projeta o economista. Embora tenham contratado menos que no ano anterior, setores como comércio, serviços e construção civil continuaram admitindo em julho. No último ano, a construção civil recuou e perdeu a liderança da abertura de novos postos de trabalho formais para o setor de serviços, mas continuou contratando. Zé Luiz, pedreiro há 19 anos, parece não se preocupar com a retração. “Sendo um bom profissional, não fica parado. Sai de uma obra, entra em outra”. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon RN) vai analisar os dados do Caged e deve se pronunciar hoje sobre o setor. [ LEIA MAIS NA PÁGINA 3]

Preocupados com a demissão dos potiguares que trabalham no corte da cana de açúcar – reflexo da mecanização do trabalho, representantes do Ministério Público do Trabalho se reuniram ontem com entidades como a Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Serviço Nacional da Indústria (Senai) e Sindicato das Empresas da Construção Civil (Sinduscon) e decidiram que os cortadores serão requalificados e absorvidos pela construção civil. Antes disso, porém, é preciso enviar um projeto para o Ministério do Trabalho e aguardar a liberação de recursos, como explica a procuradora do trabalho, Ileana Neiva. À Federação Nacional dos Trabalhadores e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego coube registrar quantos trabalhadores foram demitidos em virtude da mecanização da colheita e descobrir onde estão. O MPT não sabe quantos foram demitidos nem quantos trabalham nos canaviais, no RN. O Senai ficaria responsável pela qualificação. Durante a reunião, a construção civil se comprometeu a contratar 30% dos cortadores de cana requalificados. O Ministério Público do Trabalho quer ampliar este percentual.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.