Tribuna do Norte - 20/02/2010

Page 29

esportes

Sábado | 20 de fevereiro de 2010

Tribuna do Norte | Natal | Rio Grande do Norte |

3

DIVULGAÇÃO

[ NATAÇÃO ] Fenômeno das piscinas e dono de 14 medalhas olímpicas, disse que não deve continuar em atividade após os Jogos de Londres, antecipando sua aposentadoria

Phelps revela que vai parar de competir antes dos 30 ancouver (AE) - O astro Michael Phelps viveu uma rotina de torcedor durante a Olimpíada de Inverno. O nadador está em Vancouver para assistir competições e avisou que a sua participação nos Jogos Olímpicos vai se encerrar dentro de dois anos. Dono de 14 medalhas de ouro, o fenômeno norte-americano afirmou que não vai nadar oito eventos nos Jogos Olímpicos de Lon-

V

dres, em 2012, e não irá competir depois que completar 30 anos. “Eu disse para mim que não irei nadar depois dos 30 anos”, disse. Phelps terá 27 anos em Londres, quando espera encerrar a maior carreira de um atleta na história dos Jogos Olímpicos. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, ele bateu o recorde do compatriota Mark Spitz ao conquistar oito medalhas de ouro em um único evento.

[ BASQUETE ] Ainda sem técnico, seleção

preocupa para o Mundial na República Checa DIVULGAÇÃO

Administração de Hortência vem recebendo críticas dos técnicos

Seleção feminina segue indefinida para Mundial ão Paulo (AE) - Faltam sete meses para o Mundial feminino, na República Checa, e o Brasil ainda não tem técnico. E a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) não parece preocupada em anunciar logo o nome do substituto de Paulo Bassul - o espanhol Carlos Colinas é o mais cotado. Quem conhece muito o assunto diz que essa demora pode atrapalhar bastante a seleção no torneio. É o caso de Paula, uma das maiores jogadoras da história do basquete brasileiro. Uma frase dela resume a situação da equipe: “Nenhum time se prepara para um Mundial no ano da competição”, comentou Paula, lembrando que a falta de organização também atrapalhou a preparação brasileira para o Mundial de 1994, vencido pela seleção. Mas, naquela ocasião, havia uma diferença: “Nossa equipe era talentosa. Isso pesou”. Irmã de Paula, e também exjogadora da seleção, a hoje treinadora Branca é ainda mais dura nas críticas à CBB, cujo departamento feminino é comandado por

S

Hortência, companheira das duas por muitos anos no time nacional. “Pega mal essa demora. Fica com cara de desorganização, não sei qual é a jogada. Talvez seja para o basquete ficar gerando notícia, não sei”. Hortência, no entanto, jura que a demora não vai afetar o desempenho do Brasil. “A seleção só vai começar a treinar no fim de junho. . O planejamento é feito pelo departamento técnico, não pelo treinador”. O Brasil vai estrear no Mundial no dia 23 de setembro, contra a Coreia do Sul, e o novo treinador terá três meses com o elenco antes do torneio. Branca acredita que o período é suficiente, desde que o treinador já esteja bastante familiarizado com as jogadoras. “Antes (dos treinos) seria preciso conhecer as meninas, entender cada uma... Não sei se o novo treinador terá condições de fazer isso”, opinou Branca, treinadora do Americana no último Nacional de Basquete, mas desempregada há seis meses.

[ GOLFE ] Envolto em escândalos, jogador

revelou que fará tratamento para curar vício

Woods se desculpa e fala em retorno onte Vedra Beach/EUA (GP) - Pela primeira vez desde que se viu envolvido em uma polêmica sobre adultério e sua compulsão por sexo, Tiger Woods falou publicamente sobre o assunto. Em pronunciamento feito ontem na Flórida, o golfista mais famoso do mundo se disse arrependido por todos os atos, prometendo seguir tratamento para se tornar “um homem melhor”. “Peço desculpas por tudo o que eu fiz. Eu traí a minha mulher e isto não é aceitável. Sou o único culpado por tudo”, afirmou o atleta, que está afastado do esporte há cerca de três meses. “Só pensei em mim. Achei que as leis não se aplicavam a mim, passei as fronteiras, imaginei que era impune.

P

Mas não posso viver com regras diferentes das outras pessoas”, emendou. “Meu comportamento causou preocupações graves em meus negócios, em minha fundação. Agora, tenho que consertá-los e nunca mais cometer estes erros. Tenho que viver uma vida íntegra. Devo ser um homem melhor e meu foco deve ser este”, destacou o atleta. Durante o discurso, o golfista citou até mesmo uma passagem de sua infância. “Minha mãe me ensinou o budismo, que diz que as coisas que não pertencem a você só te trazem infelicidade e que você não deve ir atrás das coisas por impulso. Obviamente, esqueci tudo o que aprendi, mas as pessoas mudam”, declarou.

Estar em Vancouver como torcedor serve de inspiração para a sua quarta Olimpíada. “Eu não posso dizer para você quantas memórias passaram pela minha cabeça ao ver esses caras competindo”. Phelps, que assistiu a vitória dos Estados Unidos sobre a Noruega no hóquei sobre o gelo, revelou que também pretende acompanhar o compatriota Apolo Anton Ohno na disputa da patina-

ção de velocidade. Phelps voltará a treinar na próxima segunda-feira e seu principal foco nesta temporada será disputa do Campeonato Pan-Pacífico em agosto. O corpo tem de estar na melhor forma e ser capaz de fazer essas outras coisas trabalha músculos que eu não tinha trabalhado antes”, afirmou. Recentemente, Phelps abriu uma escola de natação em Baltimore.

Planos de Phelps é parar antes das Olimpíadas no Brasil em 2014


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.