Tribuna do Norte - 26/01/2012

Page 9

natal

PRECATÓRIOS

Valério Mesquita, presidente do TCE,fala sobre auditoria no TJ. PÁGINA 12

TEMPO HOJE

TÁBUA DE MARÉS

FEIRAS LIVRES

Nublado com pancadas de chuvas Máx.: 31ºC Mín.: 25ºC

Preamar 06h32-2.2 - 18h11-2.3 Baixa-mar 00h00-0.2 - 12h11-0.3

Panorama: hoje 332 bancas/196 feirantes Planalto 186 bancas/97 feirantes

BALNEABILIDADE Impróprias Cotovelo - Barramares Rio Pium - Balneário

FASES DA LUA Nova: hoje Crescente: 31/01 Nascer do sol: 5h21 Pôr do sol: 17h44

Editora: Cledivânia Pereira e-mail: cledivania@tribunadonorte.com.br

NATAL • RIO GRANDE DO NORTE Quinta-feira • 26 de janeiro de 2012

O impacto das ondas ainda derrubou árvores, cesto de lixo e parte do calçadão. O acidente ocasionou o rompimento da tubulação de esgotos. Prefeitura do Natal ainda não sabe quando os reparos serão realizados

[ MARÉ ALTA ]

Mar atinge quiosque em Ponta Negra ROBERTO LUCENA repórter

arte da fundação do quiosque 15, localizado no calçadão da praia de Ponta Negra, foi destruído devido à força da maré alta na última terça-feira. O impacto das ondas ainda derrubou árvores, cesto de lixo e parte do calçadão. O acidente ocasionou o rompimento da tubulação de esgotos, com isso, fezes e urina que eram jogadas diretamente na areia da praia mais famosa da capital. Funcionários da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) estiveram no local e contiveram o vazamento. A Prefeitura não sabe quando as obras de reparo do calçadão e quiosque serão realizadas. Se a maré continuar alta, há risco de desabamento. Segundo ambulantes que trafegam na praia, o problema poderia ter sido evitado. “Desde dezembro que apareceu umas rachaduras aqui. Agora em janeiro, com a maré alta, a gente estava vendo que algo ia acontecer. Não fizeram nada e deu no que deu. Foi uma coisa horrível, as fezes tudo caindo na areia. Ninguém conseguia passar perto”, disse a vendedora de roupas Maria da Costa. De acordo com a Caern, a força das águas foi tanta que fez romper a tubulação, provocando extravasamento. Na tarde de ontem, o engenheiro civil da Caern, Raulyson Araújo, esteve no local para avaliar o reparo da rede coletora danificada. Mesmo com o trabalho dos funcionários da Companhia, parte de água do esgoto ainda vazava. “O pessoal trabalhou durante a madrugada de hoje [ontem] mas ainda há alguns reparos. O serviço será concluído logo”, disse. O engenheiro afirmou que a secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) foi avisada sobre o problema. “Cabe a eles, agora, ajeitarem as partes danificadas”. Segundo o secretário adjunto da Semsur, Mounarte Brito, uma equipe do departamento de obras da secretária irá ao local do acidente ainda hoje para fazer uma avaliação das danificações. O secretário afirmou que será necessário uma obra de reparo do calçadão, porém, não há data para início da intervenção. “Vamos fazer uma encosta ou algo do tipo. A obra definitiva depende de uma análise judicial para saber como contratar uma empresa que a realize. Isso é um assunto que teremos que discutir com a Procuradoria do Município”, afirmou. De acordo com banhistas e ambulantes, outros pontos da praia de Ponta Negra estão sofrendo com a falta de manutenção. “Essa praia está abandonada. Não tem estrutura suficiente nem fiscalização adequada. Para piorar, a maré está muito forte e arrebenta tudo. Se não tiver cuidado, outros canos podem estourar”, disse Alexandre Dias, morador do bairro homônimo à praia.

P

[LEIA MAIS NA PÁGINA 10]

Essa praia está abandonada. Não tem estrutura, nem fiscalização. ” ALEXANDRE DIAS morador de Ponta Negra


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.