4 minute read

Eleita a JMDB de Novo Hamburgo

MOÇÃO DE RAIZER VIROU UM DEBATE I: o Governo Federal recebeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (foto), há duas semanas. A autoridade participou de um encontro em Brasília com o presidente LuizInácioLuladaSilva(PT)(foto)eoutrosnovelíderes de países sul-americanos. A recepção concedida ao político venezuelano gerou discussões pelo país. O vereador Raizer Ferreira (PSDB) redigiu moção de repúdio. A proposta foi analisada pela Câmara de Novo Hamburgo e aprovada por 12 votos a 1 durante a sessão plenária de segunda-feira. Os vereadores Ricardo Ritter (Ica) e Semilda dos Santos (Tita), ambos do PSDB, lembraram que Novo Hamburgo tem acolhido muitos venezuelanos nos últimos anos. Conforme Raizer, apenas a escola municipal Presidente João Goulart, no bairro Petrópolis, conta com mais de 20 estudantes oriundos do país vizinho.

MOÇÃO DE RAIZER VIROU UM DEBATE II: em defesa da Moção nº 31/2023, Raizer (foto) destacou sua preocupação com a proteção conferida a Maduro por líderespolíticosbrasileiros.“Entendemosquearecepção é incompatível com os valores democráticos e com os princípios de respeito aos direitos humanos que defendemos. Nicolás Maduro é uma figura amplamente conhecida por seu histórico antidemocrático e por seu regime autoritário”.“Recebidocomhonras, reverências e todas as diplomacias, Maduro foi tratado não como um ditador, mas como um grandealiadonoprogressodosocialismo naAmérica Latina”, criticou Raizer

Advertisement

Mo O De Raizer Que

VIROUQUASEUMDEBATE

III: contrário ao texto, Enio Brizola (foto) (PT) defendeu a importância de separar ideologias e negócios. Segundo o vereador, o Brasil precisa recuperar relações econômicas com parceiros historicamente importantes.e também disse: “Eu não gosto do regime do presidente Maduro, mas acho que esse é um problema do povo venezuelano. O meu problema é o Brasil, que também sofre golpes a todo momento e onde não são res- peitadasasdecisõesdamaioria.OquehouvenoBrasilfoi um encontro de países sul-americanos para fortalecer a economia do continente”.

MOÇÃODERAIZERVIROU UM DEBATE IV: Darlan Oliveira (foto) (PDT) discordou. “É inaceitável um chefe de estado dartantavisibilidadeaum presidente que deixa seu país na miséria e defende regimes autoritários. É uma afronta à nossa democracia”, comentou. “Estamos falando de direitos humanos. AúnicacoisaquevejoéaVenezuelaexportando muitaspessoascomfome”, acrescentouoautordamoção, Raizer Ferreira.

MOÇÃO DE RAIZER VIROU UM DEBATE VI: já o vereador Inspetor Luz (foto) (MDB), na tribuna recorreu a matérias jornalísticas sobre o governo Maduro para corroboraramoçãoredigidaporRaizer “Ao longo dos últimos anos, o BNDES (Banco Nacional de DesenvolvimentoEconômicoeSocial) concedeuUS$1,5 bilhão em financiamentos a vários projetos de infraestrutura na Venezuela executados por empresas brasileiras.Apesardainadimplência,obancodefomentonão ficou com o prejuízo, já que a dívida foi coberta pelo Tesouro Nacional. A dívida acabou sendo paga pelo contribuinte brasileiro. É essa a minha questão em relação à visita de um crápula desses ao Brasil”, asseverou.

OSPARTIDOSCONTINUAM SE MEXENDO VISANDO A ELEIÇÃO DE 2024: semana passada o vereador Gustavo Finck (PP) assumiu a Presidência do Partido no Município, mesmo que logo à frente irá se licenciar para disputar a préconvenção partidária alçando seu nome para prefeito da cidade. Outro parlamentar que vai tomar posse como presidente é o Deputado Estadual Delegado Zucco, onde assumirá o comando do Republicanos em Novo Hamburgo, tendo como vice a vereadora hamburguense,LourdesValim(foto).Eosoutrospartidos não vão se mexer?

PERGUNTINHA I: e a direção Colorada não enxerga que o Mano Menezes perdeu o comando do vestiário ou precisa desenhar?

PERGUNTINHAII: quandoéqueaSecretariadeObras vai arrumar a buraqueira no trecho da Primeiro de Março entre a Farmácia São João até o mercado Bourbon?

PERGUNTINHA III: pergunto novamente, será que o Anilado vai terminar o Brasileiro da Série D sem vencer um jogo?

Leia, assine e anuncie no Jornal Tribuna da Cidade

Coloque seu estabelecimento n n num jornal com mais de 29 anos de circulação e é o mais lido nas sextas-feiras entre a classe política. Notícias, opiniões, reserva de espaços para anúncios, publicação de editais, perda de documentos, tudo isso pode ser feito pelos fones:

(51) 3527.0938 / 99104.4321 ou pelos e-mails: tribunadacidade1992@gmail.com / tribunadacidade@terra.com.br

Sábado passado, seguindo a tradição de núcleos fortes, o MDB de Novo Hamburgo consolidou mais um núcleo, ao concretizar sua Juventude. Por diversas vezes a comissão provisória da JMDB/NH debateu sobre o essencial o movimentodereestruturaçãodesteimportantenúcleoparaopartido. Hoje o núcleo assume o grande desafio dos demais partidos, que é aproximar os jovens para a política hamburguense. Assume como presidente, Rodrigo Quadros que já vinha trabalhando interinamente em frente ao núcleo, eleito como presidente da JMDB/NH em convenção municipal realizada no município.

Rodrigo Quadros e Deiwid Amaral, presidente do MDB hamburguense

Sindiprof destacou descumprimento de lei na revisão dos salários na Câmara

A presidente do Sindicato dos Professores Municipais (SindProfNH),LucianaMartins(foto),ocupouatribunadurante a sessão plenária de quarta-feira, e apontou o suposto descumprimento à lei local que regra a revisão anual das remunerações dos servidores. Isso porque no final de maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara sua proposta de reposição inflacionária para os salários do funcionalismo. O índice definido foi de 5%. A sindicalista sublinhou que os salários e subsídios devem ser atualizados no mês de abril, mas que isso não vem ocorrendo desde 2020. Para ela, a alegação de falta de recursos não fundamenta o descumprimento da Lei Municipal nº1.306/2005,tendoemvistaque,em audiênciapúblicarecente para demonstração do cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre, foi divulgado pela Secretaria da Fazenda o crescimento de 15% na arrecadação do Município. “Essa conta não fecha”, frisou Luciana. “Há uma constatação que Novo Hamburgo registrou arrecadação de R$ 536,5 milhões entre os meses de janeiro e abril, e que isso representou15%a maisna receita líquida do Município. Então, vejam bem. Não é por falta de orçamento público que não foi cumprida uma lei municipal. Temos algo confuso”, sinalizou a presidente.

TRIBUNACIDADE DA

DE NOVO HAMBURGO

E-MAILS: tribunadacidade@terra.com.br tribunadacidade1992@gmail.com jornal.tribunadacidade1536@gmail.com

Fone: 3527.0938 - Cel.: 99104.4321

(51) 99104.4321

Rua Joaquim Pedro Soares, 1356 - Novo Hamburgo

Propriedade da Empresa Jornalística GH LTDA

Responsável:

Diretora e Jornalista

Wanuza L. de Souza Haubert - MTB 0019454/RS

Circulação: NovoHamburgo

Periodicidade: semanal - todas as sextas-feiras

Matérias e colunas assinadas são de inteira responsabilidade dos seus autores

Pedidos de Providências/Indicação

ll ll l Vladi Lourenço (PSDB) solicitou estudo de viabilidade para a colocação de quebra-molas e tachões na Costa Rica, nº 29, SantoAfonso.

ll Felipe Kuhn Braun (PP) pediu instalação de novos pontos de luz na Beno Hugo Hack, nº 725, Canudos.

ll Inspetor Luz (MDB) solicitou estudo de viabilidade para substituição de lixeira tipo contêiner por lixeira tipo fixa e grande, na Pedro Adams Filho, nº 4845, Centro.

ll Semilda dos Santos (Tita) (PSDB) pediu conserto debocadeloboquebradanaOttoKopschina,esq.com a Nações Unidas, Pátria Nova.

ll ll Fernando Lourenço (PDT) solicitou conserto de infiltração na PedroAdams Filho, nº 4517, Industrial.

ll ll EnioBrizola(PT)pediucolocaçãodebritasousaibro no Beco do Samuel, na Vinte e Dois de Outubro, nº 982, Boa Saúde.

ll Ricardo Ritter (Ica) (PSDB) solicitou colocação de luminárias em nove postes (já existentes) na Estrada Porto das Tranqueiras, Lomba Grande.

ll Ito Luciano (PTB) pediu verificação e correção da numeração em duplicidade das residências em toda a extensão da Rosalina Gerhardt, São Jorge.

ll Gerson Peteffi (MDB) solicitou troca de lâmpada queimada na Júlio de Castilhos, nº 806, Centro.

ll ll Lurdes Valim (Republicanos) pediu roçada e limpeza da calçada na Guilherme Vielitz, esq. com a RuaArgentina, Canudos.

ll Raizer Ferreira (PSDB) solicitou recolhimento de lixo, galhos, limpeza, capina e roçada no terreno público na São Nicolau, esq.comaCompositorJosé Mendes, Primavera.

This article is from: