Page 1

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

PRORREI


L

L

APRESENTAÇÃO A TRANSLIGHT | photo e design é uma empresa especializada em comunicação visual, com intúito de proporcionar as melhores soluções às diversas situação apresentadas. Para tanto contamos com profissionais especializados e com ampla experiência de mercado, prestando a você, cliente, serviços de alta qualidade e satisfação. Mantendo sempre um bom diálogo, buscando conhecer a fundo as reais necessidades, apresentamos o que há de mais inovador e criativo na atualidade, seja por meio de tendências ou na re-leitura dos grandes movimentos. Este é o nosso trabalho, essa é a nossa identidade - Compreender, Projetar e Solucionar.


MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL Normas e Padrões de Utilização

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

L

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS


apresentação .04 a marca .06 malha de construção .07 área de interferência .08 código cromático .09 tipografia .10 tratamentos cromáticos principais .11 tratamentos cromáticos secundários .12 tratamentos cromáticos tons de cinza .13 tratamentos cromáticos de exceção · negativo/vazado .14 tratamentos cromáticos de exceção · aplicação sobre fundos / imagens .15 restrições .16 frota .17 fardamento .18 papelaria .20 sinalização .25

L

SUMÁRIO


L O

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS representa um notável

04

-

avanço no que diz respeito às ações voltadas para os serviços de atenção básica, incluindo o compromisso com a educação preventiva, tanto do individuo como da coletividade, compromisso este amplamente legitimado pelo processo de formação profissional dos agentes especializados em Saúde Pública. E é fato que a instituição tanto mais comprova sua importância por ser a responsável por manter em pleno funcionamento a Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe. Apresentando tal perfil de vanguarda, de sintonia com a realidade contemporânea, representando um avanço significativo no campo da consolidação contínua do Sistema Único de Saúde, a FUNESA, na manutenção estratégica de sua presença simbólica, ou seja, na utilização de uma referência iconográfica que, ao mesmo tempo, sintetize e amplifique o significado social da instituição, necessita de uma representação gráfica – sua logomarca – que traduza o conceito geral a ela determinado pelo Estado: sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública. Contudo a FUNESA é muito mais do que isso. E é esta maior amplitude que a logomarca por nós concebida vem traduzir e representar. A instituição está voltada para produção de conhecimento científico, ao mesmo tempo em que considera variados saberes, valorizando o discurso pedagógico, vale dizer, a disposição de formar técnicos altamente qualificados. Insere-se neste contexto formador, a produção editorial voltada para a Saúde, o que significa a produção de massa crítica necessária no processo de se pensar o significado da existência de uma fundação especialmente voltada para a manutenção de serviços extremamente necessários.

APRESENTAÇÃO

A produção de publicações unificadas no tema geral (a Saúde) e diversificadas pelas áreas tratadas, legitima ainda mais a natureza da FUNESA, como referência de práticas educativas direcionadas à preparar homens e mulheres para atividades essenciais, de grande importância numa realidade histórico-social e socioeconômica que passa por mudanças radicais, a partir de ações antes nunca vistas nem assumidas por governos anteriores. Assim é que a logomarca elaborada pela AGS – Consultoria, Comunicação e Marketing, responde também a esta característica da instituição: formação técnica e intelectual integrada, isto é, levando-se em conta todos os aspectos percebidos como fundamentais para que se constitua uma rede de ações plena e fortemente estruturada. Assim é que apresentamos a logomarca a ser adotada pela instituição, caracterizada pelo equilíbrio entre a representatividade da solidez (confiança, estabilidade, durabilidade, proteção) e a dinâmica inerente à natureza mesma de suas atividades e finalidades. Portanto, eis uma logomarca que se sustenta, por traduzir, com fidelidade, o discurso institucional de uma fundação que deve ser percebida, antes de tudo, como uma conquista da sociedade, notadamente daqueles que fazem parte do público-alvo prioritário no que concerne ao atendimento. Observe-se, aqui, um ponto essencial: a logomarca concebida pela AGS Consultoria, Comunicação e Marketing, opera como oposição às concepções mais conservadoras, monolíticas, que passam ao público a idéia de um Estado paquidérmico, pesado, fechado e inacessível. Como, também, uma logomarca impositiva, exageradamente maciça, remete à idéia de um trabalho lento, produzido por uma equipe desarticulada, sem ânimo nem estímulo.


L 05

A logomarca por nós concebida atua no sentido de produzir empatia, identificação com a sociedade, discursando de forma a demonstrar que o trabalho é ágil, eficiente, qualificado, isto é, que os serviços prestados são caracterizados por uma dinâmica de decisões altamente positivas buscando aperfeiçoamento e soluções rápidas (sem que se perca a meta constante da excelência). Toda a estrutura gráfica da logomarca é orientada, ao mesmo tempo, pela estabilidade e pela mobilidade. Ou seja: a instituição se apresenta como estável, consolidada, produtiva e, também, apta a realizar procedimentos que visam estabelecer o bom nível de interação entre os membros da equipe, alcançando maior rendimento num trabalho que, mesmo respeitando individualidades e particularidades, deve ser realizado sempre em conjunto A fonte tipográfica usada (Sansation) com leve toque itálico, define a estrutura sólida e, ao mesmo tempo, se destaca pela leveza, estando bem apoiada na linha de sustentação formada pelo nome por extenso da fundação. O formato contemporâneo sintoniza a sigla com uma realidade dinâmica, cheia de desafios, na qual a qualidade do serviço deve estar aliada à agilidade nas decisões. O traço renovador também distancia a fundação do perfil conservador, exageradamente burocrático, distanciado das necessidades prementes da população, necessidades às quais a instituição saberá fazer frente, respondendo positivamente à demanda, com a segurança garantida pelo corpo de equipe bem formado, pelas instalações físicas bem dimensionadas e adequadas e equipamento de alta qualidade e tecnologia. O símbolo aplicado à esquerda da sigla traz a idéia de convergência de amplitude.

APRESENTAÇÃO

A forma sinuosa em primeiro plano lembra sutil e propositadamente o “S” de Saúde. O padrão de movimento e equilíbrio é mantido nos demais planos, devidamente sustentado pelas cores que identificam de forma emblemática, a presença atuante, vigilante, companheira e eficiente do Estado mediante a Fundação Estadual de Saúde do Estado de Sergipe. As curvas elegantes convergem para o centro, representando a coordenação de todo fluxo: seja este do trabalho, seja dos indivíduos e comunidades que buscam uma referência qualificada. O inverso também funciona ao produzir o sentimento de que a instituição é apta a alcançar os campos mais amplos possíveis, como também, na representação das sinuosidades de menor dimensão, em que se reafirma a disposição de atender a realidades (individuais e coletivas) de proporções variadas. Entendemos que o discurso iconográfico apresentado acima identifica satisfatoriamente a logomarca por nós concebida, tanto mais quando o processo dessa concepção levou em consideração as finalidades e o conceito da fundação, de maneira a amplificar a mensagem de sua significação em meio às comunidades que contam com ações dessa natureza. Graficamente, a logomarca é de fácil percepção e detém alto nível empático, sendo também adequada em aplicações diversas, incluindo situações em que ela deve ser aplicada e apresentada sem volume ou em apenas uma cor. Tanto em uniformes, como em fachadas, veículos, papelaria e painéis, a logomarca da FUNESA se destaca pela sua originalidade, personalidade e amplo potencial de representatividade institucional.


L 06

L

APRESENTAÇÃO A MARCA

A MARCA

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS


L

MALHA DE CONSTRUÇÃO

APRESENTAÇÃO

07

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

A Malha de construção é a organização espacial da marca. A malha deve ser utilizada para a reprodução da marca em suportes tridimensionais como placas, troféus, etc. A reprodução desta marca deverá ser feita através de processos fotomecânicos. Caso seja utilizado o processo manual, deve-se seguir a malha construtiva abaixo para assegurar a proporção e o alinhamento dos elementos.


L

APRESENTAÇÃO

Para garantir a perfeita visualização da marca, devese manter ao seu redor uma área livre da interferência de outros elementos gráficos: marcas ou textos que não a complementam ou qualifiquem, conforme diagrama ao lado.

09

08

ÁREA DE NÃO INTERFERÊNCIA

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS


L

APRESENTAÇÃO

CÓDIGO CROMÁTICO

A cor institucional deverá seguir o padrão cromático de referência indicado, independente do suporte ou tipo de tinta. O resultado não deverá apresentar diferença de tonalidade com a cor de referência.

09

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS R: 212 G: 46 B: 18 C: 0 M: 100 Y: 100 K: 0 PANTONE: PANTONE 485 C

R: 248 G: 195 B: 0 C: 0 M: 20 Y: 100 K: 0 PANTONE 7406 C


L

APRESENTAÇÃO

LilyUPC 10

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 012345678.,;:?!@$%

TIPOGRAFIA

A tipografia institucional tem o objetivo de estabelecer uma correspondência entre o logotipo da PRORREI e as mensagens verbais complementares. A família tipográfica adotada é a LilyUPC.


L

APRESENTAÇÃO

11

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ASSINATURAS

TRATAMENTOS CROMÁTICOS PRIMÁRIOS

É a principal assinatura da instituição e deverá ser usada em todas as suas manifestações visuais


L

APRESENTAÇÃO

L

PRORREI

L

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

13

12

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ASSINATURAS

TRATAMENTOS CROMÁTICOS SECUNDÁRIOS

Sempre que aplicada sobre fundos coloridos ou imagens, a assinatura deve estar visualmente destacada do fundo. Isso significa que deve haver um contraste suficiente entre os tons do plano de fundo e da assinatura. Em todos os casos, deve-se dar a preferência para fundos de cores neutras e texturas homogêneas. Quando o plano de fundo apresentar tons claros, aconselha-se o uso das assinaturas principais ou secundárias. Quando o plano de fundo apresentar tons escuros, aconselha-se o uso das assinaturas em negativo ou vazado. Uma outra opção para fundos escuros é fazer uso do fundo branco de proteção da marca (criado exclusivamente para esses casos).


L

APRESENTAÇÃO

13

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ASSINATURAS TRATAMENTOS CROMÁTICOS TONS DE CINZA

A assinatura visual em tons de cinza favorece aplicações de baixo custo e em situações em que seja impossível o uso das escalas cromáticas padrões apresentadas no manual.


L

APRESENTAÇÃO

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

14

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ASSINATURAS

TRATAMENTO CROMÁTICOS DE EXCEÇÃO NEGATIVO /VAZADO

As assinaturas só podem ser aplicadas em negativo ou vazado em casos excepcionais, quando for impossível trabalhar com as versões principais ou secundárias. Só devem ser aplicadas em fundos escuros, de preferência nas cores institucionais.


L

APRESENTAÇÃO

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

15 PRORREI

L

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ASSINATURAS USO DA MARCA SOBRE FUNDOS COLORIDOS OU IMAGENS

Sempre que aplicada sobre fundos coloridos ou imagens, a assinatura deve estar visualmente destacada do fundo. Isso significa que deve haver um contraste suficiente entre as tons do plano de fundo e da assinatura. Em todos os casos, deve-se dar a preferência para fundos de cores neutras e texturas homogêneas. Quando o plano de fundo apresentar tons claros, aconselha-se o uso das assinaturas principais ou secundárias. Quando o plano de fundo apresentar tons escuros, aconselha-se o uso das assinaturas em negativo ou vazado. Uma outra opção para fundos escuros é fazer uso do fundo branco de proteção da marca (criado exclusivamente para esse casos).


PRORREI

L

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

1- Não trocar e não modificar as cores

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PRORREI A

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

L

tem a honra...

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

APRESENTAÇÃO

A marca da FUNESA deve ser aplicada respeitando as regras descritas neste manual. É expressamente proibida a distorção da logomarca FUNESA, contrariando as proporções estabelecidas.

2- Não alterar o posicionamento dos elementos

4- Não utilizar a marca como texto

16

L

RESTRIÇÕES

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

5- Não alterar a relação de tamanho entre os elementos

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

L

6- Não substituir as famílias tipográficas

L PRORREI PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

3- Não distorcer a marca


L

ASSINATURAS

APRESENTAÇÃO

L 17

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA

E DE REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PLOTAGEM VEICULAR


L

APRESENTAÇÃO

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

18

L

EI

L

PRORR

A E DE LIGIOS SIONAIS ÇÃO RE ONFES IENTA INTERC O DE OREVENTOS PROJLIZETAÇÃO DE REA

PRORREI

L

FARDAMENTO


L

APRESENTAÇÃO

Uniforme Professor

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

19

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

L

FARDAMENTO


L

APRESENTAÇÃO

CARTÃO DE VISITA Tam: 9x5cm

L 20

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

End.: Rua Fulano de Tal, 13, Centro - Senhor do Bonfim/ BA Tel.: 74 3222-2222 / 3222-2222 E-mail: claudia.santos@prorrei.com

PAPELARIA

BLOCO DE NOTAS Tam: 9,1x13,2cm - Em espiral ou similar

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

CRACHÁ INSTITUCIONAL Tam: 6,5x5,00cm

L JOHN DOS SANTOS Professor L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Rua Fulano de Tal, 13, Centro - Senhor do Bonfim/BA Tel.: 74 3222-2222 / 3222-2222 E-mail: claudia.santos@prorrei.com


L

APRESENTAÇÃO

ENVELOPE FORMAL Tam: 23x11cm

L

L

PAPELARIA

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

21

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Rua Elmiro Costa S/N | Bairro Fernandes |Senhor do Bonfim-BA | CEP: 48.000-000 Tel: 74 3999 9999 |e-mail: xxx@prorrei.com


L

APRESENTAÇÃO

PAPEL TIMBRADO Tam: 21x29,7cm

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

22

PAPELARIA


ENVELOPE SACO Tam: 24x34cm

PRORREI

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

L

PRORREI REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

L

Rua Elmiro Costa S/N | Bairro Fernandes | Senhor do Bonfim-BA | CEP: 48000-000 Tel: 79 3999 9999 |e-mail: pmlagarto@teste.com.br

L 23

PAPELARIA

APRESENTAÇÃO

L


L

APRESENTAÇÃO

PAPELARIA

PASTA Tam: 22,5x31cm (fechada)

L

L 26

L

24

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Rua Elmiro Costa S/N | Bairro Fernandes | Senhor do Bonfim-BA | CEP: 48.000-000 Tel: 74 3999 9999 |e-mail: pmlagarto@prorrei.com

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Aberta - Frente

L

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Fechada - Frente

L Aberta - Verso


L

APRESENTAÇÃO

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

WC

ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA

L

WC

PROTOCOLO RECEPÇÃO

25 Placas Direcionais e Informativas

L COORDENAÇÃO

L

L

Placas Indicativas

L PRORREI

L

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

Totem Indicativo Placas de Setor

PRORREI

PROJETO DE ORIENTAÇÃO RELIGIOSA E DE

REALIZAÇÃO DE EVENTOS INTERCONFESSIONAIS

ESTACIONAMENTO

L

L

SINALIZAÇÃO

Manual de Identidade Visual PRORREI  

by Translight Photo Design - Aracaju-SE Fotos de Casamento, Convites, Música, Casamentos, Vídeos, Fotos, Peças Gráficas Site dos Noivos, Fo...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you