TOM_UFPR_v5, n9, 2019

Page 127

Trilhando memórias: Repensando o Museu através das exposições temporárias Daniella Gomes Moreira

História da Estrada de Ferro Sorocabana e inauguração do Museu 127 A história da Estrada de Ferro Sorocabana tem início em 1870, quando um grupo de proprietários e investidores liderados por Luiz Matheus Maylasky articulou a criação de uma ferrovia no interior da Província de São Paulo para que conseguissem escoar sua produção até a capital e o litoral. Em 1875 foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Sorocabana (E.F.S.), que ligava a Fábrica de Ferro São João de Ipanema à cidade de São Paulo. Até a década de 1940 a E.F.S. se expandiu com ramais que chegavam a Santos e aos limites dos estados do Paraná e do atual Mato Grosso do Sul, o que a tornou uma das mais importantes ferrovias paulistas. Em 1971, a E.F.S. passou a ser administrada pela FEPASA (Ferrovia Paulista S/A.) e, em 1998, foi desestatizada. Os trilhos que faziam parte da malha ferroviária da Sorocabana continuam sendo utilizados para transporte de cargas.

servar a memória e a história da Estrada de Ferro Sorocabana. Inaugurado em 1997 pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a FEPASA, atualmente é administrado pela Prefeitura de Sorocaba. Seu acervo de natureza museoló-

ISSN: 2448-136X

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana foi criado para pre-


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.