Monografia - Sopa de Letrinhas

Page 35

35

A produção da tipografia, assim como a do letreiramento, permite o ajuste dos originais por meio dos contornos e preenchimentos e, com isso, crescem as possibilidades de formas que não derivam específicamente de algum instrumento. As fontes de simulação caligráfica permitem o acesso e uso desse tipo de estética por profissionais que não possuem conhecimento no desenho de letras, como a caligrafia e ou letreiramento (Fig. 14, 15 e 16).

FIGURA 14. Fonte de simulação caligráfica

FIGURA 15. Fonte de simulação caligráfica

“Semilla” do designer de tipos

“Biographer” do designer de tipos

Alejandro Paul.

Alejandro Paul.

FIGURA 16. Fonte de simulação caligráfica “Street Brush” do designer de tipos Robert Arnow.

Podemos perceber ao longo dessa pesquisa que, apesar de tratarem do mesmo assunto (desenho de letras), os termos caligrafia, letreiramento e tipografia tem muitas diferenças, seja na forma de produção de cada uma ou em seu uso no trabalho final. Essas diferenças são o que permite que trilhem caminhos próximos, embora preservando seu espaço, sem pretensões de um substituir o outro, porque são elementos distintos que se completam. O tipo de desenho de letras a ser utilizado vai depender das diretrizes do trabalho a ser relizado, e dos recursos possibilitados por cada uma destas técnicas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.