Gourmet 14/06

Page 1

by Domingo • 14 | Jun • 2020 • Nº 730 Fotos | Reprodução | Facebook

www.tododia.com.br

@cris.pisoni

afetiva Cozinha

O

distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus resgatou a tradição das famílias de fazerem as refeições em casa e também o prazer de cozinhar. Mais que isso, em meio à tecnologia das lives e dos apps, desengavetou aqueles caderninhos antigos de receitas, escritos à mão e até amarelados pelo tempo, resgatando lembranças e histórias de família. Abrir o caderno de receitas é mergulhar no passado e reproduzir pratos passados de geração a geração. A descoberta (ou, para alguns, redescoberta) da cozinha tem sido um caminho para preencher os dias de quarentena. Seja na memória afetiva ou em obras clássicas, eles buscam na gastronomia o conforto durante a quarentena. Muitos relatam achar conforto nas páginas

Foto | Divulgação

amareladas dos antigos cadernos de receitas. Muitas dessas receitas escritas à mão podem ser vistas no grupo Culinária de Quarentena, que atingiu mais de mil membros em menos de um mês no Facebook. A administradora do grupo, Lucia Cattai, diz que compartilhar receitas antigas faz parte do resgate do prazer de cozinhar, que se perdeu na correria do dia a dia. Ela é uma das que recorrem aos caderninhos para compartilhar suas experiências na rede. “Minha mãe, que tem 78 anos e mora em Rio Claro, fez um bolo no final e semana e minha sobrinha enviou-me a foto com a receita porque ela quer participar. Amei!”, relata.

Resgatando a história Registros culinários existem desde os tempos mais remotos. A obra “De re coquinaria”, atribuída a Marcus Gavius Apicius, gastrônomo que viveu no século I, é um compêndio de receitas da Roma Antiga. Conta a história que o livro de receitas como conhecemos hoje — com ingredientes, quantidades, modos de fazer e ilustrações — foi uma invenção de chefs das cortes reais europeias, que tinham o objetivo de conservar as normas de fazer dos manjares. “O Cozinheiro Imperial”, de autor desconhecido, é considerado o primeiro livro de culinária legitimamente brasileiro. Em várias edições, misturava receitas inglesas e francesas às iguarias e ingredienEstou tes tipicamente nacionais. Já o hábito de organizar caderaproveitando este nos escritos à mão em casa data do fim do século XIX, momento de quarentena para quando as mulheres passaram a ser alfabetizadas.

A coordenadora do Clube Gourmet, Cristina Pisoni, possui uma verdadeira relíquia em sua coleção. Um caderno de receitas que datam a partir de 1958, escrito com caneta tinteiro, recebido de presente de uma amiga da família, Renira Duarte Delben. Este caderno, pertencia à tradicional família americanense de Renira e sua mãe, Dona Linda, contando as boas receitas de sua casa. Uma curiosidade é que as receitas não eram tão precisas e detalhadas como vemos hoje. A maioria praticamente não explicava o passo a passo de como fazer. Era bem resumido. Cristina começou a escrever receitas

Caderno da Dona Linda

em seus cadernos ainda adolescente. “Tenho mais de oito cadernos, muitas pastas e uma biblioteca que tem mais de 1.100 títulos de gastronomia, um

resgatar antigas receitas de minha casa, que não fazíamos faz muito tempo. Para isso, estou recorrendo a uma das minhas paixões, que são os cadernos e livros de receitas, além de cozinhar. Guardo-os como objetos de grande valor. Compartilho as receitas, fotografo, explico, mas eles não saem de casa. Acredito que guardando, compartilhando e fazendo as receitas , mantemos viva a tradição gastronomica do nosso DNA. E isso é a maior riqueza que podemos deixar de herança para as futuras gerações. Pratique você também este resgate, vale muito a pena!

dos maiores acervos particulares do país, acredito”, conta ela.

Cris Pisoni Coordenadora do Clube Gourmet


Clube Gourmet

02

Bolo

Português

Viê por Luiza Contatto

V

ocê conhece o Viê e todas suas ramificações? Ele é dividido em Restaurante, Bar e Le Thé (casa de chá), sendo três ambientes diferentes. Além disso, por estar localizado dentro do Hotel Florença, o Viê é responsável por toda parte gastronômica, ou seja, room service, café da manhã e cardápio da piscina. Em todas elas o público de fora tem acesso para conhecer e se deliciar. Estamos aproveitando essa pandemia para fazer uma mudança geral nos cardápios. Portanto, na volta do Viê, vamos ter surpresas e lançamentos deliciosos toda semana. Estou ansiosa para tudo isso acabar para mostrar para vocês todo o trabalho duro da equipe Viê!

BOLO PORTUGUÊS INGREDIENTES 1 tablete de margarina 1 xícara (chá) de açúcar mascavo ou refinado 3 ovos inteiros 3 maçãs médias descascadas e cortadas em cubinhos 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE PREPARO Na batedeira, coloque os ingredientes e deixe bater bem. Coloque a massa em uma forma untada com farinha de trigo. Coloque para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos, ou até dourar. Quando o bolo estiver morno, jogue por cima açúcar mascavo ou refinado, misturado com um pouco de canela em pó.

Utilize o leitor de QR Code de seu celular para ver o vídeo ou acesse o link abaixo. https://bit.ly/2TYzNoO

Fádia Cheaito Sheike Culinária Árabe | Rua das Figueiras, 354 | Americana | 19 3461-3964 | @sheikeculinariaarabe

Luiza Contatto Viê Restaurante | Avenida de Cillo, 820 | Americana | 19 3475-8797 | @ viegastronomia


Clube Gourmet

03

Na Cozinha com a Helô: comida

Cozinha

de vó é aqui! tecnológica Aplicativos facilitam a vida de quem busca praticidade e modernidade

S

e você não está no nível de resgatar receitas nos caderninhos antigos para resgatar o prazer da culinária e prefere a praticidade da tecnologia, os aplicativos oferecem opções de todo tipo de cozinha. Para ajudar na missão de cozinhar em casa, seja para manter a forma enquanto se exercita nas lives do seu personal, seja fazendo receitas deli-

T

udo bem por aí? Eu já estava com saudades de vocês. Diante do momento atual, tenho passado mais tempo em casa e preparado muitas guloseimas do caderninho de receitas da minha patroa, a dona Lara. Ela me conta que a receita que vou compartilhar aqui hoje traz uma memória afetiva dos aniversários que ela ia quando era criança... Torta fria ou bolo salgado – tal iguaria era sempre servida nas festas infantis. Os recheios eram diversos e coloridos: patê de atum, de beterraba, de frango, de cenoura... Algumas vezes coberto por maionese e outras por purê de batatas. Por cima, os enfeites eram com legumes ralados,

Bora aproveitar o tempo em casa, levar a criançada pra cozinha e preparar essa receita fácil e muito gostosa! uma rosa feita com a casca do tomate e as folhas da flor eram feitas com manjericão. Só de imaginar, já me dá água na boca. ‘Bora aproveitar o tempo em casa, levar a criançada pra cozinha e preparar essa receita fácil e muito gostosa!

TORTA FRIA DE ATUM INGREDIENTES 1 latinha de atum 1 cenoura ralada maionese para misturar cheiro verde a gosto batata palha para decorar pão de forma sem casca (se tiver do outro em casa, basta tirar as bordas)

Eu e as Coisinhas ensinamos como fazer essa delícia! Basta apontar o leitor de QR CODE do seu celular no código abaixo:.

https://bit.ly/2XRsxwI

ciosas com as pessoas que você está passando a quarentena, separamos 10 dicas de aplicativos, disponíveis nas quatro plataformas mais utilizadas no mundo - Apple, Android, BlackBerry e Windows Phone. Neles, é possível encontrar receitas para todos os gostos. Confira o menu de receitas e dicas na cozinha e prepare o cardápio da quarentena.

MODO DE PREPARO Numa vasilha, misture o atum, a maionese, a cenoura ralada e o cheiro verde. Intercalar camada de pão, camada de patê, camada de pão, camada de patê e pra finalizar, passar maionese por cima e cobrir com batata palha. Pode enfeitar com a cenoura e o cheiro verde também.

E quem fizer a receita, me manda a foto que eu vou compartilhar no meu instagram: @heloheloilda Por Helô Heloilda @heloheloilda www.heloheloilda. com.br

• Tastemade - Provavelmente você já assistiu algum vídeo do Tastemade em suas redes sociais. Há opções de receitas vegetarianas, de sobremesas, bolos, massas e refeições saudáveis.

• Receitas de Liquidificador -

• Cozinha Fit & Fat - Você vai en-

• Receitas Vegetarianas - Você vai encontrar opções para o café da manhã, lanches, petiscos, bebidas detox, almoço e sobremesas. Disponível para Android.

contrar receitas nutritivas, feitas com ingredientes simples, que buscam unir prazer e saúde ao seu paladar.

• Tudo Gostoso - O Tudo Gostoso Receitas é um aplicativo em português e totalmente gratuito, que conta com mais de 170 mil receitas. Você pode montar um cardápio novo a cada dia, com opções para quem quer emagrecer ou ter uma dieta low carb. • Tasty Receitas - Com mais de 3 mil receitas, o Tasty é um aplicativo em inglês que te dá instruções detalhadas em vídeo para reparar cada prato. Se vegetariano, pode escolher visualizar apenas receitas sem carne.

• Receitas Light - Com opções de receitas Low Carb, o aplicativo Receitas Light prioriza a alimentação leve e saudável. Novas receitas são adicionadas semanalmente.

Nele, você vai aprender a fazer vários pratos de lanche, café da manhã, almoço, jantar, bebidas, sobremesas e comidas saudáveis, tudo preparado no liquidificador

• PetitCHEF - Você terá acesso gratuito a milhares de receitas e pode buscá-las por ingrediente e por categoria (entrada, prato principal, aperitivo, sobremesa).

• CyberCook Receitas - São mais de 115 mil receitas variadas, fáceis e práticas, elaboradas e enviadas por uma entusiasmada comunidade de pessoas apaixonadas por cozinhar, nosso principal ingrediente para te ajudar na criação dos seus cardápios! • Kitchen Stories - Todas as receitas são fáceis de fazer e vem com imagens, além de fotos do passo a passo simples de se seguir, vídeos das receitas e do como fazer - tudo sem custo.


Clube Gourmet

DÉDE

04

PECADO DA

GULA

O Goulash é um prato de origem húngara, muito indicado para ser apreciado nos dias mais frios. Recebemos essa sugestão do mestre cervejeiro José Alberto Florindo Filho. Nesta releitura, ele substituiu o vinho pela cerveja. A cerveja indicada é uma cerveja escura, Berggren Porter, que acrescenta aromas e sabores para o prato. Para acompanhamento ele indica a mesma cerveja, ou uma cerveja forte e levemente encorpada, trazendo equilíbrio com o prato. Imperdível!

Goulash

Bolo de caneca INGREDIENTES 1 unidade de gema de ovo 6 colheres (sopa) de leite condensado 1 colher (sopa) de margarina 1 colher (sopa) de leite 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada 1 colher (café) de fermento químico em pó 1 unidade de clara de ovo batida em neve MODO DE PREPARO Em uma tigela coloque a gema, o leite condensado, a margarina, o leite, o chocolate em pó e bata por 3 minutos. Acrescente a farinha, o fermento e misture bem. Junte a clara em neve e incorpore à mistura. Distribua nas canecas, asse no micro-ondas em potência alta por 3 minutos ou em forno convencional, preaquecido a 180 ºC, durante 25 minutos. Decore a gosto. Dica se quiser, faça furos com um palito e despeje leite condensado misturado com o chocolate.

MODO DE PREPARO Corte as cebolas em rodelas finas e refogue-as na banha derretida por 5 minutos em uma panela de fundo grosso, mexendo-as com uma espátula. Corte a carne em cubos de 6cm. Acrescente a panela e

Top Chef

Claudia Porteiro

INGREDIENTES 500g miolo de alcatra, 500g cebola, 125g banha de porco, 30g páprica picante, 250g Batatas brancas, 300ml Cerveja Berggren Porter, 5 tomates, 2 pimentões verdes, 1 cubo caldo de carne, Manjerona fresca (a gosto), Sal (qb)

refogue temperando com páprica e manjerona. Regue com a cerveja e deixe cozinhar por 20 min. Em fogo brando, mexendo de vez em quando com uma espátula. Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Mergulhe os tomates por um minuto em água fervente. Retire a pele e as sementes e amasse. Lave e limpe os pimentões e corte-os em fatias. Coloque os legumes na panela. Regue com 4 colheres de água. Esmigalhe o caldo de carne por cima e misture para que se dissolva totalmente. Deixe cozinhar mais 25 minutos em fogo médio. Despeje numa travessa funda e sirva.

Paçoquinha Cremosa INGREDIENTES 500 ml de creme de leite fresco 8 unidades de paçoquinha 70 gramas de amendoim tostado sem sal 1 lata de leite condensado MODO DE PREPARO Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela grande e cozinhe em fogo médio para intensificar os sabores. A mistura pode ficar líquida no começo, mas depois o creme vai engrossar como um mingau ralo. Este é o ponto de desligar o fogo. Despeje o creme em uma tigela, cubra com plástico filme em contato para não

criar película e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas. Retire o doce da geladeira e bata na batedeira até obter um creme leve e aerado. Com a ajuda de um saco de confeitar com bico pitanga, sirva a paçoquinha cremosa em copinhos, alternando com camadas de paçoca esfarelada.

Bruna Chacur | Fogão a Lenha | @fogaoalenharestaurante Produção e Texto: Gargantini Comunicação


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.