Relatório de Gestão – Exercício 2017

Page 81

Responsável por volume de processos e de sentenças superior ao de qualquer outra divisão do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de São Paulo destaca-se no cenário nacional não apenas pela dimensão global dos serviços que presta aos jurisdicionados, mas também por ser a instituição que mais exige de seus membros e funcionários. Em momento especialmente gravoso da economia nacional, a gestão de acervo próximo a 20 milhões de processos em tramitação ganha contornos ainda mais desafiadores. Restrições orçamentárias exigem redução de custos operacionais, limitando novas contratações e inviabilizando a adoção do tradicional modelo de ampliação de recursos para fazer frente à contínua expansão da demanda. Exigem-se, portanto, soluções novas e criativas, concebidas e executadas com a união de esforços de todos os magistrados e servidores que integram a Justiça Bandeirante. A Presidência do Tribunal de Justiça, neste biênio, procurou reunir experiências e sugestões trazidas por magistrados, servidores, advogados, procuradores, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, bem como dos jurisdicionados.

Os resultados desse profícuo diálogo estão brevemente descritos no presente trabalho: adoção de práticas de governança e gestão, integração com outros órgãos da Administração, divulgação permanente das ações e iniciativas empreendidas, contínua valorização e capacitação de magistrados e servidores, aprimoramento do sistema informatizado, adequação das estruturas físicas dos fóruns, ampliação do aparato de segurança. É evidente que ainda existe muito a ser feito e que magistrados e servidores paulistas sempre estarão dispostos a colaborar na grande causa comum de aprimoramento permanente do serviço que prestamos. Nossa magistratura é, afinal, integrada por homens e mulheres de fé, idealistas, que doam seu tempo integral, talento e competência à causa da justiça, permitindo que se mantenha acesa a chama da esperança. Com essa fé e esse fervor, encerrase a prestação de contas da gestão 2016/2017, agradecendo-se a cada um dos magistrados, servidores, advogados, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e cidadãos: juntos construímos mais um capítulo da história da Justiça de São Paulo. #SOMOSTJSP

Paulo Dimas de Bellis Mascaretti Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

81


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.