Educação na cidade e no campo: A identidade do pedagogo. Para que e em que estamos sendo formados?

Page 124

Anais do 10º ENNOEPe

COMUNICAÇÕES ORAIS

Além da referida sala de leitura, a escola possuía um quadro significativo de professores formados em nível superior conforme já mencionados, o que não implica necessariamente que estes devem incentivar a leitura, no entanto subtende-se elementos fundamentais para a promoção e o incentivo a leitura. Observa-se que mesmo diante de todo o aparato existente, a escola trabalhava de forma fragmentada, há pouca interação entre os docentes entrevistados, visto que durante as observações constatou-se a ausência da professora P.C em sala de aula e a das professoras P.A e P.B na sala de leitura. O que contradiz com o que diz Silva (1948) quando afirma, A promoção da leitura é uma responsabilidade de todo o corpo docente de uma escola e não apenas dos professores de língua portuguesa. Não se supera uma dificuldade ou uma crise com relações isoladas (p.24).

Evidenciamos assim a necessidade de comprometimento do trabalho conjunto entre todos os envolvidos no âmbito escolar. CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir deste estudo pode-se visualizar que os professores (re)conhecem a importância da leitura e utilizam leituras de textos em sala de aula, mas não incentivam seus alunos de forma significativa a ponto de propiciar e aguçar novos saberes. A escola não coloca como prioridade o estímulo a “leitura competente” e a sala de leitura não é vista como espaço corroborador no processo de ensino aprendizagem, pois a mesma é pouco requisitada tanto pelos docentes quanto pelos discentes. Neste sentido, ensinar a ler de maneira competente exige compromisso mútuo entre os envolvidos. O professor deve

122


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.