Boletim Informativo Ecovix

Page 1


UNIFORME: SEU USO É OBRIGATÓRIO. O uso do uniforme completo é obrigatório em todas as dependências do estaleiro. A utilização não é apenas para quem trabalha na área, mas deve ser extensivo a todos setores, inclusive nos administrativos e terceirizadas. deve ser a botina com biqueira de composite. a utilização de outros tipos de calçados. camisetas de manga curta ou regatas. Salientamos que uniforme é um equipamento de proteção individual, portanto o seu uso é obrigatório e sua utilização pode prevenir acidentes.

ECOVIX ENTREGA PRÊMIOS AOS VENCEDORES DO I9

A premiação foi entregue a:

No dia 17 de dezembro foram entregues placas alusivas à premiação do i9 aos vencedores da ECOVIX. Na primeira edição do prêmio foram inscritas 249 ideias, onde a ECOVIX foi responsável por 32% do total de inscritos. Das 79 ideias enviadas pela ECOVIX, 5 foram premiadas. Como reconhecimento, os colaboradores receberam, em cerimônia, uma placa pelas ideias inovadoras que contribuem para a melhoria dos processos e serviços do Grupo ENGEVIX. Além dos vencedores, participaram da cerimônia o Diretor Corporativo de Recursos Humanos, João Augusto de Souza Castro, o Diretor Geral do estaleiro, Heder Clemente dos Santos e o Superintendente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Roberto Tomiyoshi.

EXPEDIENTE

Ano: n° 4 Edição: Janeiro/2015 Jornalista Responsável: Marisa Luvielmo – MTB 9204 Colaboração: Vanessa Jacondino

- Primeiro lugar foi para os colaboradores José Sinzenando dos Santos Lopes e Caroline Vieira da Rosa, que inscreveram projetos com o seguinte tema “Uso de tecnologias móveis para leitura e comunicação de dados”. - Segundo lugar foi dividido entre Ana Beatriz Valadão Fouchy, com o projeto “Aproveitamento de águas pluviais” e Carlos Hipolito Laporte, com “Instalação de pórticos de pequena capacidade”. (Laporte não compareceu à premiação). - Terceiro lugar foi entregue para o colaborador Angelo Lemos Rodrigues, com “ Isolamento físico com barreiras de proteção para escavações”. Na oportunidade cada colaborador pôde falar um pouco sobre o seu projeto. Se você tem alguma notícia ou fato interessante, envie para comunicacaorgr@ecovix.com ou ligue para o setor de comunicação (53) 2125.6710.


O INCRÍVEL MUNDO DAS PLATAFORMAS DE PETRÓLEO

têm sido as preferidas nos campos localizados em lâminas d’água de até

são constituídas de estruturas modulares de aço, instaladas no local de operação sob estruturas chamadas jaquetas, presas com estacas cravadas no fundo do mar. As

Plataformas Semissubmersíveis (SemiSub Plataform)- são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada

(FPS Floating Production Systems) - são navios, em geral de grande porte, com capacidade para produzir, processar e/ou armazenar petróleo e gás natural, estando ancorados em um local

ação das ondas, correntes e ventos, com plantas de processo para separar e tratar

todos os equipamentos de perfuração, estocagem de materiais, alojamento de pessoal, bem como todas as instalações necessárias para a produção dos poços. Não tem capacidade de estocagem de petróleo ou gás, tendo o mesmo que ser enviado para a terra através de oleodutos e gasodutos. Plataformas autoelevatórias ou Autoeleváveis (Jack-up rig) - são constituídas basicamente de uma balsa equipada com estrutura de apoio, ou pernas, que, acionadas mecânica ou hidraulicamente, movimentamse para baixo até atingirem o fundo do mar. Em seguida, inicia-se a elevação da plataforma acima do nível da água, a uma altura segura e fora da ação das ondas. Essas plataformas são móveis, sendo transportadas por rebocadores ou por propulsão própria. Destinam-se à perfuração de poços exploratórios na plataforma continental, em lâminas d`água que variam de 5 a 130 metros. Plataforma de pernas atirantadas (Tensionutilizadas para a produção de petróleo. Sua estrutura é bastante semelhante à da plataforma semissubmersível. Porém, sua ancoragem ao fundo do mar é diferente: as TLPs são ancoradas por estruturas tubulares, estacas e mantidos esticados pelo excesso severamente os movimentos da mesma. Desta forma, as operações de perfuração, completação e produção das TLPs são semelhantes às executadas em plataformas

a serem descidos no poço. Por isso, tornasuperfície do mar, dentro de um círculo com raio de tolerância ditado pelos equipamentos de subsuperfície. Dois tipos de sistema são responsáveis pelo posicionamento da unidade de posicionamento dinâmico. O sistema de ancoragem é constituído de 8 a 12 âncoras e cabos e/ou correntes, atuando como molas que produzem esforços capazes correntes. No sistema de posicionamento dinâmico, não existe ligação física da plataforma com o fundo do mar, exceto a dos equipamentos de perfuração. Sensores acústicos determinam a deriva, e propulsores no casco acionados por computador restauram a posição da plataforma. As plataformas semissubmersíveis podem ou não ter propulsão própria. De qualquer forma, apresentam grande mobilidade, sendo as preferidas para a perfuração de poços exploratórios. Navios-sonda - é um navio projetado para a perfuração de poços submarinos. Sua torre de perfuração localiza-se no centro do navio, onde uma abertura no casco permite a passagem da coluna de perfuração. O sistema de posicionamento do navio-sonda, composto por sensores acústicos, propulsores e computadores, anula os efeitos do vento, ondas e correntes que tendem a deslocar o navio de sua posição.

de separado da água e do gás, o petróleo produzido pode ser armazenado nos tanques do próprio navio e/ou transferido para terra através de navios aliviadores ou oleodutos. O gás comprimido é enviado para terra através de gasodutos e/ou reinjetado no reservatório. Hoje temos um novo conceito de FPSO que é uma plataforma com formato circular, este formato é revolucionário, pois traz maior estabilidade e menor custo de construcão podendo assim viabilizar campos petrolíferos de baixa produção em águas profundas ou em ambientes oceânicos severos, essas plataformas podem ser ancoradas ou com sistema DP(Dynamic Positioning) onde ela dispensa o sistema tradicional de ancoragem permanecendo estacionária através do uso de propulsores comandados por computadores e usando informações de posição através de sistemas GPS. Esse projeto foi concebido e realizado pela empresa norueguesa de projetos Sevan Marine. A primeira plataforma construída segundo esse projeto é o FPSO Sevan Piranema, cujo casco foi montado na da sua construção foi feita no estaleiro Kèppel Verolme na Holanda. Essa plataforma opera no campo de Piranema no estado brasileiro de Sergipe, capital Aracaju, desde meados do ano de 2007.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE FPS SÃO: FPO - As FPOs (Floating Production and Produção e Descarga. FPSO - As FPSOs (Floating Production, Storage Produção, Armazenamento e Descarga. FSU - As FSUs (Floating Storage Unity) são Unidades Flutuantes de Armazenamento. As maiores FPSs têm capacidade de processo em torno de 200 mil barris de petróleo por dia, com produção associada de gás de aproximadamente 2 milhões de metros cúbicos por dia. (15 December 2008). Types of Offshore Oil and Gas Structures NOAA Ocean


SEMANA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL A semana de responsabilidade social da ECOVIX aconteceu no período de 15 a 19 de dezembro, tendo como tema principal o trabalho voluntário. Dentro da programação da semana de responsabilidade social foi realizada uma ação social com a participação de voluntários da ECOVIX, Petrobras e Transpetro. O trabalho voluntário foi realizado no Centro Educacional Fraternidade, localizado no bairro BGV, com o objetivo de reformar a praça da escola que estava desativada devido às condições de conservação. Devido ao período de férias, a reforma será retomada durante os meses de janeiro e fevereiro, sendo a entrega prevista para o retorno das aulas.

CINE SEGURANÇA NOS REFEITÓRIOS Pequenos vídeos que tratam de questões voltadas para segurança estão sendo apresentados nos refeitórios em horários de intervalo. A iniciativa é do setor de treinamento. Segundo a coordenadora Angela Rizzo, “a ideia de apresentar os vídeos nos refeitórios é para que possamos atingir um número maior de participantes e assim possibilitar mais uma forma de conscientização de que a segurança é a maior ferramenta para prevenção de acidentes de trabalho”.

assuntos, entre eles: o uso correto de ferramentas manuais; ergonomia; a importância do cumprimento dos procedimentos; a importância de obedecer às sinalizações na área; os perigos de realizar o trabalho em altura sem o cinto de segurança. Não deixe de assistir, pois sua vida é muito importante para nós.

AÇÃO SOCIAL DOS VOLUNTÁRIOS DA ECOVIX NO ASYLO DE POBRES DE RIO GRANDE força” foi a base da iniciativa do setor de Elétrica, Instrumentação e Telecom (E.I.T.) que moradores do Asylo de Pobres de Rio Grande. A ação social foi realizada no dia 13 de dezembro, proporcionando aos 80 moradores

uma festa de Natal especial. Como toda boa festa, não faltou salgadinhos, bolos, sucos, refrigerantes (com os devidos cuidados e restrições) e muita diversão. Além disso, os funcionários entregaram à direção do Asylo doações de gêneros alimentícios e produtos de higiene.

O grupo pretende continuar realizando ações no Asylo e pretende promover um baile de carnaval. Os colaboradores interessados em participar podem fazer contato com a equipe da E.I.T.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.