Mensagem à Assembleia Legislativa 2017 - MS

Page 66

para o alcance dos resultados almejados visando a promoção de entregas controladas e com eficiência à sociedade de Mato Grosso do Sul. Mudanças consideráveis na forma de gerir a segurança pública estão em pleno curso, onde o modelo de Gestão tem o planejamento e o monitoramento coordenados pela Secretária de Estado de Governo e Gestão Estratégica. Cabendo a execução à SEJUSP com o apoio técnico da Coordenadoria de Gestão do Desempenho Institucional, Escritório de Projetos - SEGOV/SPGE e Escritório de Processos da SAD. Além dos agentes de gestão: ponto focal, setorialista, gerentes de programas, gerentes de projetos e gerentes de processos.

Polícia Militar - PMMS A Polícia Militar, órgão permanente, constitucionalmente encarregado das missões de preservação da ordem pública e o policiamento ostensivo em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, cujo território possui uma área de 358.158,7 km², com uma população atualmente estimada em 2.651.540 de habitantes e uma faixa de fronteira com 1.517 km de extensão, sendo 1.131 km com o Paraguai e 386 km com a Bolívia. O esforço desenvolvido pela Instituição Polícia Militar, além de assegurar a ordem pública ou sua restauração, realizou considerável trabalho no combate ao crime organizado, especialmente contra o tráfico de drogas, estimando prejuízos a essas organizações criminosas na ordem de mais de R$ 500 milhões de reais. Outros resultados apurados com a realização de diversas operações policiais, no Estado, são: 2.184 veículos recuperados; 511.694 pessoas abordadas, 432.188 veículos abordados, 3.671 embarcações abordadas; 15.717 veículos removidos ao DETRAN: 832 armas de fogo apreendidas; 3.192 mandados de prisão cumpridos: 16.464 de escoltas de presos; 13.017 prisões em flagrante; 112.150 Kg de maconha e 838 kg de cocaína de apreensão de entorpecentes; 628.251 pacotes de apreensão de contrabando de cigarros: 626 multas aplicadas e notificações ambientais: 71.427 notificações de trânsito aplicadas. Com o objetivo de apresentar um retrato das atividades desenvolvidas pela corporação durante o presente ano e, que estas sejam analisadas pela equipe estratégica do Governo do Estado, para que os recursos que venham ser destinados à segurança pública possam contribuir para a continuidade das atividades desenvolvidas, seja no campo repressivo (viatura, armamentos, coletes etc.), seja no campo preventivo (projetos sociais da PMMS).

Polícia Comunitária Com o intuito de difundir a filosofia de Polícia Comunitária, objetivando a aproximação entre os profissionais da Segurança Pública e as comunidades para a construção da segurança pública mais efetiva, a SEJUSP promoveu os cursos de Promotor de Polícia Comunitária e Multiplicador de Polícia Comunitária. Estiveram presentes nos cursos Policiais Militares do município de Campo Grande, além de operadores da Segurança Pública do município de Dourados. Ainda buscando a participação comunitária, bem como o envolvimento de órgãos de outras esferas da sociedade, foi implantado o Conselho Comunitário de Segurança nos municípios de Sidrolândia, Ladário, Jaraguari e Campo Grande, nas regiões Lagoa e Universitário. Nos municípios de Bandeirantes, Jardim, Terenos e Japorã, a implantação do Conselho encontra-se em fase final, assim como na comunidade do Pioneiros, em Campo Grande.

Corpo de Bombeiros - CBMMS Entre janeiro e setembro de 2015 o CBMMS atendeu a 72.837 ocorrências e em 2016, no mesmo período, foram 80.744 atendimentos, o que representa um aumento de 11% no atendimento das ocorrências. Tal crescimento foi possível graças à aquisição de novas viaturas, o que gerou aumento da sensação de segurança da população.

Departamento de Operações de Fronteira - DOF O DOF, com o objetivo de garantir a preservação da ordem pública nas rodovias Federais, Estaduais, estradas vicinais e zona rural que cruzam sua área, visando ainda, combater os delitos típicos dessa região, promoveu o policiamento ostensivo motorizado itinerante na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia e em alguns pontos nas divisas com os Estados de São Paulo e Paraná. O intuito foi o de combater as práticas delituosas do tráfico de drogas e de armas de fogo, roubo/furto de veículos, cargas, contrabando/descaminho, crime ambiental, entre outros. As operações resultaram na apreensão de mais de 48 mil kg de entorpecentes, além de 680 prisões, das quais 318 foram por tráfico de drogas. Foram recuperados ainda 134 veículos, bem como foram apreendidas 54 armas de fogo e mais de 1.800 munições de calibres diversos.

Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN/MS Já no Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN/MS houve ações de Desenvolvimento de Tecnologia e aplicações para vídeo-monitoramento das provas práticas de direção e pilotagem, além de ações de educação e capacitação de professores, alunos, examinadores, instrutores e agentes de fiscalização, resultando em mais de 20.000 pessoas atendidas. O DETRAN/MS desenvolveu ainda programas de melhoria na estrutura para suporte no atendimento ao usuário, além de programas especiais de melhorias internas, gerando agilidade e qualidade nos serviços prestados, melhoria nos procedimentos de emplacamento de 66


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.