Manual Linx Omnipos

Page 1

Manual Linx OmniPOS







Histórico Data 01/07/2014 01/07/2014 29/07/2014

Responsável Laysa Vanessa Senderski Marcos Vinicio Silva Emiliana da Silva Santos

Descrição Criação manual Linx OmniPOS Criação manual Linx OmniPOS Revisão e adaptação para novo layout

Manual Linx OmniPOS

7/ 278


Sumรกrio

Manual Linx OmniPOS

8/ 278


1 Instalação A instalação do Linx OmniPOS será realizada através da execução do arquivo setup.exe. O local de destino é padronizado, sem a possibilidade de alteração. Adicionalmente não existem configurações especiais durante o processo, conforme imagens abaixo.

Figura 1 – Arquivo setup.exe

Manual Linx OmniPOS

Figura 2 – “Install”

9/ 278


São obrigatórios os seguintes requisitos de software: •

Sistema operacional Microsoft Windows Vista SP 2 ou superior;

Microsoft.Net Framework 4.5 ou superior;

Não há a necessidade de instalação prévia de gerenciadores de banco de dados, pois o produto trabalha com um banco próprio, embarcado (SQLite).

NOTA

As instalações e configurações apresentadas neste documento serão realizadas pelo consultor responsável da implantação do sistema na loja.

1.1 Configuração Inicial A primeira configuração do sistema deve ser efetuada através do browser, no seguinte endereço

de

acesso,

http://localhost:1979.

Para

indicação

dos

endereços

de

comunicação de serviços e autenticações.

Manual Linx OmniPOS

10/ 278


Figura 3 - Configuração através do browser Manual Linx OmniPOS

11/ 278


1.2 Transferência de Dados Após a configuração, o sistema estará preparado para iniciar a transferência do banco de dados, ao concluí-la será possível acessar a aplicação. Conforme obrigatoriedade do PAF-ECF, a aplicação estará indisponível para utilização enquanto a Linx não enviar ao cliente o arquivo de configurações (binário e criptografado) indicando o tipo de operação (ECF, NFC-e, NF-e, etc.).

Figura 4 - Arquivo de configuração indisponível

Assim que o arquivo de configuração (PAF-ECF.bin) estiver gravado na pasta C:\Linx OmniPOS\Config, o sistema iniciará normalmente.

Figura 5 - Sistema após a gravação do arquivo de configuração

Porém, antes utilizar o sistema OmniPOS na loja, será necessário realizar as configurações do Terminal e do TEF.

Manual Linx OmniPOS

12/ 278


1.2.1

Configuração Terminal

Será responsável pela configuração de cada Terminal, informando o Gerente responsável, a Operação do Atendimento e a Tabela de preço utilizada nas vendas realizadas.

Além

disso,

as

informações

serão

cadastradas

no

Retaguarda

e

sincronizadas para seleção no POS.

Figura 6 - Configuração de Terminal

1.2.2

Configuração TEF

Será responsável pela configuração da operação TEF no Terminal. Existem três Modos disponíveis: •

Sem TEF

Direção

Sitef

Manual Linx OmniPOS

Figura 7 - Configuração de TEF

13/ 278


Após a seleção do Modo, deverão ser validados os campos de configuração: •

Empresa

Terminal

Nome ou IP do servidor do SiTEF

Porta do Pin Pad

Mensagem no Pin Pad

Figura 8 – Campos configuração de TEF

Realizadas e efetuadas as configurações, será possível efetuar o teste de comunicação através do link “Administração do TEF”.

Manual Linx OmniPOS

14/ 278


Figura 9 - Link “Administração de TEF”

O sistema apresentará as funcionalidades do TEF, para selecioná-las basta clicar sobre a opção desejada na lista:

Figura 10 - Funcionalidades do TEF Manual Linx OmniPOS

Para verificar se o TEF está ativo, é possível realizar um teste de comunicação.

15/ 278


Teste de comunicação (Opção 1):

Figura 11 - Confirma teste de comunicação

Figura 12 - SiTef ativo

NOTA

2

Realizadas as configurações, o sistema estará preparado para a comunicação com a ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e iniciar as operações da loja.

Introdução aos Conceitos de PDV

2.1 O que é um sistema para PDV? O PDV ou Ponto de Vendas (do inglês "Point Of Sale" - POS) centraliza os produtos que são expostos pela empresa com o objetivo de atrair os clientes para fortalecer o volume de produtos e serviços que são ofertados e vendidos. O estabelecimento comercial necessita de um sistema, denominado “Aplicativo Frente de Loja” ou “Software de Automação Comercial”, para controlar as operações realizadas no ponto de venda e emitir cupom fiscal ao consumidor final. Este sistema será responsável por manter a comunicação com o Emissor de Cupom Fiscal. A área administrativa utiliza o sistema “Retaguarda” que fornece informações para o PDV. Isso ocorre para que seja possível padronizar os cadastros de produtos, configurar o funcionamento das operações da loja, habilitar os usuários do PDV, além de centralizar e controlar as operações administrativas que não estão voltadas aos usuários de loja, tais como, controle financeiro, controle de compras e custos, registros fiscais, entre outras. Manual Linx OmniPOS

16/ 278


O Governo determina que as empresas de varejo possuam controle fiscal de suas movimentações, regendo as regras através de normativos específicos, tais como o PAF-ECF.

2.2 Legislação – PAF-ECF O PAF-ECF, Programa Aplicativo Fiscal do Emissor de Cupom Fiscal, segundo o CONVÊNIO ICMS 9, de 3 de abril de 2009, é o programa aplicativo desenvolvido para possibilitar o envio de comandos ao Software Básico do ECF, sem capacidade de alterá-lo ou ignorá-lo, para utilização pelo usuário do ECF. Sendo assim, o programa/sistema que irá se comunicar com a impressora fiscal e poderá ser utilizado para emissão dos cupons será o PAF. Anteriormente, cada programa era denominado de uma forma, sendo que esta nomeação era embasada na utilidade do produto causando certa desordem. Atualmente, os aplicativos continuam mantendo seus nomes de identificação e versão, porém aqueles que podem ser utilizados para emissão de cupom fiscal possuem o módulo chamado PAF, que necessita de homologação (processo de avaliação que o sistema passa antes de vendido ou utilizado pelo contribuinte). Depois que a receita liberar o uso do programa, ele ficará listado no site da SEFAZ estadual, no qual os contribuintes poderão verificar se o produto que estão adquirindo está de acordo com as normas do Estado.

2.3 Ambiente de Instalação O sistema de PDV deve ser instalado de forma que possibilite o funcionamento do ECF (Emissor de Cupom Fiscal) e esteja em um computador localizado fisicamente na loja com conexão a internet. É imprescindível que esteja com acesso à internet, pois as ações realizadas no sistema de Retaguarda pela administração da loja serão refletidas no PDV. Tais como: cadastros de produtos, preços, funcionários da loja, além de parâmetros que definem regras comerciais. Caso contrário, a falta de conectividade poderá prejudicar o atendimento

ao

cliente,

que

as

informações

contidas

no

PDV

estarão

desatualizadas. Manual Linx OmniPOS

17/ 278


Além disso, a internet será utilizada pelo sistema para emissão de documentos fiscais eletrônicos como, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e).

2.4 Tecnologia de Desenvolvimento

2.4.1

SQL Lite

O sistema de ponto de venda (PDV) é um aplicativo que interage com os usuários de loja registrando informações de venda, cadastros, movimentações de estoque, etc. Assim, o sistema armazena estas informações em um arquivo, denominado na área de informática, como banco de dados, para que o usuário possa consultá-las sempre que necessário na tela do PDV. Para tanto, será preciso utilizar um gerenciador de banco de dados, chamado de Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). No ambiente de uma loja e dependendo da necessidade de armazenamento é possível utilizar uma versão gratuita de gerenciador como, SQL Express e SQL Lite.

2.4.2

.Net

O Microsoft .NET (conhecido por .NET Framework - em inglês: dotNet) é uma iniciativa da Microsoft, que visa uma plataforma única para desenvolvimento e execução de sistemas e aplicações. Todo e qualquer código gerado para “.NET” pode ser executado em qualquer dispositivo que possua um “Framework” de tal plataforma.

3

Periféricos

O termo “periférico” aplica-se a qualquer equipamento, placa ou acessórios que enviam e recebem informações do computador.

Manual Linx OmniPOS

18/ 278


Figura 13 - Periféricos

3.1 ECF O ECF, Emissor de Cupom Fiscal, segundo definição do CONVÊNIO ICMS 9, de 3 de abril de 2009, é o equipamento de automação comercial e fiscal com capacidade para emitir, armazenar e disponibilizar documentos fiscais e não fiscais, e realizar controles de natureza fiscal referente a operações de circulação de mercadorias ou a prestações de serviços, implementado na forma de impressora com finalidade específica (ECF-IF) e dotado de Módulo Fiscal Blindado (MFB) que recebe comandos de Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal (PAF-ECF) externo. Ou seja, o ECF é uma impressora fiscal, comercializadas nos Estados brasileiros, com um lacre que contém gravado em sua memória (as ECFs possuem uma espécie de Manual Linx OmniPOS

19/ 278


H.D. que não pode ser alterado pelo usuário) os dados da empresa (CNPJ, I.E., Endereço, ICMS e outros dados fiscais de controle e contagem). Porém, para que o contribuinte possa utilizá-la, é necessário passar pelo processo de homologação, ou seja, informar à Receita Estadual qual o nome e a versão do produto que será usado para emitir os cupons fiscais.

3.2 NF-e A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços, ocorrida entre as partes. Sua validade jurídica é garantida pela assinatura digital do remetente (garantia de autoria e de integridade) e a Autorização de uso fornecida pelo Fisco, antes da ocorrência do fato gerador.

3.3 NFC-e A Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) é um documento eletrônico elaborado com o intuito de substituir o Cupom Fiscal. Similar à NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), esta nota deverá ser autorizada pela SEFAZ e a comunicação será realizada através da internet, juntamente com um software apropriado. O emissor de NFC-e, assim como ao arquivo gerado para Nota Fiscal Eletrônica, também gerará um arquivo no formato XML com assinatura digital. O processo de emissão é similar ao cupom fiscal, porém somente poderá ser emitida na presença do consumidor final, ou seja, não será valida para transações comerciais via internet ou telefone. O consumidor final receberá do emissor, um DANFE NFC-e (Documento Auxiliar de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica).

3.4 TEF O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é o sistema de transações financeiras com cartões de crédito e débito que se comunica com o sistema do ponto de venda (PDV) para processar o pagamento de uma venda. Manual Linx OmniPOS

20/ 278


A legislação determina que a emissão do comprovante de pagamento gerado através do TEF, deve ser efetuado por meio da impressora fiscal e vinculado ao cupom fiscal relativo à operação ou prestação. Para utilizar o TEF, o lojista precisa contratar o serviço das administradoras de cartões que disponibilizam o número lógico do estabelecimento necessário para configuração no sistema PDV. Além disso, para o correto funcionamento do TEF é necessário adquirir um equipamento chamado PinPad, que realiza a leitura do cartão e digitação da senha. Deve ser conectado ao mesmo computador do ECF (Emissor de Cupom Fiscal), sistema de PDV e TEF. O pagamento de uma venda utilizando o TEF ocorre da seguinte forma:  O Operador de Caixa inicia a venda no PDV com a emissão do cupom fiscal através do ECF.  Finaliza a venda no PDV com o pagamento em TEF.  O TEF é acionado pelo PDV.  Recebe do PDV o valor total da transação.  Por meio de mensagens na tela, o TEF solicita ao operador que realize a leitura do cartão no PinPad (seja cartão com tarja magnética ou chip).  Realizada a leitura, o TEF se comunica com a administradora de cartão para verificar se a transação será aprovada ou não.  Caso não aprovada, através de mensagens na tela, o TEF informa o erro para que o operador tente finalizar de outra forma. É possível realizar novamente a transação utilizando outro cartão, ou ainda cancelá-la.  Se for aprovada, o TEF finaliza a venda no PDV que emite o cupom fiscal.  Emite no ECF o comprovante de pagamento em cartão vinculado ao cupom fiscal.

Manual Linx OmniPOS

21/ 278


3.5 Pré-Venda Algumas lojas trabalham com a venda em duas etapas: primeiro, o vendedor realiza um orçamento ou registra os produtos que o cliente deseja comprar (pré-venda) e somente depois, o cliente se dirige ao caixa para efetivar o pagamento e retirar a mercadoria. Estas operações são identificadas como:  Pré-venda: Operação na qual o consumidor, após escolher a mercadoria, recebe um código ou senha de identificação e se dirige ao caixa, onde é efetuado o pagamento e emitido o documento fiscal correspondente à retirada da mercadoria adquirida.  Orçamento: Operação em que o consumidor recebe um documento com os valores dos produtos que deseja comprar antes de concretizar a operação de venda. A efetivação do orçamento emite o DAV - Documento Auxiliar de Vendas que não substitui o documento fiscal e deverá ser utilizado exclusivamente para atender às necessidades operacionais do estabelecimento na emissão de orçamento, pedido, ordem de serviço ou outro documento de controle interno do estabelecimento.

3.6 Leitor de Código de Barras O leitor de código de barras é um equipamento ótico que faz a leitura das barras impressas sobre uma superfície plana. Um feixe de laser que faz a varredura da superfície e converte as informações para uma codificação binária descodificando a informação contida no código de barras. É utilizado no varejo para captura dos códigos dos produtos adquiridos pelo cliente para agilizar o processo de venda ou consulta de preços.

3.7 Mobilidade No varejo, a mobilidade pode ser entendida como a facilidade de atender o cliente a qualquer momento e em qualquer lugar, através de aparelhos eletrônicos e aplicativos integrados ao banco de dados do lojista. Usando recursos como, catálogo virtual, combinação de look books, consulta de Manual Linx OmniPOS

estoque, registro da pré-venda e venda, a mobilidade amplia a interatividade da

22/ 278


marca com seus clientes. Através do look book, eles podem interagir e conferir a coleção, adicionar suas peças favoritas à “wishlist” ou compartilhá-las nas redes sociais. Além de localizar lojas mais próximas, acessar o blog da marca e ficar por dentro de todas as novidades.

3.8 Administradora de Cartões Também conhecida como rede de cartões ou credenciadora é a empresa responsável em controlar as transações nos pagamentos dos clientes de um estabelecimento comercial, com algumas bandeiras de cartão de crédito ou débito. A bandeira de cartão é a marca, o nome do cartão que estabelece as regras em contrato com o estabelecimento definindo as condições de parcelamento das compras dos consumidores, taxas que o estabelecimento deverá pagar à administradora e prazos de reembolsos, que é o tempo em que o valor das compras feitas pelos clientes será depositado na conta corrente do estabelecimento comercial. O estabelecimento aluga o equipamento (maquineta) da administradora para que seja feita a leitura do cartão e a comunicação entre o estabelecimento comercial, a administradora e o banco em que o cliente possui conta corrente, que fará a aprovação ou não da transação comercial (venda). As principais redes ou administradoras no Brasil são: a Rede (antiga Redecard) e a Cielo (antiga Visanet Brasil). A Rede passou a aceitar a bandeira “Hipercard” a partir da fusão com a mesma. As transações efetuadas no pagamento de uma compra com cartão podem ser a crédito ou a débito. Em um pagamento a débito, a administradora debita o valor da compra da conta do cliente e deposita na conta do estabelecimento entre um e dois dias normalmente. Já em um pagamento a crédito, a administradora envia uma fatura em uma data de fechamento contratada pelo cliente com os detalhes de todas as compras efetuadas com cartão para que o cliente pague na rede bancária. O depósito na conta do estabelecimento é realizado após o prazo de reembolso determinado em contrato. O cliente pode solicitar o parcelamento do valor a pagar ao estabelecimento, assim, a administradora enviará ao cliente a fatura contendo apenas o valor correspondente à parcela do período vencido. Os valores faltantes serão enviados ao cliente nas próximas faturas a vencer. Da mesma forma, o estabelecimento comercial também Manual Linx OmniPOS

23/ 278


receberá o valor parcelado de acordo com o prazo de reembolso determinado em contrato. É importante observar que o valor que o estabelecimento comercial recebe das administradoras não é o mesmo praticado no momento da venda com o cliente. Isso porque as administradoras cobram do estabelecimento a taxa de administração para cada transação efetuada. Essa taxa é um percentual, determinado em contrato, do valor da venda efetuada ao cliente. Dessa forma, se tomarmos como exemplo uma venda de R$ 300,00 ao consumidor, em que o mesmo solicitou o parcelamento em três vezes e o contrato do estabelecimento com a administradora determina uma taxa de 3% em um prazo de reembolso de 30 dias teremos o seguinte cenário: O cliente deverá pagar R$ 100,00 em três faturas a vencer em uma data fixada no seu contrato com a administradora de cartão. O estabelecimento comercial receberá R$ 300,00 abatendo-se a taxa de 3% em três vezes sendo de 30 em 30 dias após a data da venda. Em cada depósito, o estabelecimento receberá o valor líquido de R$ 97,00.

Temos o cálculo: R$ 300,00 – 3% = R$ 300,00 – R$ 9,00 = R$ 291,00 Valor líquido em cada depósito = R$ 97,00 (R$ 291,00 / 3 parcelas)

Além disso, é importante considerar o tipo de parcelamento utilizado, que pode ser através da loja ou da administradora. No primeiro tipo, o lojista aguarda o pagamento da venda conforme os prazos de reembolso das administradoras. Já no segundo, a administradora faz o pagamento da venda descontando a taxa ao lojista em uma única vez e aguarda o pagamento do cliente. Para o cliente, esta última modalidade tem a vantagem de poder parcelar em mais vezes do que o lojista normalmente oferece, mas a desvantagem de que o cliente deverá pagar juros à administradora.

3.9 Banco de Dados: Um arquivo de banco de dados ou base de dados contém informações que se relacionam entre si de forma a criar um sentido entre essas informações, evitando Manual Linx OmniPOS

24/ 278


duplicidades e inconsistências. São compostos por objetos que organizam os dados para serem apresentados aos usuários de um sistema da forma que estão gravados ou realizando cálculos. Dos objetos de um banco de dados podemos destacar as tabelas, em que as informações são registradas para futuras consultas. Tomemos como exemplo um cadastro de compras de uma empresa. Neste cadastro existem informações gerais como, o fornecedor, a data e o local de entrega, o nome do comprador e o número do pedido. Também existem informações específicas de cada item dessa compra como, a quantidade de cada produto, o valor e se houver, variações de cores ou tamanhos, a quantidade e valor de cada produto por cor e por tamanho. Em cada produto a ser comprado, não é necessário cadastrar novamente os dados gerais do pedido. Se assim fosse, haveria uma necessidade de capacidade de armazenamento de dados muito maior. Com a estrutura de um banco de dados os dados gerais do pedido são gravados em uma tabela uma única vez e os produtos em outra tabela tendo como referência a tabela com os dados gerais. Assim, percebemos uma hierarquia entre as tabelas. Neste exemplo, chamamos a primeira de tabela pai e a segunda de tabela filha, vejamos:

Tabela Pai Dados de uma sala de aula (Número da sala, curso, nome do professor). Dados de uma venda (nome do vendedor, nome do cliente, data). Cadastro de uma tabela de preços

Tabela Filha Os alunos matriculados Os produtos da venda Os preços dos produtos

Outro tipo de objeto importante são os formulários, meios que um sistema coleta, através de uma tela, mais informações dos usuários para serem incorporadas ao banco de dados. Há ainda os relatórios e consultas em que os usuários de um banco de dados visualizam as informações gravadas. Essa visualização pode ser detalhada, agrupada ou com cálculos que um sistema faz com fórmulas programadas utilizando as informações do banco de dados como base. Um sistema ou um aplicativo que utiliza um banco de dados possui telas amigáveis para os usuários interagirem com o banco de dados. Manual Linx OmniPOS

25/ 278


Como exemplo, um sistema com uma tela de cadastro de clientes, o usuário pode através de um comando de inclusão cadastrar um novo cliente ou utilizando o comando de pesquisa, consultar os clientes cadastrados. Para este usuário o cadastro está no sistema, no entanto, o sistema utilizado está conectado em um banco de dados. Então estamos falando de dois elementos, um é o aplicativo com a tela amigável e outro é o arquivo de banco de dados que contém os clientes cadastrados ou que é utilizado para incluir novos clientes. Quando o usuário utiliza a tela para consultar seus clientes, a programação do aplicativo “busca” o cadastro no banco de dados e apresenta o resultado na tela do usuário. Da mesma forma, quando o usuário cadastra um novo cliente, o aplicativo grava a nova informação no arquivo de banco de dados. Para gerenciar estas informações, o banco de dados é operado por um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) como o SQL, o Oracle ou o Microsoft Access. As empresas desenvolvedoras de software criam seus programas para trabalharem conectados a um gerenciador de banco de dados e, consequentemente a um banco de dados. Portanto, falamos de três elementos, o aplicativo, o gerenciador de banco de dados e o banco de dados.

Figura 14 – Banco de dados

Em um banco de dados de um sistema de gestão de lojas podemos ter as tabelas com os dados dos usuários, o cadastro das lojas, o cadastro dos produtos, preços, as vendas realizadas, o controle de estoque, entre outros. A partir dos dados cadastrados, os usuários podem visualizar diversos relatórios diversos como, o desempenho das vendas por vendedor, desempenho das vendas por produto, clientes que compram mais ou que compram menos, o histórico dos estoques e a posição de estoque. Enfim, informações importantes para o seu negócio que auxiliam em tomadas de decisões que podem mudar o rumo da empresa para uma posição desejada no ramo em que atua. Manual Linx OmniPOS

26/ 278


3.10 Retaguarda de Loja O “Retaguarda” ou “BackOffice” é um sistema administrativo de uma empresa que possui uma ou mais lojas. Através dele, os usuários chaves de uma rede de lojas podem centralizar seus cadastros de forma a manter um padrão nas informações que serão compartilhadas para as demais lojas. Os usuários do sistema de retaguarda podem também determinar os parâmetros comerciais para o sistema de frente de loja (POS – Point Of Sale ou PDV – Ponto De Venda). Esses parâmetros comerciais são as regras que os usuários do sistema de frente de loja deverão seguir. Por exemplo, o percentual de desconto que permitido, uma vez configurado no sistema de retaguarda esse percentual, o frente de loja irá trabalhar com essa configuração evitando que os usuários da loja concedam desconto acima do limite configurado. As formas de pagamento que a loja disponibiliza a seus clientes também são configuradas no sistema de retaguarda e enviadas ao frente de loja. Outro parâmetro comercial que podemos tomar como exemplo, é a possibilidade de a loja trabalhar com estoque negativo enquanto a entrada da mercadoria não for registrada no sistema. Além de configurar os parâmetros comerciais, o sistema de retaguarda permite todo o controle da empresa como o cadastro e acompanhamento de compras, contas a pagar e a receber, movimentações de estoque e analisar toda a operação através de relatórios gerenciais.

4

Sincronização de Dados

A Sincronização de dados ocorre quando dois dispositivos trocam dados entre si. Existindo um fluxo de informação entre eles, sincronizando atualizações de produtos, preços, clientes e demais dados de acordo com a estrutura do processo criado.

4.1 Dados Sincronizados No sistema Linx OmniPOS, essa sincronização trará as informações de produtos, preços, estoque, planos de pagamento, promoções e usuários cadastrados no sistema retaguarda e levará para ele as informações dos processos realizados no PDV, como Manual Linx OmniPOS dados das vendas, cadastro de clientes e trocas.

27/ 278


Para a sincronização de produtos, o Linx retaguarda possuirá uma parametrização, para que respeitem a divisão de marca e canal, com isso, o Linx OmniPOS receberá apenas os produtos correspondentes ao segmento de venda específico para cada loja.

4.2 Periodicidade O intervalo de tempo para sincronização será determinado nos parâmetros do sistema retaguarda, variando conforme a necessidade de cada cliente.

4.3 Processo de Sincronização Para que a sincronização de dados ocorra automaticamente é necessário conexão com internet. Para facilitar, o sistema Linx OmniPOS irá sinalizar se a conexão está online ou off-line através da figura apresentada no menu superior da tela inicial:

Figura 15 - Internet Online

Figura 16 - Internet Off-Line

Todos os produtos e seus preços serão cadastrados no sistema retaguarda e sincronizarão na base local do PDV, sendo assim, não será possível realizar cadastros de produtos e de preços no POS. Todos os clientes cadastrados no Linx OmniPOS, ficarão armazenados na base do retaguarda, não existindo base local, portanto para consulta as informações serão buscadas direto no retaguarda.

5

Informações de Conexão do POS

Além da comunicação necessária com a internet, o Linx OmniPOS se comunica com os periféricos ECF e TEF para execução das vendas. Para facilitar a verificação de conexão e Login, na tela inicial do POS são apresentadas as seguintes informações:

Manual Linx OmniPOS

28/ 278


Figura 17 - Informações de conexão

5.1 Informações da Loja Será possível visualizar os dados da loja conectada no POS, para que o sistema possa abrir a tela com os dados, basta posicionar o cursor sobre o ícone Linx OmniPOS:

Manual Linx OmniPOS

29/ 278


Figura 18 - Dados da loja conectada

Dados apresentados: •

Loja: Nome da Loja conectada.

Terminal: Terminal conectado.

Versão: Versão do Linx OmniPOS.

Build: Complemento da Versão do Linx OmniPOS.

ID Suporte: Complemento da Versão do Linx OmniPOS.

Atualização: Data e hora da última atualização da Versão.

Page: Complemento da Versão do Linx OmniPOS.

5.2 Informação de Usuário

Através do ícone de usuário

apresentado na tela do menu principal, o sistema

apresentará o nome do usuário logado no momento e a ação de finalizar/encerrar o POS. Clicando sobre o filtro apresentado no ícone de usuário

será possível consultar

o usuário que está logado, sendo o mesmo o responsável pela abertura do caixa neste período: Manual Linx OmniPOS

30/ 278


Figura 19 - Informações sobre o usuário logado

5.3 Encerramento do POS

Para encerrar o Linx OmniPos, basta seguir 3 passos:

- acessar o ícone de usuário

apresentando na tela de menu principal

- clicar sobre o filtro apresentado no ícone de usuário - selecionar a opção de encerramento apresentada

.

5.4 Minimizando o POS

Para minimizar o sistema Linx OmniPos, basta clicar sobre o botão

apresentando

no canto superior direito da tela de menu principal. Manual Linx OmniPOS

31/ 278


5.5 Sinal Na tela inicial será possível identificar a conexão de sinal com TEF, ECF e Internet através das figuras abaixo:

TEF Online

TEF Off-line

ECF Online

ECF Off-line

Internet Online

Internet Off-line

Citar que até o momento, se o caixa ainda não foi aberto, o acesso a tela inicial é feito sem login e senha de acesso. Citar quais outros processos posso efetuar sem ter que estar logado. E citar em contra partida, quais processos exigem login e senha de acesso.

6

Processos de Parametrizações PDV

6.1 Configurações no Sistema de Retaguarda No Retaguarda, Linx UX, será necessário cadastrar os itens abaixo: •

Cadastro de condição de pagamento – loja;

Cadastro de operação de venda – loja;

Cadastro de motivo de desconto;

Cadastro de motivo de devolução;

•Manual Linx Cadastro de motivo de cancelamento; OmniPOS

32/ 278


Cadastro de tipo de lançamento de caixa;

Cadastro de administradora de cartão;

Cadastro de vendedor;

Configurações tributárias;

6.2 Parametrização para Sincronização de Dados No capítulo de Instalação no tópico de Configuração Inicial do Linx Omni POS observou-se a necessidade de configurar os endereços de comunicação de serviços e autenticações no browser, através do endereço http://localhost:1979.

Configurar os endereços de comunicação

Para cadastrar o usuário que será utilizado nessa configuração, acessar a opção “Utilitário (Server)” na tela inicial do Linx UX, pasta “Sistema”.

Manual Linx OmniPOS

33/ 278


Utilitário (Server)

Pasta Sistema

Acessar a opção “Usuário (Server)”.

Manual Linx OmniPOS

34/ 278


Usuário (Server)

Cadastro de Usuário

Para cadastrar um novo usuário, clicar em

e inicialmente indicar os seguintes

dados: Nome Usuário autenticação Apelido E-mail Senha Datas Manual Linx OmniPOS

Para esses campos, será possível digitar os dados diretamente nos campos correspondentes da tela.

As datas de vigência, expiração de senha, cadastro e alteração serão preenchidas automaticamente pelo sistema.

35/ 278


O usuário poderá, porém, alterar as datas de vigência e expiração de senha.

Para informar o grupo econômico ao qual o usuário pertencerá, basta clicar na lupa ao lado do campo correspondente.

Grupo econômico

O sistema abrirá uma lista para seleção, optar pelo grupo desejado e clicar em “Selecionar”.

Selecionar grupo

Manual Linx OmniPOS

36/ 278


Tela de cadastro

Na aba “Acessos” da tela, clicar em “Incluir na tabela” para indicar a quais sistemas o usuário possuirá acesso.

Acessos – Incluir na Tabela

O sistema abrirá a lista para seleção do ambiente, após escolhê-lo clicar em “Selecionar”.

Selecionar Ambiente

Caso o usuário possua acesso a mais de um ambiente, basta clicar novamente em

“Incluir na tabela” e repetir o processo. Para finalizar clicar em

.

Manual Linx OmniPOS

37/ 278


Salvar

Realizado o cadastro do usuário será necessário indicar seu o perfil no sistema. O perfil determina em quais módulos o usuário possuirá acesso quando utilizar o Linx UX. Por exemplo, um determinado perfil pode indicar que de todos os módulos do Linx UX, o usuário possuirá acesso apenas ao módulo de cadastro de clientes. Outro perfil poderá indicar que o usuário terá acesso total. Para vincular o usuário ao perfil desejado, na tela inicial do Linx UX, acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”.

Utilitário (Local)

Manual Linx OmniPOS

38/ 278


Pasta Sistema

Selecionar a opção “Perfil”.

Perfil

Na tela que será apresentada, ao clicar na lupa será possível pesquisar os perfis cadastrados.

Manual Linx OmniPOS

39/ 278


Pesquisar Perfis Cadastrados

O sistema exibirá na tela os perfis cadastrados e os usuários vinculados a eles.

Perfis

Ao clicar nas setas de navegação na barra de ferramentas da tela será possível visualizar os demais perfis.

Manual Linx OmniPOS

40/ 278


Setas de Navegação

Navegação

Se desejar, ao clicar no total apresentado entre as setas de navegação serão visualizados todos os perfis cadastrados.

Visualizar todos os perfis

Na lista apresentada, clique no perfil desejado e em seguida “Aplicar Seleção” para visualizar os usuários vinculados a este perfil.

Manual Linx OmniPOS

41/ 278


Aplicar Seleção

Usuários

Para vincular um novo usuário ao perfil selecionado, clicar em

e em “Incluir

Tabela”.

Manual Linx OmniPOS

42/ 278


Incluir Tabela

O sistema habilitará uma linha para inclusão do novo usuário.

Incluir novo usuário

Através da lupa na linha habilitada será possível pesquisar e selecionar o usuário.

Pesquisa de usuário

Manual Linx OmniPOS

43/ 278


O sistema exibirá uma lista de usuários cadastrados, após escolher o desejado, clicar em “Selecionar”.

Selecionar usuário

O usuário será vinculado ao perfil.

Manual Linx OmniPOS

44/ 278


Usuário vinculado ao perfil

Para finalizar clicar em

.

6.3 Configurações Gerais da Loja Para os processos realizados na loja, tais como: vendas, pagamentos, impressões entre outros, há configurações que devem ser realizadas. Inicialmente, serão descritas as configurações dos usuários, terminais, TEF e o acesso que o usuário da loja pode ter ao retaguarda. Os usuários vendedores, caixas, gerentes e supervisores terão seus cadastros realizados na extranet e integrados ao Linx Omni POS.

Manual Linx OmniPOS

45/ 278


6.3.1

Cadastro de vendedor

Será possível realizar a manutenção do cadastro dos usuários de loja na tela “Cadastro de vendedor” do Linx UX. Nesta tela serão cadastrados todos os usuários da loja, gerentes, caixas e vendedores, para tanto acessar “Cadastros Base”, pasta “Manutenção”.

Cadastros Base

Pasta Manutenção

Clicar em “Cadastro de Vendedor”.

Cadastro de Vendedor Manual Linx OmniPOS

46/ 278


Para pesquisar os usuários já cadastrados, clicar em “Pesquisar”

um novo usuário, será necessário clicar em “Incluir”

. Para cadastrar

e preencher os dados

solicitados na tela.

Incluir cadastro de Vendedor

Quadro “Indicadores”:

Indicadores

Abaixo o efeito ao marcar algum dos indicadores acima. •

Inativo: Opção utilizada para desativar o cadastro do usuário que não trabalha

mais na loja, importante salientar, que não será permitido excluir cadastro que tenha histórico no sistema. •

Somente CRM: Usuário vinculado ao módulo CRM.

Gerente: Permite ao usuário operar o caixa, autorizar a abertura de caixa,

autorizar cancelamentos, autorizar descontos e atuar como vendedor. •Manual Linx Operador de caixa: Permite ao usuário operar o caixa e atuar como vendedor. OmniPOS

47/ 278


Indica

acesso

gerencial:

Permite

ao

usuário

autorizar

descontos

e

cancelamentos, além de atuar como vendedor. O usuário cadastrado sem nenhuma dessas indicações irá atuar como vendedor, sem acesso ao sistema.

6.3.2

Configurações de Terminais

As lojas poderão possuir mais de um ponto de caixa, com isso, mais de um POS instalado se comunicando com a impressora de cupom fiscal (ECF). A configuração desses terminais será realizada no próprio POS, através da tela principal o ícone “Configuração”:

Ícone Configuração

Manual Linx OmniPOS

48/ 278


Configurar terminais

Essa função será responsável pela configuração de cada Terminal, deverão ser informados o Gerente Responsável, a Operação do Atendimento e a Tabela de preço utilizada nas vendas realizadas no Terminal em questão. Essas informações serão cadastradas na Retaguarda e sincronizadas no POS.

6.3.3

Configurações de TEF

Configurar TEF

Essa função será responsável pela configuração da operação TEF no Terminal. Existem três Modos de configuração de TEF: •

Sem TEF

Direção

Manual Linx OmniPOS

Sitef

49/ 278


Após a seleção do Modo, deverão ser validados os campos de configuração:

Campos de configuração

Empresa;

Terminal;

Nome ou IP do servidor do SITEF;

Porta do PinPad;

Mensagem no PinPad;

Com as configurações devidamente realizadas e validadas, será possível realizar o teste de comunicação, através do link “Administração do TEF”:

Manual Linx OmniPOS

50/ 278


Acessar administração do TEF

Iniciando operação de TEF

Manual Linx OmniPOS

51/ 278


Opções de funcionalidades

O sistema apresentará as opções de funcionalidades do TEF. Além disso, será possível também realizar um teste de comunicação, para confirmar se o TEF já se encontra ativo. 1)

Teste de comunicação:

Teste de comunicação

TEF ativo Manual Linx OmniPOS

52/ 278


6.3.4

Acesso ao Retaguarda

Em vários processos do PDV existem parametrizações e cadastros que serão realizados no sistema Retaguarda UX e sincronizados ao sistema POS. Sendo assim, foi criado um atalho dentro do POS para acesso rápido ao sistema de Retaguarda. O acesso se encontra no Menu Principal, “Linx Omni”:

Atalho Linx Omni

Ao acessar o ícone de atalho, Linx Omni, o sistema abrirá uma página direcionada ao UX, quando acessada será necessário informar Login e senha.

Manual Linx OmniPOS

Login e Senha

53/ 278


Após informar as credenciais será iniciado o Linx UX.

Tela inicial Linx UX

6.4 Configurações para Operações de Caixa Na sequência serão apresentadas as configurações e parâmetros necessários para as operações de caixa, tais como, abertura, fechamento e movimentações.

6.4.1

Solicita Saldo na Abertura de Caixa (Suprimento)

Quando o parâmetro “SOLICITA_SALDO_CAIXA” estiver ativado, o Linx OmniPOS solicitará o registro do saldo inicial do caixa no momento em que o usuário abri-lo. Para ativar este parâmetro, na tela inicial do Linx UX, acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”.

Manual Linx OmniPOS

54/ 278


Utilitário (Local)

Pasta Sistema

E acessar a opção “Valor do Parâmetro”.

Valor do Parâmetro

O sistema abrirá a tela “Valor do Parâmetro”.

Manual Linx OmniPOS

55/ 278


Tela Valor do Parâmetro

No campo “Título” será necessário digitar o parâmetro “SOLICITA_SALDO_CAIXA”.

Título

Ao clicar no recurso de lupa o sistema consultará esse parâmetro.

Consulta de parâmetro Manual Linx OmniPOS

56/ 278


O conteúdo do campo “Valor Padrão” definirá se o usuário da loja deverá informar saldo no momento de abrir o caixa ou não.

Valor Padrão

Se o valor padrão desse parâmetro estiver como “True” o usuário da loja deverá informar o saldo na abertura de caixa, caso contrário, se estiver como “False” o PDV não solicitará o saldo.

Ao clicar em “Alterar”

na barra de ferramentas, será possível digitar o conteúdo

desejado no campo “Valor Padrão”, sendo “True” ou “False”. Após preencher, basta

clicar em

para salvar.

Manual Linx OmniPOS

57/ 278


Alterar Valor Padrão

6.4.2 Caixa

Solicitar Autenticação do Gerente na Abertura de

O parâmetro “SOLICITA_GERENTE_PERIODO” determina se na abertura do caixa, o Linx OmniPOS solicitará a autorização do gerente ou não. Para configurar este parâmetro na tela inicial do Linx UX, deve-se acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”.

Utilitário (Local)

Manual Linx OmniPOS

58/ 278


Pasta Sistema

E acessar a opção “Valor do Parâmetro”.

Valor do Parâmetro

O sistema abrirá a tela “Valor do Parâmetro”.

Manual Linx OmniPOS

59/ 278


Tela Valor do Parâmetro

No campo “Título” digitar o parâmetro “SOLICITA_GERENTE_PERIODO”.

Título

Ao clicar no recurso de lupa o sistema consultará esse parâmetro.

Consulta de parâmetro

O conteúdo do campo “Valor Padrão” definirá se o sistema solicitará ou não a autorização do gerente na abertura do caixa.

Manual Linx OmniPOS

60/ 278


Valor Padrão

Se o valor padrão desse parâmetro estiver como “True” o gerente da loja deverá autorizar a abertura do caixa digitando sua senha, caso contrário, se estiver como “False” o PDV não solicitará a autorização do gerente.

Ao clicar em “Alterar”

na barra de ferramentas, será possível digitar o conteúdo

desejado no campo “Valor Padrão”, sendo “True” ou “False”. Após preencher, basta

clicar em

para salvar.

Manual Linx OmniPOS

61/ 278


Alterar valor

6.4.3 Não Permitir Retirada de Dinheiro Maior que o Saldo Atual O

parâmetro

“CAIXA_VERIFICAR_SALDO_ANTES_SANGRIA”

determinará

se

ao

registrar uma movimentação de saída do caixa, o Linx OmniPOS verificará se há saldo disponível registrado ou não. Para configurar este parâmetro na tela inicial do Linx UX, acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”.

Utilitário (Local) Manual Linx OmniPOS

62/ 278


Pasta Sistema

E acessar a opção “Valor do Parâmetro”.

Valor do Parâmetro

O sistema abrirá a tela “Valor do Parâmetro”.

Manual Linx OmniPOS

Tela Valor do Parâmetro

63/ 278


No campo “Título” digitar o parâmetro “CAIXA_VERIFICAR_SALDO_ANTES_SANGRIA”.

Título Ao clicar no recurso de lupa o sistema consultará esse parâmetro.

Consulta de parâmetros

O conteúdo do campo “Valor Padrão” definirá se o sistema verificará o saldo registrado no momento em que o usuário incluir uma movimentação de saída.

Manual Linx OmniPOS

64/ 278


Valor Padrão

Se o valor atual deste parâmetro estiver como “True” significa que o POS verificará se há saldo suficiente para registrar a saída, caso contrário, se estiver como “False” o sistema não fará essa verificação.

Ao clicar em “Alterar”

na barra de ferramentas, será possível digitar o conteúdo

desejado no campo “Valor Padrão”, sendo “True” ou “False”. Após preencher, basta

clicar em

para salvar.

Manual Linx OmniPOS

65/ 278


Alterar Valor Padrão

6.4.4 Cadastro (Movimentações)

de

Tipo

de

Lançamento

de

Caixa

O cadastro de tipo de lançamento de caixa é utilizado para classificar as movimentações que o operador de caixa registra no sistema. Por exemplo, fundo de caixa, despesa com lanche, despesa com materiais, sangria, suprimento, despesas gerais, etc. Para cadastrar o tipo de lançamento de caixa que será utilizado no Linx Omni PDV acesse a opção “Retaguarda Loja” na tela inicial do Linx UX.

Manual Linx OmniPOS

66/ 278


Retaguarda Loja

No módulo do Retaguarda Loja, acessar “Tabelas de Apoio”.

Tabelas de Apoio

Na opção “Tipo de Lançamento de Caixa”, através do recurso de lupa será possível consultar os tipos de movimentação já cadastrados.

Pesquisa de tipos de movimentações

O sistema exibirá o resultado na tela.

Manual Linx OmniPOS

67/ 278


Resultado

Se precisar cadastrar outros tipos de movimentações, basta acessar o ícone “Incluir”. O campo “Descrição” poderá ser preenchido com uma descrição padrão da loja, porém no campo “Legenda não fiscal” deverão ser obedecidas às opções cadastradas na impressora fiscal, elas poderão ser consultadas ao emitir uma Leitura X. Por exemplo, pode haver a movimentação “Despesas com lanche”, mas a legenda não fiscal deverá ser “DESPESAS”. Ou então, a movimentação “Despesas com materiais” utilizando a mesma legenda não fiscal, “DESPESAS”.

6.4.5

Fechamento de Caixa

No fechamento do caixa do Linx OmniPOS, há possibilidade de se trabalhar com o fechamento cego em que o sistema não habilitará para visualização os valores registrados das vendas, ou o fechamento conferencial, em que o usuário poderá visualizar os valores.

NOTA

Para mais detalhes sobre fechamento, vide capítulo “Processo de Operação de caixa” neste manual

Se a loja desejar trabalhar com o fechamento cego, será necessário habilitar esta opção através do Linx UX. Feito isto, na tela inicial, acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”. Manual Linx OmniPOS

68/ 278


Utilitário (Local)

Pasta Sistema

E acessar a opção “Valor do Parâmetro”.

Valor do Parâmetro Manual Linx OmniPOS

69/ 278


Informações do Parâmetro

No campo “Título” será necessário digitar o parâmetro “CAIXA_FECHAMENTO_CEGO”.

Título

Ao clicar no recurso de lupa o sistema consultará esse parâmetro.

Consulta de parâmetro

O sistema exibirá na tela as configurações desse parâmetro. O conteúdo do campo “Valor Padrão” determinará o tipo de fechamento de caixa, quando configurado como “False” significa que não será utilizado o fechamento cego, mas sim o fechamento conferência. Caso contrário, quando marcado como “True” Manual Linx OmniPOS significa que será utilizado o fechamento cego no Linx OmniPOS.

70/ 278


Valor Padrão

Para alterar a configuração do parâmetro, clicar em

. A tela entrará no modo de

edição permitindo ao usuário mudar a configuração.

Alterar parâmetro

Para habilitar o fechamento cego, no campo “Valor Padrão” informar a palavra “True” e

Manual Linx OmniPOS

salvar em

.

71/ 278


True

6.4.6 Quantidade de Repetições para o Fechamento de Caixa Cego Quando o parâmetro “CAIXA_FECHAMENTO_CEGO” estiver configurado com o valor padrão “True” significa que o Linx OmniPOS habilitará o fechamento de caixa às cegas como explicado anteriormente. O parâmetro “REPETICOES_FECHAMENTO” determinará a quantidade de vezes que o usuário deverá informar o valor de uma forma de pagamento, enquanto o valor informado não estiver de acordo com o valor registrado no sistema. Como exemplo, considerar o seguinte caso: O saldo em dinheiro de um determinado caixa é de R$ 500,00. No fechamento do caixa, sem exibir o saldo do caixa, o sistema solicitará ao usuário que digite o valor das formas de pagamento (caixa cego). Se o usuário digitar um valor diferente de R$ 500,00 para dinheiro, e o parâmetro estiver configurado como “2”, o sistema solicitará que informe o valor novamente, pois, o valor digitado não confere com o sistema. Se na segunda digitação o usuário informar o valor correto, o caixa poderá ser fechado, caso contrário, se informar o valor errado novamente, o sistema solicitará a confirmação, ou seja, se o usuário deseja realmente fechar o caixa ou não. Para configurar este parâmetro na tela inicial do Linx UX, acessar a opção “Utilitário (Local)”, pasta “Sistema”.

Manual Linx OmniPOS

72/ 278


Utilitário (Local)

Pasta Sistema

E acessar a opção “Valor do Parâmetro”.

Valor do Parâmetro Manual Linx OmniPOS

No campo “Título” será necessário digitar o parâmetro “REPETICOES_FECHAMENTO”.

73/ 278


Título

Ao clicar no recurso de lupa o sistema consultará esse parâmetro.

Consulta de parâmetro

O conteúdo do campo “Valor Padrão” definirá a quantidade de vezes que o sistema solicitará o valor dos pagamentos ao usuário, caso não seja digitado o valor correto da primeira vez.

Manual Linx OmniPOS

74/ 278


Valor Padrão

Na barra de ferramentas, clicar em “Alterar”

no campo “Valor Padrão”, clicar em

para digitar a quantidade desejada

para salvar.

Manual Linx OmniPOS

75/ 278


Valor Padrão

7

Processo de Login

7.1 Acessando o Linx OmniPOS Os usuários de vendas são previamente cadastrados no sistema de loja, através de integração com a retaguarda, ou seja, os usuários vendedores, caixas, gerentes e supervisores terão seus cadastros realizados na extranet e integrados no Linx Omni POS. Após a instalação do sistema na máquina local, será fixado na área de trabalho o ícone para acesso ao POS:

Ícone “OmniPOS”

Ao acessá-lo o PDV será iniciado e realizará todos os testes necessários para sua operação, como teste de impressora ECF, Pinpad, integração com retaguarda, entre outros. Manual Linx OmniPOS

76/ 278


NOTA

Neste momento o sistema não solicitará as informações de Login e senha. Elas serão solicitadas somente na abertura do caixa, em que será preciso informar as credenciais do Operador de Caixa e do Gerente responsável pelo PDV.

Ao iniciar, o sistema direcionará sempre à tela principal, com as opções de comando do POS entre eles o ícone Caixa:

Figura 20 - Acesso “Caixa”

Caixa fechado

Ao acessar esta função, o sistema abrirá a tela solicitando as credenciais do operador de caixa.

Manual Linx OmniPOS

77/ 278


Figura 21 – Solicitação de login Operador de caixa

Clicando sobre o filtro

no canto direito da barra de Usuário, será apresentando

todos os registros de login cadastrados no sistema de retaguarda com perfil Caixa:

Figura 22 - Escolha login Operador de caixa

Para seleção do usuário basta escolher a opção na listagem e clicar sobre o nome do usuário desejado. Outra opção é informar o código do usuário caixa no campo código apresentado antes da barra de usuário:

Código login Operador de caixa

Manual Linx OmniPOS

78/ 278


Após informar usuário e senha, basta confirmar através do botão

.

7.2 Redefinição de Senha As senhas serão definidas junto ao cadastro de usuário na extranet. Em caso de primeiro acesso, a senha poderá ser Redefinida através da opção “Esqueceu sua senha?”.

Dados solicitados:

Figura 23 - Cadastro de Senha

CPF: Sem somente números.

Data de nascimento: dd/mm/aaaa.

Nova senha:

Redigite nova senha: Repetir a senha.

Após informar os dados, basta confirmar através do botão

.

Este mesmo processo é utilizado em caso de falha na identificação, devido à invalidade ou esquecimento de senha. A senha poderá ser alterada mesmo com o NOTA

caixa já aberto, selecionando a mesma opção “Esqueceu sua senha?”.

Manual Linx OmniPOS

79/ 278


Após a identificação do operador, a abertura do caixa será efetivada ao arrastar a flecha de controle “Status”, que estará fechada:

Figura 24 - Status Caixa Fechado

Assim que o botão for ativado, o sistema apresentará a tela para informação de Login do gerente responsável pelo período:

Figura 25 - Credencias de Gerente

Realizada a confirmação, o “Status” será alterado para Aberto e disponível para inicialização dos processos de caixa.

Figura 26 - Status Caixa Aberto

8

Processo de Operação de Caixa

A tela de Caixa apresenta os dados de:  Data atual  Nome operador do caixa responsável pela abertura

Manual Linx OmniPOS

80/ 278


 Saldo do caixa movimentado  Status  Gerente responsável (logado) no período

Existem ainda na tela de Caixa, atalhos de operações apresentados abaixo, que estaremos demonstrando seu processo no decorrer deste tópico:

8.1 Abertura de Caixa A abertura de caixa é o processo inicial de utilização de Atendimento no PDV. O Linx OmniPOS permite que esta ação seja realizada várias vezes por dia de acordo com a necessidade do estabelecimento.

Manual Linx OmniPOS

81/ 278


Na inicialização do sistema, é realizada uma verificação para constatar se existe um caixa aberto para registrar as vendas. Caso o PDV não detecte nenhum caixa aberto, será sinalizado na tentativa de iniciar algum atendimento, conforme abaixo:

Figura 27 - Mensagem informando que não há caixa aberto

O comando de abertura de Caixa, conforme visto no tutorial de Login, se encontra na tela de Menu Principal do Linx OmniPOS, representado pelo ícone Caixa:

Comando de Abertura de Caixa

Ao clicar sobre este comando

, o sistema abrirá a tela com solicitação de Login

e Senha do operador de caixa. Um filtro será apresentado com todos os usuários de perfil “Caixa” cadastrados no sistema de retaguarda.

Manual Linx OmniPOS

82/ 278


Login de Operador de Caixa

Informadas as credenciais (Login e Senha), basta confirmar a ação. Caso haja falha na identificação, devido à invalidade de senha, basta clicar sobre a opção “Esqueceu sua senha?” para redefini-la.

Redefinir senha

Após a identificação do operador, deverá ser efetivada a abertura do caixa, arrastando a flecha de controle “Status” que se encontra Fechado, para direita. Esse comando também poderá ser ativado acionando a tecla F7 ou ainda Tab para seleção + Enter.

Status - Fechado Manual Linx OmniPOS

83/ 278


Assim que o botão for ativado, o sistema apresentará a tela para informação de Login do Gerente responsável pelo período:

Credenciais do Gerente

Na tela de Gerente também será apresentado um filtro com todos os usuários com este perfil cadastrados no retaguarda, para que sejam informados juntamente com a senha. Após confirmar, o “Status” será alterado para aberto.

Status – Aberto

Agora na tela principal, o ícone caixa, está com a cor central verde, sinalizando que o caixa já se encontra aberto, disponibilizando as demais ações de operação caixa no POS.

Caixa habilitado

Manual Linx OmniPOS

84/ 278


8.2 Movimentações 8.2.1

Inclusão de Movimentação

Para inclusão de movimentação é necessário optar por entrada ou saída (Suprimento ou Sangria). Informar o tipo de movimentação, valor e descrição. A inclusão de Movimentação é realizado após o caixa ser aberto, clicando na opção Caixa da Tela Principal:

Acesso ao caixa aberto

Depois clicando em Movimentações:

Manual Linx OmniPOS

85/ 278


Figura 28 - Tela Operador Caixa

Para consultar ou incluir movimentações de entrada ou saída do caixa, acesse o botão “Movimentações” ou pressione a tecla “F2”.

Esta funcionalidade permitirá incluir e visualizar todas as entradas e saídas realizadas no caixa que não são oriundas de vendas. Dentro de movimentações, haverá um menu na barra inferior da tela com a opção incluir, clicar sobre o ícone ou acionar a tecla de atalho F1:

Manual Linx OmniPOS

86/ 278


Figura 29 – Tela Movimentações

Barra menu Movimentações - Incluir

Manual Linx OmniPOS

Figura 30 – Tela Seleção de dados Movimentações

87/ 278


Sangria: Toda saída de dinheiro do caixa não vinculada à venda, normalmente usada para pagamento de fornecedores e composição de depósitos feitos pela empresa, no decorrer da movimentação diária e no término do expediente quando o caixa é fechado. Suprimento: Suprimento é o abastecimento de dinheiro no caixa, também conhecido como fundo de caixa ou troco. Esta rotina permite lançar entradas de dinheiro no caixa para movimentações de troco e pagamentos do dia.

1. São considerados suprimentos, todas as entradas. NOTA

2. São consideradas sangrias, todas as saídas.

Para inclusão de movimentação é necessário Informar: •

O Tipo do Lançamento entrada ou saída (Suprimento ou Sangria)

O valor da movimentação

E a descrição do Histórico (opcional)

Figura 31 - Inclusão de Movimentação Manual Linx OmniPOS

88/ 278


Ao confirmar a movimentação, será emitido um comprovante Não-Fiscal no ECF, tanto para as Saídas (Sangrias), como para Entradas (Suprimentos).

Comprovante Não - Fiscal Suprimento

Comprovante Não - Fiscal Sangria

Após a confirmação, o sistema apresentará a tela de Confirmação da inclusão, com os dados cadastrados:

Figura 32 - Confirmação de inclusão

8.2.2

Consulta de Movimentação

Manual Linx OmniPOS

89/ 278


Para

visualização

das

Movimentações

realizadas,

basta

retornar

ao

Menu

Movimentações, que constará a listagem de lançamentos executadas.

Figura 33 - Listagem de Movimentações

Ao selecionar uma Movimentação, basta clicar no botão “Detalhes”, localizado no menu inferior ou acionar a tecla de atalho F3, para visualizar o histórico criado.

Figura 34 - Barra menu Movimentações “Detalhes”

Figura 35 - Detalhes de movimentação

8.2.3

Cancelamento de Movimentação

Manual Linx OmniPOS

90/ 278


Neste Menu inferior de Movimentações, além da operação “Detalhes”, e “Incluir” o sistema apresentará a opção “Cancelar”, para cancelamento de movimentações executadas.

Barra menu Movimentações - Cancelar

Para sua execução, basta selecionar a linha desejada para ação na tela de Movimentações e o botão correspondente à operação Cancelar ou acionar a tecla F2:

Figura 36 - Cancelar movimentação

Ao confirmar, o comprovante de cancelamento será impresso no ECF:

Comprovante não fiscal Cancelamento Movimentação

E na linha da Movimentação, será gravado o horário de cancelamento desta movimentação:

Figura 37 - Histórico cancelamento Movimentação

Manual Linx OmniPOS

91/ 278


8.3 Leitura X Realizado o processo de abertura de Caixa, o próximo passo é a retirada da Leitura X para inicialização das vendas.

-

A Leitura X é um documento Fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal – Impressora Fiscal) que contempla os valores acumulados de Vendas, ICMS, e pode servir como controle das vendas do dia. Poderá ser emitido em qualquer hora do dia sem que afete o uso da Impressora Fiscal.

Esse relatório poderá ser emitido através dos botões de atalhos encontrados na tela Caixa:

Para emitir o relatório Leitura X obrigatório do PAF-ECF, acesse o botão “Leitura X” ou pressione a tecla “F5”.

E apresentando também na função ECF Administração encontrado na tela principal do Linx OmniPOS. Consta, nos ícones de processos, a função ECF Administração, que apresentará as Operações Diárias de ECF e alguns Comandos de Ajuda.

Manual Linx OmniPOS

ECF - Administração

92/ 278


Figura 38 – tela ECF Administração “Operações diárias”

Ao clicar sobre o ícone Leitura X, o sistema apresentará inicialmente a tela de verificação de conexão com a ECF, assim feito, concluirá a impressão do relatório.

Figura 39 - Verificação de informações do ECF

Figura 40 - Leitura X emitida

Realizado o processo, basta confirmar a ação e verificar se a impressão foi emitida de acordo.

NOTA

A Leitura X não é uma rotina obrigatória, e sim opcional de acordo com a orientação do contador responsável pela loja.

Manual Linx OmniPOS

93/ 278


8.4 Configuração da Porta do ECF Ainda na tela de administração do ECF, serão realizadas as configurações da porta de conexão e a velocidade de comunicação do micro com a impressora fiscal.

Figura 41 - Configuração da porta de conexão e velocidade de comunicação ECF

No campo “Porta Serial”, será possível selecionar a porta a qual a impressora fiscal está conectada. Para impressora fiscal USB, a configuração também é neste campo. Além disso, no campo “Velocidade”, poderá ser selecionada a velocidade desejada.

Figura 42 – Configuração Porta Serial Manual Linx OmniPOS

94/ 278


Figura 43 – Configuração Velocidade

8.5 Fechamento de Caixa O processo de fechamento de caixa no Linx OmniPOS deverá ser realizado diariamente, caso contrário, não será possível abrir o caixa no próximo dia de expediente, conforme apresentado na figura abaixo.

Figura 44 - Mensagem informando a necessidade do fechamento

Existem duas visões de fechamento de caixa no sistema Linx Omni.POS: •

Fechamento às cegas: Em que o operador não visualizará os valores contidos no sistema para o fechamento, ou seja, deverá ser informado o valor real

Manual Linx OmniPOS

95/ 278


contido no caixa, e a conferência desses valores só será possível no sistema retaguarda, em “Conferência de caixa”.

Fechamento conferencial: Em que o sistema informa os valores contidos para aquele dia, no próprio PDV, possibilitando uma pré-conferência do operador antes do fechamento.

Para iniciar o fechamento, arrastar a flecha do Status da direita para esquerda ou acionar a tecla F7:

Iniciar fechamento

8.6 Conferência de Caixa A conferencia de caixa é realizada na inicialização do fechamento. Se a opção parametrizada for “Fechamento conferencial”, o sistema apresentará os valores armazenados no período (as vendas realizadas), conforme tela abaixo:

Figura 45 - Valores armazenados por período

Sendo assim, ao arrastar a flecha do “Status” da direita para esquerda, o POS apresentará a mensagem abaixo: Manual Linx OmniPOS

96/ 278


Confirma fechamento

Ao confirmar, o status será alterado de situação “Aberto” para “Fechado” concluindo o Fechamento de caixa.

Fechamento concluído

Já se opção parametrizada for “Fechamento às cegas”, o sistema não apresenta no PDV os valores armazenados:

Fechamento às cegas

Ao alterar a flecha de Status o sistema solicitará a informação dos valores para fechamento.

Solicitação de valores

Quando confirmada a ação, será apresentada a tela para informações manual dos valores.

Manual Linx OmniPOS

97/ 278


Informação manual de valores

Em “Tipo de pagamento”, o sistema apresenta as opções de pagamento sincronizadas do retaguarda (Dinheiro, Cartão, TEF..),

através do filtro apresentado na imagem

abaixo, será possível selecionar uma opção de tipo de pagamento:

E

no

campo

valor

do

caixa,

deverá

ser

informado

manualmente

o

valor

correspondente ao tipo selecionado:

Manual Linx OmniPOS

98/ 278


Adicionar tipo de pagamento

Ao clicar em “Adicionar”, os valores serão inseridos em uma listagem ao lado direito:

Conferência de caixa

Ainda nesta tela, será possível:

Excluir essa informação clicando no ícone ao lado do valor. Adicionar mais valores. Manual Linx OmniPOS

99/ 278


Cancelar essa operação, clicando no ícone no final da tela. E confirmar o fechamento acionando o ícone confirmar.

Caso os valores estejam corretos o processo de fechamento de caixa será finalizado, apresentando as informações de Status, e Histórico do caixa (Gerente do período, Operador, data e horário de abertura e de fechamento).

Confirma fechamento

Informações de histórico

Caso os valores estejam incorretos, o processo de fechamento de caixa apresenta a seguinte mensagem:

Valores incorretos

Manual Linx OmniPOS

100/ 278


Confirma fechamento

Ao cancelar, o sistema irá zerar os valores informados e apresentará novamente a tela de informações de valores para adição.

Ao confirmar ele apresentará a tela de histórico de caixa apresentado anteriormente e fechará o período.

8.7 Comparativo RZ O sistema apresenta uma tecla de atalho no Menu Operador de Caixa, que fará um comparativo dos valores movimentados no sistema contra as movimentações impressas no ECF. Clicando sobre o botão Comparativo RZ, o sistema trará os valores para essa conferência: Manual Linx OmniPOS

101/ 278


Comparativo RZ

Para realizar a consulta do comparativo dos valores do sistema com a Redução Z, acesse o botão “Comparativo RZ” ou pressione a tecla “F3”.

Iniciando processo

Comparativo da redução Z

Na tela de Comparativo da Redução Z, será apresentado as informações: Movimento: apresentará a divisão de movimentação por valor (valor bruto, valor cancelado, valor desconto, valor contábil, valor acréscimo, valor líquido). ECF: reflete os valores impressos no ECF, correspondente a cada Movimentação. Sistema: reflete os valores informados no Sistema Linx OmniPos. Comparativo: caso exista alguma divergência entre a coluna ECF com a coluna Sistema, será apresentado na coluna “Comparativo”. Manual Linx OmniPOS

102/ 278


NOTA

O Comparativo RZ pode ser utilizado mesmo antes de realizar o fechamento de caixa e serve como consulta antes da retirada de RZ.

8.8 Redução Z Para encerrar o dia, após realizar o fechamento de caixa, deverá ser retirado o relatório de Redução Z.

-

Redução Z, também é um documento Fiscal emitido pela ECF com informações idênticas às da Leitura X, no entanto ao efetuar a mesma ocorre o encerramento dos lançamentos de Venda para o dia, ou seja, ao encerrar o dia de vendas na empresa Emissora de Cupom Fiscal e efetuar a Redução Z, automaticamente a Impressora Fiscal não permite mais a efetivação de Vendas. Caso o usuário da ECF ao terminar o dia de vendas não efetue a impressão da Redução Z, no início do próximo dia deverá efetuar a mesma que ficou pendente.

Para emissão do relatório de Redução Z, existem dois caminhos. O primeiro nos botões de atalhos do Menu inferior da tela Caixa:

Manual Linx OmniPOS

103/ 278


Para emitir o relatório Redução Z obrigatório do PAF-ECF, acesse o botão “Redução Z” ou pressione a tecla “F6”.

E o segundo se encontra na função ECF Administração da tela inicial. Os caminhos são diferentes, mas o processo é o mesmo:

ECF - Administração

Manual Linx OmniPOS

104/ 278


Figura 38 – tela ECF Administração “Operações diárias”

Ao clicar sobre o ícone Redução Z, o sistema apresentará inicialmente a tela para informação das Credenciais do Gerente, lembrando que só será possível emitir relatórios fiscais com a informação dessas credenciais, usuário e senha:

Credenciais do Gerente

Informado as credenciais, a ação poderá ser confirmada

ou cancelada

.

Manual Linx OmniPOS

105/ 278


Neste momento o sistema apresentará a mensagem de confirmação, visto que, conforme verificado anteriormente, a Redução Z só poderá ter sua impressão uma única vez ao dia, quando esta operação for executada mais de uma vez, a impressora não efetuará mais atendimentos até o final do dia.

Confirma ou cancela emissão

Para continuação do processo, basta confirmar a ação no botão

.

Emitindo Redução Z

Na sequência o arquivo será gerado, contendo os dados do movimento do dia de interesse do fisco. Esse arquivo é uma exigência do PAF-ECF (lei que regulamenta o funcionamento dos programas aplicativos fiscais) e deve ser mantido no terminal de uso do ECF.

Arquivo gerado com sucesso

Processo concluído

Realizado o processo, basta confirmar e verificar se o relatório saiu corretamente.

Manual Linx OmniPOS

106/ 278


8.8.1

Entendendo a Redução Z

Abaixo será apresentado um exemplo de relatório impresso de Redução Z e respectivos campos:

Manual Linx OmniPOS

107/ 278


Exemplo de Redução Z

8.9 Cotepe 35/05 O Ato Cotepe 35/2005 visa reunir em arquivo digital as informações relativas aos registros de documentos fiscais, livros fiscais, lançamentos contábeis, demonstrações contábeis, documentos de informação econômico-fiscais e outras informações de interesse do fisco. O atalho Cotepe 35/05 encontra-se no Menu inferior da tela do Caixa:

Manual Linx OmniPOS

108/ 278


Cotepe 35/05

Um período deverá ser informado para geração dos dados, ao confirmar o sistema irá gerar as informações e salvar o arquivo na pasta do Linx Omni.POS armazenada na máquina:

Informar um período

Manual Linx OmniPOS

109/ 278


Gerando informações

Arquivo gerado e salvo com sucesso

9

Processos de Atendimento

Ao realizar um atendimento, o sistema atualizará informações do Caixa, Estoque e Consultas e na impressora fiscal gravará um registro, emitindo um cupom fiscal. Existem duas maneiras de se lançar atendimentos no Linx OmniPOS, pode-se configurar o terminal para ser de atendimento ou de pré-atendimento. Essa configuração é feita na instalação do sistema e a legislação não permite que o terminal que faz atendimento faça pré atendimento e vice-versa. Em um terminal de atendimento as vendas são lançadas diretamente, gerando um cupom fiscal e ao seu término, o pagamento é efetuado conforme escolha do cliente, podendo ou não ser emitida uma nota fiscal. Se o cliente desejar uma nota fiscal junto com o cupom fiscal, será necessário escolher um cliente para o atendimento antes do lançamento do primeiro item, caso contrário, na finalização do pagamento não será possível emitir a nota fiscal. No caso do pré-atendimento faz-se o lançamento dos itens em um terminal de préatendimento e em seguida o efetiva em um terminal de atendimento, em que o cupom fiscal será lançado e a forma de pagamento será escolhida.

O atendimento é apresentado ao se clicar no botão

na tela inicial do sistema.

Manual Linx OmniPOS

110/ 278


Botão Atendimento

Ao acionar este comando, o sistema apresentará a tela de Atendimento e suas funcionalidades. As opções da tela de atendimento podem ser acessadas com: •

O clique do mouse

Ou toque na tela do monitor “Touch Screen”

São elas:

Manual Linx OmniPOS

Funcionalidades da Tela de Atendimento

111/ 278


1-

Produtos:

Para

incluir

produtos

da

venda

utilize

o

campo

ou pressione a tecla “F10”.

2-

Pesquisa: Para pesquisar produtos clique no ícone

3-

Teclado Virtual: Para habilitar o teclado virtual clique no ícone

4-

Quantidade: Para alterar a quantidade padrão (1) do produto a ser incluso

na venda, clique no campo

.

.

ou pressione a tecla

“F11” para se posicionar. É possível digitar a quantidade desejada do item a ser incluso ou clicar nos botões de “mais” ou “menos” para modificar a quantidade. 5-

“Que tal oferecer?”: É um atalho para ofertar as promoção sincronizadas do retaguarda para o PDV.

6-

Vendedor: Para indicar o vendedor do atendimento acesse no canto direito da tela ou pressione as teclas “CTRL + F11”.

7-

Cliente: Para indicar o cliente do atendimento acesse

no

canto direito da tela ou pressione as teclas “CTRL + F12”. 8-

Nesta barra da tela, é possível visualizar o resumo da venda (itens, quantidade, Valor total).

9-

Pagamento: Para acessar a tela de pagamento acesse

ou

pressione a tecla “F3”.

Manual Linx OmniPOS

112/ 278


10-

Informações: de sincronização e Menu Fiscal. Clicando sobre a figura

o

PDV é minimizado.

Quando minimizado, o ícone do PDV é exibido na barra inferior da tela do Windows como na figura abaixo.

PDV minimizado

Clique no ícone minimizado do PDV para restaurá-lo. O sistema voltará na tela em que foi minimizado.

Manual Linx OmniPOS

113/ 278


Tela de atendimento maximizada

9.1 Adicionando Cliente e Vendedor à Venda O cliente e o vendedor devem ser adicionados antes do primeiro produto ser lançado. Após o lançamento do primeiro item não há possibilidade de alterá-los.

9.1.1

Vendedor

O sistema pode ser configurado para trabalhar com um único vendedor na venda ou mais vendedores na mesma venda, essa configuração é determinada no retaguarda. Quando configurado para trabalhar com um único vendedor, deve-se clicar em sua caixa conforme a figura abaixo ou pressionar as teclas “CTRL” + “F11”.

Manual Linx OmniPOS

114/ 278


Informar Vendedor

Será apresentada uma tela para escolher o vendedor:

Selecionar Vendedor

Para selecionar o vendedor, clicar no campo “Código” e digitar o código do vendedor.

Código do Vendedor Manual Linx OmniPOS

115/ 278


Ou, através da seta destacada, o sistema exibirá a relação de usuários cadastrados:

Seleção de Vendedor

Listagem de usuários cadastrados

Para selecioná-lo, basta clicar sobre o nome do vendedor, ou ainda digitá-lo no campo,

assim o sistema buscará pelo respectivo. Ao confirmar,

, o nome do vendedor

ficará destacado na tela de venda.

Busca através da digitação do nome

Manual Linx OmniPOS

116/ 278


Nome do Vendedor destacado

9.1.2

Cliente

Para adicionar um cliente na venda, o procedimento ĂŠ similar ao do vendedor, deve-se clicar em sua caixa conforme a figura abaixo:

Manual Linx OmniPOS

Informar Cliente

117/ 278


Uma tela para a pesquisa e/ou cadastro do cliente será apresentada, basta escolher

uma das informações do cliente para a pesquisa e clicar em

.

Dados do Cliente

O botão “Utilizar CPF no Cupom?”, quando ativado estará destacado na cor verde indicando que o CPF do cliente será impresso no cupom fiscal. Ao clicar neste botão ou arrastá-lo para esquerda, o botão ficará desativado destacado em vermelho com um “X” indicando que o CPF do cliente não será impresso no cupom fiscal.

Utilizar CPF no cupom ativado

Utilizar CPF no cupom desativado

No campo “CPF no cupom (pode ser diferente do CPF do cliente) (F3)” será possível digitar outro CPF a ser impresso no cumpom fiscal que não seja o mesmo CPF do cliente cadastrado. Pode ser utilizado também, quando o cliente não deseja fazer o cadastro na loja, mas deseja que o seu CPF seja impresso no cupom fiscal. Manual Linx OmniPOS

118/ 278


Campo CPF no Cupom

Abaixo o campo de “Cliente”, quando informado o cliente e digitado outro CPF para o cupom fiscal, conforme explicado anteriormente.

Campo cliente – CPF diferente

Abaixo o campo de “Cliente”, quando não informado o cliente, mas digitado o CPF.

Campo cliente – Somente CPF

Basta clicar no botão,

e o cliente será inserido ao atendimento.

Manual Linx OmniPOS

119/ 278


Incluir cliente no atendimento

Para o cadastro de novos clientes, clicar no botão

e o POS apresentará a

tela para cadastro de informações do cliente:

Manual Linx OmniPOS

120/ 278


Novo cliente

A tela de cadastro contém quatro abas para informação de dados: •

Cadastro Básico

Tela de Cadastro – Aba “Cadastro básico”

Manual Linx OmniPOS

121/ 278


Endereço

Tela de Cadastro – Aba “Endereço”

Informações Complementares

Tela de Cadastro – Aba “Informações complementares”

Os campos de classificação desta aba serão utilizados no sistema de retaguarda (Linx UX) como opções de filtro do cadastro de clientes e como ordenadores na listagem deste cadastro. No Linx UX, o usuário poderá consultar, por exemplo, todos os clientes com o estado civil “casado”, para direcionar as estratégias de marketing da empresa. Para preencher os campos de classificação, clicar na seta ao lado do campo, como no exemplo abaixo com “Escolaridade”. Manual Linx OmniPOS

122/ 278


Seleção de escolaridade

Ao clicar na opção desejada, o sistema selecionará o grau de escolaridade do cliente, no caso do exemplo, com “PÓS-GRADUAÇÃO”.

Escolaridade

O campo “Fidelidade” identificará se o cadastro do cliente participará ou não do programa de fidelidade da empresa.

Fidelidade

Observações

Manual Linx OmniPOS

Tela de Cadastro – Aba “Observações”

123/ 278


O campo “Observação” é de digitação livre do usuário. Além disso, os campos disponíveis em “Opções de comunicação”, serão utilizados no módulo de CRM do retaguarda. Quando marcado indica que o cliente não deseja receber e-mails de marketing da loja. Quando marcado indica que o cliente não deseja receber correspondências da loja. Quando marcado indica que o cliente não deseja receber SMS e ligação da loja.

Os campos marcados com (*) são obrigatórios, essa parametrização será realizada no retaguarda. Após o preenchimento, as informações serão confirmadas através do botão “Concluir”:

Confirma cadastro de cliente Manual Linx OmniPOS

124/ 278


9.1.3

Alteração do Cadastro do Cliente

Há possibilidade de alterar o cadastro de um cliente. Para tanto, será preciso acessar a tela de vendas, opção “Cliente”.

Manual Linx OmniPOS

125/ 278


Tela de Vendas - Cliente

Na tela abaixo pesquisar o cadastro, como demonstrado anteriormente neste manual.

Pesquisar cadastro

No momento em que a pesquisa retornar os dados do cliente, clicar em

.

Manual Linx OmniPOS

126/ 278


Botão “Alterar”

O sistema abrirá a tela com o cadastro do cliente possibilitando a edição, após realizar

as alterações desejas, basta clicar no botão

. Neste exemplo, foram alterados os

dois últimos números do telefone.

Manual Linx OmniPOS

Alteração do cadastro

127/ 278


9.2 Pré-atendimento Para realizar o lançamento de um pré-atendimento pelo sistema, é preciso que o Linx OmniPOS esteja configurado para funcionar como terminal de pré-atendimento. O sistema só poderá estar configurado com uma forma de atendimento (Terminal de Atendimento ou de Pré-atendimento), pois a legislação não permite que existam as duas formas em um mesmo terminal.

Pré-atendimento

O funcionamento da tela de pré-atendimento é muito similar ao da tela de atendimento, a diferença básica é que não será possível lançar itens no cupom fiscal e escolher a forma de pagamento, porém pode-se escolher vendedor e cliente. Da mesma forma que o atendimento, o pré-atendimento possui o campo “Informe o produto”, permitindo incluir o código de barras do produto, o código do produto ou digitar a descrição do produto, conforme for realizada a digitação, a partir da quinta letra o sistema busca uma lista com os produtos que iniciam com o termo digitado.

Para salvá-lo no servidor basta clicar no botão Manual Linx OmniPOS

.

128/ 278


Listar pré-vendas

Pré-atendimento – Seleção de Vendedor e Cliente

No canto superior esquerdo há um botão que permite acionar uma barra com a opção de listar as pré-vendas que já foram salvas.

Manual Linx OmniPOS

129/ 278


A barra de ferramentas será exibida, para consultar as pré-vendas que já foram

salvas, clicar em

.

Listar de Pré-atendimentos

Listagem de Pré-atendimentos

No canto inferior direito há um botão que abre uma barra com opções, conforme detalharemos a seguir: Manual Linx OmniPOS

130/ 278


Barra de opções

Opções

Aciona a consulta de preços dos produtos. Manual Linx OmniPOS

131/ 278


Limpa a tela e, caso exista um pré-atendimento que estava sendo lançado, o recupera. O pré-atendimento que estiver sendo lançado só deixa de existir se o botão limpa for acionado quando ele estiver na tela. Cancela o pré-atendimento que está na tela.

9.3 Transformando um pré atendimento em atendimento Para transformar um pré-atendimento em um atendimento, será necessário acessar o sistema configurado para atendimento.

Sistema configurado para atendimento

Na tela de atendimento pode-se escolher o pré-atendimento na listagem. Para selecionar um pré-atendimento a partir de uma lista, é necessário ativar a barra de

ferramentas, para tanto clique no botão

.

Manual Linx OmniPOS

132/ 278


Ativar barra de ferramentas

Clicar em “Pré-atendimentos” ou pressionar “F9”.

Botão Pré-atendimentos

Manual Linx OmniPOS

133/ 278


O botão de pré-atendimentos abre uma lista com os documentos a serem transformados em vendas. O centro do círculo laranja contém a quantidade total de pré-atendimentos.

Listagem dos pré-atendimentos

Ao selecionar um pré-atendimento ele será transformado em um atendimento* e os itens serão lançados no cupom fiscal, pronto para execução do pagamento* e conclusão*.

1. Os itens com * serão vistos nos próximos tópicos NOTA

9.4 Cancelamento de Pré-atendimento No terminal de atendimento, quando o usuário selecionar um pré-atendimento na tela de venda, o cupom fiscal será iniciado e o sistema aguardará a finalização com a forma de pagamento. No entanto, a operação poderá ser cancelada, neste caso, o pré-atendimento continuará pendente no sistema. Ao selecionar um pré-atendimento como demonstrado anteriormente, ele ficará disponível na tela de venda para ser finalizado.

Manual Linx OmniPOS

134/ 278


Pré-atendimento disponível

Para cancelar clique no botão que ativa a barra de ferramentas inferior da tela como destacado abaixo.

Ativar barra de ferramentas inferior

Clicar em “Cancelar” ou pressionar a tecla “F6”.

Botão Cancelar

O sistema exibirá a seguinte mensagem de confirmação:

Confirmação de cancelamento

Manual Linx OmniPOS

135/ 278


Para confirmar o cancelamento, basta clicar no botão

prosseguir com a venda clicar em

, para abortar a operação e

.

Confirmada a ação, o sistema solicitará o motivo do cancelamento:

Motivo de cancelamento

A seta ao lado do campo apresentará a lista de opções.

Seleção de motivo

Ao confirmar o sistema solicitará que o gerente informe suas credenciais e autorize o cancelamento.

Autorização do Gerente

Após a digitação da senha do gerente, clicar no botão de confirmação.

Manual Linx OmniPOS

136/ 278


Confirmação

O atendimento no sistema assim como o cupom fiscal que foi iniciado será cancelado.

Atendimento cancelado

O pré-atendimento continuará pendente para ser finalizado posteriormente.

Pré-atendimentos

1. De acordo com as normas do PAF-ECF todo pré-atendimento deve ser concluído e transformado em venda.

NOTA

Ao clicar em “Pré-atendimentos”, ou pressione a tecla “F9”, o sistema habilitará a tela com a relação dos mesmos.

9.5 Lançamento de Produto No campo “Informe o produto”, será possível inserir os produtos através do código de barras, o código do item ou digitação da descrição, neste caso à medida que a descrição for digitada, abaixo do campo o sistema apresentará uma lista com os produtos que contenham a expressão descrita. Conforme exemplo: Manual Linx OmniPOS

137/ 278


Busca por produto

Ao clicar em

, o sistema abrirá uma tela com as informações do atendimento

(operação do atendimento, tabela de preços, descontos, acréscimos, total de cartão presente e total de recebimentos).

Exibir tela de informações

Manual Linx OmniPOS

138/ 278


Informações do atendimento

9.6 Desconto por Item Para registrar um desconto em um item selecionado, basta clicar no botão apresentado ao lado de cada produto ou pressionar as teclas CTRL+F2. Este comando aciona a tela de desconto para concedê-lo ao item, em Valor (R$) ou porcentagem (%).

Manual Linx OmniPOS

Desconto por item

139/ 278


Inserir valor ou percentual de desconto

Após digitar o valor do desconto ou o percentual, clicar em

.

Confirma desconto

O sistema solicitará o motivo do desconto.

Motivo de desconto

Na seta ao lado do campo estarão listadas as opções.

Manual Linx OmniPOS

140/ 278


Lista de motivos

Após selecionar no motivo desejado, basta clicar no botão

. O sistema voltará à

tela da venda exibindo o valor original e final com desconto.

Valor do produto com desconto

9.7 Desconto no Total da Venda Para registrar o desconto no total da venda, após lançar os produtos será necessário

clicar em

no canto inferior esquerdo da tela.

Manual Linx OmniPOS

141/ 278


Barra de ferramentas inferior

Ao ativar a barra de ferramentas inferior, acesse o bot達o de desconto.

Desconto

Manual Linx OmniPOS

142/ 278


O sistema habilitará a tela para informar o desconto, após informar o valor ou

percentual clicar em

.

Inserir valor ou percentual de desconto

O sistema solicitará o motivo do desconto.

Motivo de desconto

Na seta ao lado do campo estarão listadas as opções.

Lista de motivos

Após selecionar no motivo desejado, basta clicar no botão

. O sistema voltará à

tela da venda exibindo o valor total com desconto. Manual Linx OmniPOS

143/ 278


Valor da venda com desconto

9.8 Cancelar Item Para cancelar um item selecionado antes que a venda seja finalizada, serĂĄ preciso

pressionar o botĂŁo

ou as teclas CTRL+F6, assim o produto cancelado no

atendimento e no cupom fiscal.

Manual Linx OmniPOS

144/ 278


Cancelar item

Após confirmar a exclusão do item, será necessário informar, na sequência, o motivo de cancelamento.

Confirma exclusão

Motivo de cancelamento

Para selecionar um motivo, basta clicar na seta ao lado do campo e confirmar em

.

Manual Linx OmniPOS

145/ 278


Listagem de motivos

Porém, para completar a ação o gerente deverá autorizar o cancelamento digitando suas credenciais.

Login e Senha do Gerente

O item permanecerá na tela de venda, mas destacado em vermelho, com a observação “Item cancelado”.

Manual Linx OmniPOS

146/ 278


Item cancelado

9.9 Pagamento

Para efetuar o pagamento será necessário clicar sobre o botão

ou pressionar a

tecla “F3” no teclado, o sistema abrirá a tela para a escolha do pagamento.

Manual Linx OmniPOS

Pagamento

147/ 278


Nesta tela estarão disponíveis mais de um meio de pagamento para escolha, através do teclado numérico localizado à esquerda será possível digitar o valor desejado a pagar e posteriormente o meio de pagamento. Ao lado direito se formará uma lista com os meios escolhidos.

Tela de pagamento

Valor a pagar (R$): Valor que será informado para opções de múltiplas formas de pagamento. Deve-se informar o valor e selecionar a forma de pagamento desejada.

Simular cartão: Antes da efetivação de pagamento será possível simular os parcelamentos e vencimentos de acordo com as formas de pagamento cadastradas no retaguarda e sincronizadas no POS.

Emitir NF-e: Neste momento será possível optar por emitir uma nota fiscal eletrônica junto com o cupom fiscal. Vale lembrar que se o cliente não foi identificado antes de se lançar o primeiro item não será possível emitir a nota fiscal eletrônica.

Efetuar o pagamento: Selecionar a forma de pagamento desejada. Caso o valor não tenha sido informado no campo “Valor a pagar”, o sistema pegará o valor total para a efetivação ao selecionar o primeiro plano de pagamento.

Manual Linx OmniPOS

148/ 278


Valor total (R$): Valor integral da venda.

Valor de troco (R$): De acordo com o valor total, as opções e valores de pagamento informados, o sistema apresentará o valor de troco a ser devolvido ao cliente.

Pagamentos realizados (F12): De acordo com as opções e valores de pagamento

informados,

o

sistema

apresentará

uma

listagem

pagamentos realizados. Ao lado de cada linha, será exibido o botão

com

os para

cancelamento dessa forma de pagamento. •

Valor em aberto: De acordo com as opções e valores de pagamento informados, o sistema apresentará o valor ainda em aberto para pagamento.

Listagem de pagamentos

Quando não houver mais valores em aberto o pagamento será fechado e o sistema informará que o atendimento foi concluído, além de iniciar um novo.

Manual Linx OmniPOS

149/ 278


Valor em aberto zerado

Atendimento concluído

1. Todas as opções de pagamentos estão detalhadas neste manual no tópico “Processos de Pagamento”. NOTA

9.10 Pagamento com TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) Na tela de pagamentos deve-se clicar em “TEF” ou pressionar a tecla “F2”. O sistema de TEF abrirá as opções, no exemplo a seguir a opção escolhida “Cartão de Crédito”.

Manual Linx OmniPOS

150/ 278


Pagamento com TEF

Cartão de Crédito

Insira ou passe o cartão

Manual Linx OmniPOS

151/ 278


Bandeira do Cartรฃo

Cรณdigo de Seguranรงa

Manual Linx OmniPOS

152/ 278


Dígitos finais do cartão

Valor

Aguardando senha

Após inserir a senha no PinPad a venda será concluída.

2. Todas as opções de pagamentos estão detalhadas neste manual no tópico “Processos de Pagamento”.

Manual Linx OmniPOS

153/ 278


NOTA

9.11 Opções do Atendimento No canto superior esquerdo existe um botão de acesso para a barra de opções da tela de atendimento.

Botão de acesso à barra de ferramentas

Manual Linx OmniPOS

154/ 278


Barra de Ferramentas

Este botão recolhe a barra de ferramentas. Para voltar à tela principal do Linx Omni PDV deve-se clicar no botão “Menu” na barra de ferramentas superior ou pressionar a tecla “ESC”. Para consultar os atendimentos concluídos deve-se clicar no botão “Concluídos” ou pressionar a tecla “F8”. Abrirá uma lista com todos os atendimentos concluídos e não cancelados dos períodos que foram abertos ou fechados no dia. No centro do círculo verde contém a quantidade total de atendimentos no caixa. Para consultar os atendimentos cancelados deve-se clicar no botão “Cancelados”. O sistema abrirá uma lista com os atendimentos cancelados dos períodos que foram abertos ou fechados no dia. No centro do círculo vermelho contém a quantidade total de atendimentos cancelados no caixa. Para resgatar as pré-vendas deve-se clicar no botão “Pré-atendimentos” na barra de ferramentas superior ou pressionar a tecla “F9”. Abrirá uma lista de pré-atendimentos a serem transformados em vendas. No centro do círculo laranja contém a quantidade total de pré-atendimentos.

Manual Linx OmniPOS

155/ 278


Para recuperar um atendimento, será necessário clicar no botão

para que a lista

de atendimentos do caixa aberto seja mostrada.

Listagem de atendimentos concluídos

Na tela de atendimentos concluídos, basta escolher uma venda e confirmar no botão . O atendimento selecionado será redirecionado para de tela de consulta dos produtos.

Manual Linx OmniPOS

Tela de consulta

156/ 278


Ao clicar no ícone

para ativar a barra de ferramentas inferior da tela será possível

limpar a tela ou cancelar a venda consultada.

Cancelar ou Limpar a tela

9.12 Consulta de Atendimentos Cancelados Para consultar os atendimentos cancelados, será necessário clicar em

para

habilitar a barra de ferramentas superior da tela e acessar o botão “Cancelados”.

Cancelados

O sistema apresentará a relação de atendimentos cancelados, após selecionar o

desejado, basta clicar em

.

Manual Linx OmniPOS

157/ 278


Atendimentos Cancelados

O sistema apresentará o atendimento na tela para consulta.

Tela de consulta

Após habilitar a barra de ferramentas inferior, através do botão

, ao clicar em

“Limpar” a tela estará disponível para uma nova venda.

Manual Linx OmniPOS

Limpar tela

158/ 278


9.13 Barra de Opções No canto inferior esquerdo, há um botão que abrirá mais uma barra de opções.

Barra de opções

Para ativar a devolução de mercadoria acessar o botão “Devolução” na barra de ferramentas inferior ou pressionar a tecla “F1”. Para realizar a devolução de mercadoria o estado de venda deverá ser alterado para “devolução” através desse botão.

Manual Linx OmniPOS

159/ 278


Devolução

Para registrar um desconto no atendimento acessar o botão “Desconto” na barra de ferramentas inferior ou pressionar a tecla “F2”. Abrirá a tela de desconto que será concedido no valor total da venda.

Desconto

Para ativar a consulta de preços dos produtos, acessar o botão “Preços” na barra de ferramentas inferior ou pressionar a tecla “F4”.

Manual Linx OmniPOS

160/ 278


Consulta de preços

Após informar o código do produto, o sistema exibirá o cadastro e o preço.

Descrição e preço do produto

Para acrescentar o produto consultado à tela de venda, clicar em

. Se necessário

informar um desconto no produto consultado, antes de adicioná-lo à venda, basta

clicar em

. Na tela que será apresentada pelo sistema, deverá ser digitado o

valor ou o percentual de desconto.

Manual Linx OmniPOS

161/ 278


Configurar Desconto

Depois de configurar o desconto, para confirmar a ação clicar em

.

Confirma desconto

Para sair da tela de consulta, sem adicionar o item à venda, basta clicar em

.

Além disso, na tela inicial do Linx OmniPOS também será possível consultar o preço dos produtos, através da opção “Consultas”.

Manual Linx OmniPOS

162/ 278


Opção “Consultas”

Na tela de consultas, acessar a opção “Preços”.

Menu Consultas – Preços

Manual Linx OmniPOS

163/ 278


Consulta de Preços

Na tela que será apresentada, digitar o código do produto desejado e pressionar a tecla “Enter” ou o recurso de “Lupa” para efetivar a pesquisa.

Pesquisa de produto

Além do preço do produto, o sistema exibirá a quantidade em estoque.

Manual Linx OmniPOS

164/ 278


Preço e quantidade em estoque

Realizada a consulta, o campo para pesquisa de código fica disponível para uma nova

consulta. Para retornar ao início clicar em

.

Para selecionar outra operação de atendimento acessar o botão “Operação” na barra de ferramentas inferior ou pressionar a tecla “F5”.

No sistema de retaguarda (Linx UX) o administrador da loja poderá configurar mais do que uma regra para os atendimentos na loja. A operação de atendimento é o cadastro das regras que o Linx Omni POS utilizará durante um atendimento. Por exemplo, o administrador poderá definir que para um atendimento padrão o limite de desconto será de 5%, ou que em uma determinada situação será utilizada outra tabela de preço, ou então que em uma venda para funcionário o limite de desconto será de 40% e as formas de pagamento serão restritas. Dentre as operações de atendimento cadastradas, deverá ser configurada qual delas será padrão. Para configurar a operação de atendimento padrão, basta selecionar a opção “Configuração” na tela inicial do POS. Manual Linx OmniPOS

165/ 278


Configuração

Para acessar a tela, antes será necessário informar a senha técnica.

Senha Técnica

Na tela de configurações, clicar na seta ao lado do campo “Operação do Atendimento” que serão listadas as opções cadastradas.

Manual Linx OmniPOS

166/ 278


Operação do atendimento

Clicar na operação desejada para que se torne padrão nos atendimentos.

Opções de operação

Na tela da venda também será possível alterar a operação de atendimento, porém ao finalizar a venda a operação padrão voltará a ser utilizada pelo sistema. Para alterar a operação de atendimento na tela de venda, deverá clicar em

para

ativar a barra de ferramentas inferior.

Manual Linx OmniPOS

167/ 278


Barra de ferramentas inferior

Clicar em

ou pressionar “F5”.

Acessar operação

Manual Linx OmniPOS

168/ 278


O sistema abrirá a tela com as operações de atendimento que foram cadastradas no retaguarda.

Operações Cadastradas

Após selecionar a operação desejada e clicar em

. A tela de venda será

apresentada normalmente, porém, de acordo com a operação selecionada o percentual de desconto poderá estar configurado com outro limite, ou o cadastro do cliente poderá ser obrigatório, irá depender da configuração feita no retaguarda.

Tela de venda

Manual Linx OmniPOS

169/ 278


Direcionará para o processo de realizar a carga de valores no cartão presente. Ao acioná-lo, será aberta uma tela para bipar o cartão presente, em que será apresentado o saldo correspondente. Nos casos em que o cliente possui um cupom promocional que ganhou da loja através de e-mail marketing, acionar este botão para registrar o cupom do cliente. Para ativar a tela de administração do TEF, acessar o botão “Adm TEF” na barra de ferramentas inferior ou pressionar as teclas “CTRL” + “F3”.

Para as opções de administração do TEF, na tela de atendimento clicar em

, e na

barra que será exibida selecionar “Adm TEF”.

Administração de TEF

O Linx Omni POS abrirá a tela com as opções do sistema de TEF.

Manual Linx OmniPOS

170/ 278


Opções de TEF

Para prosseguir clicar na opção desejada ou cancelar a ação no botão

e retornar à

tela anterior.

Esta opção está relacionada ao cartão presente, para incluí-lo acessar o botão “Incluir” na barra de ferramentas inferior ou pressionar as teclas “CTRL” + “F4”. Esta opção está relacionada ao cartão presente, para consultar seu saldo acessar o botão “Saldo” na barra de ferramentas inferior ou pressionar as teclas “CTRL” + “F5”. Cancela o atendimento que estiver na tela deixando o POS preparado para o próximo atendimento. Recolhe a barra de opções.

Manual Linx OmniPOS

171/ 278


10

Processo de Pagamento

Após realizar o cadastro de atendimento e a inserção de produtos, será possível iniciar o processo de pagamento.

O atendimento será iniciado ao clicar no botão

na tela inicial do sistema.

Atendimento

Manual Linx OmniPOS

Acessar pagamento

172/ 278


Concluída a inserção dos itens, ao clicar sobre o botão

ou pressionar a tecla F3, o

sistema apresentará as formas de pagamento disponíveis.

Formas de pagamento

10.1Formas de Pagamento Para efetuar o pagamento em dinheiro, clicar no botão “Dinheiro” ou pressionar a tecla “F1”.

Para efetuar o pagamento em TEF, clicar no botão “TEF” ou pressionar a tecla “F2”. Para ativar a simulação de pagamento com cartão, clicar no botão “Simular” cartão ou pressionar as teclas “CTRL” + “F2”. Para efetuar o pagamento em cartão manual, clicar no botão “Cartão manual” ou pressionar a tecla “F3”.

Manual Linx OmniPOS

173/ 278


Para efetuar o pagamento em cartão presente, clicar no botão “Cartão presente” ou pressionar a tecla “F5”.

Para efetuar o pagamento com o programa de fidelidade, clicar no botão “Fidelidade” ou pressionar a tecla “F6”.

Para efetuar o pagamento com vale, clicar no botão “Vale produto” ou pressionar a tecla “F7”.

Para efetuar pagamentos em cheques, clicar no “Avançado” ou pressionar a tecla “F8”.

Para retornar à tela inicial do atendimento, clicar no botão “Voltar” ou pressionar a tecla “F9”. Caso tenha iniciado um pagamento com várias modalidades (dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito) e precisar cancelar todos os pagamentos, clicar no botão “Cancelar” ou pressionar a tecla “F10”.

10.1.1

Pagamento em Dinheiro

No pagamento com dinheiro, após iniciar a venda normalmente, na tela de pagamento clicar na opção “Dinheiro” ou pressionar a tecla “F1”:

Manual Linx OmniPOS

174/ 278


Pagamento em dinheiro

Ao clicar em dinheiro, a operação será inserida no cupom fiscal e a venda será finalizada.

Concluindo cupom fiscal

Com o atendimento concluído, o sistema exibirá uma mensagem e o redirecionará para tela de Atendimentos.

Atendimento concluído

Manual Linx OmniPOS

175/ 278


Tela de atendimento

10.1.2 Pagamento com TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) No pagamento com TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), o Linx Omni POS aciona o serviço para fazer a leitura do cartão do cliente e a transação com a administradora do cartão. Se o valor for aprovado pela administradora, o atendimento é finalizado com a emissão do comprovante do cartão na impressora fiscal. Para realizar esse pagamento no Linx Omni POS, após a inserção de itens na tela de Atendimento, ao acessar a opção TEF ou pressione a tecla “F2” na tela de pagamento:

Manual Linx OmniPOS

176/ 278


Pagamento com TEF

O sistema solicitará o tipo de cartão, abaixo o processo será com a opção “1 Magnético/Chip”.

Tipo de cartão

Será solicitado ao operador que insira ou passe o cartão na leitora:

Insira ou passe o cartão Manual Linx OmniPOS

177/ 278


Aguardando processamento

Será solicitado o código de segurança que se encontra gravado no cartão, após

informar, basta confirmar a operação em

.

Código de Segurança

Na sequência, o sistema solicitará o tipo de pagamento.

Forma de pagamento

Abaixo o processamento quando a opção escolhida for “1 à Vista”.

Manual Linx OmniPOS

178/ 278


Aguardando processamento

Transação aceita

Atendimento concluído

Processo quando a opção escolhida for “2 Parcelado pelo Estabelecimento”.

Parcelado pelo Estabelecimento

O sistema solicitará a quantidade de parcelas.

Manual Linx OmniPOS

179/ 278


Informar número de parcelas

Após informar o número de parcelas, clicar em

.

Aguardando processamento

Transação aceita

Atendimento concluído

Processo quando a opção escolhida for “3 Parcelamento pela Administradora”

Manual Linx OmniPOS

180/ 278


Parcelado pela Administradora

O sistema solicitará a quantidade de parcelas.

Informar número de parcelas

Após informar o número de parcelas, clicar em

.

Quando acessar o TEF e a opção escolhida for “2 Digitado”, ao invés de inserir ou passar o cartão, o sistema solicitará ao operador que informe o número do cartão do cliente na tela.

Manual Linx OmniPOS

181/ 278


Tipo de cartão

Informar número do cartão

Após confirmar (

), dará início ao processamento.

Aguardando processamento

Será solicitado o código de segurança que se encontra gravado no cartão, após

informar, basta confirmar a operação em

.

Manual Linx OmniPOS

182/ 278


Código de segurança

A partir da próxima tela, o processo será o mesmo demonstrado na opção “Cartão Magnético”.

Forma de pagamento

10.1.3

Pagamento com Cartão Manual (POS)

Para realizar vendas em cartão de crédito ou de débito, existem dois tipos de sistemas de cartões, o TEF e o POS. O TEF trabalha conectado ao sistema do caixa e à impressora fiscal. Quando a loja utiliza o sistema de cartão POS, a maquineta do cartão realiza a transação de valores independente do sistema do caixa e da impressora fiscal. É utilizada para que o operador possa digitar o valor da venda e emitir o comprovante de pagamento na própria maquineta do cartão. Neste caso, ao registrar no sistema uma venda em que o pagamento foi realizado no Manual Linx OmniPOS cartão POS, o usuário deverá informar os dados do cartão manualmente. Diferente de

183/ 278


quando o pagamento é feito no cartão TEF em que, na leitura do cartão os dados são inseridos no sistema automaticamente. Após a inserção dos itens na tela de Atendimento e selecionar a opção Pagamento, acessar a opção “Cartão manual” ou pressionar a tecla “F3”:

Pagamento Cartão Manual

O sistema solicitará as informações do cartão, no campo “Administradora” será possível selecionar a administradora do cartão.

Manual Linx OmniPOS

184/ 278


Selecionar administradora de cartão

Após digitar o número da aprovação e a quantidade de parcela, o processo poderá ser

confirmado (

).

Informações do cartão

O sistema finalizará o atendimento.

Concluindo o cupom fiscal

Atendimento concluído

1. Primeiramente passe o cartão do cliente na maquineta, somente finalize a venda no Linx Omni POS após a aprovação do cartão.

NOTA

Manual Linx OmniPOS

185/ 278


10.1.4

Venda Utilizando Cartão Presente

Após realizar uma venda normalmente no Linx Omni POS, deve-se clicar no botão forma de pagamento:

Tela de atendimento

Acessar “Cartão Presente” ou pressionar a tecla “F5”.

Manual Linx OmniPOS

Pagamento Cartão Presente

186/ 278


O sistema se conectará a operação TEF.

Operação TEF

O tipo de Cartão de Crédito deverá ser selecionado (Magnético/Chip).

Tipo de Cartão

O Cartão Presente deverá ser apresentado para utilização de pagamento no TEF.

Inserir ou passar o cartão

Ao concluir o processo no sistema se os dados informados estiverem corretos, a operação será aprovada e os comprovantes impressos no ECF.

Transação aprovada Manual Linx OmniPOS

187/ 278


Emitindo cupom fiscal

Emitindo comprovante

Será impresso o Cupom Fiscal, com as informações sobre a Venda Realizada e a forma de pagamento “Vale Presente”.

Cupom Fiscal – Vale Presente

O Comprovante do Cartão Presente será impresso em seguida, contendo as seguintes informações:

Comprovante

Data e hora da venda

Código da Loja

Manual Linx OmniPOS

188/ 278


Número do cartão

Terminal correspondente

Número do documento

Valor utilizado

Saldo disponível no cartão

Data validade para utilização do Saldo

Após serem emitidos estes documentos a venda será finalizada.

Atendimento concluído

10.1.5

Resgate dos Pontos Fidelidade

Para o resgate dos pontos, será necessário iniciar uma venda com um cliente fidelidade, e na tela de pagamento selecionar a opção “Fidelidade”.

Fidelidade

O sistema apresentará uma tela com o total de pontos do cliente, o valor mínimo e o Manual Linx OmniPOS valor máximo que poderá ser resgatado. Basta digitar o valor desejado e confirmar.

189/ 278


Valor de resgate

O valor resgatado serรก utilizado como desconto no pagamento.

Desconto dos pontos fidelidade

Basta finalizar e indicar a forma de pagamento que serรก utilizada para pagar o valor que ficou em aberto do valor original. Neste exemplo, a diferenรงa foi paga em dinheiro.

Manual Linx OmniPOS

190/ 278


Diferença paga em dinheiro

Dependendo da configuração que feita no retaguarda o cliente poderá resgatar o valor total ou somente uma porcentagem. No exemplo, foi configurado que o limite de resgate seria de 20% do total de pontos com arredondamento na casa decimal. O cliente utilizado no exemplo possui um total de 5.809 pontos que dão direito a R$ 193,63 de desconto.

Quantidade de pontos

No exemplo, com o limite de resgate é de 20%, o cliente poderá utilizar R$ 38,70 no valor total do pagamento.

10.1.6

Pagamento com Cheque

Para vendas com pagamento em cheque, acessar a opção “Avançado” ou pressionar a tecla “F8”.

Manual Linx OmniPOS

191/ 278


Avançado

O sistema apresentará a tela com as formas de pagamento em parcelamento que foram configuradas no retaguarda, como cheque à vista, cheque pré-datado ou crediário.

Formas de pagamento disponíveis

A forma a ser demonstrada será de pagamento com cheque pré-datado em quatro parcelas.

Manual Linx OmniPOS

192/ 278


Cheque pré-datado

Quando o sistema estiver configurado para trabalhar com TEF, será exibida a tela para realizar a consulta da situação de cada cheque que será recebido. No exemplo, a opção “1 – Consulta Genérica”.

Tipo de consulta

Será solicitado o tipo de documento, para informar o CPF do cheque digite “0” (zero) ou digite “1” (um) para CNPJ do cheque.

Tipo de documento Manual Linx OmniPOS

193/ 278


De acordo com a opção selecionada, o sistema então solicitará o número do documento, conforme a indicação do operador.

Número do documento

Na próxima tela será necessário digitar os dados do primeiro cheque.

Dados do cheque

Indicar a data do vencimento.

Data de vencimento

Após fornecer estas informações, iniciará a consulta do cheque. Manual Linx OmniPOS

194/ 278


Aguardando Processamento

Consulta aprovada

Este processo será repetido para cada cheque recebido, ao final da consulta do último cheque, o sistema exibirá o número de autorização de cada cheque.

Número de autorização

10.1.7

Múltiplas Formas de Pagamento

Há casos em que o cliente deseja efetuar o pagamento de uma venda com mais de uma forma de pagamento, utilizar dinheiro e cartão, ou então cartões de bandeiras diferentes em uma mesma venda. No exemplo abaixo, a tela de pagamento indica o valor em aberto da venda.

Manual Linx OmniPOS

195/ 278


Vendo em aberto

Para esta venda, o cliente pagará a primeira parte em dinheiro, portanto, primeiramente será necessário digitar o valor desejado no campo “Valor a Pagar”.

Primeira forma de pagamento – Dinheiro

Após informar a primeira parte, clicar no ícone “Dinheiro”. O valor digitado será apresentado em “Pagamentos realizados” e o campo “Valor a pagar” será zerado para que o operador possa digitar a próxima parte do pagamento.

Pagamentos realizados – Dinheiro

Manual Linx OmniPOS

196/ 278


O Valor em aberto diminuiu do Valor total os 50,00 reais pagos em Dinheiro. Na sequência foi informado mais R$ 50,00, com a forma de pagamento “Cartão manual”

.

Segunda forma de pagamento – Cartão Manual

O sistema solicitará os dados do cartão.

Dados do cartão Manual Linx OmniPOS

197/ 278


Repare que em “Pagamentos realizados” o sistema apresentará cada modalidade e valor informados até o momento.

Pagamentos realizados – Cartão Manual

O pagamento deve prosseguir, digitando as outras formas de pagamento até que o total seja concluído.

Terceira forma de pagamento – TEF

Manual Linx OmniPOS

198/ 278


Atendimento concluído

10.1.8

Crediário (em desenvolvimento)

O Crediário é uma modalidade de venda em que a loja concede ao cliente o direito de adquirir os produtos e realizar o pagamento futuramente. O valor a ser pago poderá ser parcelado de acordo com as regras do estabelecimento, que emitirá ao cliente o “voucher” de crediário, documento que comprova a dívida do cliente para com a loja. No Linx Omni POS, a venda será registrada no sistema normalmente como em qualquer outra modalidade de pagamento. Na tela do pagamento, a opção que deverá ser acessada será “Avançado” (para que essa opção traga as formas de pagamento e seus detalhes, será necessário realizar a parametrização no sistema retaguarda, verificar em “Processo de Parametrizações”). VERIFICAR RECEBIMENTO DE PARCELA DE CREDIÁRIO

Manual Linx OmniPOS

199/ 278


Avançado

O sistema apresentará a tela para escolha da forma de pagamento. Nesta tela, além das condições do crediário, também serão exibidas as opções de parcelamento da venda em cheque. Estas informações serão disponibilizadas de acordo com as informações parametrizadas no retaguarda.

Formas de pagamento - Crediário

Formas de pagamento disponíveis: OmniPOS •Manual Linx Código: Identificação do código interno referente ao cadastro no retaguarda.

200/ 278


Descrição: Nome da forma de pagamento detalhada.

Tipo: Tipo da forma de pagamento (cheque a prazo, á vista, crediário).

Parcelas: Quantidade de parcelas parametrizada.

Para que sejam apresentadas as informações dos “Detalhes” na parte inferior da tela, basta selecionar a opção de forma de pagamento desejada:

Detalhes

Detalhes da forma selecionada: •

Vencimento: Datas de vencimento das parcelas.

Tipo: Crediário, cheque á vista, pré-datados.

Valor: Os valores de cada parcela.

Detalhes: Número do título (o número do título representa o número do

documento de controle da loja). Após indicar o número do título de cada parcela, será necessário confirmar a ação.

Manual Linx OmniPOS

201/ 278


Título

O sistema prosseguirá com a finalização do atendimento.

Adicionando item

Atendimento concluído

Para retornar à tela inicial do atendimento, acessar o botão “Voltar” ou pressionar a tecla “F9”. Caso tenha sido iniciado um pagamento com várias modalidades (dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito) e for necessário cancelar todos os pagamentos, acessar o botão “Cancelar” ou pressionar a tecla “F10”. Manual Linx OmniPOS

202/ 278


11

Processo de Promoções

Todas as promoções serão cadastradas no sistema de Retaguarda e sincronizadas com o Linx OmniPOS.

11.1Parametrização de Promoções 11.1.1

Aplicação

A aplicação de uma promoção deverá seguir a abrangência por bandeira, canal e regionalização: •

Bandeira: Uma promoção deverá pertencer sempre a uma única bandeira.

Canal: Pode-se vincular uma promoção a um ou mais canais. Na ausência dessa informação, a promoção será disponibilizada para todos os canais existentes na bandeira.

Regionalização: A promoção pode ser parametrizada por UF, Cidade, Grupo Empresarial ou Loja.

11.1.2

Vigência

Toda promoção será controlada pelo seu período de vigência, com datas de início e término.

11.1.3

Outros Parâmetros

Exclusiva: Quando selecionada uma promoção que tenha caráter exclusivo, não será possível a utilização de nenhuma outra promoção na venda, independentemente do atingimento do gatilho.

Não Exclusiva: Quando selecionada uma promoção com caráter não exclusivo, será possível o acumulo com outras promoções com a mesma característica.

11.1.4 •

Obrigatoriedade

Compulsória: O comportamento esperado de uma promoção classificada como compulsória é que seja automaticamente aplicada na venda, independente da

Manual Linx OmniPOS

203/ 278


ação do operador de caixa. O caixa não deve excluir uma promoção da venda com essa condição.

Opcional: Quando opcional, a concessão da promoção na venda fica a critério do operador de caixa, espera-se que selecione uma promoção com atingimento do gatilho na venda.

Uma promoção exclusiva e compulsória é automaticamente aplicada e elimina as demais promoções permitidas para a venda. Se houver mais que uma promoção compulsória e exclusiva vigentes, o sistema deve aplicar a promoção com maior faixa de prioridade, havendo prioridades iguais, será utilizada a que possuir data mais recente para início de vigência.

11.2Processo de Promoção do PDV Ao selecionar um produto, o sistema apresentará na caixa “PROMOÇÕES”, as campanhas ativadas no sistema retaguarda:

Seleção de produto

Manual Linx OmniPOS

204/ 278


Caixa “Promoções”

Ao clicar sobre o botão de informação

, o sistema apresentará uma tela com o

detalhamento da promoção selecionada. Será apresentada a regra de promoção cadastrada no sistema retaguarda (são parâmetros abertos existentes no sistema UX que serão sincronizados ao POS):

Detalhes da Promoção

Nome da promoção.

Descrição da Oferta.

Regra criada sobre os produtos (marca, categoria, grupos).

Benefício da promoção cadastrada (brinde, desconto, produto próprio).

Ao realizar a venda de um produto que possui uma promoção cadastrada, ao clicar no

comando pagamento

, será apresentada na tela de Atendimento a mensagem da

Manual Linx OmniPOS

205/ 278


promoção ativada correspondente ao produto selecionado, conforme os exemplos abaixo que veremos em seguida. Quando a promoção estiver cadastrada como Compulsória, o sistema apresentará a mensagem informando que a venda possuirá desconto devido à ativação da promoção, não permitindo cancelar, apenas confirmar, conforme abaixo:

Mensagem de ativação de promoção

Se a promoção estiver cadastrada como Opcional, o sistema apresentará a mensagem com opção de aplicar a promoção na venda ou Cancelar:

Mensagem de desconto

Ao confirmar, o sistema direcionará para a tela de opções de pagamento, já com o desconto correspondente a promoção ativada:

Manual Linx OmniPOS

206/ 278


Tela de pagamento - Desconto de promoção

O pagamento segue o processo normal e ao concluir a venda, o valor do desconto sairá destacado no cupom fiscal:

Cupom Fiscal com desconto

Manual Linx OmniPOS

207/ 278


12

Processos de Cartão Presente

O Cartão Presente é uma alternativa de compra na loja, utilizado para presentear. O cliente poderá carregá-lo com o valor desejado e a pessoa presenteada poderá utilizálo para compras no estabelecimento até o fim do crédito.

12.1Carga Cartão Presente A carga do cartão presente corresponde ao valor de crédito que será presenteado e será pago na aquisição do cartão na loja. Para realizar a carga do cartão presente, acessar a função Atendimento na tela inicial:

Manual Linx OmniPOS

208/ 278


Na tela de Atendimento, acionar o ícone

para apresentação da barra de opções

no menu inferior:

Incluir carga de cartão presente

Linx OmniPOS AManual carga será inserida através do ícone “Incluir” ou acionando a tecla F4:

209/ 278


Ao acionar o comando “Incluir”, a tela de Dados do cliente será apresentada para que seja informado o cliente que está realizando a compra:

Dados do Cliente

Após o preenchimento, ao concluir, o POS realizará a comunicação automática com o TEF.

Comunicação com TEF

Com a comunicação realizada, as próximas telas serão apresentadas pelo TEF, para informação de: 1. Seleção da opção de pagamento: Pagamento Private Label (O cartão Private Label é um meio de pagamento que disponibiliza uma linha de crédito pré-aprovado ao cliente para aquisição de bens ou serviços dentro de estabelecimentos.), o Cartão Presente. Manual Linx OmniPOS

210/ 278


Seleção da opção de pagamento

2. Valor Total do cartão presente: Deverá ser informado o valor a ser carregado o cartão presente.

Valor total do cartão

3. Tipo do cartão de Crédito: Esta tela será apresentada para seleção do tipo de cartão. A opção que deverá ser marcada será sempre a “1) Magnético”.

Manual Linx OmniPOS

211/ 278


Tipo de Cartão

Insira ou passe o cartão

4. Selecionar a forma de pagamento: Ao prosseguir com a operação, será realizada a sequência normal pagamento com TEF:

Selecionar forma de pagamento

Inserir cartão Manual Linx OmniPOS

212/ 278


Selecionar o cartão

Código de segurança

Quatro dígitos finais

Manual Linx OmniPOS

213/ 278


Senha

Após informar a senha no PinPad, a venda será concluída.

Atendimento concluído

Para pagamento com dinheiro, ao solicitar a forma de pagamento, marcar cancelar:

Assim, será apresentada a tela para informar a forma de pagamento desejada: 1: Manual Linx OmniPOS Dinheiro ou 2:Cheque.

214/ 278


Forma de pagamento

Ao confirmar a opção de pagamento, o sistema apresentará a mensagem abaixo para adicionar um novo cartão presente, se necessário:

Adicionar outro cartão

Posteriormente voltará à tela de atendimento para prosseguir com o pagamento normal em dinheiro ou cheque.

12.2Consulta de Saldo Cartão Presente

A consulta de saldo do cartão presente será disponibilizada através do ícone apresentado junto ao comando e Incluir carga, na tela de Atendimento.

Manual Linx OmniPOS

215/ 278


Selecionando o comando, o sistema apresentará a tela para seleção do tipo do cartão, e a opção que deverá ser marcada sempre será 1) Magnético/Chip.

Tipo de cartão

Manual Linx OmniPOS

216/ 278


Transação autorizada

Quando a comunicação do cartão presente for realizada com o TEF, será apresentado as seguintes informações:

Consulta de saldo

ESTAB: Código do Estabelecimento.

CRT: Número do cartão presente correspondente.

Data e hora da consulta

Terminal: Número do Terminal correspondente.

Número do documento.

Saldo disponível para compra.

Data validade para utilização do Saldo.

12.3Venda Utilizando Cartão Presente A venda será realizada normalmente no Linx Omni.POS, até a seleção de pagamento

ou acionando a tecla F3:

Manual Linx OmniPOS

217/ 278


Venda

Na forma de pagamento, deverá ser selecionada a opção Cartão Presente ou pressionada a tecla “F05”:

Manual Linx OmniPOS

Forma de pagamento – Cartão Presente

218/ 278


Neste momento o sistema se conectará a operação TEF:

Iniciando a operação TEF

Escolher o tipo de Cartão de Crédito => Magnético/Chip:

Tipo de cartão

Apresentar o Cartão Presente para utilização de pagamento no TEF:

Inserir o cartão

Ao concluir o processo no sistema, informando os dados corretos, a operação é aprovada e os comprovantes impressos no ECF:

Manual Linx OmniPOS

219/ 278


Transação autorizada

Concluindo cupom fiscal

Imprimindo comprovante

Será impresso o Cupom Fiscal, com as informações da Venda Realizada e a forma de pagamento Vale Presente:

Cupom Fiscal

O Comprovante do Cartão Presente será impresso em seguida, contendo as informações abaixo:

Comprovante Manual Linx OmniPOS

220/ 278


Data e hora da venda.

Código da Loja.

Número do cartão.

Terminal correspondente.

Número do documento.

Valor utilizado.

Saldo disponível no cartão.

Data validade para utilização do Saldo.

Neste momento a venda será finalizada.

Atendimento concluído

13

Processos de ECF – Impressão de Cupom

Existem operações que deverão ser realizadas diariamente em relação à ECF. Por exemplo, os relatórios de Leitura X e Redução Z. Abaixo serão conceituados os dois relatórios: Leitura X é um documento Fiscal emitido pelo ECF (Emissor de Cupom Fiscal – Impressora Fiscal) que contempla os valores acumulados de Vendas, ICMS, e pode servir como controle das vendas do dia. Pode ser emitido em qualquer hora e várias vezes ao dia sem que afete o uso da Impressora Fiscal.

Manual Linx OmniPOS

221/ 278


Redução Z é um documento Fiscal emitido pela ECF com informações idênticas às da Leitura X, no entanto ao efetuar a mesma ocorre o encerramento dos lançamentos de Venda para o dia, ou seja, ao encerrar o dia de vendas na empresa Emissora de Cupom Fiscal e efetuar a Redução Z, automaticamente a Impressora Fiscal não permite mais a efetivação de Vendas. Caso o usuário da ECF ao terminar o dia de vendas não efetue a impressão da Redução Z, no início do próximo dia deverá realiza-la.

2. Existe o parâmetro no Retaguarda UX nomeado “Leitura X Abre Caixa” que ao marcado, ao retirar este relatório no PDV, abrirá o caixa automaticamente.

3. Toda ECF tem vida útil, e essa informação pode ser verificada observando a NOTA

Quantidade de Reduções Restantes, informado no final da Leitura X ou Redução Z.

13.1 Entendendo a Redução Z Abaixo detalharemos um relatório impresso de Redução Z e respectivos campos:

Manual Linx OmniPOS

222/ 278


Manual Linx OmniPOS

223/ 278


Exemplo de Redução Z

13.2 Administração de ECF Na tela principal do Linx OmniPOS, consta, entre os ícones de processos, a função ECF Administração.

Manual Linx OmniPOS

Ícone ECF Administração

224/ 278


Essas funções são protegidas por senha técnica e somente serão acionadas ao informá-la:

Senha Técnica

Verificando informações

A função ECF Administração apresentará as Operações diárias de ECF e alguns Comandos de Ajuda.

Manual Linx OmniPOS

Tela ECF Administração

225/ 278


13.3 Operações Diárias

Operações diárias

Para retirada do relatório de Leitura X, basta clicar sobre o ícone

. O sistema

apresentará inicialmente a tela de verificação de conexão com a ECF e assim feito, concluirá a impressão do relatório:

Verificando informações

Impressão de Leitura X

Manual Linx OmniPOS

Leitura X emitida

226/ 278


Ao concluir o processo, deve-se concluir a ação e verificar se o relatório foi emitido corretamente.

Para retirada do relatório de Redução Z, basta clicar sobre o ícone

, neste

momento o sistema apresentará uma mensagem de confirmação desta emissão, visto que, este relatório somente poderá ser impresso uma única vez ao dia, quando esta operação for executada mais de uma vez, a impressora não efetuará mais atendimentos até o final do dia.

Mensagem de confirmação

Emissão da Redução Z concluída

Ao concluir o processo, deve-se concluir a ação e verificar se o relatório foi emitido corretamente.

13.4 Comandos de Ajuda Em destaque encontram-se os seguintes comandos de ajuda da ECF:

Manual Linx OmniPOS

227/ 278


Comandos de Ajuda

O cancelamento de um cupom fiscal é permitido, desde que esse seja o último a ser impresso no ECF, para isso basta clicar sobre o botão com a descrição “Cancelar cupom”. Caso seja realizada uma venda, e posteriormente

qualquer

outra

movimentação

como

sangria,

suprimento; o cupom de venda não será mais cancelado e sim a movimentação posterior realizada. Este recurso é utilizado para casos em que há impedimento de impressão de cupom, como por exemplo, ao acabar o papel da impressora ou problemas no ECF. Para isso basta clicar sobre o botão “Fechar cupom” e o processo será encerrado. Este recurso é idêntico ao “Fechar cupom”, porém para comprovantes não fiscais, como sangrias e suprimentos. Utilizado para casos em que há impedimento de impressão de comprovante no ECF. Para isso basta clicar sobre o botão “Fechar comprovante” e o processo será encerrado. Este recurso é idêntico ao “Fechar cupom”, porém para relatórios fiscais como Leitura X e Redução Z. Utilizado para casos em que há impedimento de impressão de relatório no ECF. Para isso basta clicar sobre o botão “Fechar relatório” e o processo será encerrado.

Manual Linx OmniPOS

228/ 278


Utilizado para abrir a gaveta automática do caixa, sem que seja através da finalização da venda. Para tanto, basta clicar sobre o botão “Abrir gaveta”. Utilizado para iniciar uma nova comunicação do sistema com a ECF, em caso de intervenção técnica. Para isso basta clicar sobre o botão “Inicializar”.

Nesta tela, o sistema ainda apresenta as Configurações da ECF, porta conectada, velocidade, data e hora da ECF, número de série e versão.

Configurações da ECF

14

Processos de Cancelamento

Ao cancelar um atendimento é importante observar se houve a impressão de algum documento não fiscal após a emissão do cupom fiscal. Isto porque o emissor de cupom fiscal (ECF) emitirá o cupom de cancelamento somente do último documento que foi impresso. Se após a emissão de um cupom fiscal for emitido algum documento como o comprovante de operação de TEF, Leitura X, ou qualquer outro relatório gerencial, o cupom fiscal não poderá mais ser cancelado. Se logo após a emissão de um cupom fiscal houver a necessidade de seu cancelamento, por ser o último a ser impresso, ainda há possibilidade de cancelamento. Manual Linx OmniPOS

229/ 278


Não é possível cancelar vendas de dias anteriores à data em que se está operando o sistema. Em cancelamentos de vendas cujo cupom fiscal não tenha sido o último documento impresso é necessário emitir uma nota fiscal de entrada de mercadoria para que a loja tenha direito ao crédito de ICMS.

14.1Cancelamento da Última Venda com TEF Para cancelar a última venda registrada no sistema que utilizou o TEF no pagamento, na tela de atendimento, acesse o botão

.

Barra de ferramentas superior

Na barra de ferramentas, clique em “Concluídos”.

Concluídos

Manual Linx OmniPOS

230/ 278


Será aberta a tela com as vendas do dia em ordem decrescente, ou seja, o primeiro atendimento apresentado na tela é a última venda registrada, ao selecionar clique no

ícone de confirmação (

).

Vendas do dia

O sistema exibirá os dados da venda na tela para consulta, ao clicar no ícone

, será

possível acionar mais opções.

Barra de ferramentas inferior Manual Linx OmniPOS

231/ 278


Na barra de ferramentas habilitada no rodapé da tela clique em “Cancelar”.

Cancelar

O sistema solicitará a confirmação do cancelamento.

Confirmar cancelamento

Inicialmente será necessário escolher um motivo, que serão previamente cadastrados no retaguarda e sincronizados com o POS.

Motivo de cancelamento

Após a escolha do motivo, o gerente deverá autorizar o cancelamento digitando suas

credenciais. Caso não haja a autorização, basta clicar em

Manual Linx OmniPOS

.

Autorização de cancelamento

232/ 278


O atendimento foi o último, mas na impressora fiscal, o cupom não foi o último documento emitido, e sim um comprovante do pagamento em cartão TEF. Portanto, o cupom fiscal continua válido, sendo possível apenas cancelar a venda e estornar a transação do cartão. Assim, será necessário emitir uma nota fiscal de entrada, para que a loja possa recuperar o imposto calculado na impressora fiscal. O sistema exibirá uma mensagem, indicando que a nota fiscal de entrada será

emitida, para confirmar a ação clique em

.

Confirmar a ação

Iniciando a emissão

Nota fiscal autorizada

Devido à emissão da nota fiscal eletrônica o sistema exibirá a mensagem abaixo para que a DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) seja impressa. Verifique se a impressora que será utilizada está ligada para confirmar.

Imprimir DANFE

Neste exemplo como se trata de uma venda com o cartão TEF, o mesmo também será cancelado. Na sequência, serão exibidos os dados do cartão que será cancelado. Manual Linx OmniPOS

233/ 278


Dados da transação que será cancelada

O gerente deverá informar suas credenciais para autorizar o cancelamento do cartão.

Autorização de cancelamento

Ao prosseguir será necessário informar o tipo de cancelamento (1 Cancelamento de Cartão de Crédito).

Tipo de cancelamento

Será exibida uma mensagem solicitando que insira ou passe o cartão na leitora.

Manual Linx OmniPOS

234/ 278


Mensagem solicitando o cartão

O sistema exibirá nas telas em que seguem o valor a ser cancelado, a data e o número do documento, sendo necessário apenas confirmar.

Valor da transação a ser cancelada

Data da transação

Manual Linx OmniPOS

235/ 278


Número do cartão a ser cancelado

Processamento

Atendimento cancelado

Se desejar, é possível consultar a venda cancelada, para tanto ative a barra de ferramentas superior e clique em “Cancelados”.

Cancelados

O sistema apresenta a tela com todos os atendimentos que foram cancelados.

Manual Linx OmniPOS

236/ 278


Lista de atendimentos cancelados

14.2Cancelamento da Última Venda com TEF Utilizando Mais de Um Cartão Há casos em que o cliente faz o pagamento de uma venda utilizando mais do que um cartão. O cancelamento de uma venda nessa situação ocorre como demonstrado no cancelamento de venda em TEF, porém, será cancelado um cartão por vez. Prossiga normalmente como demonstrado no cancelamento de venda em TEF.

Confirmar cancelamento

A nota fiscal de entrada será emitida.

Confirmar ação

Após a emissão de nota fiscal de entrada, o sistema inicia o processo de cancelamento dos cartões. Repare no exemplo abaixo, que o valor total da venda é de R$ 226,80, mas na mensagem da transação TEF que será cancelada o valor é de R$ 100,00. Este é o cancelamento do primeiro cartão dessa venda.

Manual Linx OmniPOS

237/ 278


Primeira transação a ser cancelada

Prossiga normalmente com o cancelamento até que o primeiro cartão seja cancelado.

Transação concluída

Na sequência, será cancelado o próximo cartão.

Manual Linx OmniPOS

238/ 278


Segunda transação a ser cancelada

Prossiga normalmente com o cancelamento deste segundo cartão.

Transação Concluída

Atendimento Concluído

14.3 Cancelamento de Venda Emitida no Dia com POS (Último Cupom sem Comprovante Vinculado) Quando cancelamos um atendimento, sendo este, a última venda registrada no sistema até o momento e sem a emissão de comprovantes após o cupom, o cancelamento ocorrerá de forma mais simples. Nas vendas em TEF, mesmo sendo a última venda a ser cancelada, ocorre que após a impressão do cupom fiscal é emitido o comprovante do cartão. Isso faz com que apenas o registro da venda no sistema e a transação do cartão sejam cancelados, o cupom fiscal não. Já nas vendas em que houve apenas a emissão do cupom fiscal e, sendo este cupom o último documento impresso no ECF, o cancelamento da venda no sistema fará com que a impressora fiscal emita o cupom de cancelamento, anulando os impostos calculados. É o caso de vendas pagas em dinheiro ou cheque desde que não tenha sido emitido nenhum outro documento após o cupom fiscal. Se o usuário emitir uma Leitura X, por exemplo, o cupom fiscal já não será mais o último documento impresso e não será mais cancelado. Veja a seguir o cancelamento de venda cujo cupom fiscal foi o último documento impresso antes da próxima venda. Selecione o atendimento desejado para ser cancelado e prossiga normalmente como demonstrado Manual Linx OmniPOSnos cancelamentos em TEF.

239/ 278


Confirma cancelamento

Após confirmar, é emitido o cupom de cancelamento, anulando o imposto calculado e não haverá necessidade de emitir uma nota fiscal de entrada.

Atendimento concluído

14.4 Cancelamento de Venda Emitida no Dia (sem ser último cupom) Para o cancelamento de venda, que não tenha seja o último atendimento registrado, mesmo com pagamento em dinheiro sem haja a emissão impressão de comprovantes ou relatórios gerenciais, o cancelamento no sistema ocorrerá emitindo-se uma nota fiscal de entrada de mercadoria. Como a impressora fiscal não cancela cupom fiscal que não seja o último documento impresso é necessária a emissão de nota fiscal para recuperar o imposto calculado no cupom que não será cancelado. Para realizar o cancelamento, prossiga normalmente como demonstrado nos capítulos anteriores de cancelamento.

Manual Linx OmniPOS

240/ 278


Atendimentos Concluídos

Após selecionar a venda desejada, basta clicar em “Cancelar” na barra de ferramentas inferior da tela.

“Cancelar”

Ao confirmar o cancelamento, na sequência, o sistema informará que o atendimento não é o último e que a nota fiscal eletrônica de entrada será emitida já que o cupom fiscal não será cancelado.

Cancelar atendimento

Confirma ação

Manual Linx OmniPOS

241/ 278


14.5 Cancelamento de Venda Emitida no Dia com POS (cupom promocional, relatório gerencial e outros documentos) Considere a seguinte situação: O operador de caixa finalizou uma venda no sistema normalmente com pagamento em dinheiro. Esta é a última venda com o último cupom emitido. Após o registro dessa venda, foi emitida uma Leitura X. Logo, o cupom fiscal em questão deixou de ser o último documento. E após a emissão da Leitura X, o atendimento necessitou de cancelamento. Para os casos de cancelamento, a impressora fiscal somente cancela o último documento fiscal emitido. No exemplo citado, temos a emissão de dois documentos diferentes, o cupom fiscal e a Leitura X. Portanto, o cupom fiscal emitido não será mais cancelado pela impressora fiscal já que após a sua emissão a Leitura X foi emitida. O atendimento poderá ser cancelado no sistema, porém o cupom fiscal emitido na impressora fiscal não. Como recuperar o imposto processado no ECF? Neste caso a loja deverá emitir uma nota fiscal de entrada de mercadoria. Para realizar este cancelamento, será necessário selecionar o atendimento desejado. Neste exemplo é a última venda, lembrando que após o cupom, foi emitida a Leitura X.

Manual Linx OmniPOS

242/ 278


Atendimentos Concluídos

Os demais passos para o cancelamento poderá ser realizado conforme como demonstrado nos tópicos anteriores.

Cancelar atendimento

A mensagem a seguir informará a impossibilidade de cancelamento, devido a emissão da Leitura X, se tornando o último documento impresso no ECF.

Confirma ação

Ao confirmar a ação, o processo de emissão da NF-e será iniciado até a conclusão com a impressão da DANFE.

Iniciando emissão

Aguardando autorização

Nota autorizada

Manual Linx OmniPOS

243/ 278


Ligar a ECF

Atendimento concluído

15

Consulta

A tela de consultas localizada no menu principal do sistema Linx Omni.Pos, possibilita consultar informações de preços, informações de produtos, dados das vendas e consulta de estoque no próprio POS, sem precisar acessar o sistema de Retaguarda.

Tela de Consultas

Manual Linx OmniPOS

244/ 278


15.1Preços

Consulta de Preço

Na consulta de preços é possível utilizar um leitor de código de barras ou teclado, para informar o produto a ser consultado. Nesta consulta o sistema apresentará: •

O preço original do produto.

Desconto (Caso exista algum desconto cadastrado no retaguarda).

O preço final (Líquido).

A tabela de ICMS associado ao produto.

Imagem do produto (Caso existente no retaguarda).

Tela consulta de preços Manual Linx OmniPOS

245/ 278


15.2 Produtos Ao consultar os produtos, o sistema retornará a lista de produtos disponíveis para utilização da loja. Esta tela é uma obrigação do PAF-ECF incluindo algumas informações como Preço, IAT, IPPT e ST.

Listagem de Produtos - Consulta

15.3 Vendas A consulta de vendas disponibilizará cinco opções de visão, que serão apresentadas logo

abaixo.

O

filtro

de

período

desta

consulta

terá

opções

do

dia,

mês

atual/antecedente, agrupamento por terminal e operador.

15.3.1

Painel de Vendas

Neste painel serão apresentados os valores de vendas, descontos aplicados, médias de vendas e as contribuições divididas por produtos, vendedores e período do dia:

Manual Linx OmniPOS

246/ 278


Painel de Vendas

15.3.2

Resumo de Vendas

Na tela de resumo de vendas será apresentado o total de atendimentos no período filtrado, valor total das mercadorias, descontos, acréscimos, trocas e valor líquido:

Resumo de Vendas

15.3.3

Tipos de Pagamento

Esta consulta trará as formas de pagamento utilizadas no período, assim como os atendimentos Manual Linx OmniPOS e valor total de venda para cada tipo de pagamento realizado:

247/ 278


Tipos de Pagamento

15.3.4

Administradoras de Cart達o

Essa consulta apresenta as bandeiras de cart達o utilizadas no per鱈odo, totalizadores de atendimentos e valor de venda:

Administradoras de Cart達o

Manual Linx OmniPOS

248/ 278


15.3.5

Vendedores

A tela vendedores apresenta as vendas divididas por vendedores, atendimentos, quantidades vendidas, devoluções, valor da venda e valor líquido:

Vendedores

15.4Catálogos Nesta tela é possível selecionar catálogos ativos para loja. Nele é possível selecionar looks para visualizar produtos relacionados.

Manual Linx OmniPOS

Catálogos

249/ 278


15.4.1

Looks

Ao visualizar o look o cliente poderá selecionar um dos itens relacionados ao seu produto, visualizando valores e informações:

Look

Neste momento será aberta a tela de informações sobre o produto, possibilitando a seleção das cores e tamanho de interesse, para efetuar uma compra.

Manual Linx OmniPOS

250/ 278


Informações do Look

15.4.2

Produtos

A tela de produtos contém todos os produtos disponíveis para comercialização pela loja, através dela é possível montar uma cesta de compras.

Listagem de produtos disponíveis Manual Linx OmniPOS

251/ 278


Para adicionar um produto à cesta de compras é necessário selecioná-lo, escolher uma cor e tamanho e em seguida clicar em comprar.

Adicionar produto à cesta

NOTA

Para incluir o produto na cesta através da opção “Comprar”, primeiramente é necessário informar cor e tamanho.

Clicando no carrinho de compras, centralizado no canto superior direito da tela, é possível informar o cliente, vendedor e salvar o pré-atendimento, através do botão para posteriormente concluir a compra.

Manual Linx OmniPOS

252/ 278


Salvar pré-atendimento

Mensagem salvando pré-atendimento

16

Menu Fiscal

Este menu disponibiliza relatórios do PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal Emissor de Cupom Fiscal) para utilização do FISCO. Dentro deste grupo são disponibilizadas as seguintes funções: 1.

Relatório Leitura X (LX).

2.

Relatório de Leitura de Memória Fiscal (LMF).

3.

Relatório de Arquivo Memória Fiscal (Arq. MF).

4.

Relatório de Arquivo Memória Fita Detalhe (Arq. MFD).

5.

Relatório Gerencial de Identificação do PAF-ECF.

6.

Relatório Vendas do Período (Convênio ICMS 57/95 e COTEPE/ICMS 09/08).

7.

Relatório da Tabela de Índice Técnico de Produção.

8.

Relatório de Parâmetros de Configuração.

9.

Relatório de Registros do PAF-ECF.

Manual Linx OmniPOS

253/ 278


Para acessar o menu fiscal, basta clicar no botão localizado no canto direito superior.

Menu Fiscal

16.1Leitura X Para emitir o relatório de Leitura X, basta clicar no primeiro item do menu “1. LX”, que o relatório começará a ser impresso no ECF.

Manual Linx OmniPOS

254/ 278


Emitir Leitura X

Impress達o de Leitura X

Manual Linx OmniPOS

255/ 278


16.2 Leitura Memória Fiscal Para emitir o relatório de Leitura Memória Fiscal, basta clicar no segundo item do menu “2. LMF”, em seguida um pop-up será aberto para que os parâmetros da consulta sejam informados.

Leitura Memória Fiscal

Parâmetros de Consulta

Ao confirmá-los o relatório será impresso pela ECF. Manual Linx OmniPOS

256/ 278


Impressão do relatório de Leitura Memória Fiscal

16.3Arquivo Memória Fiscal Para geração do arquivo de memória fiscal, clicar no terceiro item do menu fiscal “3. Arq. MF”.

Manual Linx OmniPOS

Arquivo Memória Fiscal

257/ 278


Arquivo gerado com sucesso

O arquivo será gerado na pasta raiz da aplicação.

Pasta raiz

16.4 Arquivo Memória de Fita Detalhe Para geração do arquivo de memória de fita detalhe, clicar no quarto item do menu fiscal “4. Arq. MFD”.

Manual Linx OmniPOS

258/ 278


Arquivo Memória de Fita Detalhe

Arquivo gerado com sucesso

O arquivo será gerado na pasta raiz da aplicação.

Manual Linx OmniPOS

259/ 278


Pasta raiz

16.5 Relatório Gerencial de Identificação do PAF-ECF Para geração do relatório gerencial de identificação do PAF-ECF, clicar no quinto item do menu fiscal “5. Identificação do PAF-ECF ”.

Manual Linx OmniPOS

260/ 278


Relatório Gerencial de Identificação do PAF-ECF

O relatório será impresso no ECF.

Relatório impresso com sucesso

16.6 Vendas do Período Para geração do arquivo de vendas do período, clicar no sexto item do menu fiscal “6. Vendas do período”. Um pop-up será aberto para informar qual o período e o tipo (Convênio ICMS 57/95 ou COTEPE/ICMS 09/08).

Manual Linx OmniPOS

261/ 278


Vendas do Período

Pop-Up para informar o período e o tipo

Confirmando os filtros, o arquivo será gerado na pasta “Rfd”, dentro do diretório raiz da aplicação.

Arquivo gerado com sucesso Manual Linx OmniPOS

262/ 278


Pasta “Rfd” - Diretório raiz

16.7 Tabela de Índice Técnico de Produção Para geração do relatório da tabela de índice técnico de produção, clicar no sétimo item do menu fiscal “7. Tab. Índice Técnico Produção”.

Manual Linx OmniPOS

263/ 278


Tabela de Índice Técnico de Produção

Para esse segmento não há este tipo de cadastro, portanto o sistema exibirá a mensagem abaixo.

Mensagem informando que este cadastro é inválido para o segmento

16.8 Parâmetros de Configuração Para geração do relatório de parâmetros de configuração, clicar no oitavo item do menu fiscal “8. Parâmetros de configuração”.

Parâmetros de configuração

O relatório será impresso automaticamente no ECF.

Manual Linx OmniPOS

264/ 278


Relatório impresso com sucesso

16.9 Registros do PAF-ECF Para acessar os registros do PAF-ECF, clicar no clicar no nono item do menu fiscal “9. Registros do PAF-ECF”.

Manual Linx OmniPOS

265/ 278


Registros do PAF-ECF

Será aberto um menu para informar os filtros e pesquisar os registros.

Pesquisa de registros

Ao confirmar, o arquivo será gerado na pasta “Rfd”, localizada no diretório raiz da aplicação.

Manual Linx OmniPOS

266/ 278


Arquivo gerado com sucesso

Pasta “Rfd” - Diretório raiz

17

Navegação PDV

17.1 Tela Inicial Os principais acessos da tela inicial do Linx OmniPOS são: Atendimento, Caixa, Consultas, ECF, Linx Omni e Configuração. Nesta tela será possível utilizar para seleção da operação desejada os seguintes comandos: •

O clique do mouse.

A seleção da operação com TAB + Enter.

Ou o toque na tela do monitor “Touch Screen”.

17.2 Operações As operações que podem ser acessadas a partir da tela inicial do PDV são: Para entrar na tela de vendas utilize o botão “Atendimento”. Manual Linx OmniPOS

267/ 278


Utilize o botão “Caixa” para acessar as opções de abertura, fechamento, conferência e movimentações de caixa.

Para consultas de preços, produtos e vendas utilize o botão “Consultas”.

Opções da impressora fiscal como Leitura X, Redução Z e outros utilize o botão “ECF”. Para acessar o ambiente de Retaguarda, através de usuário e senha específicos utilize o botão “Linx Omni”. Para acessar as configurações do terminal e do TEF utilize o “Configuração”. Utilize este botão para verificar o operador atual ou fechar o PDV.

17.3 Tela de Atendimento Na tela inicial do Linx OmniPOS acesse “Atendimento”, as opções contidas nesta tela podem ser acessadas com: •

O clique do mouse.

Ou toque na tela do monitor “Touch Screen”.

17.3.1

Operações

As operações existentes na tela de atendimento são:

Vendedor: Para indicar o vendedor do atendimento acesse

no

canto direito da tela ou pressione as teclas “CTRL + F11”. Manual Linx OmniPOS

268/ 278


Cliente: Para indicar o cliente do atendimento acesse

no

canto direito da tela ou pressione as teclas “CTRL + F12”. •

Quantidade: Para alterar a quantidade padrão (1) do produto a ser incluso na

venda acesse

ou pressione a tecla “F11”.

Produtos: Para incluir produtos da venda acesse

ou

pressione a tela “F10”.

Pesquisa: Para pesquisar produtos clique no ícone

Teclado Virtual: Para habilitar o teclado virtual clique no ícone

Desconto por item: Para registrar um desconto no item selecionado acesse

.

.

ou pressione as teclas CTRL+F2.

Cancelar item: Para cancelar um item de venda selecionado pressione ou pressione as teclas CTRL+F6.

Pagamento: Para acessar a tela de pagamento acesse

ou pressione a

tecla “F3” no teclado.

Manual Linx OmniPOS

269/ 278


17.3.2

Barra de Ferramentas Superior

Para ativar a barra de ferramentas superior da tela de atendimento, pressione o botão no canto superior esquerdo.

Botão de acesso à barra de ferramentas superior

Ao ativar barra de ferramentas, ela disponibiliza as opções para voltar ao menu principal, consultar tickets concluídos, cancelados ou resgatar pré-vendas.

Barra de Ferramentas Superior

Para voltar à tela principal do Linx Omni PDV, acesse o botão Menu na barra de ferramentas superior ou pressione a tecla “ESC”. Para consultar os atendimentos concluídos, acesse o botão “Concluídos” na barra de ferramentas superior ou pressione a tecla “F8”. Para consultar os atendimentos cancelados, acesse o botão “Cancelados” na barra de ferramentas superior.

Manual Linx OmniPOS

270/ 278


Para resgatar as pré-vendas acesse o botão “Pré-atendimentos” na barra de ferramentas superior ou pressione a tecla “F9”.

17.3.3

Barra de Ferramentas Inferior

Para acessar a barra de ferramentas inferior da tela de atendimento clique em

no

canto inferior esquerdo.

Botão de acesso à barra de ferramentas inferior

Ao ativar a barra de ferramentas, ela disponibiliza as opções de devolução, desconto, preços, operação, Adm TEF, Cupom promocional, Reimprimir PinCod, Cancelar e Cartão presente.

Barra de Ferramenta Inferior

Para ativar a devolução de mercadoria, acesse o botão “Devolução” na barra de ferramentas inferior ou pressione a tecla “F1”. Manual Linx OmniPOS

271/ 278


Para registrar um desconto no atendimento, acesse o botão “Desconto” na barra de ferramentas inferior ou pressione a tecla “F2”. Para ativar a consulta de preços dos produtos, acesse o botão “Preços” na barra de ferramentas inferior ou pressione a tecla “F4”. Para selecionar outra operação de atendimento, acesse o botão “Operação” na barra de ferramentas inferior ou pressione a tecla “F5”. Para ativar a tela de administração do TEF, acesse o botão “Adm TEF” na barra de ferramentas inferior ou pressione as teclas “CTRL” + “F3”. Para cancelar um atendimento iniciado ou consultado, acesse o botão “Cancelar” na barra de ferramentas inferior ou pressione a tecla “F6”. Para incluir um cartão presente, acesse o botão “Incluir” na barra de ferramentas inferior ou pressione as teclas “CTRL” + “F4”. Para consultar o saldo de um cartão presente, acesse o botão “Saldo” na barra de ferramentas inferior ou pressione as teclas “CTRL” + “F5”.

17.4 Tela de Pagamento Na tela inicial do Linx Omni PDV acesse a opção “Atendimento”. Após iniciar uma

venda, o pagamento poderá ser realizado clicando sobre o ícone

, com o mouse, a

opção F3 no teclado, ou ainda com toque na tela do monitor “Touch Screen”.

Manual Linx OmniPOS

272/ 278


Ícone “Pagamento”

Para ativar a simulação de pagamento com cartão, acesse o botão “Simular cartão” ou pressione as teclas “CTRL” + “F2”. Para efetuar o pagamento em dinheiro, acesse o botão “Dinheiro” ou pressione a tecla “F1”. Para efetuar o pagamento em TEF, acesse o botão “TEF” ou pressione a tecla “F2”. Para efetuar o pagamento em cartão manual, acesse o botão “Cartão manual” ou pressione a tecla “F3”. Para efetuar o pagamento em cartão presente, acesse o botão “Cartão presente” ou pressione a tecla “F5”. Para efetuar o pagamento com o programa de fidelidade, acesse o botão “Fidelidade” ou pressione a tecla “F6”. Para efetuar o pagamento com vale, acesse o botão “Vale” produto ou pressione a tecal “F7”. Para efetuar pagamentos em cheques, acesse o botão “Avançado” ou pressione a tecla “F8”. Manual Linx OmniPOS

273/ 278


Para retornar à tela inicial do atendimento, acesse o botão “Voltar” ou pressione a tecla “F9”. Caso tenha iniciado um pagamento com várias modalidades (dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito) e precisar cancelar todos os pagamentos, utilize o botão “Cancelar” ou pressione a tecla “F10”.

17.5 Caixa

Ao acessar a opção caixa (

), na tela inicial do Linx Omni PDV, serão apresentados

os botões e teclas de atalho a seguir:

Para abrir ou fechar o caixa, acesse “Status” ou pressione a tecla “F7”. Se o caixa estiver aberto será alterado para fechado. Se fechado será alterado para aberto.

Para ver os detalhes de uma forma de pagamento selecione a forma desejada e acesse o botão “Detalhes” ou pressione a tecla “F1”.

Para consultar ou incluir movimentações de entrada ou saída do caixa, acesse o botão “Movimentações” ou pressione a tecla “F2”.

Para realizar a consulta do comparativo dos valores do sistema com a Redução Z, acesse o botão “Comparativo RZ” ou pressione a tecla “F3”. Para gerar o arquivo do Ato Cotepe 35/05, acesse o botão “Cotepe” ou pressione a tecla “F4”. Manual Linx OmniPOS

274/ 278


Para emitir o relatório Leitura X obrigatório do PAF-ECF, acesse o botão “Leitura X” ou pressione a tecla “F5”.

Para emitir o relatório Redução Z obrigatório do PAF-ECF, acesse o botão “Redução Z” ou pressione a tecla “F6”.

17.6 Movimentações A tela de Movimentações é acessada através da opção “Caixa”, e tem entre suas opções os seguintes botões:

Para incluir uma nova movimentação de entrada ou saída de caixa, acesse o botão “Incluir” ou pressione a tecla “F1”. Para cancelar uma movimentação registrada selecione-a e acesse o botão “Cancelar” ou pressione “F2”. Para consultar os detalhes de uma movimentação selecione-a e acesse o botão “Detalhes” ou pressione a tecla “F3”.

18

Guia Rápido

Resumo das teclas de atalho para acesso rápido.

18.1 Caixa Tela inicial > Caixa F7 Abrir ou fechar o caixa. F1 Detalhes da forma de pagamento consultada. F2 Acesso à tela de movimentações de caixa. F3 Comparativo com a redução Z. F4 Gerar arquivo do Ato Cotepe 35/05. F5 Emitir Leitura X. Manual Linx OmniPOS F6 Emitir Redução Z.

275/ 278


18.2 Movimentações Tela inicial > Caixa > Movimentações

F1

Incluir uma nova movimentação de entrada ou saída do caixa.

F2

Cancelar uma movimentação de caixa.

F3

Consultar os detalhes de uma movimentação de caixa.

18.3 Venda Tela inicial > Atendimento CTRL+F1

Tela para indicar o vendedor.

1 CTRL+F1

Tela para indicar o cliente.

2 F10

Posiciona no campo de produtos para a venda.

F11

Posiciona no campo de quantidade de itens.

CTRL+F2

Tela de desconto do item.

CTRL+F6

Cancela item da venda.

F3

Acessa a tela de pagamento.

18.4 Pagamento Tela inicial > Atendimento > Pagamento (F3)

F1 CTRL+F 2

Pagamento com Dinheiro. Simular pagamento com Cartão.

F2

Pagamento com Cartão TEF.

F3

Pagamento com Cartão Manual.

F5

Pagamento com Cartão Presente.

F6

Pagamento com Cartão Fidelidade.

Manual Linx OmniPOS

276/ 278


F7

Pagamento com Vale Produto.

F8

Pagamento com Cheque.

F9

Voltar à tela de Atendimento.

F10

Cancelar Atendimento.

18.5 Consulta Atendimento Tela Inicial > Atendimento > Botão Superior F8 F9

Consulta atendimentos concluídos. Acessa os pré-atendimentos.

18.6 Comando Auxiliares de Vendas Tela Inicial > Atendimento > Botão Inferior F1 F2 CTRL+F 3 F4 F5 F6 CTRL+F 4 CTRL+F 5

Devolução. Desconto no total da venda. Acesso à tela de Administração do TEF. Consulta de preços dos produtos. Acesso à operação de vendas. Cancela o atendimento. Inclui cartão presente. Consulta saldo do cartão presente.

Manual Linx OmniPOS

277/ 278


Manual Linx OmniPOS

278/ 278


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.