Dia Municipal da Lembrança 2014

Page 6

As Deportações e os Campos de Extermínio Após o confinamento em guetos, grupos de judeus começaram a ser deportados para diversas localidades na Polônia. Os transportes ocorriam próximos a feriados religiosos, e muitas pessoas não resistiam às viagens em vagões de carga trancados, sem comida, sem água e temperaturas abaixo de zero.

Nos campos de extermínio de Auschwitz, Birkenau (Auschwitz II, foto acima), Chelmno, Belzec, Sobibor, Treblinka e Madjanek pereceram mais de 3,5 milhões de pessoas de diferentes etnias.

Os nazistas começaram o extermínio sistemático dos judeus com a invasão da União Soviética em junho de 1941. No princípio, centenas de milhares de prisioneiros judeus foram assassinados a tiros. Entretanto, este método foi considerado lento e trabalhoso demais. Os nazistas iniciaram experimentos com gases, entre eles o Zyklon B, que foi utilizado nas câmaras de gás. A morte ocorria em 20 minutos (aproximadamente). Após a morte, os corpos dos judeus eram incinerados nos fornos crematórios, e as cinzas eram dispensadas no solo, juntamente com os resíduos de ossos que eventualmente resistiam ao fogo. Os cabelos dos mortos foram aproveitados como matéria-prima para tecidos e travesseiros; os dentes de ouro foram fundidos e mandados para a Alemanha.

O comando especial vivia em uma situação extrema. A cada dia, sob os nossos olhos, milhares e milhares de inocentes desapareciam pela chaminé. Podíamos perceber, com nossos próprios olhos, a significação profunda do ser humano: eles chegavam lá, homens, mulheres, crianças, todos inocentes...desapareciam de repente... e o mundo estava mudo! Nós nos sentíamos abandonados. Pelo mundo. Pela humanidade. É preciso, enquanto se vive, jamais abdicar da esperança. E foi assim que lutamos na nossa vida tão dura, dia a dia, semana a semana, mês a mês , ano a ano. Com a esperança de que conseguiríamos, talvez, contra toda esperança, escapar daquele inferno”.

6

Filip Müller Sobrevivente do Sonderkommando (unidades especiais de trabalho forçado nas câmaras de gás e fornos crematórios).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.