Page 1

EDIÇÃO ANO 2017

1

INFORMATIVO

SESCAP

BAHIA

CONESCAP

CONFIRA

CONESCAP

DICAS DE GESTÃO

DIRETORIA DO SESCAP BAHIA MARCA PRESENÇA NA 17ª CONESCAP

EMPRESAS EM DÉBITO TÊM ATÉ 14/11 PARA ADERIR AO PROGRAMA

PÁG. 2

CONTADOR ONLINE PRESTIGIA EVENTO COMEMORATIVO AOS 91 ANOS DO SINDICONTA-BA PÁG. 3

PÁG. 3

CGSN RETIRA CONTADOR E TÉCNICO CONTÁBIL DO MEI SAIBA SOBRE AS NOVAS REGRAS DO ESOCIAL COM DANTE BARINI PÁG. 4


CONESCAP EVENTO ACONTECE DE 15 A 17 DE NOVEMBRO EM MANAUS O presidente do SESCAP BAHIA, Altino Alves, e diversos diretores do sindicato estão em Manaus (AM) participando da 17ª edição da Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap). O evento teve início nesta quarta-feira (15) e vai até esta sexta-feira (17). Na cerimônia de abertura, uma rica e colorida apresentação da cultura e costumes amazonenses, com destaque para as cores azul e vermelho dos bois Caprichoso e Garantido deram o tom da festa. Ainda durante a solenidade, ocorreu a entrega do III Prêmio Fenacon de Jornalismo. Ao todo, 120 jornalistas de 20 estados e do Distrito Federal inscreveram 234 trabalhos veiculados nos meios de comunicação do país de 1º de agosto de 2016 a 19 de setembro de 2017.

Nesses três dias, a Conescap receberá representantes do setor de serviços de todo o Brasil para debates, palestras e troca de experiências. Entre os palestrantes confirmados estão o co-fundador e ex-CEO da Netflix, Marc Randolph; o membro da Disney University, Jim Cunningham; a chef de cozinha natural Bela Gil; o educador físico Márcio Atalla; o artista plástico Eduardo Kobra; o escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé, entre tantos outros. Esta edição traz duas novidades: é a primeira realizada na região Norte, e também o primeiro encontro do setor completamente digital, sem uso de papel em sua construção.

ASCOM - SESCAP BAHIA FONTE: FENACON

2


CONTADOR ONLINE CONHEÇA SEUS MAIORES DESAFIOS Não tem como negar: as tecnologias derrubaram as barreiras que dificultavam o crescimento das empresas. Hoje em dia, é possível fazer reuniões, concluir vendas e até acompanhar o desempenho de funcionários graças a aparelhos que cabem na palma de uma mão. E tudo isso estando em qualquer lugar, qualquer que seja a hora do dia. Nesse cenário, as pessoas querem cada vez mais automatizar e dinamizar seus processos e atividades. Daí vêm as diversas oportunidades para o trabalho de um contador online que os avanços tecnológicos trouxeram, com a internet interligando prestadores de serviços e clientes, aumentando assim as chances de sucesso. Você por acaso quer ganhar mais espaço no mercado e otimizar seus resultados? Então precisa acompanhar essa tendência desde já! Só atenção: como ainda são várias as dificuldades que atrapalham o trabalho de um contador online, é fundamental estar preparado para superá-las, mostrando o diferencial da sua empresa ao mercado. Nosso post de hoje vai mostrar justamente quais são os maiores desafios que uma gestão contábil pode enfrentar no mundo digital e como lidar com eles sem tropeços. Confira a seguir!

CONQUISTAR A CONFIANÇA DOS CLIENTES Todo negócio é baseado na confiança dos clientes. Quando eles não acreditam ou confiam na empresa, os concorrentes logo ocupam seu espaço, colocando em risco sua estabilidade financeira. E o cenário não é nada diferente para o contador online! É preciso ter em mente que, atualmente, os consumidores estão cada vez mais próximos dos prestadores de serviço, tornaram-se mais exigentes e fazem questão de avaliar o que recebem. Existem inclusive sites criados exclusivamente para avaliar a qualidade das atividades das empresas. Por essas e outras, o cumprimento dos prazos estipulados em contrato é essencial, promovendo a conquista dos clientes. Essa preocupação mostra que você é um contador online pronto para resolver todos os problemas contábeis que surgirem, demonstrando profissionalismo e seriedade.

RODRIGO MENDES DIRETOR DAS VERTICAIS CONTÁBIL E IMOBILIÁRIA NA ALTERDATA SOFTWARE

3


DICA DE GESTÃO AS HABILIDADES DE UM LÍDER ABUNDANTE Segundo David Ulrick, um dos mais conceituados doutrinadores sobre gestão de pessoas, em artigo publicado na Revista HSM, é muito importante na sociedade do conhecimento na qual vivemos que o líder saiba dar sentido à vida das pessoas que trabalham em sua empresa. Vale dizer que os funcionários não trabalham apenas por salário. Segundo estudos psicológicos, as pessoas vivem por emoções que podem ser administradas em uma empresa – basta o líder saber o que move, inspira e motiva o coração delas. Certas ações transmitem visões de futuro que contribuem positiva ou negativamente. Segundo o autor, uma empresa precisa de seis elementos básicos para ser considerada abundante: – Esperança: expectativa de que virão melhores resultados no futuro, e para isso o líder precisa criar esta visão de futuro. – Criatividade: enxergar alternativas, criando um ambiente em que todos consigam colaborar com novas ideias. – Resiliência: é tentar de novo a partir do aprendizado. É ter a certeza de que tudo pode ser melhorado. – Determinação: é a tenacidade duradoura. Significa não desistir ao primeiro problema enfrentado, mudando de estratégia e perseguindo o mesmo objetivo. – Inventividade: conquistar a capacidade de sustentar a ação. Somos inventivos quando recorremos aos outros em busca de conselhos para aprimorar o que já está sendo feito. – Liderança: é a arte e a ciência de fazer as coisas acontecerem. Não é falar, mas gerar ações coordenadas com a tese que se defende que vai de sorte a fazer acontecer.

LADMIR CARVALHO CEO E FUNDADOR DA ALTERDATA SOFTWARE.

4


CGSN RETIRA CONTADOR E TÉCNICO CONTÁBIL DO MEI RESOLUÇÃO TAMBÉM DETERMINA NOVAS REGRAS PARA USO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 6, a Resolução nº 137 de 4 de dezembro de 2017 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que, entre outros assuntos, desenquadra a atividade de contabilidade (contador e técnico contábil) do Microempreendedor Individual (MEI). Foram retiradas ainda da categoria atividades de arquivador de documentos e personal trainer. A norma publicada hoje altera ainda o artigo 72 da Resolução CGSN nº 94, de 29 de novembro de 2011, que trata da Certificação Digital para a ME e EPP. Conforme a nova redação, foi incluída a obrigação do uso da ferramenta a partir de 1º de julho de 2018, para empresas com empregados e a partir de 1º de julho de 2018 a empresa “poderá cumprir com as obrigações relativas ao eSocial com utilização de código de acesso apenas na modalidade online e desde que tenha até 1 (um) empregado”. Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 6, a Resolução nº 137 de 4 de dezembro de 2017 do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) que, entre outros assuntos, desenquadra a atividade de contabilidade (contador e técnico contábil) do Microempreendedor Individual (MEI). Foram retiradas ainda da categoria atividades de arquivador de documentos e personal trainer.

5


0800 704 1418 www.alterdata.com.br

Revista Sescap BA  
Advertisement