1 minute read

contextualização e diagnóstico

este capítulo será contextualizada a cidade de Campina Grande do Sul, escolhida para a implantação da proposta arquitetônica do espaço de acolhimento para os usuários de serviços de saúde Na sequência será apresentado o diagnóstico da área urbana próxima do Hospital Angelina Caron e a delimitação e condicionantes do terreno escolhido.

Advertisement

A CIDADE:

Campina Grande Do Sul

Campina Grande do Sul é um município localizado no estado do Paraná, no primeiro planalto, fazendo parte da região metropolitana de Curitiba, às margens da BR-116 O município faz limite com Bocaiúva do Sul, Colombo, Quatro Barras, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba, e também com o estado de São Paulo.

Campina Grande do Sul surgiu em 1666 ainda como povoado, fazendo parte do município de Arraial Queimado. Em 1873 passou a ser uma freguesia, e em 1880 começou a ser chamada de Vila Glycerio, que mudou novamente de nome em 1880 após movimento dos moradores, que levou a ser chamada de Vila da Campina Grande Em 1939 se tornou um distrito do município de Piraquara, e o nome foi mudado para Timbú. Apenas em 1951 a região voltou a ser município, ainda com o mesmo nome (Timbú), e em 1956, por reivindicação popular, passou a ser chamado de Campina Grande do Sul.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul (2022), estima-se que a população atualmente seja de 45 354 habitantes, numa área total de 539.244 km².

Segundo a Secretaria de Saúde (2022), o município conta com 12 unidades básicas de saúde, um centro de especialidades médicas e uma unidade de apoio, sendo o Hospital Angelina Caron o único no município que oferece o pronto atendimento.

No âmbito do turismo o município conta com a maior arena coberta da América Latina, com três pavimentos, 11 mil m², e tem capacidade para 15 mil pessoas sentadas ou até 30 mil em pé. A rota de turismo se dá em parques, pesque-pague, e dezenas de rios e cachoeiras que abastecem as bacias hidrográficas do Rio Iguaçu, do Ribeira e a do Atlântico ou Litoral. Um dos principais cartões postais do município é o Pico Paraná, a montanha mais alta do sul do Brasil, com 1 877 metros de altitude (PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE DO SUL, 2022).

Paisagem

Além de contar com o Pico Paraná em sua paisagem no planalto, devido a altitude de 903m do nível do mar, em grande parte do território do município é possível observar a paisagem composta pelo relevo das serras e montanhas dos municípios da região, proporcionando uma vista privilegiada do Morro do Anhangava, Pão de Ló, Morro do Canal, Serra Capivari Grande, Serra Ibitiraquire, Pico Caratuva, os últimos três que juntamente com o Pico Paraná fazem parte do sistema montanhoso da Serra do Mar (que vai do Espirito Santo até o sul de Santa Catarina) (AMBIENTE BRASIL, 2022)

This article is from: