Page 1

INGLATERRA

Nunca o clássico e o moderno se misturaram tão bem quanto nesta ilha que durante séculos ditou as regras e os costumes do mundo. Pisar em solo inglês é entrar em contato com uma realidade além dos livros que narram o passado das civilizações. Estudar ou fazer turismo na Inglaterra é oportunidade sem igual para presenciar um capítulo vivo da história e, claro, praticar o legítimo inglês britânico. Você vai aprender e entender como uma nação pode influenciar até hoje comportamentos e tendências que atravessam épocas e oceanos.


História da Inglaterra A Inglaterra é o território mais extenso e mais povoado do Reino Unido. Habitada por povos celtas desde o século V aC, a Inglaterra foi colonizada pelos romanos entre 43 dC e princípios do século V. A partir de então começou a invasão de uma série de povos germânicos que foram expulsando os celtas. No século X, depois de resistir a uma série de ataques vikings, unificou-se politicamente. BANDEIRA A bandeira é um dos símbolos oficiais da Inglaterra, uma das nações constituintes do Reino Unido. O seu desenho consiste numa Cruz de São Jorge vermelha num fundo branco. A sua origem não foi estabelecida com precisão, mas aparece como símbolo inglês desde a idade média. MOEDA A libra esterlina ou simplesmente libra é a moeda oficial do Reino Unido. Desde 15 de Fevereiro de 1971 e da adoção do sistema decimal. Dentre as moedas de grande circulação internacional, a libra esterlina (devido ao padrão - ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar.

2


CAPITAL Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido. É uma importante cidade global e é um dos maiores, mais importantes e influentes centros financeiros do mundo. Londres possui forte influência na política, finanças, educação, entretenimento, mídia, moda, artes e cultura em geral, o que contribui para a sua posição global. FUSO HORÁRIO A Inglaterra está a quatro horas a frente do horário brasileiro

LÍNGUA OFICIAL A língua oficial é o Inglês,mas há mais de 300 faladas dentro do país.

OUTRAS LÍNGUAS FALADAS NA INGLATERRA Inglês 49.808.000 ou 92,3 por cento da população Polonês 546.000 ou 1 por cento Punjabi 273.000 ou 0,5 por cento Urdu 269.000 ou 0,5 por cento Bengali 221.000 ou 0,4 por cento Gujarati 213.000 ou 0,4 por cento Árabe 159.000 ou 0,3 por cento Francês 147.000 ou 0,3 por cento Todos os outros 141 mil chineses ou 0,3 por cento

Português 133.000 ou 0,2 por cento Espanhol 120.000 ou 0,2 por cento Tamil 101.000 ou 0,2 por cento Turco 99.000 ou 0,2 por cento Italiano 92.000 ou 0,2 por cento Somália 86.000 ou 0,2 por cento 85.000 Lituânia ou 0,2 por cento Alemão 77.000 ou 0,1 por cento Persa / Farsi 76.000 ou 0,1 por cento Tagalog / Filipino 70.000 ou 0,1 por cento Romeno 68.000 ou 0,1 por cento 3


DEMOGRAFIA CIDADES POPULOSAS

Londres Foi fundada em 43 d.C. Tem média de 7 172 091 habitantes. Londres é a cidade e a área metropolitana mais populosa da União Europeia e a segunda mais populosa da Europa.

Birmingham É a segunda maior e mais importante cidade do Reino Unido, atrás apenas da capital Londres. Com uma população estimada de 1.028.701.

4


Liverpool

Tem cerca de 447.500 habitantes. A cidade foi fundada em 1207 a pedido do Rei João, por muito tempo a cidade possuía apenas sete ruas que formavam a letra H.

Sheffield

É a sexta cidade mais populosa da Inglaterra. Possui uma população de mais de 500 000 habitantes. A sua aglomeração urbana tem cerca de 1105 mil habitantes. É a casa do Sheffield FC o primeiro clube de futebol da história, fundado em 1857

Leeds

Suas origens estão em um povoado rural que recebeu sua primeira permissão real para manter um mercado em 1207. Há cerca de 443.247 habitantes

5


ECONOMIA Uma das quatro principais economias européias, a Inglaterra é um centro líder de comércio exterior e de serviços financeiros, com o sétimo maior Produto Interno bruto do mundo,com dois trilhões de dólares, inferior apenas aos Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e recentemente o Brasil. A Cidade de Londres é um dos principais centros comerciais e de negócios do planeta, ao lado de Nova York e Tóquio como o principal centro de finanças globais. EDUCAÇÃO A Educação é obrigatória no Reino Unido dos cinco aos dezesseis anos de idade, sendo oferecida em escolas financiadas pelo governo ou particulares. As escolas britânicas se classificam também por gênero, podendo ser escolas para garotos, escolas para garotas ou escolas chamadas co-educacionais. Podem ser também day schools (escolas diárias em que os alunos apenas estudam de dia) ou boarding schools (alguns ou todos os alunos estudam e residem na escola), sendo que a maioria das escolas independentes são boarding schools. Existe ainda uma outra classificação dentro do sistema britânico, que são as Grammar schools, destinadas aos alunos mais bem dotados academicamente. De outro lado, ainda existem as escolas especiais, que atendem alunos com necessidades educativas especiais, embora o sistema regular acolha estes alunos em regime de educação inclusiva. A principal facudade do Reinno Unido é a University of Oxford e seguindo ela tem a University of Cambridge.


CULTURA Várias regiões e cidades têm associações com grandes artistas, escritores e músicos ingleses, tais como Stratford-upon-Avon (William Shakespeare), Lake District (William Wordsworth), Stroke -on-Trent (Arnold Bennett), Haworth (as irmãs Bronte), Dorset (Thomas Hardy) e Cotswolds (Laurie Lee); Essex e Suffolk (John Constable) e Salford (L.S. Lowry); e Worcestershire (Edward Elgar), Aldeburgh (Banjamin Britten), Liverpool e Abbey Road (The Beatles). A Inglaterra é o pólo mundial do rock. Bandas inglesas tais como The Beatles, Pink Floyd e Iron Maiden são estrelas internacionais, com uma grande quantidade de fãs no mundo todo. Entretanto, há também uma impressionante rede de orquestras e companhias de óperas, além de vários conjuntos de jazz e de improvisação, de música asiática, africana e caribenha, dentre outros. Londres e as outras grandes cidades têm vários centros culturais, incluindo grandes galerias de arte, muitos museus de renome, além de teatros, casas de ópera, de balé e de concertos. Muitos teatros localizados fora de Londres recepcionam espetáculos organizados por empresas nacionais de teatro, dança e ópera. A cultura popular também se desenvolve bem na Inglaterra, assim como em outros lugares do Reino Unido: há muitos tipos de música popular e estilos de teatros, tais como pantomima e musicais, festivais de jazz e apresentações de comediantes. “God Save the Queen” (alternativamente “God Save the King”) é um hino usado em certos países dos Reinos da Comunidade de Nações, territórios e depêndencias da coroa britânica. As palavras e título são adaptados para o gênero do atual monarca do Reino Unido, por exemplo, a substituição de “Rainha” (Queen) com “Rei” (King), “ela” (She) com “ele” (Him), e assim por diante, quando um rei reina. O autor da música é desconhecido, mas uma atribuição de 1619 é feita à John Bull como autor da canção. 7


God Save The Queen God save our gracious Queen, Long live our noble Queen, God save The Queen: Send her victorious, Happy and glorious, Long to reign over us: God save The Queen. O Lord our God arise, Scatter her enemies, And make them fall: Confound their politics, Frustrate their knavish tricks, On Thee our hopes we fix: God save us all. Thy choicest gifts in store, On her be pleased to pour; Long may she reign: May she defend our laws, And ever give us cause To sing with heart and voice God save The Queen!

8


HORÁRIOS Se você foi convidado para jantar na casa de alguem ás 7:30, o anfitrião ira esperar que você esteja la as 07:30 em ponto. Em um convite estipulado para chegar “entre 7:30 e 8h”, você não deve chegar depois das 07:50. Contudo, se no convite diz “em Ponto”, você deve chegar exatamente na hora marcada. Bancos: De segunda à sexta 9:30 – 16:00. Agências principais abrem até as 17:00 durante a semana e entre 9:30 e 13:30 aos sábados. Cafés: A maioria dos cafés e salas de chá na Inglaterra abrem das 7:00 – 18:00, com horários mais restritos no inverno entre outubro e abril. Correios: Agências do Post Office abrem de segunda á sexta das 9:00 – 17:00 e das 9:00 – 12:30 aos sábados. Lojas: De segunda á sábado das 9:00 – 17:00. Em vésperas de Natal, ao comércio pode abrir até as 19:30. Lojas grandes também abrem aos domingos das 10:00 – 16:00. Museus e Exibições: Os principais museus na Inglaterra estão abertos todos os dias, exceto no Natal. Horários de funcionamento são geralmente das 9:00 – 17:00, com horas extra durante o verão. Bares: A maioria dos pubs na Inglaterra abre entre 11:00 – 23:00 de domingo á quinta-feira e até 00:00 – 01:00 nos finais de semana. Fique atento ao sino indicando last orders, tocado 30 minutos antes do fechamento.

9


Restaurantes: A maior parte dos restaurantes abre todos os dias exceto aos domingos para o jantar. O horário de almoço é entre 12:00 e 15:00 e o jantar é servido entre 18:00 e 23:00. Supermercados: Mercados locais geralmente abrem das 7:00 – 17:00 de segunda à sábado. Redes de supermercados como Tesco e Sainbury’s abrem todos os dias entre 07:00 e 21:00 e até os hiper-mercados 24 horas fecham das 14:00 de domingo até as 7:00 de segunda-feira para repor os estoques.

10


PONTOS TURÍSTICOS A Inglaterra apresenta interessantes pontos turísticos e culturais. Em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento econômico, podemos encontrar em seu território, locais que atendem ao gosto de praticamente todos os tipos de turistas. São diversos museus, parques, teatros, monumentos, castelos, construções históricas e muito mais. Big Ben - Londres O sino foi produzido em 1858 pela fundição Whitechapel, na cidade de Londres. O mestre de fundição naquele ano era George Mears, cujo nome está inscrito no sino.

Catedral Anglicana - Liverpool

Catedral de Liverpool é a Igreja da Inglaterra Catedral da Diocese de Liverpool , construído no Monte de St James em Liverpool e é a sede do Bispo de Liverpool . Seu nome oficial é a Igreja Catedral de Cristo em Liverpool , mas dedica-se a Cristo e à Virgem Maria . O comprimento total externa do edifício, incluindo a Capela de Nossa Senhora , é de 207 jardas (189 m), tornando-se a segunda maior catedral do mundo , o seu comprimento interno é de 160 11 jardas (150 m).


Muralha de Adriano A Muralha de Adriano é uma fortificação construída principalmente em pedra e madeira1 , no norte da Inglaterra, aproximadamente na atual fronteira com a Escócia. Foi assim denominada em homenagem ao imperador romano Públio Élio Trajano Adriano, que ordenou a sua construção. Faz parte do é conhecido como “os Limites de Roma”, que se estendiam ao longo de 5.000 km deste a costa atlântica do norte da Grã-Bretanha, através da Europa até ao Mar Negro e dali até ao Mar Vermelho e atravessando o norte de África até à costa atlântica. Catedral de Iorque - York A Catedral e Igreja Metropolítica de São Pedro em Iorque, mais conhecida como Catedral de York (York Minster, em inglês) é a maior catedral de estilo gótico do norte europeu, localizada na cidade de York, Inglaterra. É a sede do Arcebispo de York (o segundo mais alto cargo da Igreja Anglicana)

12


Catedral de São Filipe - Birmingham A Catedral de São Filipe ou Catedral de Birmingham é um templo da Igreja Anglicana em Birmingham, sendo a sede do Bispo local. Construída como paróquia, a catedral foi consagrada em 1715, projetada por Thomas Archer em estilo barroco.

Abadía de Kirkstall - Leeds O Abbey Kirkstall são as ruínas de um antigo mosteiro cisterciense, nos arredores de Leeds , no condado de Yorkshire , localizado no que hoje é um parque público na margem norte do rio Aire. Foi fundada em 1152 e levou 75 anos para construir. Foi fechado durante a Dissolução dos Mosteiros , sob os auspícios de Henry VIII . As ruínas foram pintadas por artistas como Joseph Mallord William Turner .

13


VESTIMENTAS A inglaterra não tem especificamente roupas tradicionais. Vestiam-se como todos os países europeus, dependendo da sua classe ou estatuto social. A roupa mais tradicional que existe e a roupa da guarda da rainha. RELIGIÃO O Anglicanismo é a religião oficial e a mais seguida na Inglaterra. Cerca de 21% da população inglesa declara ser anglicana. O Anglicanismo é uma religião cristã e surgiu no século XVI dentro do processo de Reforma Religiosa. Ela foi criada pelo rei Henrique VIII. Depois do Anglicanismo, o Catolicismo (Igreja Católica Apóstolica Romana) é a mais seguida na Inglaterra. São cerca de 20% da população. O Islamismo vem crescendo muito nas últimas décadas em função da grande quantidade de imigrantes de origem árabe que foram morar em solo inglês. Atualmente,

cerca de 11% da população da Inglaterra seguem o Islamismo. Outras religiões praticadas na Inglaterra: - Presbiterianismo: 14% - Igreja Metodista: 5% - Sikhismo: 4% (principalmente entre os imigrantes indianos e seus descendentes) - Igreja Batista: 3% - Hinduísmo: 2% (principalmente entre os imigrantes indianos e seus descendentes) - Judaísmo: 1% - Outras: 19%

14


COMIDAS E BEBIAS TRADICIONAIS

Victoria sponge cake pâo-de-ló da victoria

Sunday roast - assado de domingo

Steak and kidney pie tarte de bife e rim

Fish and chips - paixe e batatas

English Breakfast - pequeno-almoço

Yorkshire pudding - pudim yorkshire

No mundo das bebidas inglesas, duas se destacam: cerveja e uísque. A cerveja mais popular é a amarga, escura, com espuma e servida em temperatura ambiente, no entanto a lager (dourada e leve) está ganhando cada vez mais adeptos. O uísque é uma bebida bem popular, sendo os melhores, os da Escócia e Irlanda.

15


CURIOSIDADES E MITOS MITOS SOBRE OS INGLESES TODO INGLÊS MORA EM LONDRES Apesar de ser o maior conglomerado urbano da Europa, nem todos os Ingleses moram em Londres. Aliás, somente 14.6% da população Britânica mora na capital. OS INGLESES SÃO RESERVADOS E FRIOS Longe de ser verdade, Ingleses são tão reservados e frios quanto qualquer outro estranho. Se você inspira confiança, Ingleses podem ser muito amigáveis e hospitaleiros. OS INGLESES NÃO SERVEM GELO Isso costumava ser verdade em Pubs à 20 anos atrás. Hoje em dia, a maioria das bebidas são servidas com uma média de 2 pedras de gelo. CHOVE O TEMPO TODO NA INGLATERA Chove tanto em Londres quanto em São Paulo, mas por ser uma ilha, o clima pode mudar a qualquer momento. Apesar do clima marítimo, a Inglaterra não é tão cinza como se imagina. OS INGLESES TEM DENTES RUINS Esse era realmente o caso com as gerações mais velhas de Ingleses, mas hoje em dia, Britânicos em média têm boa higiene bucal. TODOS OS INGLESES TORCEM PARA O MANCHESTER UNITED Apesar de ser um dos times mais populares do mundo, nem todos os Ingleses têm amor pela camisa do Man U. A COMIDA DA INGLATERRA É RUIM Uma calúnia antiga sobre a culinária Inglesa é de que a comida é ruim. Isso depende de onde você come. Não espere cozinha internacional se você come na kebab shop da esquina. Muitos chefes de renome internacional e estrelas Michelin como Gordon Ramsey, Jamie Oliver, Marco Pierre White e Heston Blumenthal são Ingleses. TODOS OS INGLESES CONHECEM A RAINHA Pode ter certeza que não. Porém, é comum para pessoas com destaque na sociedade conhecerem a Rainha e serem convidados para uma das suas tea parties no Palácio de Buckingham.

16


OS INGLESES ODEIAM O RESTO DA EUROPA Pelo contrário, é comum para os Ingleses saírem da Inglaterra para viver na França ou no sul da Espanha. O relacionamento dos Ingleses com o resto da Europa é bem amigável, exceto talvez pelo concurso de música EuroVision e a Alemanha. Os Ingleses odeiam imigrantes Não, os Ingleses odeiam imigrantes ILEGAIS. Existe uma grande diferença. Os Britânicos são ótimos em integrar estrangeiros em sua sociedade.

17


CURIOSIDADES: Enquanto no Brasil os motoristas dirigem veículos automotores (carros, caminhões, ônibus, motocicletas, etc.) pela faixa da direita, na Inglaterra os motoristas devem conduzir seus veículos pela faixa da esquerda. Uma importante tradição na Inglaterra é o chá da tarde, que ocorre pontualmente às 17 horas.

O nome Inglaterra deriva da palavra “Englaland” (England), cujo significado é “Terra dos Anglos”. Os anglos, tribo germânica, ocuparam e colonizaram a região da atual Inglaterra após a queda do Império Romano do Ocidente (século V). A maior cidade da Inglaterra é Londres com 7,8 milhões de habitantes. O rio mais importante da Inglaterra é o Tâmisa, que passa na região sul do país. A Inglaterra é considerada o país berço do futebol. Além do futebol, os ingleses criaram o cricket, badminton, tênis, hockey de campo, rugby e tênis de mesa.

18


Uma das datas mais importantes da Inglaterra ĂŠ 11 de abril, dia de SĂŁo Jorge (padroeiro da Inglaterra).

19


A maior parte da população inglesa é cristã, sendo que a Igreja Anglicana é a igreja cristã oficial da Inglaterra.

A Inglaterra foi apenas uma vez campeã mundial de futebol. O feito ocorreu em 1966, na Copa do Mundo realizada no próprio país. Na final, a seleção inglesa venceu a Alemanha por 4 a 2.

O chá e a cerveja são as bebidas típicas da cultura inglesa.

O rosbife é considerado um alimento típico da culinária da Inglaterra. Os sobrenomes mais comuns na Inglaterra são: Smith, Jones, Taylor e Brown.

20


Inglaterra  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you