8 minute read

PÁGINA

AloysioBalbi

Com Girlane Rodrigues

Advertisement

Campos vai ganhar seu primeiro resort residencial

Uma construtora vai lançar, até o fim de dezembro, o terceiro condomínio do Bairro Jardins, no final da avenida 28 de Março. Mas, esse vem com um diferencial: será em estilo resort, com um grande lago e uma imensa piscina com a chamada borda infinita. Aos poucos o mercado imobiliário de Campos vai reaquecendo. Será o primeiro de Campos neste estilo.

Fazenda em Campos que hospedou famosos como Sandy e Júnior é arrendada por exdiretor da Globo

O empresário Guilherme Bokel, que foi diretor da área internacional da Rede Globo por duas décadas, arrendou sua fazenda em Campos, a Santa Helena, uma das melhores do município. A fazenda tem história por ter hospedado, em fins de semana, gente como a cantora Leila Pinheiro, que tinha até uma vaca na propriedade, a dupla Sandy e Júnior, a atriz Beth Goulart e muitos outros famosos.

A solução definitiva dos problemas das canaletas do Calçadão

O prefeito Wladimir Garotinho promete acabar com uma novela de décadas: as ineficientes canaletas do Calçadão, que já feriram muita gente. Feitas com ferro, elas se desprendem ou são roubadas. Agora, todo o sistema de canaletas será feito de concreto. É torcer para dar certo.

Eleição da Beneficência Portuguesa será no dia 1º de dezembro

A eleição para a escolha da diretoria da Beneficência Portuguesa de Campos vai acontecer no dia 1º de dezembro. Duas chapas concorrem ao pleito, que promete ser acirrado. Existe a previsão do voto pela Internet, mas o cadastro deve ser feito com antecedência. A votação será das 16h às 20h.

Alerj aprova projeto que acaba com a Taxa de Incêndio

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na semana passada, o fim da Taxa de Incêndio, um projeto da deputada Adriana Balthazar, do partido Novo. A corporação diz que o dinheiro é necessário. Vai caber ao governador Cláudio Castro apagar esse incêndio, sancionando ou não a lei.

Campos forma grandes atletas do esporte da moda, o beach tennis

Campos está fazendo bonito no esporte que promete ser a sensação do próximo verão: o beach tennis. Tanto na categoria feminina quanto na masculina, os campistas estão batendo bem na raquete. Um grupo vai participar, nos dias 27 e 28, de um torneio no Leblon, no Rio, promovido pelo Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro.

Plaza Guarus ganha loja de 700 metros quadrados e abre cinema ainda esse ano

Como essa coluna adiantou no meio da semana passada, em sua versão online, o Plaza Shopping Guarus contará, até o final do ano, com uma loja da rede Americanas com 700 metros quadrados. Outra novidade: nesse mesmo período acontece a abertura do cinema do shopping.

Siris no Rio Paraíba do Sul, em Campos, são um sinal de alerta

Não é conversa de pescador. Os siris, que sobrevivem somente em águas salobras, estão sendo encontrados em pequenos pesqueiros nos pilares da ponte da Lapa. Isso é um sinal de que a salinização já identificada no Rio Paraíba em São João da Barra está chegando aqui.

Nova turma de advogados de Campos com carteira da OAB

Mais uma turma formada em Direito em Campos já está com a sonhada carteirinha da Ordem na mão, depois de ralar muito estudando. A paraninfa da turma foi a dentista e hoje advogada Regina Fernandes. Passar pelo crivo forte da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é mesmo para comemorar.

Coagro encerra safra batendo recorde e vai mesmo reabrir usina Paraíso

A Coagro encerra a safra batendo recorde de produção: 1 milhão e 600 mil litros de etanol, 220 mil sacos de 50kg de açúcar, 954 toneladas de cana esmagada. Gerou mais de três mil empregos e fez circular R$ 350 milhões na praça. O presidente da empresa, Frederico Paes, anunciou que a unidade de Paraíso, na verdade uma nova usina na Baixada, vai gerar mais dois mil empregos em 2023.

Empresária campista grava vídeo de Arrascaeta em Búzios e vira rebu na rede social

Viralizou o vídeo gravado pela empresária campista Luana Freitas em que, despretensiosamente, filma o jogador uruguaio Arrascaeta, astro do Flamengo, curtindo tudo em um restaurante-bar em Búzios, na véspera de jogo em que o clube ganhou por 4 a 0 do São Paulo, no estádio do Morumbi, domingo passado. A questão é que o ídolo dos gramados não jogou a partida porque estava lesionado. Como a internet não perdoa ninguém, todos questionaram o porquê dele não estar em tratamento e, sim, aproveitando o fim de semana. A empresária filmava uma apresentação no palco quando o atleta apareceu. O vídeo foi postado sem a empresária saber, de fato, de quem se tratava. Depois disso, ela não parou de receber mensagens e o vídeo foi replicado centenas de vezes.

Cais da Lapa passa no teste e vai abrigar novos eventos culturais

Depois do sucesso do primeiro evento no Cais da Lapa, outro, com trilha sonora de rock, está sendo programado. Finalmente parece que Campos descobriu essa maravilha de cenário à beira do Rio Paraíba do Sul. E, uma vez por mês, no final das noites de sextas-feiras, o Calçadão de Campos terá um movimento cultural gastronômico com comida descomplicada e cervejas artesanais.

Arquiteto recupera capela Nossa Senhora do Rosário

O empresário e arquiteto Edvar Junior, apaixonado pela história de Campos e sempre atento ao nosso Patrimônio Histórico, solicitou, este ano, em seu aniversário, doações para fazer pintura e reparos da Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Opinião O grito da fome

A pobreza deixou de chorar baixo em um canto e veio gritar na nossa cara. Quando falamos em crise sanitária e em declínio da economia, em perda do poder de compra e empobrecimento da população, não podemos esquecer que, a dez minutos do Centro de Campos, há famílias inteiras em situação de insegurança alimentar. Além da incerteza sobre o que comer todos os dias, essas pessoas ainda se veem obrigadas a buscar alternativas para uma tarefa aparentemente banal: preparar os alimentos. Com gás de cozinha até 47% mais caro que em janeiro, elas passaram a recorrer a alternativas nem sempre seguras, como fogões a lenha e fogareiros a álcool. A jornalista Clícia Cruz conferiu de perto a rotina de pessoas que, com o pouco dinheiro que conseguem se desvalorizando diariamente, enfrentam tempos difíceis, em que até a chuva pode ser determinante para que haja comida no prato. Um drama que tem , sim, que ser exposto, como o faz o trabalho do fotógrafo Carlos Grevi. Existe uma diferença grande entre a vontade de comer e a fome. A fome que grita precisa de ouvidos, da empatia daqueles que, pela graça, nunca a sentiram, e que apenas sentem vontade de comer. Quando alguém tem muita saúde e idade avançada, existe sempre outra pessoa para dizer “você ainda tem muita lenha para queimar”, frase otimista neste contexto. Mas, nesta reportagem, a lenha é outra. Aquela que, no pior sentido da expressão, queima a alma.

O Brasil voltou ao tempo do Curupira?

Fernando da Silveira - Jornalista, advogado e professor universitário

“Na guerra entre certos brasileiros e o Curupira, eu optaria pelo protetor da floresta resguardando, defendendo o ser humano”. - Professor Álvaro Duarte Barcelos.

Com o frio absurdamente intenso me atazanando em pleno mês de novembro, e o que é pior, com chuva que me parecia de granizo aqui em Campos, me fez fugir do desespero lembrando o que me disse carinhosamente o meu padrinho de batismo, o Dr. Olímpio da Silva Pinto, quando a minha família o visitou, se não me engano, num domingo de 1940. Tendo ele interrompido o bate-papo com o meu Pai, quando perguntei à minha Mãe o que era o Curupira, algo que vi numa revista, que estava na suntuosa casa do meu padrinho. Tendo ele me explicado que o Curupira é um personagem lendário que protege a floresta. Um ser mítico, que não só protege a floresta, como também a fauna (conjunto de animais próprios de uma região ou de um período geológico) e os seres humanos delas necessitando para no futuro não morrerem de fome. Confesso que peguei pela metade o que o meu padrinho me disse, daí voltar ao assunto com a professora Maria Izabel Peixoto, então diretora do Colégio Rui Barbosa, que nos deu várias aulas abordando o importante tema e chegando até a levá-lo para os seus alunos mais adiantados do Liceu de Humanidades de Campos. Vou confessar que mais atazanado, mais aborrecido fiquei, quando tomei conhecimento através de comentários de usuários do Twitter, que está em circulação um filme cujo título infeliz é “Curupira – o demônio da floresta”, quando deveria ser “Curupira – o protetor da floresta”. Ainda não assisti a esse filme, mas tudo me parece com as explicações de Erlanes Duarte, o cineasta que o elaborou, que a referida película apenas mostra a discussão sobre a preservação do meio ambiente. E que ele se preocupou, no longa-metragem de sua autoria, em manter o Curupira em sua essência de protetor das matas. Espero, assim, me deparar neste filme com um Curupira não deformado. Mas com um invencível Curupira, que embora sendo anão, era tão forte e ágil, que o próprio vento o aplaudia acariciando os seus cabelos ruivos. E mesmo tendo os pés virados para trás, sempre esteve pronto para luta, como diziam os sonhadores pegando a verdade pela metade. Sim, o sonho pela metade, pois o Curupira, embora sendo uma lenda, tem em suas entranhas uma preocupante verdade. Parece-me pertinente lembrar, que a professora Maria Izabel Peixoto jamais deixou de esclarecer com veemência que o Curupira era uma lenda a nos alertar de certos problemas, que nos escapavam.