1 minute read

Firjan homenageia arquiteto e agrônomo Ricardo Paes Teixeira e José Carlos Mendonça receberam Medalha do Construtor

Camilla Silva

O contraste entre o campo verde e os prédios altos moldam a paisagem campista. Apesar das suas notáveis diferenças, o papel do conhecimento e da imaginação de pessoas dedicadas ao desenvolvimento regional dos setores da Agropecuária e Construção Civil destacam suas semelhanças. O brilho desta dedicação pode ser observado tanto no trabalho quanto no talento, e se manifesta mais claramente nas medalhas recebidas por dois ilustres campistas: o arquiteto Ricardo Paes Teixeira e o engenheiro agrônomo e professor José Carlos Mendonça. Ao lado da família e amigos, eles participaram de uma cerimônia de entrega da 20ª edição da Medalha “Construtor do Desenvol- vimento Regional”, evento promovido pela Firjan-Norte Fluminense, na última quarta-feira (14).

Advertisement

“A primeira coisa que eu pensei foi: ‘por que isso?’. Porque a gente só trabalha. De segunda a sexta, durante 10 anos, 20 anos, 30 anos, 40 anos. Estamos sempre empenhados. Na verdade, alguém está vendo, né? Ficamos felizes em saber que alguém está vendo. Eu me sinto muito honrado”, afirmou José Carlos Mendonça. No mesmo sentido, discursou o arquiteto Ricardo Teixeira: “É muita surpresa quando você recebe a informação de que seu nome foi escolhido para um evento tão importante, uma medalha tão importante. Como disse o professor, quando isso acontece, a gente sai em busca do porquê. Por que eu fui merecedor? E quando a gente passa por isso, a gente começa a desenvolver uma retrospectiva de como foram esses anos todos de atividade”.

A surpresa com o prêmio recebido, que aparece nas falas acima, não se estende ao público presente. Os dois são reconhecidos entre seus pares e também pela sociedade. Tieres Rodrigues, coordenador da comissão de concessão das medalhas, ressaltou o papel que os homenageados tiveram no desenvolvimento regional.

“O desenvolvimento regional se faz com personalidades que demonstram uma expressiva cooperação no campo industrial, da cultura, da ciência, da economia e da tecnologia, atuando incessantemente no fortalecimento de sis- temas produtivos e inovativos, e nas potencialidades econômicas das vocações regionais e locais. Dedicação, espírito de servir, empreendedorismo e o uso de inovações tecnológicas, qualidades como as dos nossos homenageados, dr. Ricardo Paes Teixeira e dr. José Carlos Mendonça, dignos de nosso reconhecimento”, afirmou. Biografias - José Carlos Mendonça é formado em Engenharia Agrônoma na Universidade Estadual do Norte Fluminense, onde é professor. Possui mestrado e Doutorado em Produção Vegetal e Pós Doutorado em Micrometreorologia. O arquiteto Ricardo Paes Teixeira atua na Construção Civil, Liceísta, mudou-se para Barra do Piraí onde fez faculdade de Arquitetura. Atuou na Companhia Siderúrgica Nacional e na Fundenor.

This article is from: